O Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da unidade universitária de Guarapuava divulgou o seu edital nº 20/2020, que abre processo seletivo simplificado para professores formadores no âmbito dos cursos da modalidade Educação a Distância de Letras e de Arte da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Os interessados têm até 19 de julho para se inscrever, sendo que todo o processo será on-line.

São duas vagas para professores orientadores de Estágio no curso de graduação licenciatura em Letras Português e Literatura de Língua Portuguesa. O edital informa, ainda, seis vagas para professores orientadores de Trabalho de Pesquisa em Arte no curso de licenciatura em Arte.

Todos os detalhes estão descritos no edital, que está no site do Nead Unicentro.

A equipe do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, por meio da coordenação do Nead (professor Leo Raifur) e da UAB (professora Maria Aparecida Crissi Knuppel), juntamente com a assessora de apoio pedagógico, professora Manuela Pires Weissbock Eckstein, fará parte da programação do “VIRTUEL: refletindo e capacitando”.

O webinar conduzido pelo time do Nead Unicentro, Perspectivas para a Formação de Professores na Educação Remota, integra a programação do primeiro dia de evento, 16 de junho. A finalidade do VIRTUEL, que segue até 26 de junho, é promover a capacitação emergencial de docentes, estudantes e técnico-administrativos da Universidade Estadual de Londrina para a realização das atividades não presenciais.

Segundo Raifur, “existem várias formas de avaliarmos o momento atual, e uma delas se enquadra na expressão ‘copo meio cheio ou copo meio vazio’. A Unicentro escolheu a opção do ‘copo meio cheio’. Estávamos e continuamos cientes de que o momento impõe grandes desafios, mas que também nos proporciona grandes oportunidades de inovação”.

No ponto de vista dele, todas as IEES estão enfrentando esse desafio, ainda que em estágios diferentes, algumas já mais adaptadas, como a Unicentro, outras ainda iniciando. “Por isso esses eventos interinstitucionais, como esse com a UEL, de compartilhamento de experiências, de debates, discussões, ajuda para que ‘provisoriamente’ ofereçamos uma alternativa para as aulas presenciais, mas o grande ganho que vejo nesse desafio de ter de se reinventar é o que teremos no pós-pandemia: tanto o ensino presencial quanto a educação a distância, mais dinâmicos, modernos e no compasso tecnológico do dia a dia das pessoas”, afirmou.

Confira a programação completa aqui.

Via CCS Capes.

O programa funciona em uma parceria que tem dado bons resultados em todo o país | Foto: Scheyla Horst/Nead Unicentro

“O polo da Universidade Aberta do Brasil é um investimento que toda a comunidade sente. Sempre procuramos dar um retorno para o município e mostrar como o polo pode ajudar”. A fala de Dilce Eclai, coordenadora do polo UAB de Santo Antônio da Patrulha (RS), reflete o esforço feito para levar o ensino superior ao interior do país.

Focado na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, há 14 anos o Sistema UAB, gerido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), oferece, a distância, cursos de graduação, especialização e tecnológicos. São 848 polos em todas as regiões do Brasil, 70% dos quais em municípios com menos de 100 mil habitantes. Há muito o que comemorar!

A abrangência do Sistema como ponto fundamental para ajudar no desenvolvimento do país é um dos destaques marcados pelo presidente da Capes, Benedito Aguiar: “A Universidade Aberta do Brasil tem um papel de vanguarda na implantação da Educação a Distância no país, sendo fundamental na formação de professores, sobretudo em virtude da sua grande capilaridade”.

Desde a sua criação em 8 de junho de 2006, já foram formados pelo Sistema 271.720 alunos em 118 instituições participantes. Atualmente, 116 mil estudantes estão matriculados na UAB. “Nesse tempo de pandemia, foi fundamental a cultura de ensino a distância implantada em muitas instituições de ensino superior do país. Isso contribuiu para superar os desafios atuais de mudança abrupta do ensino presencial para o ensino remoto”, afirma Benedito Aguiar.

