Entre agosto e setembro, parte da equipe que faz parte do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro está participando de uma maratona de formação realizada no  Laboratório Livre Conhecimento da Unicentro (Licon).

A programação abrange as áreas de linguagem HTML e CSS, configuração de Moodle, Design Educacional e planejamento. Os inscritos foram distribuídos  em duas turmas e cada temática tem um professor específico.

A iniciativa aborda diferentes áreas que são importantes para quem atua na Educação a Distância e em projetos de Educação Digital. Outras maratonas deverão ocorrer não somente direcionadas à equipe Nead, mas também a outros públicos. O Laboratório Licon está localizado no Campus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava.

RETIFICAÇÃO DO EDITAL 134

Edital nº 135/2022. Acesse aqui. (Atualizado em 23/09)


CLASSIFICAÇÃO FINAL E CONVOCAÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DE MATRÍCULA

Edital nº 134/2022. Acesse aqui. (Atualizado em 21/09)


EDITAL DE JULGAMENTO DE RECURSOS

Edital nº 133/2022. Acesse aqui. (Atualizado em 16/09)


EDITAL DE RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA, DA HOMOLOGAÇÃO E DO INDEFERIMENTO

Edital nº 128/2022. Acesse aqui. (Atualizado em 31/08).


EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO E INDEFERIMENTO

Edital nº 127/2022. Acesse aqui. (Atualizado em 29/08).


 

A Universidade Estadual do Centro-Oeste abre inscrições para três especializações gratuitas na modalidade Educação a Distância. Ao todo, são 540 vagas distribuídas em 20 polos UAB do Paraná, contemplando diferentes regiões do Estado.

As inscrições, também gratuitas, estarão abertas até 7 de agosto de 2022. Os critérios de classificação estão dispostos no edital nº 114/2022 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO. As especializações disponíveis são: Libras (10 polos e 240 vagas), Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica (7 polos e 150 vagas) e Especialização para Professores do Ensino Médio de Matemática (6 polos e 150 vagas).

Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem, mas contam com algumas atividades avaliativas presenciais no polo de inscrição. O objetivo é contribuir para a formação de docentes que atuam no Estado.

 

CURSOS E POLOS

Especialização em Libras: Polos Bituruna, Campo Largo, Curitiba, Faxinal, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Londrina, Pontal do Paraná, São João do Ivaí e Santo Antonio do Sudoeste.

Especialização em Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica: Polos Apucarana, Colombo, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Paranavaí e Telêmaco Borba.

Especialização para Professores do Ensino Médio de Matemática: Polos Campo Largo, Ipiranga, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa e Ubiratã.

 

SERVIÇO

Inscrições gratuitas até 7 de agosto
Acesse o edital aqui
Informações em ead.unicentro.br/pos2022

Acesse aqui o edital.

Confira outros detalhes no vídeo abaixo:

A equipe editorial da Revista Aproximação (ISSN 2675-228X) divulga a Chamada de Trabalhos do dossiê #9, com o tema “A educação diante das fake news: desafios para a formação de públicos habilitados aos meios digitais” e organização dos docentes Javiera Alejandra Carvallo Fernández (Universidad de Playa Ancha/Chile) e Rodrigo Gomes de Araujo (Universidad Autónoma Metropolitano/Azcapotzalco/México).

Confira o resumo: 

Atualmente, o sistema de informação está passando por profundas mudanças, em que a transformação mais representativa está relacionada aos meios digitais. Com pouco mais de duas décadas de seu uso massivo, a internet impactou os modos de difundir e consumir a informação de maneira contundente. Se por um lado, o fácil acesso e a aparente pluralidade de notícias surge como um aspecto positivo gerado pelos novos meios, por outro, estas mesmas características se apresentam problemáticas, ao mesmo tempo em que promovem uma democratização informativa, encontram um público pouco preparado para lidar com a amplitude da rede e a multiplicidade de interesses relacionados à informação.

