O PROFEI (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional), idealizado no âmbito da Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), foi lançado oficialmente no dia 25 de setembro, no campus Presidente Prudente da Unesp (Universidade Estadual Paulista). O início da pós-graduação está previsto para março de 2020. 

O curso terá 150 vagas distribuídas entre as instituições de ensino que se associaram nesta primeira proposta (UEM, UEMA, Unemat, UEPG, Udesc, Unespar, Unifesspa e Unesp). As instituições colaboradoras são UFJF, UFMT, AFAL, UFSM e UAB Portugal.

O público-alvo do mestrado é composto por professores e gestores em exercício na educação básica. As linhas de pesquisa são: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. A estrutura curricular conta com três disciplinas obrigatórias e outras 22 eletivas, nas áreas de Gestão, Diversidade, Políticas Públicas, Educação Especial, TDIC, Acessibilidade entre outras.

 

Objetivo
O objetivo é desenvolver processo formativo profissional para uma sociedade inclusiva, com metodologias inovadoras para construir habilidades e competências dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional. 

Para tal, foi estabelecida uma Rede Nacional na Modalidade Híbrida de Educação com pesquisadores de IES públicas das cinco regiões do país. Haverá, também, a participação da Universidade Aberta de Portugal, para promover a internacionalização do programa. A expectativa é contribuir para a formação de professores na perspectiva inclusiva, tendo em vista que a política da área tem demandado por programas dessa natureza.

 

Educação Híbrida e encontros presenciais
A Educação Híbrida na rede será proporcionada por um proposta pedagógica que considere materiais digitais ou não e disponibilização em  Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível; materiais e atividades online e assíncronas; atividades síncronas de webconferências com professores do programa; alto nível de interação entre docentes, tutores e alunos; mediação pedagógica efetiva; disseminação e compartilhamento de material de excelência e acessível; além da constituição de uma rede de aprendizagem.

Já a parte presencial do mestrado será desenvolvida nos polos, que serão nas instituições parceiras associadas ao programa. Estão previstos encontros periódicos para trabalho interdisciplinar, grupos de estudos, avaliações, orientações, exame de qualificação e defesa da dissertação.

De acordo com o professor Klaus Schlünzen Junior (Unesp), o PROFEI pretende maximizar o potencial de formadores e pesquisadores no campo da educação inclusiva, podendo articular diferentes realidades. “Teremos oportunidade e capacidade de responder em escala a demanda de formação decorrente das atuais políticas educacionais, possibilitando parcerias com universidades com significativas experiências na área para atender a demanda nacional por meio da Rede”, afirmou. Informações: Centro de Promoção para Inclusão Digital Escolar e Social da Unesp: (18) 3229-5890.

A coordenadora do Nead Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, participou do lançamento do programa, representando a Câmara de EaD da Abruem, e destacou o interesse da Unicentro em fazer parte do PROFEI, logo após o ciclo avaliativo dessa primeira oferta.

 

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná lançou uma campanha de divulgação relacionada ao Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Articulada de Polos UAB. A capacitação foi desenvolvida pela equipe do Nead Unicentro e fica no Licon, plataforma de Livre Conhecimento. Trata-se de uma parceria com a Capes e com o Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB.

Alguns depoimentos
Os alunos foram convidados a falar, em vídeo, sobre a experiência de participar do curso. Para Ana Lucia Rodrigues Guterra, do polo UAB Seberi (RS), o curso foi muito interessante por tratar da rede de relações indispensáveis para o trabalho. “Acrescentou muitas informações e nos lembrou de várias coisas que já vínhamos fazendo, para que se padronize o trabalho na Universidade Aberta do Brasil”.

Já para Cacilda Buarque Silva, do polo UAB Maragogi (AL), o curso foi relevante por abrir horizontes para a sua atuação na coordenação. “Fez eu entender como funciona a comunicação com a Capes, com as IES e também com o mantenedor de polo. E me mostrou como devo administrar o pessoal e me comunicar com alunos e professores”.

Os depoimentos estão sendo disponibilizados no canal do YouTube do Nead Unicentro. Continue acompanhando!

A segunda semana do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas já está no ar. O assunto em destaque é “Era híbrida, educação disruptiva e ambientes de aprendizagem”. Os convidados para esta temática são: António Moreire (UAB/PT), Sara Dias-Trindade (Universidade de Coimbra), Kátia Morosov Alonso (UFMT) e Soreya Reyes (Fundación EducaTech/MEX).

