Sobre o Curso

ciencias-biologicasO Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas visa formar professores para atuar no Ensino Fundamental e Médio. No que se refere a área de atuação, o profissional habilitado em Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância terá sua formação inicial voltada a docência em Ciências no Ensino Fundamental e em Biologia para o Ensino Médio, podendo atuar em instituições de Ensino Básico, Médio ou Superior. Considerando a proposta das Diretrizes Curriculares para o Curso de Ciências Biológicas, o graduado deverá possuir formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prático, que inclua o conhecimento da diversidade dos seres vivos, sua organização em diferentes níveis e suas relações com o ambiente em que vivem, bem como a compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade e sua responsabilidade como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, comprometidos com a preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade. Esta formação envolve conhecimentos sobre a diversidade dos seres vivos e suas relações filogenéticas e evolutivas, relações do homem com o meio ambiente e seu papel como agente transformador da natureza. Para tanto, sua atuação deverá pautar-se em conduta profissional de rigor científico, com referenciais éticos e legais.
O Curso procura desenvolver no acadêmico a capacidade de formar cidadãos para conhecer, compreender, opinar e criticar sobre temas relacionados às Ciências Biológicas. Inclui estudos teóricos, via Internet e material impresso, atividades práticas em laboratório e de campo, desenvolvidas junto aos Polos de Apoio Presencial. Nesses locais, os acadêmicos têm a oportunidade de participar de um processo de desenvolvimento pessoal e profissional em que professores, tutores e estudantes interagem, utilizando didaticamente as tecnologias da informação e da comunicação, equipamentos laboratoriais, assim como, os sistemas próprios de gestão e avaliação, mantendo a eficácia do ensino e da aprendizagem.

 

OBJETIVOS

Formar professores de Ciências para o Ensino Fundamental e de Biologia para o Ensino Médio, possibilitando a vivência crítica da realidade do processo ensino-aprendizagem.
Capacitar professores a orientar, dirigir e/ou assessorar instituições públicas ou privadas relacionadas com o ensino ou outra atividade na área de Ciências Biológicas

 

PERFIL DO ALUNO

Quanto ao perfil do licenciado em Ciências Biológicas a Distância e conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais espera-se que este profissional seja:
• Generalista, crítico e ético;
• Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da Biodiversidade;
• Consciente dos aspectos legais da profissão e comprometido com os resultados de sua atuação e com o rigor científico;
• Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
• Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo.