Novos polos são avaliados, decisão final deve demorar duas semanas

Terminou nessa quinta-feira (27), a rodada de avaliação dos locais candidatos a novos polos da UAB. O avaliador do CAPES/MEC, Elias Antunes dos Santos, esteve presente nos edifícios escolhidos para sediarem os novos polos e averiguou as condições de infraestrutura física, de recursos humanos e tecnológicos dos locais. Nessa primeira etapa, o avaliador recolheu informações que serão enviadas para um comitê do MEC que decidirá pela abertura dos novos polos. As cidades visitadas foram Iretama, Guarapuava e Cândido de Abreu.
Maria Aparecida e Elias Antunes tiram foto ao lado do prefeito Cesar Silvestri e a secretária de educação Doraci Senger Luy

Após reunião com o avaliador a secretária de educação de Iretama, Luciana Adam de Souza, falou sobre o implantação do polo. “Sou aluna de EaD (no polo de Nova Tebas) e sempre me questionei porque Iretama nunca ofereceu ensino a distância gratuito. Quando assumi a secretaria fizemos a inscrição e fomos selecionados”, frisou. A secretária também falou que existe a intenção de construir um prédio exclusivo para abrigar os cursos da UAB no futuro. No entanto, se aprovado neste primeiro momento, o polo será na escola municipal Professora Maria de Lurdes Melo.
Em Guarapuava, o polo avaliado foi na Escola Total do Xarquinho. Durante a manhã, Elias Antunes e professores do Nead/Unicentro participaram de uma reunião no paço municipal com o prefeito Cesar Silvestri Filho. Durante a conversa, o prefeito comentou sobre a importância da implantação de um polo UAB na região norte da cidade. “O crescimento da cidade tem sido grande naquela região, a tendência é continuar expandindo muito para aquele lado. Somando o bairro Primavera e o Xarquinho temos uma população de quase 30 mil pessoas”, disse.
Depois disso, o avaliador se dirigiu até a Escola Total para a visita técnica e à tarde seguiu para o polo de Cândido de Abreu.