Nos últimos anos, os meios digitais se tornaram uma ferramenta definitiva no processo democrático em diversos países, cada vez mais utilizados para manipular a opinião pública. Nesses tempos, as fake news são abundantes e exigem um alto grau de comprometimento por parte do público, as pessoas devem estar cada vez mais preparadas para interpretar o conhecimento. O acesso à informação é um direito humano fundamental, mas fica em segundo plano se o público não tem as ferramentas de interpretação para diferenciar e se posicionar diante dos dilemas gerados pela internet e sua pluralidade.

Diante de uma conjuntura tão complexa como a atual, parece urgente pensar em novas estratégias educativas para formar populações habilitadas a leituras críticas e posicionamentos políticos, a educação tem um papel essencial nesse processo. Neste dossiê temático, convidamos ao público acadêmico para refletir sobre as novas dinâmicas no sistema informativo e as possíveis opções educativas para formar pessoas críticas e aptas aos desafios da atualidade. Assim, para este dossiê são bem-vindas as reflexões, tanto teóricas quanto análises de casos particulares, e também propostas pedagógicas que discutam o diálogo entre a educação e a atual conjuntura educativa.

Data limite de envio de trabalhos: 21 de outubro de 2022.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste divulga edital com 26 vagas remanescentes para bolsistas na Especialização e Residência Técnica em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (Gapi). As inscrições podem ser feitas apenas na internet até o dia 10 de julho.

Existem oportunidades nas seguintes cidades: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranaguá, Paranavaí, Toledo e União da Vitória.

O programa visa formar gestores que atuarão em ambientes de inovação, a fim de que os alunos desenvolvam habilidades estratégicas em ecossistemas de inovação. O curso de pós-graduação tem carga horária de 360 horas e será realizado na modalidade educação a distância (EaD).

Os profissionais habilitados nas áreas de administração, ciências econômicas, ciências contábeis, direito, engenharia da computação, ciência da computação, sistemas de informação, jornalismo, publicidade, comunicação social, engenharia agrícola, gestão pública e tecnologia da informação que forem aprovados no processo vão receber bolsa mensal de R$ 1.900,00, por 30 horas semanais de trabalho em órgão público, e auxílio transporte durante 22 meses.

A seleção será realizada em duas fases: prova online e análise de currículo. Os critérios e demais informações pertinentes estão descritos no Edital nº 108/2022 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO, publicado no dia 30 de junho.

A Restec Gapi é realizada por meio de uma parceria da Unicentro com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Secretaria de Estado da Fazenda, Casa Civil e Governo do Paraná.

 

Serviço

Inscrições: até 10 de julho
Acesse o edital número 108/2022PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO

Data da prova: 15/07 – online

Resultado da prova: 18/07

Resultado final: até 21/07

O Curso de Gestão de Desempenho por Competências realizado pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná finalizou a sua segunda turma e agora chegou à etapa do Seminário Thinking, uma proposta de organizar e estruturar planos de ação com os stakeholders.

Trata-se de um acompanhamento por meio de mentorias para organizar Planos de Intervenção a serem operacionalizados pelos servidores e suas equipes de trabalho. A coordenação do projeto realizou o primeiro encontro na semana passada e o segundo nessa sexta-feira, 24.

“O foco da ação está na proposta de uma abordagem sistêmica e prática, que deverá levar os colaboradores em formação a pensarem e planejarem ações estratégicas a serem desenvolvidas nos seus setores de atuação na Adapar”, comentou a coordenadora do curso, professora Dra. Manuela Pires Weissbock Eckstein.

“A metodologia de todo o processo de Design Thinking está sendo construída com a equipe gestora da Adapar, que tem experimentado discutir como o projeto será planejado e executado. Agora, o próximo passo é trazer mentores da área de trabalho em rede, planejamento e comunicação para projetarmos as novas ações!”

Via Seti/AEN

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) publicou nesta sexta-feira (10) um edital para preenchimento de vagas remanescentes do programa de Residência Técnica (Restec) em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre). São 51 vagas para Curitiba e quatro, no total, para Guarapuava, Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa. As inscrições são gratuitas e seguem até 20 de junho.

