Moocs da Unicentro: tutores ministram cursos de temas variados

moocA segunda oferta de Moocs da Unicentro está terminando neste mês de dezembro. Assim como na primeira edição, 11 cursos foram ministrados por tutores concluintes do Programa Anual de Capacitação Continuada (PACC).
Moocs significa, na sigla inglesa, “Massive Open Online Courses”. Ou seja, são cursos dirigidos a um público amplo que se utiliza das ferramentas online. “Esse tipo de curso livre através da web visa oferecer, a um grande número de alunos, advindos da comunidade em geral, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos”, explica Simone Polak, responsável pela operacionalização dos Mooc’s da Unicentro.
Todas as vagas dos cursos foram preenchidas por membros da comunidade local do próprio proponente (tutor concluinte do PACC) e cada Mooc atendeu, em média, de 20 a 30 participantes. Em alguns cursos, a procura foi maior que o número de vagas disponibilizadas.
Entre os cursos ofertados está “A formação do leitor literário na perspectiva dos estudos de letramento”, conduzido pela tutora Alessandra Beltramim. “Enquanto tutores, a Unicentro sempre investiu em nossa formação e nos delegou, também, uma função pedagógica, seja nos polos de apoio presencial ou no ambiente virtual de aprendizagem. Mas ser a responsável por idealizar um curso, planejar cada etapa, cada material, cada atividade, encontrar a melhor forma de promover a construção do conhecimento e disponibilizar tudo isso em um ambiente virtual é, realmente, uma experiência riquíssima”. Alessandra disse ainda que a fundamentação teórica para o seu Mooc veio de uma disciplina que cursou no programa de mestrado em Letras da UEM. “O ensino de literatura é uma paixão pessoal e um desafio, ao mesmo tempo”, acrescentou.
Ao todo, profissionais de 14 municípios participaram do curso – Apucarana, Assaí, Astorga, Bituruna, Cascavel, Congoinhas, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Prudentópolis, Rio Bonito do Iguaçu e Telêmaco Borba. “Os participantes dos Mooc’s são na grande maioria professores dos Núcleos de Ensino de diversos municípios do Paraná, e profissionais que atuam nas áreas abrangentes dos Mooc´s”, contou Michele Tupich, uma das coordenadoras do projeto.
Os cursos ofertados, e seus respectivos ministrantes, foram:

Contabilidade Previdenciária – Ministrante Aparecido de Almeida

Como a química em nossa casa pode modificar o meio ambiente – Ministrante Berenice Ramos

Cidadania e participação social – Ministrante Carla Merhy

Introdução ao Surgimento da Sociologia e as Teorias Clássicas – Ministrante Jonas Masiero

Noções básicas de Administração Pùblica – Ministrante Juceli Medeiros

Insetos Úteis – Ministrante Marielli Ruzicki

Reflexões sobre a educação contemporânea – Ministrante Roberto Valim

Ensino Religioso – Ministrante Tania Gomes

Literatura na escola: A formação do leitor literário na perspectiva dos estudos de letramento – Ministrante Alessandra Beltramin

Reflexões sobre Alfabetização Matemática – Ministrante Alessandro Alves Machado

As TIC´s na Educação Especial – Ministrante Eliane Campioni