Atividades começaram na manhã desta quinta-feira

Nos dias 22 e 23 de agosto a Universidade Estadual do Centro-Oeste recebeu o perito Gustavo Abib, professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná). O docente integra a comissão designada para avaliar o curso EaD de Tecnologia em Gestão Pública, que passa por processo de reconhecimento.
A agenda contemplou apresentações, reuniões, visitas a estruturas físicas e elaboração de relatórios.

A análise é feita após metade do cumprimento da carga-horária da primeira turma. O curso da Unicentro teve início em 2018 na modalidade Educação a Distância e conta com 1.200 estudantes distribuídos em 28 polos espalhados pelo Paraná.

As atividades relativas ao processo de reconhecimento tiveram início da manhã de quinta-feira, 22, com abertura oficial na Sala dos Conselhos do campus Santa Cruz. Estiveram presentes diversas autoridades da instituição de ensino superior, tais como reitor, pró-reitores, coordenação do Nead (Núcleo de Educação a Distância), coordenação do curso e integrantes do corpo docente da graduação.

“Estamos conquistando pontos em crescimento com avaliações positivas, e muito disso é fruto da dedicação da nossa equipe. A nossa EaD tem uma larga experiência, desde 2005, sempre inovando”, ressaltou o reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza.

“Esperamos tecer discussões interessantes no decorrer da visita, pois cada avaliação de curso, para nós, é singular. Isso porque nos remete a pensar uma série de proposições e nos faz avançar na qualidade do ensino”, afirmou a coordenadora do Nead, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.

“Sempre tentamos, em conjunto, ser referência, e ficamos felizes pelo trabalho que nos fez chegar a números muito favoráveis”, disse o coordenador do curso, professor Cleverson Salache (DEADM/G). O professor Abib agradeceu a acolhida das equipes, teve acesso aos detalhes do trabalho desenvolvido e encerrou a sua visita técnica na tarde de sexta-feira, 23. Ele possui prazo para emitir seu parecer.
Confira abaixo a edição do boletim informativo Aproximação a respeito do tema. As fotos estão na galeria da notícia.

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As professoras Adriana Massae Kataoka e Patrícia Carla Giloni de Lima (DEBIO/G) tratam da questão da Educação Ambiental em uma série de vídeos publicados no canal do Nead Unicentro no YouTube. 

Além de problematizar as abordagens teóricas com relação ao assunto, as docentes apontam para possibilidades práticas. Os conteúdos foram abordados em disciplina da licenciatura em Ciências Biológicas da Unicentro na modalidade Educação a Distância e agora são repercutidos como material de apoio para outros estudantes. Confira abaixo:

O portal Licon do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná disponibiliza um catálogo com cursos abertos, gratuitos e que possuem certificação. Atualmente, são 10 cursos de curta duração e autoguiados disponíveis. O objetivo é atualizar regularmente o acervo com capacitações em diversas áreas do conhecimento. Compartilhe a informação com seus colegas!

No passo a passo abaixo você aprende a acessar os cursos abertos do Licon:

Objetivo foi trocar experiências sobre trabalhos técnicos e operacionais

Na última semana, uma comitiva de integrantes da equipe relacionada ao Nutead UEPG (Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa) realizou visita técnica em setores do Nead Unicentro (Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste). O objetivo foi trocar informações sobre questões operacionais, principalmente da produção de material didático e outras ações pedagógicas desenvolvidas no âmbito dos cursos na modalidade Educação a Distância.

A equipe do Nead Unicentro, coordenada pela professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, apresentou seus principais projetos. A reunião ocorreu na tarde de quinta-feira, 15, contando com a visita de Cristine Isabel Simão, Maria Luzia F. Bertholino dos Santos, Fernanda Bassani e Eloise Guenther. 

“O encontro foi muito proveitoso, uma vez que compartilhamos conhecimentos dentro das nossas práticas diárias com a Educação a Distância”, disse Fernanda. “A visita ao Nead foi muito proveitosa, reitero a fala de minhas colegas, compartilhar as ideias, trocar experiências é fundamental para o sucesso do trabalho. A equipe do Nead foi muito gentil em nos receber e agradecemos a atenção recebida”, ressaltou Cristine.

