Encontro presencial de Curso de Formação Continuada reúne 300 professores em Pinhão

Professora Maria Aparecida Crissi Knuppel faz palestra para professores da rede pública de ensino Pinhão

No último dia 30 a Escola Municipal Professora Eroni Santos Ferreira, em Pinhão, foi palco de mais um encontro presencial do curso de Formação Continuada e Integrada para Profissionais de Educação. O evento reuniu mais de 300 professores da rede pública de ensino que atuam no município de Pinhão e participam do curso promovido em parceria entre a Prefeitura Municipal e o Núcleo de Educação a Distância da Unicento (Nead).

O curso de formação acontece em duas frentes, uma no ambiente virtual de aprendizagem, e outra de forma presencial. Na parte a distância, os cursistas assistem aulas, realizam atividades e avaliações, além de participarem de debates. Já durante os encontros presenciais, os professores participam de oficinas pedagógicas e assistem palestras com temas relacionados à melhoria na qualidade de ensino em sala de aula.

Durante o último encontro, os profissionais puderam participar de oficinas de Letramento Literário, Alfabetização Matemática, Educação Inclusiva e Sala de Apoio, Educação Infantil e Gestão Educacional, todas ministradas por professores dos departamentos de Letras e Pedagogia da Unicentro.

Os cursistas acompanharam ainda uma palestra com a coordenadora do Nead da Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, que falou entre outros assuntos sobre a interação entre os alunos e as novas ferramentas de tecnologia.

Para a professora e diretora da Escola Rural Municipal Nova Divinéia, Judith Aparecida Dambroski Boryça, o momento presencial é importante para dialogar com outros professores, comentar, acrescentar e tirar dúvidas sobre os temas e atividades propostos no ambiente virtual. “Enquanto não temos esses encontros presenciais, nós podemos antecipar nossos conhecimentos, fazer nossas leituras e posteriormente, nos encontros presenciais, tirar dúvidas, comentar, acrescentar e aprender com nossos colegas”.

Já para a professora Leda Maria Ferrari, da Escola Professor Cipriano de Paula Santos, na localidade de Faxinal do Céu (a cerca de 30 km do Centro de Pinhão) a facilidade que o ensino a distância proporciona é fundamental para professores que tem dificuldade de participar de cursos presenciais, seja pela distância ou pela falta de tempo ou oportunidades. “Eu acho fantástico, com nosso pouco tempo de estar em cursos presencialmente, essas oportunidades que temos na EAD são muito boas, porque a gente tem como estar nos aperfeiçoando em casa”.

De acordo com a secretária de educação do município de Pinhão, Norian Coelho Basílio, os professores deverão ainda ter mais um encontro presencial em 2014, que marcará  ocorrerá o encerramento das atividades no ano. A secretária comentou ainda sobre a continuidade da parceria com o Nead em 2015, quando ocorrerá a segunda etapa do curso de formação, dessa vez com um novo formato que objetivará a formatação das diretrizes municipais de educação.