Reunião ocorreu na coordenação do Nead Unicentro

Nessa quinta-feira, 12, a Coordenação do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste sediou reunião de planejamento de ações da UVPR (Universidade Virtual do Paraná). Participaram os coordenadores de núcleos de Educação a Distância das universidades estaduais. A reunião foi presidida pela coordenadora Nead/UAB Unicentro, que assume a coordenação da UVPR, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.

O objetivo foi discutir projetos e parcerias para 2020, bem como delinear ações conjuntas que fortaleçam a Educação a Distância no âmbito das instituições públicas de ensino superior. “Nossas ações são em rede e coletivas, por isso esses momentos de compartilhamento são fundamentais”, ressaltou a professora Maria Aparecida.

Estiveram presentes os coordenadores EaD da UEPG, Carlos Willians Jaques Morais, e da UENP, Silvio Tadeu de Oliveira. Os outros coordenadores participaram via webconferência: da Unioeste, Beatriz Helena Dal Molin; da UEL, Pedro Paulo Ayrosa e da Unespar, Maria Ivete Basniak, faltando somente a representante da UEM. 

Por CCS/Capes

Três projetos, dos 25 inicialmente selecionados para o 2º Workshop de Inovação da Capes foram premiados durante o encerramento do Congresso de Ensino Superior a Distância (Esud), em Teresina, no mês de novembro. A iniciativa escolheu as melhores soluções tecnológicas voltadas para o ensino, em especial na modalidade a distância.

O jogo PHAROS, produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conquistou o primeiro lugar. A ferramenta tem como objetivo explorar a matemática em um cenário de jogos, tornando-a instigante para os alunos. “Nós estávamos na expectativa. É um trabalho de muita gente; ficamos muito felizes com resultado”, disse Nathanael Nascimento, um dos criadores do jogo.

O segundo lugar ficou com a Universidade Federal do ABC (UFABC), que desenvolveu um conjunto de aplicativos móveis acessíveis para alunos com deficiências visual e auditiva. O terceiro lugar foi conquistado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com o projeto “INCLUA”, que também trata de acessibilidade e inclusão.

Os trabalhos foram agraciados com certificados e medalhas. “Todos os projetos são maravilhosos. Essas soluções tecnológicas poderão ser aproveitadas por todos, não só na modalidade EaD, mas também presencial”, comentou Alexandre Martins, coordenador de Ensino e Tecnologia de Ensino a Distância da Capes.

As webséries produzidas para etapa virtual do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas pela equipe de Vídeos e Comunicação agora estão públicas no canal do YouTube do Nead Unicentro. São quatro playlists, cada uma com uma temática específica: #1 Docência no Ensino Superior em Novos Tempos; #2 Era Híbrida, Educação Disruptiva e Ambientes de Aprendizagem; #3 Formação de Professores para/no Século 21 e #4 Inovação, múltiplos desafios.

Os convidados que falam sobre os temas citados são especialistas renomados, tanto do Brasil quanto do exterior: António Moreira (Universidade Aberta de Portugal), Ilka Serra (Universidade Estadual do Maranhão), Kátia Morosov Alonso (Universidade Federal de Mato Grosso), Klaus Schlünzen Junior (Universidade Estadual Paulista), Lúcia Maria Dupret (Fundação Oswaldo Cruz), Luciano Sathler (Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix), Maria Luisa Furlan Costa (Universidade Estadual de Maringá), Padmanabhan Seshaiyer (George Mason University-EUA), Rodrigo Barbosa e Silva (Lemann Center/Stanford University-EUA), Sara Dias-Trindade (Universidade de Coimbra-PT), Soreya González (Fundación EducaTech-MEX) e Vilma Fuentes (Santa Fe College-EUA).

Confira abaixo as webséries:

#1 Docência no Ensino Superior em Novos Tempos

#2 Era Híbrida, Educação Disruptiva e Ambientes de Aprendizagem

#3 Formação de Professores para/no Século 21

#4 Inovação, múltiplos desafios

Evento ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro na Unespar, em Curitiba

Ideia abraçada por muitas pessoas, a primeira edição do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas foi um verdadeiro sucesso, compartilhando conhecimentos, capacitando docentes e refletindo sobre desafios da inovação educativa. A etapa virtual, desenvolvida no decorrer de semanas de atividades online, foi consolidada pela etapa presencial, que reuniu pesquisadores e profissionais de universidades, instituições e empresas em Curitiba. 

