O canal do Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Universidade Estadual do Centro-Oeste atingiu a marca de 30 mil inscritos no YouTube. Desde 2012, quando foi lançado, o canal registra 3.890.079 visualizações nos vídeos públicos.

Dentro da perspectiva de livre conhecimento adotada pelos projetos desenvolvidos pela equipe multidisciplinar do Nead/UAB Unicentro, como o próprio portal Licon, o canal disponibiliza vídeos produzidos no âmbito de cursos da modalidade EaD da universidade, sobretudo no sistema UAB.

Somente no último mês, o canal obteve 120.744 visualizações. O número de inscritos mensais tem aumentado desde o início da pandemia de Covid-19, em virtude da busca de conteúdos educativos de qualidade na internet por muitas pessoas que estão estudando de casa.

O canal, que pode ser visitado aqui, possui uma série de playlists divididas por temáticas (as chamadas webséries) ou cursos.

 

 

 O objetivo do projeto Ideias para uma Educação On-line é formar professores em âmbito nacional para atuarem em processos que envolvam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em atividades não presenciais, ou em cursos na modalidade de Educação a Distância. As formações são desenvolvidas com parcerias no âmbito da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), em conjunto com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). 

O lançamento ocorre em 30 de abril de 2020, a partir das 13h, e os cursos estão hospedados no portal Licon (Livre Conhecimento) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná). As capacitações apresentadas são gratuitas, têm curta duração e foram pensadas para ofertar formação continuada aos docentes e ao público interessado nas temáticas de maneira objetiva e simplificada. A certificação varia conforme a carga-horária, a partir de 30h. 

O projeto especial quer incentivar o uso de metodologias, recursos, ferramentas e plataformas que possam favorecer abordagens e práticas tanto em cursos presenciais quanto da modalidade EaD. A proposta é colaborativa, pretendendo que os participantes se tornem ativos, divulgadores de suas práticas e construtores de suas trilhas de aprendizagem.

Como se constitui como um projeto de formação continuada, as atividades são criadas em conjunto, podendo ser modificadas ou ampliadas no decorrer do processo, se pautando na perspectiva da aprendizagem em microlearning. Trata-se de uma abordagem autoinstrucional (sem tutoria), que pode ser adaptada à disponibilidade de tempo do aluno.

De acordo com a coordenadora da UVPR e da UAB/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, o projeto estava em planejamento há algum tempo e foi impulsionado pela situação atual. Em virtude da pandemia de Covid-19, as instituições de ensino suspenderam atividades presenciais. Muitas estão buscando alternativas para proporcionar interação com os acadêmicos. 

“Os cursos são tanto para EaD quanto para melhorar práticas na educação presencial. Apresentaremos ferramentas, metodologias e possibilidades que vão dar novas ideias aos nossos professores, o que é algo muito importante em qualquer tempo e ainda mais agora”, afirmou.

Vale ressaltar que a UVPR reúne os núcleos de EaD das sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná. Já a Abruem tem universidades  estaduais e municipais, representando várias regiões brasileiras.

 

Catálogo do Lançamento
(ATENÇÃO! Novos cursos serão adicionados ao catálogo nas próximas semanas)

PLATAFORMAS VIRTUAIS
Moodle Básico
Google Classroom

 

METODOLOGIAS ATIVAS
Aprendizagem Ativa

 

FERRAMENTAS E RECURSOS
Prezi
Webquest UEM
Loom
Padlet
Gravação de vídeos
Canva: ferramenta colaborativa

 

Projeto Ideias para uma Educação On-line
Realização: UVPR, Câmara de EaD da Abruem e Licon Unicentro
Cursos gratuitos, autoinstrucionais e com certificação

O Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB (Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro vai lançar um curso sobre o Moodle exclusivamente para docentes da universidade no portal Licon (Livre Conhecimento). A capacitação on-line estará disponível na plataforma a partir de segunda-feira, 27.

É importante ressaltar que o professor da universidade deve acessar este link, que leva diretamente ao curso, sendo que identificação de usuário e também a senha serão seu CPF.

O conteúdo aborda dicas e ferramentas relacionadas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. O curso é gratuito, com certificação e não tem data de fechamento, sendo assim, os inscritos podem realizar as atividades dentro de suas possibilidades de horários.

O treinamento espera tirar as principais dúvidas referentes à postagem de conteúdos, organização dos materiais e acompanhamento dos estudantes no AVA, principalmente durante o período de atividades não-presenciais da instituição de ensino, em virtude da pandemia de Covid-19.