Coordenado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o programa contempla o curso de especialização, ofertado na modalidade de ensino a distância (EAD). Além da gratuidade nesse curso de pós-graduação, os residentes receberão bolsa mensal no valor de R$ 1.900 e auxílio-transporte pelo período de dois anos.

As oportunidades são destinadas para profissionais recém-formados em Administração; Análise de Sistemas; Comunicação Organizacional; Ciências Contábeis; Ciência da Computação; Design; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia de Produção; Estatística; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão Pública; Publicidade e Propaganda; e Secretariado.

Segundo o coordenador da Restec Integre na Unicentro, professor Márcio Ronaldo Santos Fernandes, a residência antecipa a experiência profissional, a partir da vivência organizacional. “Além de enriquecer o currículo, é uma ótima oportunidade para vivenciar a profissão na prática, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial na área da inovação, um dos segmentos que mais cresce em diferentes setores”, afirma.

Os bolsistas selecionados irão cumprir jornada de atividades práticas de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira, em instituições ligadas ao Governo do Estado. O curso de especialização prevê carga horária total de 360 horas. Serão oito disciplinas ministradas por professores do Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Estados Unidos.

A participação no programa não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e não caracteriza emprego formal.

Serviço:

Programa de Residência Técnica (Restec) em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre)

Inscrições: 10 a 20 de junho – AQUI

Prova objetiva: 1º de julho (aplicada em formato remoto)

Resultado da prova: 04 de julho

Convocação para matrícula: 11 de julho

Matrículas: 13 a 22 de julho

O programa Paraná Empreende Mais realizará a sua aula inaugural na próxima segunda-feira, dia 13 de junho, a partir das 19h, com transmissão no canal da UVPR. Na ocasião, os alunos receberão informações sobre o curso e participarão de palestra com o título “Sim, sei que posso, mas quero ser empreendedor? Ou fico na minha?”, ministrada pelo professor especialista em Inovação, Sergio Wigberto Risola, com mediação do professor Lucas Vieira de Araujo (UEL).

Participarão da solenidade também o coordenador estadual do programa, professor Fernando Sorgi (UENP), e o superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, o coordenador da Ageuni, Paulo Schmidt e o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Na Unicentro, o coordenador é o professor João Francisco Morozini e o Nead apoia na organização das atividades.

A primeira turma do curso de formação empreendedora é composta por 700 estudantes de todas as regiões do Estado, distribuídos em turmas nas sete universidades estaduais: UEM, UENP, UEL, Unioeste, Unicentro, UEPG e Unespar.

Os inscritos na primeira turma serão contatados pelas equipes do programa nas universidades para que tenham acesso à plataforma do curso e comecem a estudar o primeiro módulo. A metodologia contempla conteúdo teórico e aulas de mentoria.

A formação é gratuita e será totalmente em ambiente virtual de aprendizagem. Serão quatro módulos: Gestão Estratégica e de Pessoas; Gestão de Negócios e Comercial; Gestão Financeira; e Inovação Tecnológica; abrangendo duas disciplinas cada módulo. O curso terá carga horária total de 72 horas, com seis horas semanais de atividades.

O objetivo é qualificar empreendedores de micro, pequenas e médias empresas, empreendedores individuais, empreendedores informais e pessoas interessadas em abrir seus próprios negócios. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Paraná idealizada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), como parte do Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, também chamado de Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni). Conta com apoio da Fundação Araucária. O design instrucional ficou sob responsabilidade da Universidade Virtual do Paraná.

O oitavo número da Revista Aproximação foi lançado nesta quarta-feira, 8, e apresenta o dossiê Atores, Políticas e Ambientes Virtuais. A publicação de periodicidade semestral é editada no âmbito do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro. Recentemente, passou a fazer parte da Redib (Rede Iberoamericana de Inovação e Conhecimento Científico).