O programa funciona em uma parceria que envolve a Capes, instituições públicas de ensino superior (dentre elas a Unicentro), secretarias estaduais de Educação e prefeituras. A Coordenação gerencia o Sistema e oferece o apoio das IES, que são responsáveis por ministrar os cursos. Os demais envolvidos  fornecem as estruturas física, administrativa e pedagógica.

O polo de Santo Antônio da Patrulha foi reconhecido pela Capes como o de maior interação com o município. A seleção, feita pelo Prêmio Polo EaD em Ação, também avaliou a proatividade dos seus coordenadores e as melhores iniciativas promovidas em cada espaço. Os cursos técnicos, que têm uma formação mais rápida do que um curso superior, são um exemplo.

Dilce Eclai afirma que a UAB levou boas mudanças para o município, conseguindo criar elos entre agricultores, comunidade e esfera pública. “Mudou a realidade do nosso município na formação das pessoas, na formação dos professores e na organização dos agricultores”. Os idosos também são abrangidos: os polos oferecem cursos de inclusão tecnológica para a terceira idade. “Eles querem aprender para se aproximar no contato com os mais jovens”, explica a coordenadora.

O Sistema UAB foi criado em 2006 com o objetivo de desenvolver a modalidade de educação a distância e expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. A prioridade é para a área de formação de professores, em atendimento à Política Nacional dos Profissionais da Educação Básica, instituída pelo Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016.

O projeto Ideias para uma Educação On-line comemora um mês com 15 cursos em catálogo. Duas novas formações foram acrescentadas recentemente: Construção Coletiva de Textos e Criação de Vídeos Interativos para o Moodle, na seção de Ferramentas e Recursos. Vale ressaltar que o catálogo é constantemente atualizado com cursos abertos, gratuitos e autoinstrucionais para formação docente.

Desde o seu lançamento, pessoas de praticamente todo o país se inscreveram no Ideias: há participantes de 24 Estados e também do Distrito Federal. O relatório de acesso indica que já passam das 1.500 inscrições, e o número não para de crescer.

O projeto nasceu no âmbito da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), que congrega os núcleos de Educação a Distância das universidades estaduais do Paraná, em parceria com as instituições filiadas à Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) e com apoio da UAB/Capes (Universidade Aberta do Brasil).

“Creio que o sucesso representa a necessidade que professores e outras pessoas da nossa sociedade têm de formação em termos de Tecnologias Educacionais. O sucesso representa, também, a viabilidade de parcerias entre instituições para viabilização de um projeto e, ainda O Ideias é um sucesso porque está constantemente em construção, sendo que semanalmente são acrescidas formações ao nosso catálogo”, afirmou a coordenadora da UVPR e da UAB/Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.

O objetivo é apresentar recursos, ferramentas, metodologias e plataformas a professores (e demais interessados) para que se atualizem sobre o uso prático de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação em sala de aula. Por meio da perspectiva baseada no microlearning, os cursos são breves e objetivos.

O projeto pode ser acessado pelo endereço uvpr.pr.gov.br/ideias.

Catálogo em 01/06/20:

FERRAMENTAS E RECURSOS

Google Drive
Google Forms
Web e Live
Prezi
Webquest
Loom
Gravação de Vídeos
Podcast
Canva
Padlet
Construção Coletiva de Textos
Criação de vídeos interativos para o Moodle

PLATAFORMAS VIRTUAIS

Moodle
Google Classroom

METODOLOGIAS ATIVAS

Aprendizagem Ativa

LIVES E WEBINARS

Conteúdo do 1º Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas

Tutorial:

 

 

O Setor de Ciências Sociais Aplicadas da unidade universitária de Guarapuava divulgou dois editais no site do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro na manhã desta sexta-feira, 29.

Os editais de números 39 e 40 dizem respeito às homologações e convocações para avaliações nas seleções de professores formadores para os cursos da modalidade EaD de bacharelado em Administração Pública e especializações em Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde.

Os inscritos deferidos devem se apresentar em plataforma on-line nos horários descritos nos editais para provas de conhecimento no dia 9 de junho.