Na quarta-feira, 16, a live terá o tema “Educação e Inovação: a convergência de mídias e os (novos) paradigmas da sala de aula”, com a professora Andressa Deflon Rickli, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Para garantir a certificação, os inscritos devem ver os webinars, acompanhar a live de quarta-feira, 16, participar do fórum e responder avaliação. O evento é desenvolvido no Licon, plataforma de Livre Conhecimento do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro.

Etapa presencial

Nos dias 11 e 12 de novembro, será realizada em Curitiba a etapa presencial do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas. Para participar, é necessário efetivar inscrição online. O evento ocorrerá no EMBAP/Unespar. Na programação, palestra e apresentação de cases de empresas, instituições e universidades. A realização é da SETI-PR, por meio da UVPR. São apoiadores o CREA-PR, a Capes, a Abruem, a SEED-PR e a Sanepar. A organização é da Unicentro e da Unespar. Todas as informações estão aqui.

 

A plataforma Licon (Livre Conhecimento) do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná recebeu visitantes de 145 cidades de diversas regiões brasileiras na primeira semana do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas. A etapa do virtual do evento já conta com 915 inscritos. Para garantir a certificação de 100% os participantes devem se inscrever nas próximas três semanas de atividades.

Um fórum disponível aos congressistas está aberto a opiniões sobre a programação. Vários comentários positivos estão sendo registrados, ressaltando a inovação do modelo de evento e a pertinência das discussões. As inscrições são gratuitas e continuarão abertas até o fim do mês.

O participante Rogério Back, por exemplo, parabeniza a comissão organizadora do simpósio, afirmando que a proposta mostra que “eventos relevantes e significativos podem, sim, ser organizados e executados a distância. Todas as palestras foram produtivas e a live muito nos instigou a refletir”.

A programação da primeira semana tem como tema “Docência no Ensino Superior em Novos Tempos”. As convidadas para os webinars são: Vilma Fuentes (Santa Fe College/EUA), Lucia Maria Dupret (Fiocruz) e Kátia Morosov Alonso (UFMT). A live de quarta-feira, 9, foi com a coordenadora do Nead Unicentro, Maria Aparecida Crissi Knuppel, com o título “Aprendizagens ativas em diferentes contextos”.

 

Etapa virtual

Semana 1: Docência no Ensino Superior em Novos Tempos

Semana 2: Era híbrida, educação disruptiva e ambientes de aprendizagem

Semana 3: Formação de Professores para/no Século 21

Semana 4: Inovação: múltiplos desafios

 

Etapa presencial

Nos dias 11 e 12 de novembro, será realizada em Curitiba a etapa presencial do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas. Para participar, é necessário efetivar inscrição online. O evento ocorrerá no EMBAP/Unespar. Na programação, palestra e apresentação de cases de empresas, instituições e universidades. A realização é da SETI-PR, por meio da UVPR. São apoiadores o CREA-PR, a Capes, a Abruem, a SEED-PR e a Sanepar. A organização é da Unicentro e da Unespar. Todas as informações estão aqui.

 

Confira a primeira live:

https://www.youtube.com/watch?v=ewrJdoeztaE&t=10s

Evento terá apresentação de case, reunião e oficinaA Universidade Federal do Paraná está organizando o IV Encontro UAB/PR. O evento ocorrerá no dia 13 de novembro, no CIPEAD (Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância), localizado no Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade, 50), no Centro de Curitiba. O tema é “Integrando, cooperando e se fortalecendo”. 

O objetivo é reunir tanto os coordenadores UAB das instituições de ensino superior do Paraná quanto os coordenadores de polos UAB do Estado para troca de informações e capacitação. A programação começa às 8h30 e segue até o fim da tarde, com apresentação de case e oficina. Informações aqui.

Realização
São parceiras da UFPR, além da UAB (Universidade Aberta do Brasil), a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), UEL (Universidade Estadual de Londrina), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UENP (Universidade do Norte do Paraná), UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

 

 

 

Nesta segunda-feira, 7, teve início a etapa virtual do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas, coordenada pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. São 750 inscritos de todo o país, mas as inscrições seguem abertas gratuitamente durante o mês de outubro. Por isso, ainda dá tempo de participar. As atividades da primeira semana já estão liberadas na plataforma Licon e, na quarta-feira, 9, será realizada uma live.

