Coordenadora do Nead integra presidência do Fórum Nacional de Coordenadores da UAB

Profª Maria Aparecida / Arquivo

A coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead), professora Maria Aparecida Knuppel, assumiu, na última sexta feira (10), uma das três cadeiras na presidência do Fórum Nacional de Coordenadores da UAB.

Maria Aparecida foi eleita para o cargo juntamente com as professoras Nara Pimentel, da Universidade de Brasilia (UnB), e Eronilma Ferreira, do Instituto Federal do Alagoas (IFAL).  O trio representará as 106 instituições de ensino superior (IES) presentes no programa Universidade Aberta do Brasil, do governo federal.
Como representante das universidades estaduais, Maria Aparecida afirma que o principal objetivo do Fórum é dialogar com os órgãos governamentais e buscar alternativas para o desenvolvimento  da educação a distância no Brasil.  “O objetivo é fazer a articulação entre as IES diretamente com os órgãos do governo, buscando alternativas de crescimento e desenvolvimento da educação a distância no pais”.
A coordenadora do Nead afirmou ainda que o momento econômico delicado que o país enfrenta é preocupante também para esta modalidade de ensino, o que fará com que o Fórum de Coordenadores trabalhe ainda mais para contornar a situação de corte de recursos e na busca por novas perspectivas. “Assumimos essa coordenação em um momento extremamente complicado para a educação no Brasil e no que se refere a EaD não poderia ser diferente. É um momento de contingenciamento quer em custeio, quer na política de bolsas que sustentam o sistema. É um momento difícil, mas que também nos dá força para buscar alternativas”, avalia.