O evento ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro na Unespar e contou com um público de aproximadamente 400 pessoas. As duas etapas do simpósio foram realizadas pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pela Universidade Virtual do Paraná. A organização foi da Unicentro, por meio do Nead, e da Unespar. A iniciativa contou com apoio do CREA-PR, Abruem, SEED-PR, Capes e Sanepar.

Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Nelson Bona, o simpósio só foi possível por ter encontrado audiência – mais de mil pessoas na etapa virtual – e centenas na etapa presencial. Pessoas que saem da sua zona de conforto e buscam novas perspectivas, que são inquietas. “Todos nós podemos inovar e devemos buscar um processo de ensino em que a rotina não se instale. Em que o desafio em fazer diferente seja constante. É nosso dever enquanto docentes fazer com que a educação seja cada vez melhor”, ressaltou.

A professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora da UVPR (Universidade Virtual do Paraná) e do Nead Unicentro, também lançou a revista Aproximação sobre Educação, Tecnologia e Sociedade durante o evento. “A tecnologia e a inovação precisam estar sempre voltadas às pessoas para que tenhamos êxito. De nada vale a tecnologia se não tivermos melhoria na qualidade de vida das pessoas. Nosso evento foi sonhado no sentido de reunir profissionais e pesquisadores que discutem a educação 4.0 num momento de grande transformação social. Gostaria de agradecer a todos que se envolveram para que esse simpósio se tornasse uma realidade”, afirmou a professora Cida.

A pertinência do evento foi ressaltada pelo vice-reitor da Unespar, professor Sydnei Kempa. “A temática do simpósio é extremamente relevante. Precisamos, sim, discutir novas metodologias. Essa não é a única solução para problemas da educação, mas é um importante caminho a ser seguido”, disse. De acordo com o presidente do Crea-PR, professor Ricardo Rocha de Oliveira, em todas as áreas do conhecimento é importante incorporar metodologias ativas. “Gostaria de parabenizar a equipe da Seti e da organização pela iniciativa e estaremos sempre apoiando ações como essa”, falou ele, que também é professor da Unioeste.

O reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza, também prestigiou a abertura do evento.

Programação

A abertura foi marcada por palestra do professor Ricardo Fragelli, da Universidade de Brasília, que falou sobre metodologias inovadoras de ensino. O segundo dia de atividades contou com apresentações de cases das universidades públicas do Paraná e também de instituições e empresas convidadas, como Atari, Google, Microsoft, Sesi, PUC-PR, SEED-PR, etc.

Em breve, os certificados dos participantes serão disponibilizados aqui.

Os vídeos da palestra de abertura e das apresentações de cases podem ser vistos nesta playlist.

https://www.youtube.com/watch?v=33Ax6HhWL6Y&list=PLXqxHGk-jOQyFqqMmSZlsHeMA1Q2AF6ba

A primeira edição da revista científica Aproximação já está no ar, na Plataforma SEER. A publicação, trimestral, é editada pelo Nead (Núcleo de Educação a Distância) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná), abordando sempre aspectos da tríade Educação Híbrida, Tecnologia e Sociedade. O número 1 apresenta 10 papers (alguns deles dentro do dossiê Mídias na Educação) e uma entrevista especial com a cientista mexicana Soreya Reyez González, uma autoridade global em E-Learning.

De acordo com a coordenadora do Nead, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, a revista vai aprofundar discussões e proporcionar espaço plural para reflexões sobre a inovação na Educação. “Estamos muito felizes com o lançamento do projeto”, diz a coordenadora.

A cada edição, o periódico contará com três seções: Geral (artigos que se harmonizem com a linha editorial geral da Aproximação); Dossiê temático; e Entrevista, convidando especialistas para tratarem de temas atuais. O comitê científico é altamente internacionalizado (Argentina, Hungria, Espanha, Colômbia, etc) e também possui a presença de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil. Os editores integram a equipe do Nead Unicentro. Em breve, a equipe lançará o call for papers da segunda edição. Informações complementares podem ser obtidas pelo e-mail aproximacao@unicentro.br.

