Moocs da Unicentro iniciam na segunda-feira

A partir de segunda-feira (08), 11 cursos, criados a partir de projetos propostos por alunos do Programa Anual de Capacitação Continuada para Tutores (PACC) , passarão a ser ofertados pelo Nead/Unicentro. Trasmitidos inteiramente através do Moodle, estes cursos possuem carga horária de 30h a 40h. Esta é a primeira experiência do Nead/Unicentro com “Cursos Online Abertos e Dirigidos a um Público Amplo” mais conhecidos por Moocs, sigla inglesa para “Massive Open Online Courses”.

O número de Moocs vem crescendo muito atualmente e vários plataformas tem ganhado notoriedade nessa área. Como é o caso da Coursera (https://www.coursera.org) e Udacity (https://www.udacity.com/),  plataformas de ensino que realizam parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino do mundo – como as universidades americanas de Yale, Columbia e Princeton, oferecendo cursos online e gratuitos para muitas pessoas.

Segundo a coordenadora do Programa de Formação Continuada, Elaine Maria dos Santos, desde o início do PACC para tutores, o Nead vinha trabalhando na construção de uma proposta que pudesse atingir mais pessoas. “Dentro do curso nós temos uma disciplina chamada projeto integrador que é onde [os alunos] desenvolvem um micro-curso”, disse.

Elaine contou que ao acompanhar os materiais produzidos pelo alunos durante esta disciplina foi possível observar uma boa quantidade de materiais que poderiam ser disponibilizados para um público mais amplo. “Pensamos, ao invés de deixar apenas como algo interno  porque não abrir para a comunidade. É uma contrapartida da instituição pública para a sociedade”, afirmou. A partir disso, os alunos foram convidados a oferecer estes cursos e muitos demonstraram interesse.

Entre 20 a 30 alunos acompanharão cada um dos Moocs. Elaine comentou que a decisão de restringir o número de vagas foi necessária, já que neste caso, o próprio ministrante do curso é também o tutor. Para garantir a qualidade dos cursos,  todos foram analisados e receberam pareceres favoráveis de professores especializados nas respectivas áreas.

Confira a lista dos cursos ofertados: Clique aqui