 

Curso on-line Moodle para professores
Público-alvo: exclusivo para docentes da Unicentro
Acesso pelo CPF (login e senha)
Seção de Formação em EaD do site https://licon.unicentro.br
A partir de 27/04, segunda-feira
Dúvidas: moodleprof.unicentro@gmail.com

Os alunos dos cursos presenciais da Universidade Estadual do Centro-Oeste terão acesso a uma capacitação específica sobre a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem no portal Licon (Livre Conhecimento). A data de início é 22 de abril.

Organizada pela equipe do Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Unicentro, a ambientação apresenta as principais ferramentas de maneira objetiva. Os concluintes terão declaração de participação de 20 horas.

A disciplina online ficará aberta na plataforma, podendo ser acessada por qualquer pessoa interessada na temática. No entanto, o público-alvo principal é formado pelos acadêmicos dos cursos presenciais da Unicentro, diante da realização de atividades não-presenciais durante o período de isolamento social em virtude da pandemia de Covid-19. 

A plataforma Licon vai completar um ano em maio e concentra cursos abertos livres, projetos especiais e repositório de materiais didáticos produzidos no âmbito da EaD da universidade.

 

Ambientação à Plataforma Moodle

Onde? Portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro

Inscrições? Gratuitas em https://licon.unicentro.br, na seção de Cursos Abertos

Quando? A partir de 22/04

Certificação de 20h para concluintes

Dúvidas: licon@unicentro.br

 

O curso online aberto Educação em Saúde Coletiva para o Século XXI (40h) do portal Licon (Livre Conhecimento) do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste terá uma entrevista online com dois especialistas na temática na noite desta segunda-feira, 13 de abril, a partir das 20h. 

Para participar da discussão, é necessário se inscrever no curso e acessar o link da sala disponível na aba Webconferência. A entrevistadora será a professora responsável pelo curso, Dra. Simone Maria Martins, também coordenadora do polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Umuarama. As perguntas foram tanto elaboradas por ela quanto enviadas nos fóruns pelos participantes do curso e do Ciclo de Palestras Polos UAB Paraná.

Os convidados da noite são: 

Rafael Dellova, advogado e palestrante. Militante dos Direitos Humanos e criador do Grupo Direito, Política & Sociedade.

Luis Eugênio Portela Fernandes de Souza, doutor em Saúde Pública Professor do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA e Conselheiro da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). 

Eles estarão ao vivo respondendo outras possíveis dúvidas dos cursistas. Não perca a oportunidade!

Inscreva-se no curso aqui.

O curso Educação em Saúde Coletiva para o Século XXI, do portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro, registrou 202 inscritos em seu primeiro dia. A formação teve início na quarta-feira, 8, é totalmente online, gratuita e com certificação de 40h para os inscritos que finalizarem o conteúdo proposto na plataforma.

Ainda dá tempo de participar! A inscrição feita por este link. As atividades foram divididas em quatro aulas completas e a avaliação para certificação estará disponível aos participantes a partir do dia 30 de abril. O objetivo é que os alunos tenham tempo para refletir a respeito dos tópicos, ler os materiais sugeridos e ver os vídeos de apoio.

O curso livre integra um plano de ação dos polos UAB (Universidade Aberta do Brasil) no Paraná com a finalidade de propor um evento online com horas suplementares aos alunos durante o período de suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia da Covid-19. O Núcleo de Educação a Distância/UAB da Universidade Estadual do Centro-Oeste é parceiro da iniciativa desde o início do Ciclo de Palestras Polos UAB Paraná, há duas semanas.

A autoria do curso é da professora doutora Simone Maria Martins, coordenadora do polo UAB Umuarama. De acordo com ela, o MOOC é voltado para a comunidade acadêmica da educação a distância e do ensino presencial, aos profissionais de saúde, professores e tutores. “O curso é destinado para aquelas pessoas que desejam estudar sobre educação em saúde coletiva, em especial, as características históricas, sociais, econômicas e epidemiológicas da sociedade, com ênfase no enfrentamento das endemias, epidemias e pandemias”, comenta.

Inscreva-se aqui.

O Ciclo de Palestras Polos UAB do Paraná realiza a sua segunda palestra nesta segunda-feira, 6, com o tema “Análise do Cenário Atual da Pandemia Covid-19”. O evento está marcado para as 20h via transmissão online. Informações aqui.