“Considero muito importante este estreitamento de laços entre os dois núcleos, tendo em vista o novo momento de produção de materiais em formato ebook. Durante a visita técnica pude entender a forma de utilização de diversas ferramentas que serão muito importantes na finalização dos arquivos. A equipe Nead foi bastante atenciosa ao dispor toda a atenção de seus diagramadores e designers para auxiliar nossa equipe. Fomos muito bem atendidos pelos profissionais da Nead Unicentro e me ponho à disposição para futuras parcerias e possíveis consultorias”, finalizou Eloise, que atua na área de design gráfico e diagramação no Nutead UEPG.

A pedido da coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), professora Ilka Serra, a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, gravou um depoimento sobre o portal Eskada.

A plataforma de cursos abertos da UEMA ganhou novo nome e outras inovações que foram lançadas recentemente e podem ser conferidas aqui. O Eskada foi uma das inspirações para o desenvolvimento do Licon, o portal de Livre Conhecimento do Nead Unicentro.

Veja abaixo a produção do Nead Vídeos, que tem no roteiro a explicação do que são e qual a importância dos MOOCs (sigla de massive open online courses).

Metodologia utilizada na pesquisa

Os estudantes do 4º ano do curso de Ciência da Computação da Unicentro, Alan Henschel Costa e Paulo Ricardo Viviurka do Carmo, atuam como bolsistas-pesquisadores no Nead. O projeto desenvolvido é “Data Science e evasão estudantil: um estudo de caso no contexto do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste”. Eles são orientados desde 2018 pelo professor Sandro Rautenberg (DECOMP/G) com supervisão das professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel e Marta Anciutti Rodrigues.

De acordo com Paulo e Alan, o objetivo da investigação é encontrar dados e relações que possam auxiliar a coordenação do Nead na tomada de ações, principalmente no que se refere à diminuição da desistência de estudantes dos cursos na modalidade Educação a Distância. 

“Acreditamos que esse projeto será de relevância, pois quando estiver concluído o Nead terá acesso a expressivas quantidades de informações que podem ser convertidas em melhores planejamentos e decisões. Temos grande convicção nisso e esperamos entregar a melhor plataforma possível para que isso aconteça”, afirmaram.

A pesquisa tem dado frutos, como publicação em congressos relevantes da área, por exemplo o 2º Workshop de Informação, Dados e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, além de integrar o corpus dos trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos.

Curso está se preparando para processo de reconhecimento

A coordenação do curso EaD de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Estadual do Centro-Oeste deu início aos preparativos da formatura de cerca de 1.200 estudantes. Como a graduação conta com alunos em 28 polos UAB espalhados pelo Paraná, as cerimônias foram aglutinadas por região, resultando em 12 eventos que ocorrerão a partir de abril de 2020.

De acordo com o coordenador do curso, professor Cleverson Salache (DEADM/G), o tecnólogo se destaca pela baixa evasão. “Estamos chegando ao fim do ciclo com 70% dos alunos ingressantes. O resultado positivo é fruto do esforço da coordenação do curso, com um grupo de oito professores atuantes; da proximidade com os polos; do cuidado com as necessidades e expectativas dos alunos e pelas inovações implantadas em nossa metodologia de trabalho”, ressaltou.

Segundo ele, uma das diferenciações do curso é o trabalho de conclusão focado no local de trabalho do aluno, tendo em vista que o público-alvo é formado sobretudo por funcionários públicos. Assim, o graduando pode melhorar sua atuação profissional e contribuir para o desenvolvimento local.

No ponto de vista do coordenador de tutoria do curso, professor Arildo Ferreira (DEADM/G), a graduação em Tecnologia em Gestão Pública alcançou, além do patamar quantitativo, pelo número de acadêmicos, a questão qualitativa. Assim, atingiu a essência da Educação a Distância pública de incluir, diminuir distâncias e gerar impacto social. 

“Temos a consciência da transformação que o curso promoveu na vida de muitos estudantes, principalmente de faixas etárias maiores, que antes sequer tinham conhecimentos básicos de informática, e agora estão perto de conquistar o diploma. Nosso público é muito diferenciado, e sabemos de várias histórias emocionantes”, contou.