Edital Administração Pública

Edital GPM e GS

Edital complementar GPM e GS

O Setor de Ciências da Saúde da unidade universitária de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste divulgou na segunda-feira, 25, o seu edital 28/2020, que abre processo seletivo simplificado para professor formador para atuar no curso de licenciatura em Educação Física na modalidade Educação a Distância.

São duas vagas disponíveis, ambas disciplinas de 68h: Socorros Urgentes e Treinamento Esportivo. As inscrições ficarão abertas até 25 de junho, pelo link informado no edital. Dúvidas a respeito da seleção devem ser enviadas para o contato sesirati.unicentro@gmail.com.

Edital 28/2020 – SES/I/UNICENTRO – Abertura de processo seletivo

Nesta segunda-feira, 25 de maio, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste completa 15 anos. Em todo esse tempo, muitas pessoas construíram partes da história, seja atuando na equipe multidisciplinar, nos setores administrativos e técnicos, na área de docência, tutoria, coordenações ou como estudante da modalidade EaD da instituição de ensino. Graduações, especializações, cursos abertos, parceiras e outros projetos especiais marcam uma trajetória pautada por desafios e conquistas.

De acordo com o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, no decorrer dos últimos 15 anos, muitas pessoas participaram do desenvolvimento das atividades com comprometimento. “Nossos parabéns a todos que fazem parte da trajetória do Nead”, afirmou.

Trabalho coletivo e incansável

O coordenador do Nead/Unicentro, professor Leo Raifur, ressalta os desafios recentes enfrentados pelo núcleo no sentido de assessorar a universidade na formação de docentes e estudantes da modalidade presencial para a realização de atividades não presenciais, diante da pandemia de Covid-19. “Entramos de corpo e alma, trabalhando diuturnamente”, disse.

Ao destacar a trajetória, ele ressalta: “Juntamente com os parabéns e as felicitações pela data, cabe externar neste momento o nosso agradecimento a todos, gestores, professores, tutores e agentes administrativos que árdua e continuamente dedicaram-se para que esse avanço, esse estágio fosse alcançado.

Confira o depoimento do prof. Leo na íntegra:

https://youtu.be/45t-IAJRu94

Desafios e conquistas

De acordo com a coordenadora institucional da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e também da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, houve um avanço significativo no decorrer dos últimos anos, tornando a Universidade Estadual do Centro-Oeste uma referência também na EaD.

“Há 15 anos iniciamos um processo pensando cada vez mais em levar às pessoas um ensino de qualidade, um ensino para uma população que a ele não tivesse acesso. Nossa intenção era democratizar. Os desafios eram grandes. Não tínhamos, à época, tecnologias, ferramentas e plataformas que nos dessem esse suporte. De lá para cá, muita coisa mudou, e para melhor! Temos milhares de alunos formados. Somos referência em tecnologias, em materiais didáticos, em ações pedagógicas para Educação a Distância. Conquistamos parcerias. Avançamos muito, mas os desafios que nos colocam nesse cenário são ainda maiores”, afirmou.

Confira o depoimento da prof. Maria Aparecida na íntegra:

https://youtu.be/nWBZ4yCGjTI

Contribuição social

Quem também deixa o seu depoimento em relação aos 15 anos do Nead foi a coordenadora adjunta da UAB/Unicentro, professora Christine Vargas Lima, que também é diretora do campus Santa Cruz da Unicentro. “Sou grata por fazer parte dessa equipe que contribui tanto para nossa universidade e comunidade. Vida longa ao Nead!”. 

Confira o depoimento da prof. Christine na íntegra:

https://youtu.be/9OIzSGIQRgY

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São três turmas em 11 polos espalhados pelo Estado | Foto: Arquivo Polo UAB Apucarana

São 3 turmas em 11 polos espalhados pelo Estado | Foto: Arquivo Polo UAB Apucarana

O curso de bacharelado em Administração Pública na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste existe há uma década e está em sua terceira turma. Desde o seu nascimento, atingiu 11 polos UAB do Paraná e, por consequência, profissionalizou pessoas de municípios de diferentes regiões. A nota de reconhecimento do curso é 4,21 (de um total de 5). A graduação integra o Programa Nacional de Formação em Administração Pública.

