Nead participa de Simpósio Internacional

19 jul de 2017 - por: csynderski

Na última semana de junho, representantes do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) participaram do I Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e pela Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O objetivo foi de promover, refletir e debater sobre as inovações no ensino superior.

Durante o evento foram realizadas mesas redondas, palestras com pesquisadores nacionais e internacionais, apresentações de artigos científicos e contou com a participação de professores, alunos, pesquisadores e gestores de todo o país.

A professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora do NEAD/Unicentro e membro da Câmara de EAD da Abruem participou do evento. Para ela, a presença de pesquisadores, entre eles o português António Sampaio da Nóvoa, e a abordagem de temas importantes para a EAD no país foram os pontos fortes do evento.

Entre as questões apresentadas estava a Educação Híbrida que busca a integração de aspectos das modalidades de ensino a distância e presencial. A professora Maria Aparecida salienta que isto é algo que vem sendo implantado aos poucos no Brasil e que a abordagem do tema no Simpósio foi extremamente interessante. “Nós caminhamos para ter muito mais cursos na modalidade a distância com atividades presenciais, ao mesmo tempo que o ensino presencial tenha essa flexibilidade dessas tecnologias e que possa realmente flexibilizar o currículo”, diz.

Outro tema discutido foi a transferência de conhecimento da universidade para a sociedade. “Quando a gente fala transferido para a sociedade é no sentido de uma transferência que realmente surta algum efeito na sociedade, ou seja, não adianta só produzir conhecimentos, mas como ele chega em sala de aula, na empresa, nas comunidades, como ele chega nos diversos segmentos sociais”, salienta Maria Aparecida.

As inovações tecnológicas na educação também tiveram espaço para discussão no evento. Temas como esse, de acordo com Maria Aparecida, surpreendem constantemente pois a cada dia novidades estão sendo colocadas em prática. Atualmente, temos como exemplo, o uso da realidade virtual e da realidade aumentada na educação. “Essa convergência das duas é uma tendência que está chegando com muita força. Então nós vemos professores trabalhando em sala de aula e em laboratório utilizando realidade virtual, usando impressoras 3D, usando a televisão 4K, usando várias outras ferramentas e isso é muito legal”, lembra.  

Participação

As professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel e Marta Clediane Rodrigues Anciutti representaram o Núcleo no evento através da apresentação de trabalhos e coordenação de mesa redonda. “O NEAD também levou prospectos do trabalho. Nós tínhamos um espaço da Abruem e neste espaço nós conseguimos colocar nossas questões. Também tivemos no Congresso a reunião da Abruem com outras pautas. Foi um espaço realmente de aprendizado e de interação”, completa.


Marta e Maria Aparecida acompanhadas do palestrante português António Sampaio da Nóvoa

 

Maria Aparecida, coordenadora do NEAD/Unicentro durante mesa redonda


Compartilhe

Comentários sobre esta notícia



Entre em Contato

Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h.
42 3621-1095 I 42 3621-1348
Envie-nos suas dúvidas ou sugestões
nead.unicentro@gmail.com
Rua Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
Cx. Postal 3010 - CEP 85015-430 - Guarapuava - PR