Com relação à formatura, a coordenação informou que todos os municípios que sediam o curso serão visitados para que as coordenações dos polos e os tutores possam receber orientações quanto às próximas etapas. 

A graduação é realizada com recursos da Capes, por meio da UAB (Universidade Aberta do Brasil); e da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), contemplando recursos do Detran-PR e da Seti. Trata-se do primeiro curso tecnólogo EaD da Unicentro.

 

Reconhecimento
O curso também está se preparando para o processo de reconhecimento, análise que é feita após a metade do cumprimento da carga-horária da primeira turma. A visita do perito designado pelo MEC, que verificará a execução do projeto pedagógico, está agendada para agosto. Uma reunião de planejamento, entre coordenações do curso e do Núcleo de Educação a Distância, foi realizada no dia 12 de agosto.

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná divulgam o edital nº 029/2019/Propesp/NUPG, que retifica o anexo 1 do edital nº 027/2019/Propesp/NUPG. Assim, foram feitas algumas alterações no cronograma de seleção de alunos dos cursos de especialização em Libras, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde na modalidade Educação a Distância.

 

Novo cronograma

O edital das inscrições homologadas deve ser lançado a partir do dia 9 de agosto, como anteriormente previsto. O sistema do processo seletivo será novamente aberto para ajuste de documentos pendentes entre 12 e 18 de agosto. 

O resultado dos alunos selecionados para o número disponível de vagas deve ser lançado a partir de 4 de setembro. O período de recurso para candidatos será entre 5 e 6 de setembro. A avaliação desses recursos estará publicada até 10 de setembro. 

Dessa maneira, o prazo para confirmação da matrícula do estudante, contemplando a apresentação dos documentos originais presencialmente no polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) para o qual foi selecionado, será entre 11 e 21 de setembro.

Datas

Edital de homologação: a partir de 9 de agosto
Ajustes de documentos pendentes: 12 a 18 de agosto
Publicação do edital de resultados: 4 de setembro
Período de recurso: 5 e 6 de setembro
Avaliação e resultado de recurso: 10 de setembro
Entrega de documentação no polo: 11 e 21 de setembro

 

 

Especializações

Os cursos EaD de especialização em Libras, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde serão realizados pela Unicentro em 13 polos UAB espalhados pelo Paraná. Ao todo, são 450 vagas disponibilizadas. A expectativa é que as pós-graduações tenham início no mês de outubro.

 

Polos
Gestão em Saúde: Apucarana, Cerro Azul, Ivaiporã, Guarapuava e Jacarezinho.

Gestão Pública Municipal: Apucarana, Campo Largo, Céu Azul, Guarapuava e Tamarana.

Libras: Curitiba, Foz do Iguaçu, Nova Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa.

 

Edital nº 029/2019/Propesp/NUPG – Retificação do cronograma

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O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste divulgará algumas das suas ações no 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior, que será realizado em setembro na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). Dois trabalhos propostos por integrantes da equipe foram aceitos no evento na categoria comunicação oral.

Os textos são “A perspectiva multimodal na constituição de um curso para gestores de polo UAB: o caso do curso de Gestão Articulada de Polos”, da professora Manuela Pires Eckstein; e “Um canal aberto: vídeos e webséries do Nead Unicentro no YouTube”, da comunicadora social Scheyla Horst. Ambos os artigos contam com co-autoria da coordenadora do Nead Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.

O tema desta edição é “Convergências: Ensino, Pesquisa e Extensão para uma Formação Inclusiva”. O SIIES continua recebendo inscrições para ouvintes até o dia 11 de setembro e a programação completa pode ser conferida aqui.

O evento é realizado pela Udesc com parceria da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). A Unicentro está na comissão organizadora por meio da coordenação do Nead, que também integra a Câmara EaD da associação.

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O canal do YouTube do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste possui cem vídeos com mais de 5 mil visualizações. As produções são de diversas áreas do conhecimento e ficam públicas ao acesso dos usuários da plataforma como material de apoio aos estudos.