A história começou em 2010 nos polos Universidade Aberta do Brasil de Apucarana, Bituruna, Flor da Serra, Laranjeiras do Sul, Nova Tebas, Palmital, Pato Branco e Pinhão, resultando em 191 alunos formados. A segunda turma (2015) foi ofertada nos polos Apucarana, Flor da Serra, Laranjeiras do Sul e Ivaiporã, com 109 alunos formados. A terceira turma está em andamento e começou em 2018, nos polos de Pato Branco, Pinhão, Prudentópolis e Iretama, com 100 estudantes matriculados atualmente.

“Desde o início nós entendemos a importância da EaD pública, acreditamos que pessoas que até então não poderiam ter acesso a um curso superior gratuito e de qualidade deveriam ser alcançadas. Foi um desafio transformar o quadro e o giz, por exemplo, em outras possibilidades, como ambiente virtual de aprendizagem e webconferências. Tivemos, junto com nossos professores, que desbravar, criar estruturas, sempre com apoio do Nead/UAB, da Unicentro, dos municípios. Olhar para trás e ver o resultado é gratificante”, afirmou o coordenador do curso e vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Juracy Fanfa Ribas (DEADM/G).

A equipe direta é composta ainda pela coordenação de Tutoria, onde atua o professor Marcio Alexandre Facini (DEADM/G). A secretaria está localizada no campus Santa Cruz da universidade e uma equipe de sete tutores auxilia no andamento das atividades, além do suporte da equipe multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância e Coordenação UAB, sempre com comprometimento das coordenações dos polos UAB.

Muitos egressos hoje coordenam órgãos públicos em diferentes níveis (municipais, estaduais e federais) com expertise. “Tenho certeza de que isso ajudou muitos municípios a se desenvolverem ainda mais. No Estágio, registramos muitos cases que melhoraram rotinas. Isso é ver na prática a academia oferecendo benefícios às regiões paranaenses”, comentou o professor Ademir.

Segundo ele, outro fruto foi a ampliação do reconhecimento do nome da universidade. “Hoje, a Unicentro é um nome respeitado em todas as partes do Paraná e as pessoas falam com orgulho da nossa instituição, também em virtude dos cursos EaD. É muito bom ser parte dessa história”, finalizou.

Com informações da UVPR

A partir da tarde de quarta-feira, 20, dois novos cursos estarão disponíveis no catálogo do Ideias para uma Educação On-lineO projeto é composto por cursos breves, gratuitos, autoinstrucionais e com certificação.

A iniciativa é da UVPR (Universidade Virtual do Paraná) com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) juntamente ao portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro.

As formações podem ser acessadas na seção de Ferramentas e Recursos do site uvpr.pr.gov.br/ideias e apresentam ferramentas Google na educação, em especial, o uso do Google Drive e do Google Forms. Agora, são 13 cursos disponíveis:

Ferramentas e Recursos
Google Drive
Google Forms
Web e Live
Prezi
Webquest
Loom
Gravação de Vídeos
Podcast
Canva
Padlet

Plataformas Virtuais
Moodle
Google Classroom

Metodologias Ativas
Aprendizagem Ativa

Lives e Webinars
Conteúdo do 1º Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas

Confira o tutorial de acesso:

Com informações da UVPR

O primeiro ciclo do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas ocorreu entre outubro e novembro de 2019, com uma etapa virtual e outra presencial, em Curitiba (PR). Com sucesso de público e crítica, o evento atingiu 1.300 pessoas de todo o país. O Licon do Nead/UAB (Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) é parceiro.

Diante da pandemia de Covid-19 no primeiro semestre de 2020, a UVPR (Universidade Virtual do Paraná) e a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) se uniram para ofertar um segundo ciclo do evento, com conteúdo aberto e totalmente on-line para a formação continuada de professores, na perspectiva do projeto Ideias para uma Educação On-line (área de Lives e Webinars).