A comissão organizadora da etapa virtual dá algumas orientações:

Etapa presencial

O evento terá também uma etapa presencial, nos dias 11 e 12 de novembro, em Curitiba (PR), a partir de realização da SETI-PR e UVPR, apoio do CREA-PR, Capes, Abruem, SEED-PR e Sanepar e organização da Unicentro e Unespar. Os interessados em comparecer à etapa presencial devem se inscrever em card específico no link do evento.

Confira o vídeo sobre a etapa virtual:

https://www.youtube.com/watch?v=TgWJTJAu1MU

Inscreva-se aqui.

Apresentação na tarde de sexta-feira, no campus Cedeteg

A Unicentro sediou o 1º Encontro Estadual de Docência Universitária. A temática em destaque foi “Formação para Docência Universitária: um desafio para as instituições de ensino superior”. As atividades aconteceram no campus Cedeteg, nos dias 3 e 4 de outubro, contemplando palestras, mesas-redondas e oficinas. 

Na tarde de sexta-feira, 4, a equipe de Programas e Projetos do Núcleo de Educação a Distância ministrou oficina sobre o uso pedagógico de ferramentas do Google durante a programação. Os ministrantes foram o designer Espencer Gandra e o bolsista da área de Tecnologia da Informação, Guilherme Henrique Nascimento. A coordenadora do Nead, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, também participou.

O público-alvo foi composto por representantes das pró-reitorias de graduação das IES do Paraná, coordenadores de programas de formação, professores, acadêmicos, pós-graduandos e coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu e demais interessados na docência universitária.

A equipe Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste está na coordenação da etapa virtual do Simpósio Nacional Sobre Metodologias Ativas. As atividades começam na próxima segunda-feira, 7, com webinars e lives. O evento contará também com uma etapa presencial, em novembro, no entanto, as certificações serão específicas por etapa. Sendo assim, pessoas de qualquer lugar do mundo podem se inscrever gratuitamente para a etapa virtual neste link para fazer parte das discussões importantes sobre práticas e inovações.

O Simpósio Nacional Sobre Metodologias Ativas é uma realização da Seti-PR (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná) com a UVPR (Universidade Virtual do Paraná). São apoiadores o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a SEED-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) e a Sanepar. Os organizadores são a Unicentro e a Unespar. A etapa presencial será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, no EMBAP/Unespar (Curitiba), com palestra e cases de empresas convidadas e das instituições estaduais de ensino superior do Estado.

Etapa virtual
Para a etapa virtual, foram entrevistados especialistas renomados na área da inovação educativa, tanto do Brasil quanto do exterior, como Portugal, México e Estados Unidos. 

Os convidados para os webinars são: Vilma Fuentes (Santa Fe College/EUA), Lúcia Maria Dupret (Fiocruz), Kátia Morosov Alonso (Universidade Federal de Mato Grosso), António Moreira (Universidade Aberta de Portugal), Sara Dias-Trindade (Universidade de Coimbra/PT), Soreya Reyes González (Fundación EducaTech/MEX), Klaus Schlünzen Junior (Universidade Estadual Paulista), Maria Luísa Furlan Costa (Universidade Estadual de Maringá), Rodrigo Barbosa e Silva (Stanford University/EUA), Luciano Sathler (Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e ABED), Ilka Ribeiro de Souza Serra (Universidade Estadual do Maranhão) e Padmanabhan Seshaiyer (College of Science George Mason University/EUA).

Durante as quatro semanas, também serão realizadas lives. Os temas em reflexão são: Docência no Ensino Superior em novos tempos; Era híbrida, educação disruptiva e ambientes de aprendizagem; Formação de Professores para/no Século 21 e Inovação: múltiplos desafios. A programação completa pode ser vista aqui.

Inscrições
https://licon.unicentro.br/sma

Período
De 7 de outubro a 1º de novembro/2019

Local
Plataforma Licon (Livre Conhecimento) do Nead Unicentro

Após o processo de reconhecimento realizado por peritagem no mês de setembro, o curso na modalidade EaD de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Estadual do Centro-Oeste conquistou a nota 4,35 – sendo que a nota máxima é 5. O resultado foi celebrado pela coordenação da graduação e do Núcleo de Educação a Distância. 

“Muitas pessoas se dedicam para que o tecnólogo ocorra e seja uma referência. É um resultado obtido graças ao trabalho em equipe”, afirmou o coordenador do curso, professor Cleverson Salache (DEADM/G).