Nesta quarta-feira, 8, terá início o curso que integra as discussões. Com o título “Educação para a Saúde Coletiva no Século XXI” (40h), e ministrado pela professora Simone Maria Martins, coordenadora do polo UAB Umuarama, a capacitação ocorrerá no portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro.

As inscrições para o curso aberto serão abertas a partir da 0h do dia 8. E a primeira semana de atividades refletirá a respeito dos conceitos básicos de saúde coletiva, outros assuntos serão debatidos nas próximas três semanas. O evento tem apoio do Núcleo de Educação a Distância e Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Universidade Estadual do Centro-Oeste e reúne 42 polos UAB do Estado. Cerca de 500 pessoas se inscreveram para a primeira palestra, na semana passada. Um fórum concentra os comentários dos participantes, que são tanto estudantes do sistema UAB, quanto equipes de polos ou profissionais das áreas de educação e saúde.

Curso livre Educação para a Saúde Coletiva no Século XXI – Inscrições a partir de 0h de 08/04

Reprodução do Portal MEC, autoria de Tatiana Sócrates

Sem sair de casa, estudantes de licenciatura poderão se inscrever e participar de cursos com conhecimentos voltados a Português, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação. A oportunidade é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Goiás. São, ao todo, 50 mil vagas.

As inscrições podem ser realizadas até 20 de abril pela AVAMEC, plataforma online do MEC. Basta se cadastrar na ferramenta e informar dados pessoais, como e-mail, telefone e endereço. Em seguida, escolher o curso desejado e apertar o botão “Inscrever”.

De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, apesar de poder ser realizado por qualquer interessado, os cursos têm por objetivo auxiliar a formação continuada de professores e estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Português e de Pedagogia.

“Com os constantes avanços tecnológicos, a educação a distância é favorecida e se torna cada dia mais abrangente e ao alcance das pessoas nas diferentes regiões do país. Em função da pandemia de coronavírus e do isolamento social, a medida se torna ainda mais importante”, afirmou Macedo.

No primeiro dia em que ficaram disponíveis, os cursos tiveram 2 mil acessos e 6,8 mil estudantes inscritos. As inscrições foram abertas na segunda-feira, 30 de março.

Segundo o professor Gilson Oliveira Barreto, coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME) da UFG, os participantes podem iniciar as aulas na hora da inscrição.

Cada curso tem 60 horas de duração. Na plataforma do MEC, é possível conhecer todos os detalhes da formação. Estão disponíveis dados da ementa, os objetivos, a metodologia e o conteúdo dos cursos.

No caso do material para estudantes de Português, são abordados desde os conceitos básicos de texto, passando pelos processos e desafios da leitura e da escrita, até chegar a níveis mais avançados de interpretação e de escrita no meio acadêmico. Já o curso de Matemática, apresenta e discute conteúdos fundamentais para a área, como conjuntos numéricos e as operações fundamentais, potenciação e radiciação, equações e funções.

O curso de Tecnologias da Informação e Comunicação tem o objetivo de oferecer suporte técnico e também desencadear uma série de reflexões que servirão de base e fundamentação para leitura e estudo de pessoas interessadas nessa área. Os conteúdos apresentam o cenário atual dos recursos tecnológicos e as possibilidades propiciadas por esses recursos para fazer uso dos potenciais de suas ferramentas tanto para realizar leituras e estudos quanto para desenvolver produções intelectuais.

Ao final do curso, se a pessoa cumprir todos os requisitos, tem direito a um documento declaratório de que cumpriu aquela carga horária. O certificado poderá ser utilizado na rede de ensino para a progressão profissional e ajudar o estudante na carreira ou na universidade para comprovar que efetivamente realizou curso e atingiu as horas exigidas.

A plataforma
O AVAMEC é um sistema on-line que permite a concepção e a administração de cursos a distância. Desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC em parceria com o LabTIME, a ferramenta faz parte do programa Educação Conectada, que tem como um dos objetivos fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Em março, a plataforma registrou recorde dos últimos 12 meses: quase 600 mil acessos. O AVAMEC oferece mais de 80 cursos de 20 instituições. Ao todo, quase 200 mil usuários ativos utilizam a plataforma para aperfeiçoar conhecimentos.

Inscrições aqui.

O portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro chegou aos 5 mil inscritos esta semana. Lançada em maio de 2019, a plataforma contempla cursos abertos e repositório de materiais didáticos produzidos no âmbito da Universidade Aberta do Brasil/Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Atualmente, são 11 cursos livres autoinstrucionais disponíveis:

 

Conheça o Licon!

 

A partir do dia 8 de abril, próxima quarta-feira, a comunidade acadêmica do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) no Paraná poderá participar do curso Educação para a Saúde Coletiva no Século XXI, dentro do portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro. 

O curso aberto foi desenvolvido pela professora Simone Maria Martins, coordenadora do polo UAB Umuarama, que também idealizou, em conjunto com os outros polos do Estado, o Ciclo de Palestras dos Polos UAB Paraná, que envolve, além do MOOC, duas palestras pertinentes a respeito da pandemia do Covid-19.

A ação foi pensada para proporcionar aprendizados sobre o tema do momento aos estudantes da modalidade EaD durante o período de suspensão das atividades presenciais. O Licon participa da ação hospedando o curso.

O curso terá certificação de 40h e pode ser feito por qualquer pessoa interessada na temática. Os inscritos deverão participar dos fóruns e realizar avaliação a respeito dos temas abordados. O programa contempla o seguinte conteúdo:

Aula 1 – Conceitos básicos de saúde coletiva
Período: 08/04 – 14/04
Carga horária: 10h

Aula 2 – As ameaças à saúde coletiva e as relações sociais – Dados Históricos
Período: 14/04 – 21/04
Carga horária: 10h

Aula 3 – As ameaças à saúde coletiva para o Século XXI – Dados Epidemiológicos
Período: 21/04 – 28/04
Carga horária: 10h

Aula 4 – O cenário atual da Pandemia COVID-19 no Paraná, no Brasil e no mundo: análise da crise social, econômica e epidemiológica
Período: 28/04 – 05/05
Carga horária: 10h

Dúvidas sobre o portal podem ser enviadas para o email licon@unicentro.br. Questões a respeito do conteúdo programático podem ser direcionadas ao e-mail uab@umuarama.pr.gov.br.

O polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) Umuarama desenvolveu um plano de ação especial para o período de suspensão do atendimento presencial em virtude do novo coronavírus. De acordo com a coordenadora do polo, professora Simone Maria Martins, o objetivo é promover atividades online por meio de tecnologias educacionais para a comunidade acadêmica de todos os polos UAB do Estado, proporcionando horas complementares aos alunos. O Nead/UAB Unicentro é parceiro da iniciativa por meio do portal Licon (Livre Conhecimento).

Os tutores serão parceiros no desenvolvimento da ação, pois estarão em contato permanente com os estudantes incentivando que participem de cursos abertos livres em diferentes portais e do Ciclo de Palestras Polos UAB Paraná. Trata-se de uma iniciativa interessante, com debates sobre os temas “Ameaças à Saúde Coletiva para o Século XXI” e “Análise do Cenário Atual do Covid-19”.

O Núcleo de Educação a Distância/UAB hospedará o curso Educação em Saúde Coletiva para o Século XXI. Trata-se de uma aprofundamento dos temas que serão abordados nas palestras. Informações podem ser obtidas pelo e-mail uab@umuarama.pr.gov.br. As inscrições para os estudantes da modalidade EaD das IES públicas do Paraná são por meio deste link.

 

Programação

31/03, às 20h – Palestra on-line “Ameaças à Saúde Coletiva para o Século XXI”. Inscrição aqui

06/04, às 20h – Palestra on-line “Análise do Cenário Atual do Covid-19”. Inscrição aqui.

07/04 – Curso na plataforma Licon/Unicentro: “Educação em Saúde Coletiva para o Século XXI”. Inscrição em breve aqui.

Por Unicentro Paraná

Analista de TI do Nead mostra suporte para máscara |Foto: Chris Lima

O Ecossistema de Inovação de Guarapuava, que reúne o Celeiro de Inovação, o Cilla Tech Park, a Prefeitura, a Unicentro, a Acig, a Faculdade Campo Real, a Faculdade Guairacá, a Faculdade Guarapuava, o Fórum CT&I e a UTFPR, deu início na terça-feira, 24, ao Mutirão TEC do Bem. Inspirado em ações mundiais, os parceiros estão trabalhando na impressão 3D de máscaras de proteção para profissionais da saúde.