Webinars, lives e cases
A programação conta com quatro unidades de conteúdos: Docência no Ensino Superior em Novos Tempos; Era Híbrida, Educação Disruptiva e Ambientes de Aprendizagem; Formação de Professores para/no Século 21 e Inovação: múltiplos desafios. Cada temática possui webinars com convidados especialistas e uma apresentação que foi realizada no formato de live na primeira edição. Há, também, um módulo com os cases que foram apresentados durante o encontro presencial por universidades e instituições sobre possibilidades das metodologias ativas no dia a dia.

Convidados
Os webinars contam com nomes de destaque na área de inovação educativa, como António Moreira (UAB Portugal), Rodrigo Barbosa e Silva (Stanford), Lúcia Maria Dupret (Fiocruz) e Padmanabhan Seshaiyer (George-Mason University). Para os cases, além de palestra do professor Ricardo Fragelli (UNB), são evidenciadas instituições como Google, Sesi-PR, Atari e iniciativas interessantes das instituições de ensino superior públicas do Paraná.

Realização
Importante ressaltar que o primeiro Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas foi possível graças a uma parceria entre UVPR, Seti-PR (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), Câmara de EaD da Abruem, Sanepar, SEED-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná), Unicentro, por meio do Nead/UAB com o portal Licon, e Unespar (Universidade Estadual do Paraná).

Serviço
Conteúdo aberto do 1º Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas
Evento on-line e gratuito
Inscrições no site uvpr.pr.gov.br/metodologiasativas

 

O portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB (Núcleo de Educação a Distância e Coordenação Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro ultrapassou a marca de 10 mil inscritos no último final de semana. 

No mês de maio, a plataforma completa um ano. No Licon estão hospedados cursos abertos, projetos especiais, repositório de recursos educacionais e outras iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito da Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

O projeto mais recente é o Ideias para uma Educação On-line, lançado em 30 de abril e criado pela UVPR (Universidade Virtual do Paraná) com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). O objetivo é oportunizar a formação docente para o uso de TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em processos educativos.

Outra novidade no Licon também é o relançamento do conteúdo do primeiro Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas com webinars e lives que discutem a formação docente em novos tempos. O evento foi um sucesso no fim do ano passado e, agora, diante da pandemia de Covid-19, que demanda reflexões e busca por inspirações para práticas, passa a ser disponibilizado novamente aos interessados.

Durante o mês passado, o Licon também oportunizou o treinamento de estudantes e professores dos cursos presenciais da Unicentro para o uso do Moodle, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado na instituição de ensino. Foram dois cursos especialmente criados pela equipe multidisciplinar do Nead/UAB para o público da Unicentro. As formações seguem abertas.

Com informações da UVPR

Lançado no dia 30 de abril, o projeto Ideias para uma Educação On-line, da UVPR (Universidade Virtual do Paraná) em parceria com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) alcançou pessoas de 20 Estados brasileiros e também do Distrito Federal. 

No decorrer das duas últimas semanas, as inscrições não pararam de aumentar, conforme dados do portal Licon (Livre Conhecimento) da Universidade Estadual do Centro-Oeste, que hospeda os cursos. Considerando todas as opções disponíveis no catálogo, foram mais de mil inscrições.

O projeto Ideias foi criado dentro da proposta de microlearning, focando na formação de docentes (e demais interessados) para o uso de TICS (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em processos educativos. É importante salientar que o projeto vai sendo ampliado, sendo assim, é interessante voltar à página de vez em quando para conferir as novidades (uvpr.pr.gov.br/ideias).

De acordo com a coordenadora da UVPR e da UAB/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, a repercussão tem sido muito positiva e o resultado é esforço coletivo de todas as instituições parceiras envolvidas. 

Os cursos são gratuitos, breves, autoinstrucionais e com certificação. Os alunos podem escolher formações distribuídas em quatro áreas: Ferramentas e Recursos, Metodologias, Plataformas Virtuais e Lives e Webinars. 

Aliás, uma novidade dentro do projeto é o relançamento do conteúdo do I Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas (que teve o primeiro ciclo no fim de 2019 – uvpr.pr.gov.br/metodologiasativas) na seção de Lives e Webinars. Assim, os interessados podem refletir sobre a docência nos tempos atuais a partir da perspectivas de convidados especialistas renomados. 