Para a coordenadora do Nead, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, é uma satisfação receber o feedback positivo diante da análise de tantos aspectos – qualitativos e quantitativos. “Mostra a dedicação da nossa equipe e a qualidade do nosso trabalho”, ressaltou.

Ao todo, são 28 polos e 1.200 estudantes. Assim, a Unicentro chega a várias regiões do Estado capacitando, sobretudo, servidores públicos. A primeira turma está na reta final das atividades discentes, com formaturas previstas para ocorrer a partir de abril de 2020. A equipe pedagógica está trabalhando nos detalhes relativos ao trabalho de conclusão de curso, que também se dará num modelo inovador.

Nos dias 26 e 27 de setembro a comunicadora social do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Scheyla Horst, participou do V PromovEAD, proposto pela UniRede (Associação Universidade em Rede). O tema desta edição foi “Uso das Mídias Sociais na EaD: Divulgação e Uso Pedagógico”. O evento está sendo realizado no campus de Guarulhos do IFSP (Instituto Federal de São Paulo).

O V PromovEAD é um encontro dos coordenadores e profissionais de comunicação das instituições públicas de ensino superior ofertantes de cursos na modalidade a distância. Na quinta edição foi proposto o debate e troca de experiências sobre o uso das mídias sociais a fim de traçar um panorama das ações existentes nas instituições de ensino superior públicas do país; verificando os pontos positivos e negativos destas ações e propondo estratégias de divulgação conjunta buscando alavancar a utilização destas mídias com excelência e responsabilidade.

 

Integrantes da coordenação do tecnólogo, Cleverson e Fabio, no polo Astorga

O polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) Astorga, coordenado por Adriana Paula Cheron Zanin, está realizando a sua V Semana Acadêmica. O evento continua até sexta-feira, 27, com o tema “Educação: a formação do comportamento social na contemporaneidade”. A programação é diversificada, contando com a participação de integrantes das instituições de ensino parceiras, como a Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Na quarta-feira, 25, o coordenador do curso EaD de Tecnologia em Gestão Pública da Unicentro, professor Cleverson Salache (DEADM/G), participou com o tema “Empreendedorismo: estratégias e inovação”.  Já o coordenador de Convênios e Captação de Recursos da Unicentro e integrante da coordenação do tecnólogo, Fabio Horst, falou sobre a importância da capacitação dos servidores públicos.

O evento foi especialmente pensado para os alunos do polo, que tem cursos de diversas áreas, tanto de graduação como de pós-graduação. Os tópicos discutidos versaram sobre temas multidisciplinares, como educação, qualidade de vida, inclusão e desenvolvimento histórico.

Coordenadora do Nead representou Câmara de EaD da Abruem

Na tarde de quarta-feira, 25, a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, representou a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) no lançamento oficial do PROFEI (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional), na modalidade Educação a Distância.

Na cerimônia, realizada no campus de Presidente Prudente da Unesp, ela substituiu o presidente da Câmara de EaD da Abruem, professor Marcus Tomasi, reitor da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). O evento integrou a programação do VII Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações e V Simpósio Internacional de Educação a Distância. Também estiveram na cerimônia representantes da DED/Capes e da Universidade Estadual Paulista, além de outras instituições de ensino envolvidas.

Em breve o projeto do mestrado será detalhado em nossas divulgações, continue acompanhando!

 

O Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas vai discutir assuntos pertinentes para o futuro da educação. São duas etapas, a virtual e a presencial, ambas com temas importantes para os profissionais da educação.

Entre os assuntos que estarão em debate, destacam-se a aplicação das metodologias ativas; os desafios da educação híbrida; a aprendizagem cooperativa; a relevância da formação de professores; os novos espaços de aprendizagem e a inovação educacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

 

Etapas
A etapa virtual ocorrerá durante o mês de outubro na plataforma Licon do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro. A programação terá webinars, lives e chats para discussão. A cada semana, uma nova temática será apresentada por meio de falas de convidados experts, tanto do Brasil quanto de outros países, como Estados Unidos, México e Portugal.

A fase presencial, por sua vez, será realizada em Curitiba, nos dias 11 e 12 de novembro, no EMBAP/Unespar, contando com palestra e cases tanto de instituições de ensino quanto de empresas. O objetivo é apresentar práticas, refletir a respeito de tendências e atualizar os profissionais a respeito das metodologias ativas.

