Notícias

Cursos de EaD da Unicentro ganham Comissão de Autenticidade

Ruth Rietch Leonhardt: “Estamos verificando o procedimento do aluno na produção do seu trabalho. Esta comissão não avalia o trabalho, analisa se tem ou não plágio".

Ruth Rietch Leonhardt: “Estamos verificando o procedimento do aluno na produção do seu trabalho. Esta comissão não avalia o trabalho, analisa se tem ou não plágio”.

A questão do plágio, bem como do uso de imagens ou citações desrespeitando os direitos autorais têm sido um grande problema para o universo acadêmico nos últimos anos. O fenômeno que teve início no ensino presencial chegou também ao ensino a distância, e desde então soluções para esta problemática tem sido estudadas pelas instituições.

Visando coibir o plágio e  dar uma melhor orientação aos alunos, professores e tutores sobre a melhor maneira de realizar citações nos textos, o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead) passou a contar com uma Comissão de Autenticidade, que verificará  os Trabalhos de Conclusão de Curso das graduações e especializações  vinculadas a UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Segundo a professora Ruth Rietch Leonhardt, presidente da Comissão de Autenticidade, a idéia de realizar as verificações surgiu após alguns encontros promovidos pelo Nead com uma advogada especialista em direitos autorais de Curitiba. “Por duas ocasiões a UAB trouxe uma advogada de Curitiba para conversar com todas as pessoas envolvidas sobre Direito Autoral. A partir deste contato e com informações de que em outras universidades existem comissões para verificação de plágio, decidiu-se criar aqui na Unicentro esta comissão” explicou Ruth.

A comissão já está em funcionamento e atualmente avalia os trabalhos de sua primeira turma. De acordo com Ruth, todo o processo é eletrônico, através de um programa especifico criado pela COORTI (Coordenadoria de Tecnologia de Informação) e não há o contato direto entre o aluno e comissão.

Ruth explicou ainda que a intenção da Comissão é verificar se há ou não plágio nos textos e não o conteúdo da obra, não tendo a Comissão também poder de reprovar ou aprovar ninguém. “Estamos verificando o procedimento do aluno na produção do seu trabalho. Esta comissão não avalia o trabalho, analisa se tem ou não plágio. Esta comissão não dá nota ao aluno ou reprova ou aprova o aluno.”

Leia Também