Siga as redes sociais da UVPR para acompanhar as divulgações relativas ao projeto Ideias: 

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Tutorial de acesso ao Ideias:

Com informações da CCS Capes

Os cursos UAB (Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) desenvolvidos na modalidade Educação a Distância em vários polos espalhados pelo Paraná não tiveram interrupção das atividades (veja nota oficial).

Videoaulas gravadas e editadas, produção de materiais didáticos, acompanhamento em ambiente virtual de aprendizagem e apoio integral aos alunos por meio de grupos de mensagens instantâneas, webconferências e fóruns. Por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, diferentes tecnologias têm sido utilizadas pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para que as atividades dos cursos de ensino a distância sejam mantidas.

Os estudantes continuam a participar das aulas nas instituições que integram o programa, com as devidas adequações por causa da Covid-19. Há também tecnologias próprias para as avaliações remotas. Os tutores e assistentes à docência, que são bolsistas da Capes, estão mobilizados para o atendimento aos estudantes.

Funcionando desde 8 de junho de 2006, a UAB se transformou no maior programa público de educação a distância. No momento, são 116.755 alunos matriculados em 143 cursos de licenciatura, bacharelado, especialização e de tecnólogo. Participam do sistema 118 instituições públicas de ensino, dentre elas, a Unicentro.

Interiorização do ensino superior
Além de fomentar e desenvolver a educação a distância, a UAB tem expandido e interiorizado a oferta de cursos de educação superior no País. Dos 848 polos que compõem o sistema, 70% se localizam em municípios com menos de 100 mil habitantes.

Para chegar a lugares distantes, a UAB estimula as instituições de ensino a criar e desenvolver seus programas, métodos e ferramentas de ensino a distância. Depois, incentiva a fazer parcerias com os governos (federal, estadual, municipal) para implementar esses projetos. Ainda em cooperação, implanta centros de formação que sejam permanentes – os polos – em localidades consideradas estratégicas, para que os estudantes possam frequentar as aulas presenciais e, no caso daqueles que não têm computadores e internet, acessar os conteúdos dos materiais didáticos utilizados.

As instituições participantes desenvolvem e oferecem os cursos, produzem os recursos educacionais, selecionam os alunos e conduzem as avaliações dos estudantes. Os municípios e estados ficam responsáveis pelos polos de educação presencial. Cada polo UAB conta com estrutura para atividades presenciais obrigatórias. Elas devem conter laboratório de informática, biblioteca física e salas multiuso. Um mesmo polo UAB pode oferecer cursos desenvolvidos por mais de uma universidade.

 

O projeto “Conexão Geográfica: Educação além da Covid-19” tem o objetivo de refletir e construir ações colaborativas sobre a educação geográfica e o uso das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) nos processos educativos no contexto da pandemia da Covid-19.  A proposta do projeto é de desenvolver ações que permitam aos professores de Geografia a possibilidade de ampliarem suas práticas educativas durante o período de isolamento social.

Além das pesquisas que os integrantes do grupo desenvolvem, as principais ações realizadas são as lives, com professores renomados e que tratarão de temas atuais (confira aqui todos os temas que serão debatidos), e os tutoriais que estão sendo desenvolvidos e estarão em breve à disposição em formato de cursos abertos, no portal Licon (Livre Conhecimento), do Nead/UAB Unicentro (acesse a aqui a área de cursos do Licon).

Nesta quarta, dia 13 de maio, a primeira webconferência debaterá o tema “Educação Geográfica no contexto da pandemia da Covid-19” (acesse aqui mais informações sobre o evento). A webconferência de hoje poderá ser acessada pelo link http://meet.google.com/fup-mdev-kow. As inscrições são gratuitas e haverá certificado de participação para cada evento, sendo que o link para inscrições será divulgado no chat, durante a webconferência.

A iniciativa é do grupo de pesquisa e extensão EducartGEO da Unicentro, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava e o Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil (Nead/UAB) da Unicentro. O projeto também conta com apoio do Departamento de Geografia (Degeo) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Unicentro.