A edição atual contempla uma seleção de artigos de reflexão teórica e relatos de experiência vinculada à educação e que abordam assuntos relacionados às políticas públicas educacionais, aos papéis dos participantes da modalidade Educação a Distância (EaD), à identidade dos graduandos em uma licenciatura EaD e às competências necessárias para o letramento digital em um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Tem-se ainda, na seção Geral, textos que expandem a questão da tecnologia partindo da sala de aula em direção a outros espaços, refletindo a respeito de processos de informatização em órgãos públicos, análise do trabalho remoto emergencial e reflexão sobre cidades inteligentes, trazendo tópicos interessantes sobre tecnologia e sociedade.

Sumário

 

Artigos

Amanda Karoline Majinski de Moraes, Keli Cristina Costa e Silva, Luana Aparecida Trzaskos, Marvyn Meyer Sant’ana

 

Rute Mecias da Costa, Sebastião Sergio Prestes de Lima

 

 

Flávio Rodrigues de Oliveira, Josimayre Novelli, Josiane Medeiros de Mello, Annie Rose dos Santos

 

Bianca Emanuelly Horbus Pinheiro, Jamile Santinello

 

Helena Lúcia Koch, Rosmeiri Aparecida Ribeiro Ferras

 

Alvaro Jose Argemiro da Silva, Ednaldo de Sousa, Angélica Ferreira Rosa

 

Helena de Freiras Ferreira, Rosmeiri Aparecida Ribeiro Ferras

 

Giovane Galvão

 

Flavio Borges Nascimento, Mariana Frassati, Ricardo Guarel Pereira, Claudemir Félix Ferreira

Entrevista

 

Scheyla Joanne Horst

 

O Programa de Formação para Educação Digital no âmbito da Universidade Estadual do Centro-Oeste seleciona dois bolsistas estudantes do curso de Pedagogia. As inscrições ficarão abertas até o dia 7 de junho e todas as orientações podem ser encontradas aqui.

O valor da bolsa é de R$ 500 para 20h semanais, que deverão ser cumpridas no campus Santa Cruz da Unicentro. Os bolsistas atuarão juntamente à equipe multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância.

Editais do Processo Seletivo

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste divulgou o edital 24/2022, que seleciona três bolsistas estudantes de graduação para atuação na equipe multidisciplinar, por meio da Residência Técnica e Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov.

As vagas são para estudantes dos seguintes cursos: Letras ou Pedagogia; Tecnologia da Informação e Comunicação Social. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até 16 de junho. O valor da bolsa é de R$ 745 para 20h semanais que devem ser cumpridas no campus Santa Cruz da Unicentro.

Editais do Processo Seletivo

A Diretoria Acadêmica da Universidade Estadual do Centro-Oeste divulgou ontem o edital 69/2022 com o resultado de análise de documentação de matrícula dos candidatos classificados. Trata-se da continuidade do processo de ingresso como portador de diploma em cursos de graduação na modalidade EaD, com vagas em vários polos UAB nos cursos de Letras, Pedagogia e Administração Pública.

De acordo com o edital, que pode ser acessado aqui, os candidatos que constam como homologados deverão entregar a documentação física após o início das aulas. Já os indeferidos podem apresentar recurso até o dia 7 de junho, conforme as orientações do edital.

O Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes de Guarapuava divulgou ontem o edital 31, que abre processo seletivo para professores formadores que atuarão no ano letivo de 2023 no curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, na modalidade Educação a Distância, da Unicentro. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até 1º de julho. Para concorrer, o candidato deve atender requisitos descritos no edital.

Ao todo, são 15 vagas nas disciplinas Teoria Literária I, Estágio Supervisionado I (Formador e Orientador), Laboratório de Pesquisa em Letras I, Língua Portuguesa III, Linguística Aplicada I, Linguística II, Literatura Brasileira II e Literatura Portuguesa II.

Editais do processo seletivo

Hoje, dia 27, é o último dia para os aprovados no processo de ingresso de portadores de diploma de curso superior nos cursos da modalidade EaD da Unicentro confirmarem a matrícula.