Grupo realizará visitas entre hoje e amanhã

Uma comitiva está realizando viagem de visita técnica em empresas de São Paulo para conhecer habitats de inovação. Os integrantes são profissionais da Seti-PR, Capes, UVPR, Unicentro e Unespar.

A coordenadora do Nead (Núcleo de Educação a Distância), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, está participando da visita, assim como o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Marcio Fernandes, que também realiza atividades na área de Comunicação no Nead e o diretor do campus Santa Cruz e futuro vice-reitor, professor Ademir Juracy Fanfa Ribas.

A agenda desta quinta e sexta-feira, 31/10 e 01/11, contempla visitas nas seguintes empresas/instituições: Artemísia, Facebook, Cubo Itaú, Google, Here, Habitat Bradesco e Agência USP de Inovação. O objetivo é conhecer projetos e estabelecer parcerias.

O Nead (Núcleo de Educação a Distância) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) vai lançar em novembro a Revista Científica Aproximação sobre Educação, Tecnologia e Sociedade. 

O periódico contará com três seções: geral – com artigos que se harmonizem com a linha editorial; dossiê temático – a cada edição a respeito de um tópico específico e entrevista, convidando especialistas para tratarem de temas atuais. O comitê científico é internacionalizado e também possui a presença de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil. Os editores integram a equipe do Nead.

A princípio, a periodicidade será trimestral, estando a revista vinculada à plataforma SEER (Serviço Eletrônico de Editoração de Revistas), juntamente a outros periódicos nascidos no âmbito da Unicentro.

De acordo com a coordenadora do Nead, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, a revista vinha sendo planejada há um bom tempo e vai aprofundar discussões e proporcionar um espaço plural e propício para reflexões sobre a inovação na educação. “Estamos muito felizes com o lançamento do projeto”, disse.

Aproximação é um título já utilizado nos informativos elaborados pela equipe de Comunicação do Nead Unicentro. Agora, também nomeia a revista científica, que tem, de fato, o objetivo de aproximar, reduzir distâncias, integrar estudantes, docentes e pesquisadores. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail aproximacao@unicentro.br.

Siga acompanhando nosso site para ficar por dentro das novidades relacionadas à revista científica Aproximação.

A etapa presencial do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas será realizada nos dias 11 e 12 de novembro na Unespar, em Curitiba. São esperados 16 convidados representando universidades, instituições e empresas. Eles apresentarão cases sobre uso de métodos inovadores na educação. O evento é gratuito e foi pensado para formar profissionais da educação. Para participar, é necessário efetivar inscrição online aqui.

A realização é da SETI-PR (Superintendência Geral de Ciência e Tecnologia), por meio da UVPR (Universidade Virtual do Paraná). São apoiadores o CREA-PR, a Capes, a Abruem, a SEED-PR e a Sanepar. A organização é da Unicentro e da Unespar.

Programação

No dia 11 de novembro, segunda-feira, o evento começará às 19h com apresentação cultural (Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná) seguida da palestra “Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”, com o professor Ricardo Fragelli (UNB).

No dia 12 de novembro as atividades terão início às 8h30 com apresentação cultural (Duo Kinesis). Na parte da manhã, as empresas e instituições convidadas apresentarão seus cases: Microsoft (Fabio Negreiros), Atari (Fábio Nicolau dos Santos Carneiro), PUCPR (Aline Von Bahten), UFPR (André Luiz Felix Rodacki), SEED-PR (Elisandra Angrewski), Sistema FIEP (Fabiane Franciscone) e Google (Daniel Padilha Garrido).

À tarde, o evento retornará às 13h30, com apresentação cultural (Música de Câmara). Em seguida, as universidades públicas do Paraná mostrarão seus projetos: Unicentro (Maria Aparecida Crissi Knuppel), Unioeste (Beatriz Helena Dal Molin), UEM (Rafael Vitória Alves), UEPG (Viviane Aparecida Bagio), UEL (Valdirene Filomena Zorzo Veloso), UENP (Micheli Gomes de Souza), UTFPR (Iolanda B. C. Cortelazzo) e Unespar (Josi Mariano Borille).