O público-alvo é composto por professores da rede superior e da educação básica, pesquisadores, dirigentes educacionais para um exercício de socialização e análise de estudos e experiências com o uso de metodologias ativas na educação, nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

 

Realização
A realização é da Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná) por meio da UVPR (Universidade Virtual do Paraná). São apoiadores o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) e a SEED (Secretaria de Estado da Educação). São organizadoras a Seti, a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e a Unespar (Universidade Estadual do Paraná).

 

ETAPA VIRTUAL

Data: entre 7 de outubro e 1º de novembro de 2019

Local: na plataforma Licon

 

ETAPA PRESENCIAL

Data: 11 e 12 de novembro de 2019

Local: no Centro de Convenções de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, 370

 

CONTATO

Informações: (41) 3281.7324 (Seti) ou (42) 3621-1095 (Nead Unicentro)

 

INSCRIÇÕES

Gratuitas: https://licon.unicentro.br/sma

Equipe do Nead Unicentro relacionada à coordenação e suporte do curso: Maria Aparecida, Manuela, Peterson e Guilherme

Após um período de ambientação teve início, na última segunda-feira, 16, a terceira oferta do curso de aperfeiçoamento na modalidade EaD de Gestão Articulada de Polos, desenvolvido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Desta vez, a turma de 677 pessoas de todo o país é composta por coordenadores de polos UAB (Universidade Aberta do Brasil), secretários(as) de polos e assistentes a docência. 

De acordo com o diretor de Educação a Distância da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior), Carlos Lenuzza, é fundamental o engajamento dos coordenadores dos polos UAB, existentes em mais de 800 municípios brasileiros, não apenas com as questões administrativas do dia a dia, mas também com a capacitação pedagógica para auxiliar ativamente no processo de formação de profissionais e docentes. “Queremos que tudo corra bem nesse curso especialmente desenvolvido para vocês”, afirma.

O conteúdo foi totalmente produzido pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, a partir de pesquisas das coordenadoras do curso, professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel e Manuela Pires Weissbock Eckstein, em parceria com a equipe de TI (Tecnologia da Informação). O curso é realizado no Licon, plataforma de Livre Conhecimento do Nead Unicentro.

A capacitação se tornou possível por meio de uma parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e com o Fórum Nacional dos Coordenadores de Polo. Somando com os inscritos das duas primeiras turmas, o curso já atingiu o público de 1.784 pessoas em todo o Brasil. 

O objetivo é padronizar ações e procedimentos em todo o território nacional, melhorando aspectos da comunicação interna e externa e impulsionando o desenvolvimento dos projetos locais relacionados à Universidade Aberta do Brasil.

Com Assessoria Udesc

Entre 11 e 13 de setembro o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro participou do 2º Simpósio Internacional de Inovação na Educação Superior, em Florianópolis (SC). A organização do evento foi uma parceria da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), da qual a Universidade Estadual do Centro-Oeste faz parte por meio da coordenação do Nead.

Apresentação de curso desenvolvido pelo Nead Unicentro

Além de auxiliar na organização do evento, a comitiva do Nead apresentou dois trabalhos científicos e gravou uma série de entrevistas com pesquisadores da área da inovação na educação superior, as quais serão utilizadas em um evento virtual que está em organização, direcionado às práticas docentes.

SIIES
A programação reuniu cerca de 200 participantes, incluindo professores, alunos e profissionais de Educação, no Oceania Park Hotel, em Florianópolis, para debater as

Entrevistas com palestrantes

potencialidades do ensino superior para inovar e criar experiências educacionais significativas para a sociedade. O tema central abordou o conceito de convergências, englobando ensino, pesquisa e extensão para uma formação inclusiva.

Ao longo de três dias, o evento contou com oito mesas-redondas, além das palestras de abertura e encerramento, ministradas por especialistas de diversos países, incluindo Brasil, Portugal, Itália, Índia, México e Espanha. 

Pela manhã, ocorreram as apresentações dos 53 trabalhos científicos aprovados nas categorias “Comunicação oral” e “Pôster”. O evento também contou com apresentações culturais e lançamentos de livros.