As listas de aprovados e de espera foram divulgadas no dia 20 de maio, por meio do Edital nº 056/2022 – DIRAC/PROEN. Foram selecionados alunos para Letras Português, Pedagogia e Administração Pública em vários polos UAB do Paraná.

O aprovado deve seguir o passo a passo descrito no edital, enviando os documentos solicitados. Perderá o direito à vaga o candidato que não enviar a documentação no prazo estabelecido.

Novo edital com o resultado da análise documental será publicado até o dia 3 de junho.

Aprovados e lista de espera

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste completa 17 anos nesta quarta-feira, 25. Para celebrar a data, o visual da plataforma Licon foi renovado. O Ambiente Virtual de Aprendizagem que favorece o Livre Conhecimento é um dos principais projetos em andamento, desde maio de 2019, com destaque para cursos abertos, projetos educativos flexíveis e outras iniciativas que possibilitam novas metodologias e designs instrucionais.

Atualmente, além dos projetos com instituições parceiras disponíveis no Licon, o Nead acompanha três graduações UAB: Letras, Pedagogia e Administração Pública. Também há quatro especializações, sendo um MBA em Gestão Pública e Inovação e três Residências Técnicas: Gestão de Ambientes Promotores de Inovação, Gestão em Turismo e Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-gov. Assim, são mais de 1 mil alunos da modalidade em graduação ou pós-graduação distribuídos em diferentes regiões do Paraná.

Novos cursos serão lançados em breve, a partir de convênios com a Capes, via Universidade Aberta do Brasil, e outras parcerias com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Universidade Virtual do Paraná.

A Especialização e Residência Técnica em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (Gapi) da Universidade Estadual do Centro-Oeste, pós-graduação oferecida na modalidade Educação a Distância, realizará a sua aula inaugural no dia 31 de maio, próxima terça-feira, às 19h.

O evento marca o início das atividades dos alunos e residentes e é organizado pela Secretaria de Estado da Fazenda, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Universidade Estadual do Centro-Oeste.

A solenidade ocorrerá na Sala dos Conselhos Superiores do Campus Santa Cruz da Unicentro, com palestra do Diretor Superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), General Eduardo Garrido, com o tema “O Parque Tecnológico de Itaipu e 
a gestão do ecossistema de empreendedorismo e da inovação”, com transmissão on-line pelo canal da Universidade Virtual do Paraná neste link.

 

 

Na noite desta segunda-feira, 23, ocorreu a aula inaugural da Residência Técnica e Especialização em Gestão em Turismo, a Gestur. A transmissão está disponível no canal da Universidade Virtual do Paraná. A pós-graduação será realizada na modalidade Educação a Distância pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

A construção desta Restec foi possível graças a uma parceria da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), juntamente com a Paraná Turismo e a Unicentro. Fazem parte da construção histórica, também, o Programa de Residência Técnica do Governo do Estado, por meio da Coordenação de Ensino Superior da Seti. A UVPR colabora com a definição de metodologia e design da pós-graduação.

Ao todo, são 14 residentes de três áreas de atuação, Turismo, Arquitetura e Marketing, distribuídos em 10 cidades paranaenses, que contribuirão para o desenvolvimento da área no Estado. Enquanto desenvolvem atividades técnicas, farão a especialização para aprofundar os seus conhecimentos. O curso também conta com 11 servidores públicos do quadro do Governo do Paraná.

O objetivo da pós-graduação é formar gestores em turismo, visando ampliar e aprofundar conhecimentos na área turística e propiciar aos participantes o desenvolvimento de suas habilidades, aliando teoria e prática de forma com que eles participem das atividades de gestão, organização e promoção das Regiões Turísticas do Paraná.

O evento contou com a condução da coordenadora da UVPR, Maria Aparecida Crissi Knuppel, com depoimento gravado do Secretário da Sedest, Everton Luiz da Costa Souza, e participações síncronas do coordenador do curso, Ronaldo Ferreira Maganhotto; diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Irati da Unicentro, Edélcio José Stroparo; o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes; a coordenadora de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki; o Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona e palestra do Diretor Presidente do Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, a respeito da atuação da autarquia.