Já está no ar o número 03 da revista científica Aproximação, produzida pelo Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB da Universidade Estadual do Centro-Oeste, com nove artigos e uma entrevista especial – com o cientista político Francisco Sánchez López, diretor do Instituto de Iberoamérica (II) da Universidad de Salamanca (USal, Espanha), uma das mais antigas do mundo (800 anos de funcionamento).

Com um Comitê Científico bastante internacionalizado, a Aproximação tem periodicidade trimestral (a edição atual se refere de abril a junho de 2020), com ISSN 2675-228X. O volume 03 (bem como os dois anteriores) estão disponíveis neste link.

Desta vez, o dossiê temático versa sobre Metodologias Ativas. Um dos papers, por exemplo, debate o protagonismo e o empreendedorismo no Ensino Médio, a partir das experiências das Oficinas de Aprendizagem do Sesi Paraná, escrito por Fabiane Franciscone e Giovana Chimentão Punhagui.

Em paralelo, o call for papers (CFP) para o número 04 da Aproximação pode ser acessado aqui. Além de artigos com temática livre, serão aceitas submissões para o dossiê ‘O papel da EaD no futuro do Ensino Superior: aspectos administrativos, financeiros e políticos (programas de Governo ou de Estado)’. O prazo, independentemente do tema, é 31 de maio próximo.

A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) lançou a iniciativa Marcha Virtual Pela Ciência, que congrega ações nacionais neste dia 7 de maio. O objetivo principal é ressaltar a importância da ciência e da tecnologia no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

As universidades e outras instituições estão se manifestando com conteúdos e postagens que enfocam as hashtags #paCTopelavida #fiqueemcasacomaciência e #MarchapelaCiência. Também é incentivada a manifestação virtual por meio do Manif.app.

A UVPR (Universidade Virtual do Paraná), da qual o Nead/UAB Unicentro faz parte, em parceria com a Coordenação de Ciência e Tecnologia da Seti-PR e com a UEM lançou uma página com conteúdos relacionados à Marcha Virtual pela Ciência. Clique aqui.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste também divulgou uma página para congregar notícias das ações da instituição de ensino no combate ao novo coronavírus, comentários da Reitoria e mensagens. Clique aqui

A programação nacional agrupada pela SBPC pode ser acompanhada aqui.

O Dia Nacional da Matemática foi comemorado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste na quarta-feira, 6 de maio. Em 2020, o curso de Matemática da universidade (campus Cedeteg) completa 50 anos. Os departamentos das unidades universitárias de Guarapuava e de Irati se reuniram para realizar um evento on-line alusivo às datas. O Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB da Unicentro, por meio de Setor de Vídeos e Comunicação, foi parceiro da iniciativa.

A live com o prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba (Unesp Rio Claro) abordou o tema Tecnologias Digitais na Formação de Professores: Vídeos Digitais em Sala de Aula, Covid-19 e Educação Matemática. Pessoas de todo o Brasil, e também do exterior, acompanharam a transmissão realizada no canal Nead/UAB no YouTube. O vídeo, que já conta com 1.500 visualizações, segue disponível para quem não conseguiu acompanhar ao vivo! Clique abaixo.

Na tarde do dia 4 de maio foi realizada uma live no curso sobre Moodle Básico para professores da Unicentro. A equipe do Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB da universidade tirou as principais dúvidas dos docentes. Quem não conseguiu acompanhar ao vivo, pode ver o vídeo aqui.

Vale ressaltar que o curso segue aberto aos docentes da instituição de ensino. Para se inscrever, basta acessar o endereço licon.unicentro.br O objetivo é tirar as principais dúvidas a respeito de postagem de conteúdos, ferramentas, recursos e acompanhamento dos estudantes no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). 

Dúvidas a respeito do curso devem ser enviadas para o e-mail moodleprof.unicentro@gmail.com. O primeiro acesso (autenticação no portal quando se clica no card do curso) é pelo CPF do(a) professor(a).

O curso está no portal Licon (Livre Conhecimento), que também contempla outros cursos autoinstrucionais gratuitos e breves de formação docente para o uso de TICS (Tecnologias da Informação e da Comunicação), por meio do projeto Ideias para uma Educação On-line (UVPR/Abruem – uvpr.pr.gov.br/ideias).