Dois vídeos publicados no canal Nead Unicentro já passaram das 200 mil reproduções. Cinco atingiram o público de 50 mil pessoas. Além do Brasil (87% do público total), o canal recebeu visitantes de outros 11 países no último mês.

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Abaixo o vídeo mais acessado dos últimos 30 dias (mais de 4 mil vezes), com um total de 57.400 visualizações desde a sua publicação.

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Mostra está no bloco PDE  | Foto: CSUnicentroIrati

A exposição do Concurso Fotográfico Nead/Unicentro Sentimento Paraná pode ser vista no campus Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste. As fotografias estão disponíveis para visitação no bloco PDE.
A mostra é composta por 18 imagens distribuídas em seis categorias: arquitetura urbana, arquitetura e/ou paisagem rural, cotidiano, etnia, gastronomia e especial. O concurso foi promovido pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro tendo como público-alvo a comunidade EaD da instituição de ensino.
Os vencedores, de diversas regiões do Estado, foram premiados no mês de abril em uma cerimônia especial realizada em Foz do Iguaçu. A partir de então, a exposição itinerante passou a circular os campi da universidade e também alguns polos UAB (Universidade Aberta do Brasil). O objetivo foi reunir diferentes olhares lançados à cultura paranaense.

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Reunião avaliou e discutiu curso

Equipe técnica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e integrantes do Fórum Nacional dos Coordenadores de Polo se reuniram com o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná para avaliar o curso de Gestão Articulada de Polos UAB. A reunião do Grupo de Trabalho ocorreu em Curitiba, na Seti (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). Da Unicentro, participaram as professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel e Manuela Pires Weissbock Eckstein.

O curso em questão foi totalmente produzido pela equipe do Núcleo de Educação a Distância e está hospedado na plataforma Licon (Livre Conhecimento). A segunda edição contou com 808 alunos de todo o país, sobretudo profissionais envolvidos com a coordenação de polos UAB (Universidade Aberta do Brasil).  

No encontro do grupo foram abordados ajustes necessários para as próximas edições do curso de Gestão Articulada de Polos UAB. Além disso, a pauta contemplou uma nova capacitação que será desenvolvida pela Unicentro, desta vez sobre concepções da Educação a Distância.

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Os três cursos na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, que estavam com inscrições abertas até o dia 10 de julho, registraram o total de 2.422 inscritos. A próxima etapa, segundo o cronograma anexo ao edital de abertura, será a divulgação de homologação das inscrições, o que é previsto a partir de 9 de agosto.

Em seguida, haverá prazo para apresentação de documentos pendentes (12 a 18 de agosto). Então, os setores da universidade relacionados às especializações farão a análise das documentações apresentadas. A lista dos candidatos em ordem de classificação, que serão matriculados conforme o número limitado de vagas de cada polo, deverá ser publicada em 26 de agosto. A confirmação da matrícula será feita de maneira presencial no polo UAB escolhido (entre 28 e 31 de agosto), de acordo com detalhes que serão divulgados posteriormente.

 

Cronograma

Edital de homologação: a partir de 9 de agosto
Ajustes de documentos pendentes: 12 a 18 de agosto
Publicação do edital de resultados: 26 de agosto
Período de recurso: 27 e 28 de agosto
Avaliação e resultado de recurso: 29 de agosto
Entrega de documentação no polo: até 31 de agosto

 

Cursos
Os cursos de Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde e Libras objetivam a capacitação, sobretudo, de profissionais que atuam em setores públicos, terceiro setor, instituições de saúde e na educação. Cada pós-graduação Lato Sensu ocorrerá em polos específicos, abrangendo 13 cidades em diferentes regiões do Paraná. As especializações são gratuitas e possíveis por meio de convênio da Unicentro com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Todos os detalhes do processo seletivo estão descritos no edital de abertura. Acompanhe o site do Nead e o Menu do Candidato para se informar a respeito dos novos editais que serão publicados referentes à seleção para as especializações. 

 

Polos
Gestão em Saúde: Apucarana, Cerro Azul, Ivaiporã, Guarapuava e Jacarezinho.

Gestão Pública Municipal: Apucarana, Campo Largo, Céu Azul, Guarapuava e Tamarana.