Certificação

A equipe do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro está se preparando para transmitir o evento para quem desejar acompanhar as atividades a distância, na plataforma Licon. No entanto, a certificação desta etapa será emitida somente aos inscritos que participarem presencialmente. 

https://www.youtube.com/watch?v=CcqK6-uphsc

Serviço
O quê? Etapa presencial do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas
Quando? 11 e 12 de novembro
Onde? Embap/Unespar – antigo Centro de Convenções de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, 370, Curitiba-PR)
Evento gratuito
Realização: SETI-PR e UVPR
Apoio: CREA-PR, Sanepar, SEED-PR, Abruem e Capes.
Organização: Unicentro e Unespar

Edgar concedeu entrevista no estúdio do Nead

Esta semana, o professor Edgar Avila Gandra, coordenador do Cped (Coordenação de Programas de Educação a Distância) e da UAB (Universidade Aberta do Brasil) da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas-RS), está visitando a Unicentro.

Nessa terça-feira, 29, ele foi recebido pela coordenadora do Nead (Núcleo de Educação a Distância), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, e conheceu alguns projetos desenvolvidos no âmbito da Educação a Distância, os quais foram apresentados pela equipe. 

Edgar foi docente do Departamento de História do campus Santa Cruz da Unicentro por alguns anos e agora retorna para visita técnica, sobretudo para conhecer ações relacionadas ao monitoramento da evasão de estudantes.

No estúdio do Nead, ele concedeu uma entrevista ao professor Marcio Fernandes, falando sobre algumas das suas experiências na EaD. O vídeo será disponibilizado em breve no canal do YouTube e na plataforma Licon (Livre Conhecimento).

“Devemos apostar na sinergia das universidades públicas brasileiras. Precisamos nos unir para trocar experiências, dados e programas. Temos que nos desafiar a compreender as novas tecnologias e apostar nas parcerias”, ressaltou Edgar.

Live da terceira semana abordou a sala de aula invertida

Teve início na segunda-feira, 28, a última semana da etapa virtual do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas. Os inscritos terão acesso a webinars, live e fórum. O tema em questão é “Inovação: múltiplos desafios”. Os convidados são Rodrigo Barbosa e Silva (Stanford University), Luciano Sathler (Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e Abed), Soreya Reyes (Fundación EducaTech), Ilka Ribeiro de Souza Serra (Universidade Estadual do Maranhão) e Padhu Seshaiyer (Mason University).

A live da semana será realizada nesta terça-feira, 29, a partir das 19h, com o professor Marcio Fernandes, docente do Departamento de Comunicação Social da Unicentro. Ele também integra o grupo de pesquisa CLC (Conversas Latinas em Comunicação). O tema é “E-learning, artificial intelligence e internet of things para todxs”.

Certificação

Para receber a certificação integral do evento (etapa virtual), é preciso estar inscrito em todas as semanas de estudos e, ao final de cada semana, responder a um questionário, no card “Avaliações”. 

Etapa presencial

Nos dias 11 e 12 de novembro, será realizada em Curitiba a etapa presencial do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas. Para participar, é necessário efetivar inscrição online. O evento ocorrerá no EMBAP/Unespar. Na programação, palestra e apresentação de cases de empresas, instituições e universidades. A realização é da SETI-PR, por meio da UVPR. São apoiadores o CREA-PR, a Capes, a Abruem, a SEED-PR e a Sanepar. A organização é da Unicentro e da Unespar. Todas as informações estão aqui.

 

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste vai mostrar seus cursos e projetos na exposição Ilhas do Conhecimento, que ocorrerá no Shopping Cidade dos Lagos como parte da programação da VI Siepe (Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão). 

A agenda da ação contempla atividades de segunda a sexta-feira, com quatro Ilhas do Conhecimento espalhadas pelo shopping, sempre das 16 às 22h. O Nead participará nesta segunda e terça-feira, 28 e 29. A programação também tem mostra de projetos da universidade e apresentações científicas e culturais.

A Siepe começa hoje e possui uma programação diversificada. Confira aqui.