 

 

 

Ministrado por docentes da Universidade Estadual de Londrina, o segundo curso do Programa de Formação para Educação Digital abordará a Didática na Educação Digital. O Proed é direcionado a docentes e pós-graduandos de Universidades Públicas do Paraná e realizado pela Universidade Virtual do Paraná da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o apoio da Fundação Araucária.

Desenvolvida pela equipe do Núcleo de Educação a Distância da UEL, a formação totalmente on-line ocorrerá entre 20 de junho e 15 de agosto com quatro unidades de estudo: 1) O professor universitário na Era da Educação Digital; 2) Intencionalidade didática na Educação Digital; 3) Didática Onlife: desafios e perspectivas e 4) Mediação Digital para Educação Superior.

O objetivo do Proed é discutir e gerar reflexões com docentes a respeito de temas relacionados ao letramento digital, tais como: educação híbrida, tecnologias digitais de informação e comunicação, design educacional, competências digitais e outros assuntos.

O primeiro curso, sobre Princípios e pressupostos da Educação Digital, ocorreu entre março e maio e foi proposto pela Unespar. As inscrições do segundo módulo, da UEL, também são gratuitas e ficarão abertas no período de 23 de maio a 15 de junho de 2022 com acesso no site do projeto: uvpr.pr.gov.br/proed.

Serviço
Curso #2 Proed
Didática na Educação Digital
Inscrições: 23/05 a 15/06
Clique aqui

Nos dias 2 e 3 de junho de 2022, a Universidade Estadual de Londrina sediará o II Encontro Estadual de Docência Universitária, com o tema “Desafios em tempos de aprendizagens complexas”. Trata-se de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação e Grupo de Estudos em Práticas de Ensino da UEL, Programa Docência no Ensino Superior (DES) da UEPG e Entredocentes da Unicentro com patrocínio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

As inscrições podem ser feitas neste link. O encontro contará com presenças como a do professor Dr. José Carlos Libâneo (PUC/GO), Prof. Dr. José Manuel Moran (USP) e Dra. Juliana Santos da Conceição (UFOP-MG), além de outros pesquisadores de destaque na área de formação docente. O evento presencial será realizado no anfiteatro Cyro Grossi com o objetivo de promover um espaço de construção de saberes da docência no Ensino Superior a partir da reflexão sobre a prática docente.

 

Programação

02/06

8h: Credenciamento

9h: Cerimônia de Abertura

10h: Palestra Didática no Ensino Superior e desenvolvimento humano: questões curriculares, pedagógicas e metodológicas – Prof. Dr. José Carlos Libâneo (PUC-GO).

12: Intervalo

14h: Mesa Redonda Repensando o Ensino Superior: práticas contemporâneas. Mediação: Prof. Dra. Gisele Onuki (Seti). Membros: Prof. Dra. Maria Aparecida Crissi Knuppel (UVPR e UAB Unicentro) e Prof. Dr. Waldemiro Gremski (PUC-PR).

16h: Mesa Redonda Processo didático-pedagógico: prática docente e inovação no Ensino Superior. Mediação: Prof. Dra. Dirce Aparecida Moraes (UEL). Membros: Prof. Dra. Maiza Taques Margraf Althaus (UEPG) e Prof. Dra. Kelen dos Santos Junges (Unespar União da Vitória).

 

03/06

9h: Palestra Metodologias Ativas em currículos mais flexíveis – Prof. Dr. José Manuel Moran (USP)

11h: Lançamento do livro Diálogos sobre a docência universitária, desafios e superações do Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE)

12h: Intervalo

14h: Palestra Mudança na prática docente: ação individual ou intencionalidade institucional? – Prof. Dra. Juliana Santos da Conceição (UFOP-MG)

16h: Mesa Redonda Relatos de experiências: boas práticas no ensino superior. Coordenação: Ms. Ingrid Caroline de Oliveira Ausec (UEL), Prof. Dr. Jeffersson Olivatto (UEL) e Prof. Dra. Patrícia de Oliveira Rosa da Silva (UEL)