Inicialmente, conta o professor Ricardo Myahara, do Departamento de Física e diretor do campus Cedeteg, e que está a frente desse trabalho na Unicentro, o primeiro passo foi levantar quantas impressoras poderiam ser utilizadas, em Guarapuava, nesse trabalho de impressão das máscaras e, assim, chegar a capacidade de produção diária. “Nesse grupo, por exemplo, foi passado o arquivo para ser um único tipo de impressão para todos os participantes. Então, todos estão produzindo o mesmo material, com as mesmas especificações”.

No total, segundo o diretor do Celeiro de Inovação de Guarapuava, Andy Troc, são 30 as impressoras trabalhando na impressão das máscaras. Dessas, cinco pertencem a diferentes setores da universidade, que colocaram seus equipamentos a disposição do projeto, como o Núcleo de Educação a Distância, o Laboratório de Neurociência e Comportamento e o Departamento de Computação, além da impressora particular do professor Valdirlei Fernandes Freitas, do Departamento de Física. Em um dia, a Unicentro produziu 10 máscaras. Cada uma delas demora, em média, quatro horas para ser impressa. “Essas impressões são suportes para máscaras que são utilizadas nas ações do coronavírus. Esse suporte, então, é feito de polímero, que as impressoras utilizam como matéria-prima”, explica Ricardo.

As máscaras que estão sendo produzidas seguem um mesmo padrão e, de acordo com Andy Troc, são chamadas de faces shields ou, em português, escudo para face. “Ela é utilizada pelos profissionais de saúde e ela serve para ser utilizada em conjunto com a máscara M95. O que que ela faz? Como ela tem uma proteção de acetato, que é uma espécie de acrílico transparente que vai na frente, ela auxilia, ela faz a máscara ter uma durabilidade um pouco maior e ela protege ainda mais o profissional de saúde de possíveis gotículas que podem atingir ele no momento que ele está fazendo o atendimento”.

Além de protegerem o rosto todo do profissional de saúde, as face shields tem outra vantagem, que é a possibilidade de serem esterelizadas com álcool 70%. O primeiro lote de máscaras vai ser entregue nas unidades de saúde nessa quinta-feira, 26. Depois, os repasses serão diários. “Todo dia, seguindo todos os padrões de segurança necessários, um carro da prefeitura ou da Unicentro passa fazendo o recolhimento dessas peças e leva até o fornecedor que aplica o acetato. Do fornecedor que aplica o acetato, vai ser feita a distribuição. Antes do profissional de saúde utilizar, ela chega no hospital e passa por mais uma esterelização até o uso final”, finaliza o diretor do Celeiro de Inovação.

A revista científica internacional Aproximação  lança call for papers para sua quarta edição, com circulação prevista para julho-agosto de 2020. Registrada sob o ISSN número 2675-228X, a Aproximação (de periodicidade trimestral) tem como foco central os debates em torno da Educação a Distância (EaD), contando com as seguintes editorias: Geral (artigos com temática livre); Dossiê (um tema a cada edição); e Entrevista. Serão aceitas submissões até 31/05/20, pelo sistema Open Journal System (OJS), com avaliação por pares às cegas. Para o número 04, o Dossiê acolherá artigos que tenham como escopo ‘O papel da EaD no futuro do Ensino Superior: aspectos administrativos, financeiros e políticos (programas de de Governo ou de Estado)’, relatando, por exemplo, experiências bem-sucedidas e/ou limitações nas ações, dentre outras possibilidades. A Aproximação conta com corpo editorial altamente qualificado, com participantes de sete países. Interessados(as) podem sanar dúvidas via e-mail aproximacao@unicentro.br. A publicação aceita artigos em Português, Inglês e Espanho

Diante da situação adversa em virtude do isolamento social para prevenir a disseminação do coronavírus, algumas instituições estão evidenciando as suas plataformas de educação. A Cresol, por meio de seu Instituto, é parceira da Unicentro há alguns anos e informa que possui uma plataforma livre e com certificação gratuita de cursos.

De acordo com o gerente do Cresol Instituto, José Carlos Vandresen, a cooperativa entende da importância da cooperação entre as pessoas. É ela que irá possibilitar superarmos essa pandemia e nos fortalecer enquanto sociedade, mais humana, solidária e cooperativa”, disse.

A Cresol é uma jovem instituição financeira cooperativa, que vem crescendo com seus cooperados, comunidade e regiões; sempre olhando para o conhecimento como uma força que a desafia permanentemente.