Ilhas do Conhecimento

Ilha 1 Ilha 2 Ilha 3 Ilha 4
Segunda-feira Fisioterapia Nead Unicentro Fonoaudiologia Enfermagem
Terça-feira Química Nead Unicentro Engenharia Florestal Enfermagem
Quarta-feira Física Medicina Veterinária Ciências Biológicas Enfermagem
Quinta-feira Física Ciência da Computação Pedagogia Enfermagem
Sexta-feira Engenharia de Alimentos Turismo Geografia Enfermagem

 

Exposições

Segunda-feira Curso de Comunicação Social Editora Unicentro
Terça-feira Editora Unicentro Lançamento de Livro
Quarta-feira Brinquedoteca da Unicentro Brinquedoteca da Unicentro
Quinta-feira Grupo de Astronomia Sem Fronteiras Grupo de Astronomia Sem Fronteiras
Sexta-feira Agrononomia Agronomia

 

Apresentações 

9 às 12h 14 às 18h 18h30 às 19h30 19h30 às 20h30 20h30 às 22h
Terça-feira Minicurso Manejo de Erva-Mate Dança Contemporânea Dança do Ventre e Taekwondo Unati
Quarta-feira Oficina A Magia da Física Teatro Composições Palestra-show A Magia da Física Outono Dourado Unati
Quinta-feira Gincana do Conhecimento Núcleo Maria da Penha e Neddij Núcleo Maria da Penha e Neddij Palestra-show Mas, afinal, o que é quântico? Dança Contemporânea
Sexta-feira Luz, Câmera, Ciência! Show musical Proec

Por UniRede

A UniRede (Associação Universidade em Rede), constituída por instituições públicas de ensino superior, promoverá, em conjunto com a UFPI (Universidade Federal do Piauí), e parceria com a Universidade Estadual do Piauí, Instituto Federal do Piauí, Centro Universitário Uninovafapi, Governo do Estado do Piauí e Fadex, o XVI ESUD (Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância) e o V CIESUD (Congresso Internacional de Educação Superior a Distância), que serão realizados na cidade de Teresina (PI), no período de 26 a 29 de novembro de 2019, tendo como tema principal “Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD”.

A abordagem temática tem como premissa básica discutir sobre as responsabilidades e os desafios da EaD no país, com vistas à sua consolidação e melhoria da qualidade do ensino, utilizando o diálogo com estudantes, professores, pesquisadores nacionais e internacionais, a partir de estudos e pesquisas, e vivência do processo de ensino-aprendizagem, numa proposta dos seguintes eixos de discussão: a) Políticas Públicas, Institucionalização, Gestão Administrativa e Financeira da EaD; b) Currículo e Formação docente; c) Práticas Educativas e Redes de Aprendizagem; d) Pesquisa e Extensão; e) Tecnologias: usos e apropriações.

Com isso, os congressos (ESUD e CIESUD) se configuram como eventos motivadores e de alta relevância para o campo científico, direcionado ao fortalecimento das políticas públicas de educação a distância e do compartilhamento de diferentes e inovadoras experiências de construção do ensinar e aprender com o uso das tecnologias digitais.

Informações aqui.

 

 

 

A equipe do Setor de Vídeos e Comunicação do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná produziu vídeo sobre o 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior.

Promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina em parceria com a Câmara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, o 2º SIIES promoveu reflexões pertinentes sobre o conceito de convergências, englobando ensino, pesquisa e extensão para uma formação inclusiva.

No decorrer dos três dias de evento, no Centro de Eventos Oceania Park Hotel, em Florianópolis, os congressistas participaram de palestras e mesas-redondas que ressaltaram as potencialidades do ensino superior para inovar e criar experiências educacionais significativas para a sociedade em, especial, no contexto atual, que requer o repensar das ações educacionais. 

Os convidados desta edição vieram de várias partes do Brasil e, também do exterior, como Portugal, México, Espanha, Colômbia e Estados Unidos.

A programação reuniu cerca de 200 participantes, incluindo professores, profissionais da educação, pesquisadores e estudantes. 

Foram apresentados  dezenas de trabalhos científicos aprovados como comunicações orais ou pôsteres, tanto na modalidade de artigo científico quanto de relato de experiência. 

Os três dias de evento no mês de setembro marcam a preocupação da Abruem no sentido de avançar em práticas inovadoras. 

A partir da atuação da Udesc e das universidades que auxiliaram na organização do evento, o SIIES proporcionou discussões internacionalizadas e atualizou os participantes sobre abordagens em um cenário de docência em novos tempos. 

Destaque para a valorização do trabalho em rede, que dá frutos positivos em todo o mundo, bem como as abordagens em relação a processos disruptivos e educação híbrida. 