Libras: Curitiba, Foz do Iguaçu, Nova Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa.

 

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Entre 16 e 25 de setembro de 2019 a Unesp (Universidade Estadual Paulista) realizará o VII SEIA (Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações) e V SIEaD (Simpósio Internacional de Educação a Distância). O tema é “Práticas Inclusivas e Inovações: os desafios da Educação no Século XXI”. 

São duas etapas, uma virtual e outra presencial, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente (SP). A chamada de trabalhos em vários eixos temáticos segue até o dia 31 de julho. São previstas apresentações via comunicações orais e pôsteres, além de premiação de propostas. Todas as informações estão disponíveis no site dos eventos conjuntos. A promoção é do CPIDES (Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social).

A coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, integra o Comitê Científico do VII SEIA/V SIEaD e ressalta a relevância das discussões para o desenvolvimento das metodologias em todo o país.

Etapas
Na etapa virtual serão apresentadas duas palestras, sendo uma na área da educação inclusiva e outra na área da educação a distância e suas tecnologias. Ainda na etapa virtual, serão disponibilizados minicursos online e apresentação de trabalhos. Na etapa presencial, que acontecerá na FCT/Unesp, serão apresentados palestras, minicursos e diálogos temáticos, apresentação de trabalhos, comunicações orais e  pôsteres.

Saiba os detalhes aqui.

Por CCS/CAPES

Das 204 mil matrículas na Universidade Aberta do Brasil (UAB), 85% são ocupadas por professores da educação básica. O programa, que contribui na expansão e interiorização do ensino superior a distância no país, é desenvolvido em 777 polos, sendo que 582 estão em municípios com menos de 100 mil habitantes.

“A UAB, por sua capilaridade, chega onde a universidade tradicional não consegue chegar, com oferta, em parceria com instituições públicas, de formação inicial, continuada e de aperfeiçoamento em exercício da profissão”, ressaltou Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância da Capes, em audiência, realizada em junho, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Representantes do governo, parlamentares e integrantes de instituições públicas discutiram as políticas para o desenvolvimento científico e tecnológico de instituições públicas que atuam com esta modalidade de ensino.

O diretor ressaltou que a formação de professores é o grande desafio para a melhoria na qualidade da educação no Brasil. “Atualmente, cerca da metade dos docentes de linguagens e matemática, disciplinas que ocupam mais de 50% da carga horária escolar, não é licenciada nestes cursos”, exemplificou.

Além do UAB, Lenuzza destacou os resultados do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que atende docentes que lecionam nas áreas de matemática, letras, física, história, biologia, química, filosofia, sociologia e educação física.

O diretor também enfatizou o impacto para atuação dos docentes que participam do programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com mais de 43 mil bolsistas, do Residência Pedagógica, que destina mais de 32 mil bolsas, do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e Programa de Desenvolvimento Profissional do Magistério no Exterior.

“Todos os programas estão funcionando, com pagamentos em dia. Estamos comprometidos e não medimos esforços para o avanço da educação básica”, afirmou o diretor. Lenuzza enfatizou que a meta do governo é o fortalecimento da educação básica, trabalhando na formação inicial e em serviço dos professores.

Na audiência, de autoria da deputada Rosa Neide, do Mato Grosso, participaram Marcus Tomasi, da Abruem, Elisa Albergaria e Alexandre Martins, da UniRede, Marília Goyaz, do Fórum de Coordenadores da UAB, e José Roberto dos Santos, da Rede e-TEC Brasil.

Confira aqui a íntegra da audiência pública.

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná criou a Plataforma Licon, uma inovação que congrega projetos, dá visibilidade a recursos educacionais e forma pessoas de qualquer lugar do mundo a partir de cursos conectivos.

A sigla vem de “livre conhecimento” e lança o Nead/Unicentro para além da comunidade EaD da instituição de ensino, pois concentra cursos massivos abertos e livres com validação e/ou certificação de carga horária; formação em Educação a Distância e um repositório de recursos educacionais. Tudo ao acesso de todos.

Por ser um espaço colaborativo, o Licon receberá propostas de formação. A produção será coletiva com vistas a uma aprendizagem significativa. Afinal, o uso da tecnologia deve estreitar laços, aproximar pessoas e lançar novos desafios.