Além da plataforma, disponível aqui, o Instituto também mantém um ambiente aberto de trabalhos acadêmicos relacionados à Cresol, o PublicaCresol, que pode ser consultado aqui.

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) informa que a SEaD (Secretaria Geral de Educação a Distância) lançou no PoCA (Portal de Cursos Abertos) novos cursos abertos que fazem parte da Formação para Docência em EaD. As capacitações são sobre Desafios da Avaliação; Planejamento Pedagógico de Disciplinas e Introdução ao Moodle, sendo que o público-alvo é formado por professores interessados na temática.

O PoCA conta com 37 cursos de capacitação em diferentes áreas, todos gratuitos e com certificação. As cargas-horárias variam de duas a 30 horas. Os participantes podem fazer as atividades propostas em qualquer momento dentro do seu planejamento de tempo.

Acesse o PoCA/UFSCar aqui.

Conheça também o portal Licon do Nead Unicentro, a sua plataforma de Livre Conhecimento.

O IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) oferece cursos abertos à comunidade em geral em seu Moodle. Um deles é sobre criação de videoaulas, dando dicas objetivas aos docentes sobre como gravar, editar e disponibilizar vídeos de conteúdos a respeito das disciplinas.

O tema é interessante, ainda mais em um momento de suspensão de atividades presenciais nas instituições de ensino (em virtude da prevenção do COVID-19), já que incentiva a produção de materiais criativos por parte dos docentes.

O IFRS disponibiliza vários outros cursos, contemplando dez áreas. Os MOOCs (cursos massivos online) são autoinstrucionais, ou seja, sem tutoria. Entre as temáticas em destaque estão: Ambiente e Saúde, Ciências Exatas, Educação, Gestão e Negócios, Idiomas, Informática, Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Turismo/Hospitalidade.

Confira a lista de cursos abertos do IFRS aqui.

 

Na semana passada, a Câmara EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) realizou reunião de planejamento para 2020. Um dos tópicos da reunião foi a reflexão sobre educação online em tempos de coronavírus.

Um roteiro para campanha de divulgação foi elaborado pelos integrantes da Câmara: Marcus Tomasi (Udesc), Carmen Maria Cipriani Pandini (Udesc), Maria Aparecida Crissi Knuppel (Unicentro), Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra (UEMA), Marcus Vinícius Maltempi (Unesp) e Carlos Willians Jaques Morais (UEPG). Alguns materiais serão produzidos para refletir a temática.

O Setor de Vídeos do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste produziu o vídeo abaixo:

https://youtu.be/WETTDqovSqA

“O coronavírus apresenta desafios também para a educação superior. No que se refere à educação online, a Câmara EaD da Abruem propõe algumas reflexões. Não há um único modo de utilizar as tecnologias educacionais. Flexibilização dos modelos, da legislação e dos processos avaliativos é fundamental. Existem muitas atividades disponíveis, com as quais os alunos podem trabalhar em rede. Há concepções, metodologias, tecnologias e modelos educativos que devem ser usados em um momento de desafio para as universidades. A educação online não se faz apenas com vídeos. Nesse modelo, o papel do professor está focado na mediação, proporcionando um ensino colaborativo e participativo. Os ambientes virtuais de aprendizagem e os materiais didáticos digitais são suportes essenciais para a educação online. Há muitos materiais atraentes, em diferentes formatos e disponíveis em diversos portais da web. Os acadêmicos têm interesse por aplicativos e jogos, os quais podem ser incorporados nas metodologias de maneira criativa. As mídias sociais são acessíveis e podem ser integradoras para a colaboração e participação. A Câmara EaD da Abruem pretende orientar sobre o oferecimento da educação online com qualidade num momento de impedimento de atividades presenciais. A oportunidade de experimentar novas metodologias pode ampliar a comunicação e alcançar sucesso em atividades no ambiente virtual”.

Atividade no polo UAB Santo Antonio do Sudoeste

O curso de Educação Física na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste está realizando ações avaliativas da disciplina Atividades Aquáticas, ministrada pelo professor Claudio Shigueki Suzuki (DEDUF/I).

O docente já visitou o polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Santo Antonio do Sudoeste e deve ir aos polos de Laranjeiras do Sul (dia 14) e de Congonhinhas (21) nos próximos fins de semana. O objetivo é avaliar os estudantes com relação ao conteúdo discutido dentro da disciplina nos últimos meses.