Cada semana da etapa virtual do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas tem um fórum para discussão dos tópicos abordados. Muitos participantes estão contribuindo para a reflexão coletiva propondo questionamentos, contando experiências e indicando leituras.

Organizada pela equipe do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, na plataforma Licon (Livre Conhecimento), a etapa virtual foi construída a partir de temáticas pertinentes, contando com webinars e lives. 

Congressistas elogiaram o formato inovador do evento online, que é aberto e oportuniza que todos acompanhem os conteúdos em seus horários disponíveis, com flexibilidade. “Estou gostando muito do formato, dos conteúdos e das reflexões oportunizadas”, disse a participante Elisangela Hochuli.

Para a participante Ana Paula de Souza Santos, o formato disponibilizado é muito satisfatório. “O encaminhamento das discussões é bastante pertinente. A construção desses blocos semanais foi muito bem elaborada. Em suma, um evento coeso, pertinente e bem executado”.

De acordo com a participante Fernanda Gruendling, a proposta é interessante. “Vem ao encontro das nossas necessidades atuais, principalmente no que concerne ao uso das novas tecnologias”.

Etapa presencial

Nos dias 11 e 12 de novembro, será realizada em Curitiba a etapa presencial do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas. Para participar, é necessário efetivar inscrição online. O evento ocorrerá no EMBAP/Unespar. Na programação, palestra e apresentação de cases de empresas, instituições e universidades. A realização é da SETI-PR, por meio da UVPR. São apoiadores o CREA-PR, a Capes, a Abruem, a SEED-PR e a Sanepar. A organização é da Unicentro e da Unespar. Todas as informações estão aqui.

Atenção! Últimos dias para interessados se inscreverem no cadastro de reserva para quatro cursos da modalidade EaD da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Os editais 044, 045 e 046/2019 UAB/MEC/UNICENTRO tratam da formação de reserva para tutoria nos cursos de especialização em Libras, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. Ao todo, 13 cidades espalhadas pelo Paraná serão polos desses cursos. Já o curso de graduação em Licenciatura em Arte (edital 047) também está com cadastro aberto para cinco polos. Os interessados devem ler atentamente os editais, verificar os requisitos exigidos, bem como as atribuições, e então realizar a inscrição gratuita até o dia 27 de outubro de 2019.  

Formação de cadastro de reserva de tutores para atender necessidades dos cursos de pós-graduação abaixo, nas seguintes cidades:

LIBRAS

Curitiba

Foz do Iguaçu

Nova Londrina

Paranaguá

Ponta Grossa

GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Apucarana

Campo Largo

Céu Azul

Guarapuava

Tamarana

GESTÃO EM SAÚDE

Apucarana

Cerro Azul

Ivaiporã

Guarapuava

Jacarezinho

Formação de cadastro de reserva de tutores para atender necessidades do curso de graduação em Licenciatura em Arte, nos seguintes polos:

ARTE

Apucarana

Faxinal

Foz do Iguaçu

Ivaiporã

Lapa

Edital nº 044/2019 – Especialização em Libras

Edital nº 045/2019 – Especialização em Gestão Pública Municipal

Edital nº 046/2019 – Especialização em Gestão em Saúde

Edital nº 047/2019 – Licenciatura em Arte

A etapa virtual do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas chega à terceira semana de atividades. Para garantir a certificação, os inscritos devem ver os webinars, responder o questionário, participar do fórum e da live. 

Esta semana, o tema é “Formação de Professores para/no Século 21”. Os convidados são: Klaus Schlünzen Junior (Unesp), Maria Luisa Furlan Costa (UEM), Lucia Maria Dupret (Fiocruz) e Soreya Reyes (Fundación EducaTech/MEX). Na quinta-feira, 24, a live será com o professor Carlos Roberto Ferreira (DEMAT/Unicentro), que falará sobre experiências com a sala de aula invertida.

Vale lembrar que o evento é gratuito e online. As inscrições ficarão abertas até o fim de outubro. Para conseguir o certificado de 100% é necessário participar das quatro semanas. O objetivo é discutir as metodologias ativas e refletir sobre a docência em novos tempos.