O reitor da Udesc e presidente da Câmara de EAD da Abruem, Marcus Tomasi, destacou no evento que a inovação é questão de sobrevivência para as instituições de ensino superior, que precisam debater novas práticas, buscando maior alinhamento com a sociedade e conexão com seus estudantes. “As universidades precisam se desencapsular. Temos que ir além da formação, criar esse círculo virtuoso do conhecimento por meio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirmou.

Soreya foi recebida pelo reitor, professor Osmar Ambrósio de Souza

No dia 10 de setembro a professora e pesquisadora Soreya Reyes González, diretora da Fundación EducaTech, do México, esteve em Guarapuava para visita à Unicentro. A docente veio ao Sul do Brasil para participar do 2º SIIES (Simpósio Internacional de Inovação na Educação Superior, em Florianópolis) e aproveitou para conhecer ações e projetos da universidade paranaense a convite da coordenação do Nead (Núcleo de Educação a Distância).

Soreya visitou os campi Cedeteg e Santa Cruz, foi apresentada ao trabalho do Nead, ao ERI (Escritório de Relações Internacionais) e foi recebida pelo reitor, professor Osmar Ambrósio de Souza, que indicou as atividades relacionadas à internacionalização desenvolvidas na instituição de ensino. 

À noite, ela proferiu a palestra “Cultura da Inovação na Educação do Século 21” no Cinema do campus Santa Cruz , com transmissão online pelo canal do Nead no YouTube, direcionada aos estudantes da modalidade EaD, polos UAB (Universidade Aberta do Brasil) e para alunos de Pedagogia do campus de Irati. 

“Agradeço o convite para compartilhar minhas experiências em educação híbrida. Pude conhecer a universidade e fizeram me sentir em casa. Apesar da visita rápida, percebi o grande interesse em internacionalizar cada vez mais a Unicentro para que os estudantes possam ter mais oportunidades de colaboração em outras partes do mundo”, comentou. 

Soreya é professora, pesquisadora e gestora de projetos inovadores nas áreas de Educação Híbrida e de Tecnologias da Informação e Comunicação. Possui experiência em internacionalização, investigação de mercados, inovação educativa e gestão universitária, atuando no México, Estados Unidos e Europa.

Evento será no Oceania Convention Center, em Florianópolis

O 2º SIIES (Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior) será realizado entre os dias 11 e 13 de setembro em Florianópolis (SC). A organização é da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e da Câmara de Educação a Distância da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) com o apoio de universidades, como a Unicentro, por meio da coordenação do Núcleo de Educação a Distância. As inscrições para ouvintes continuarão abertas até a data de início do evento.

A programação contempla a participação de experts renomados de diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Itália, México, além de pesquisadores renomados do Brasil, que falarão sobre temas pertinentes. A coordenadora do Nead Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, fará a mediação de uma das mesas redondas, sobre “E-learnig”, na manhã do dia 12. O evento ocorrerá no Oceania Park Hotel, Spa e Convention Center. Confira abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior
11 a 13 de setembro de 2019
Oceania Park Hotel e Convention Center (R. do Marisco, 550, Ingleses, Florianópolis, SC)

 

11 de setembro
14 às 18h – Credenciamento
18h30 às 19h30 – Abertura
19h30 – Palestra MagnaDesafios e oportunidades para aprendizagem no mundo digital“, com Ronaldo Mota. Mediação: Marcus Tomasi (Udesc)


20h30 – Coquetel e Apresentação Artística

12 de setembro
8 às 10h – Comunicações orais
10 às 10h30 – Intervalo
10h30 às 12h30 – Mesas Redondas 
“E-learning”
Mediação: Maria Aparecida Crissi Knuppel (Unicentro)
Palestrantes: Luciano Sathler (Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix) – “E-learning para a Economia Digital, uma proposta para centros regionais de desenvolvimento“.
Soreya Reyes González (Fundación EducaTech e Universitat Oberta de Catalunya no México) – “E-learning y innovación educativa“.

 

“Educação Híbrida”
Mediação: Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra (UEMA)
Palestrantes: Antonio Moreira (Universidade Aberta de Portugal) – “Sentidos do Hibridismo numa era de convergências na educação superior
Lilian Bacich (Instituto Singularidades) – “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação”.

12h30 às 14h – Intervalo

14 às 16h30 – Mesa Redonda
“Experiências Inovadoras em Pesquisa e Educação Superior”
Mediação: Klaus Schlünzen Junior (Unesp)
Palestrantes: Fábio Zabot Holthausen (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina) – “O Ecossistema de Inovação e Pesquisa do Ensino Superior na Visão da FAPESC”.
Nora Elena Gil Ramírez
(Universidad Cooperativa de Colombia) – “Un modelo educativo crítico com enfoque de competências: a experiência da Universidad Cooperativa de Colômbia”.