Assim, a comunidade é convidada para que proponha cursos de diferentes áreas do conhecimento. Um tutorial sobre como apresentar cursos ao Licon pode ser acessado abaixo.

Quer trocar uma ideia conosco? A Equipe Pedagógica do Licon está disponível no email licon@unicentro.br!

 

Uma websérie produzida pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná é discutida com profundidade em artigo científico publicado na edição v.6 ed. 1/2019 da revista acadêmica EmRede.

O texto intitulado “Webséries como Objetos Educacionais na Cultura Digital: Multimodalidade e Multiletramentos” foi desenvolvido pela coordenadora do Nead Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel. O trabalho aborda o processo de construção e a utilização na educação de uma série de vídeos produzidos para o curso de aperfeiçoamento em Gestão Articulada de Polos. 

A websérie em análise, “Pensar os Polos”, foi publicada no canal do YouTube do Nead como uma playlist composta por vídeos que contêm animações e imagens com textos multimodais, interessantes pelo dinamismo. O objetivo da pesquisa é apresentar o formato a outros pesquisadores e refletir a respeito do seu uso na Educação a Distância.

EmRede
A revista científica EmRede é uma publicação mantida pela UniRede (Associação Universidades em Rede) em parceria com pesquisadores e universidades do país e do exterior. A revista foi criada com a missão de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento pedagógico e tecnológico no contexto da Educação a Distância e da educação apoiada pelas tecnologias digitais e busca reunir e publicar trabalhos de excelência elaborados por profissionais e pesquisadores da área de Educação a Distância.

 

Acesse o artigo aqui

Veja a websérie aqui.

Conheça a plataforma Licon

Na tarde do dia 25 de junho ocorreu a aula inaugural do MBA em Estratégias Cooperativas, uma nova parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste e o Cresol Instituto, por meio do projeto Prosol. O evento aconteceu em Francisco Beltrão, na sede da Cresol Baser, sendo acompanhado por alunos, tutores e professores presencialmente e via transmissão online.

A parceria da Unicentro com a cooperativa nasceu em 2013. Desde lá, foram vários cursos com diferentes abordagens, conforme as demandas constatadas. A turma atual é composta por 222 estudantes de todo o país, principalmente do Sul do Brasil, atingindo 112 municípios brasileiros em 11 Estados. São duas ênfases: Negócios e Finanças e Gestão de Pessoas.

Aula inaugural apresentou plataforma aos mais de 200 estudantes

Expectativas
De acordo com o Diretor de Negócios da Central Cresol Baser, Pablo Guancino, muitos projetos inovadores que foram implementados na organização são oriundos de iniciativas como os cursos de aperfeiçoamento possibilitados à equipe. “Estabeleçam laços e troquem ideias, certamente o trabalho será aperfeiçoado em conjunto”, disse, ao acolher os estudantes durante a aula inaugural.

Para o diretor executivo do Cresol Instituto, José Carlos Vandresen, a ação educativa transforma as ações das pessoas e essas pessoas mudam a realidade. “O projeto do curso é excelente. Se não fossem projetos como esse, as nossas distâncias estariam muito mais largas. Estamos à disposição para fazer acontecer esse novo curso, que é fruto da bela parceria que temos com a Unicentro, que tem dado ótimos resultados. O objetivo é fortalecer em nós a ideia de unidade e de conexões, que é o que nos faz crescer cada dia mais”, ressaltou.

Segundo o professor Simão Ternoski, a parceria é muito enriquecedora para a universidade, pois promove o desenvolvimento de formatos da EaD e desafia o crescimento em outras áreas. “A cada projeto temos evoluído. E é nesse contexto que damos as boas-vindas a todos os alunos, professores e alunos”, afirmou.

Durante o evento, o professor Simão realizou uma apresentação do curso e de imersão na plataforma virtual de aprendizagem. Da Unicentro, também estiveram presentes na cerimônia a coordenadora do curso, professora Zoraide da Fonseca Costa, a coordenadora do Nead Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel e a equipe técnica do Setor de Vídeos.