Etapa presencial

Nos dias 11 e 12 de novembro, será realizada em Curitiba a etapa presencial do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas. Para participar, é necessário efetivar inscrição online. O evento ocorrerá no EMBAP/Unespar. Na programação, palestra e apresentação de cases de empresas, instituições e universidades. A realização é da SETI-PR, por meio da UVPR. São apoiadores o CREA-PR, a Capes, a Abruem, a SEED-PR e a Sanepar. A organização é da Unicentro e da Unespar. Todas as informações estão aqui.

 

A plataforma Licon (Livre Conhecimento) do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná implementou a ferramenta VLibras para  traduzir conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais, tornando o conteúdo disponibilizado acessível para pessoas surdas. Outro local onde a aplicação foi inserida é no Moodle administrado pelo Nead Unicentro.

O VLibras é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto.

Para utilizar o VLibras no Licon, basta selecionar o texto e então clicar no ícone da ferramenta, localizado ao lado direito da tela. Então, um avatar vai traduzir a seleção para Libras. Na parte inferior da janela, é possível pausar e alterar a velocidade.

Para a geração desses conteúdos, um dicionário de Libras foi desenvolvido pela equipe do projeto, juntamente com uma ferramenta web de construção colaborativa de sinais em Língua Brasileira de Sinais, denominada WikiLibras.

Conheça também a playlist dos vídeos em Libras no canal do Nead Unicentro no YouTube.

O PROFEI (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional), idealizado no âmbito da Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), foi lançado oficialmente no dia 25 de setembro, no campus Presidente Prudente da Unesp (Universidade Estadual Paulista). O início da pós-graduação está previsto para março de 2020. 

O curso terá 150 vagas distribuídas entre as instituições de ensino que se associaram nesta primeira proposta (UEM, UEMA, Unemat, UEPG, Udesc, Unespar, Unifesspa e Unesp). As instituições colaboradoras são UFJF, UFMT, AFAL, UFSM e UAB Portugal.

O público-alvo do mestrado é composto por professores e gestores em exercício na educação básica. As linhas de pesquisa são: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. A estrutura curricular conta com três disciplinas obrigatórias e outras 22 eletivas, nas áreas de Gestão, Diversidade, Políticas Públicas, Educação Especial, TDIC, Acessibilidade entre outras.

 

Objetivo
O objetivo é desenvolver processo formativo profissional para uma sociedade inclusiva, com metodologias inovadoras para construir habilidades e competências dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional. 

Para tal, foi estabelecida uma Rede Nacional na Modalidade Híbrida de Educação com pesquisadores de IES públicas das cinco regiões do país. Haverá, também, a participação da Universidade Aberta de Portugal, para promover a internacionalização do programa. A expectativa é contribuir para a formação de professores na perspectiva inclusiva, tendo em vista que a política da área tem demandado por programas dessa natureza.

 

Educação Híbrida e encontros presenciais
A Educação Híbrida na rede será proporcionada por um proposta pedagógica que considere materiais digitais ou não e disponibilização em  Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível; materiais e atividades online e assíncronas; atividades síncronas de webconferências com professores do programa; alto nível de interação entre docentes, tutores e alunos; mediação pedagógica efetiva; disseminação e compartilhamento de material de excelência e acessível; além da constituição de uma rede de aprendizagem.

Já a parte presencial do mestrado será desenvolvida nos polos, que serão nas instituições parceiras associadas ao programa. Estão previstos encontros periódicos para trabalho interdisciplinar, grupos de estudos, avaliações, orientações, exame de qualificação e defesa da dissertação.

De acordo com o professor Klaus Schlünzen Junior (Unesp), o PROFEI pretende maximizar o potencial de formadores e pesquisadores no campo da educação inclusiva, podendo articular diferentes realidades. “Teremos oportunidade e capacidade de responder em escala a demanda de formação decorrente das atuais políticas educacionais, possibilitando parcerias com universidades com significativas experiências na área para atender a demanda nacional por meio da Rede”, afirmou. Informações: Centro de Promoção para Inclusão Digital Escolar e Social da Unesp: (18) 3229-5890.

A coordenadora do Nead Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, participou do lançamento do programa, representando a Câmara de EaD da Abruem, e destacou o interesse da Unicentro em fazer parte do PROFEI, logo após o ciclo avaliativo dessa primeira oferta.