16h30 às 18h30 – Lançamento de Livros e Coffee Break

 

13 de setembro
8 às 10h – Comunicações Orais
10 às 10h30 – Intervalo

10h30 às 12h30 – Mesas Redondas 
“Metodologias Inovadoras”
Mediação: Carlos Willians Jaques Morais (UEPG)
Palestrantes: Padmanabhan Seshaiyer (George Mason University de Virginia/EUA) – “Transforming institucional practices through innovations in teaching and learning”.
Ricardo Fragelli
(Universidade de Brasília) – “Rei da Derivada, Summaê e Trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”.

 

“Tecnologias para o Ensino e Aprendizagem”
Mediação: Maria Luisa Furlan Costa (UEM)
Palestrantes: Sara Trindade (Universidade de Coimbra/Portugal) – “Disruptiva, Conectada e Engajada: expectativas para a educação superior no século 21”.
Nelson Pretto (Universidade Federal da Bahia) – “Educação e Ciência: conceitos em disputa e desafios para as universidades”.
Maria Ranieri (Universidade de Florença/Itália, via web) – “Faculty Professional Development: the didel case from the University of Florence”.

12h30 às 14h – Intervalo

14h às 16h30 – Mesas Redondas

 

“Avaliação”
Mediação: Nilse Maria (UNEMAT)
Palestrantes: Denise Abreu e Lima (Secretaria de Ensino Superior/MEC) – “Feedback como constitutivo da avaliação em EaD”.
Katia Morosov Alonso
(Universidade Federal de Mato Grosso) – “Avaliação, Aprendizagem e Qualidade da Educação: cenários e contextos”.
Denia Falcão Bittencourt
(Inova Práticas Educacionais) – “Avaliações da Aprendizagem na EaD”.

 

“Experiências inovadoras em Educação Superior no Brasil”
Palestrantes: Klaus Schlünzen Junior (Unesp) – “Mobilidade virtual em Educação Superior: a experiência da Unesp com a Universidade Aberta de Portugal”.
Vidal Martins (Pontífice Universidade Católica do Paraná) – “Experiências inovadoras de aprendizagem: a busca da PUC-PR”.
Carlos Lenuzza (Diretoria de EaD da Capes) e Carlos Alberto Schneider (Fundação Certi)

 

19h – Palestra de Encerramento “Projetos Internacionais e Inovação em Educação Superior” com Vilma Fuentes (Santa Fe College – Flórida/EUA)

Por Redação CCS/CAPES

Essenciais ao processo de interiorização do ensino superior público no país, os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) concorrerão ao Prêmio Polo EaD UAB em Ação, oferecido pela Capes, por suas iniciativas criadas e executadas. A láurea, destinada aos polos cadastrados no Sistema Eletrônico de Informações da UAB (SisUAB), será dada ainda neste ano.

Unidades associadas, desligadas, conveniadas à UAB e não-UAB não podem concorrer. A premiação terá nove critérios de avaliação, discriminados por pesos que variam de 0,5 (participação do polo em trabalho voluntário, atividades comunitárias, associações de bairros, brigadas de incêndio e associações escolares) a 10 (realização de eventos técnico-científicos no polo).

Até dia 8 de novembro os polos interessados deverão enviar à Capes os documentos exigidos para participar do processo. Os três primeiros colocados serão revelados em dezembro. A data para entrega dos prêmios será definida de acordo com a disponibilidade dos coordenadores das unidades vencedoras. Todos os detalhes sobre o prêmio foram divulgados aos polos em ofício publicado em junho.

Sistema UAB
Instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, o Sistema UAB tem como prioridade contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. Por isso, as vagas são prioritariamente voltadas à formação inicial de professores da educação básica.

Atualmente, 928 polos (sendo 777 ativos) fazem parte da UAB. Presente em todos os estados do país, além do Distrito Federal, o sistema tem cerca de 170 mil estudantes, matriculados em cursos tecnológicos, de bacharelado, licenciatura e especialização oferecidos por 133 instituições públicas de ensino superior.

Confira vídeos sobre o Sistema UAB e o Prêmio Polo EaD UAB em Ação.