Professores argentinos conhecem as estruturas da Educação à Distância da Unicentro

DSC_8272

Na última sexta-feira (8), uma comitiva de professores argentinos da Universidad Nacional de Misiones (UNAM) visitou a Unicentro e conheceu um pouco mais do seu sistema de Educação à Distância (EaD). O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unicentro apresentou as metodologias, os suportes, os cursos e a estrutura que adota para a EaD. Os argentinos atualizaram o conhecimento que já tinham sobre a modalidade de ensino com o objetivo de implantar o modelo na instituição deles.

A comitiva argentina foi recebida pela equipe do Nead ao longo da manhã, quando os visitantes percorreram as principais estruturas da Educação a Distância (EaD) da Unicentro. A UNAM ainda não tem investimentos em EaD e poderá utilizar o modelo da Unicentro como referência. A delegação do país vizinho era composta pelos professores Rubén Zamboni, Carlos Garcia da Rosa, Gustavo Irala, Marcelino Garcia, Omar Silva e José Luís Monte, todos eles vinculados à área de Comunicação Social. Carlos Garcia é também presidente da Federação Argentina das Carreiras de Comunicação Social (Fadeccos), que reúne cerca de 30 universidades daquele país.

Segundo o vice-diretor do Setor de Ciências Humanas e Ciências Sociais da UNAM, Rubén Zamboni, é importante poder contar com uma experiência como a da Unicentro, que completa dez anos de implantação de Educação à Distância, para poder aperfeiçoar o modelo que tinham. “Agora o que buscamos é voltar a estabelecer a EaD, mas há uma necessidade de nos atualizarmos com as novas tecnologias e as novas metodologias de trabalho”, comenta.

A coordenadora do Nead da Unicentro, Maria Aparecida Knuppel, acredita que além da universidade ser uma espécie de madrinha para o novo sistema de EaD que os argentinos desejam implantar, houve também uma grande troca de conhecimento na ocasião. “Para nós é um grande prazer porque é um grande aprendizado: eles têm questões que nós não temos na Educação à Distância e nós temos experiências que podemos trabalhar com eles”, falou durante a visita.

Além disso, o encontro também trouxe uma parceria na área de Comunicação, firmada entre as duas universidades, com a Unicentro sendo representada pelos professores Ariane Carla Pereira, Iris Yae Tomita, Marcio Fernandes e Níncia Teixeira. A visita serviu para que uma cátedra fosse estruturada na área, que prevê a produção conjunta de materiais como artigos, vídeos e reportagens.

Segundo o professor do Departamento de Comunicação Social, Márcio Fernandes, a mobilidade docente e discente também é uma das ações para essa parceria. “Queremos promover também o intercâmbio docente e de alunos, de curta duração. Então professores nossos irão ministrar aulas no curso de Comunicação da UNAM e o contrário também. Assim como alunos poderão fazer pequenas estadias lá e aqui”, finaliza.

Por enquanto a parceria é na área de Comunicação, mas o intuito é expandir ainda mais essa cátedra para outras áreas do conhecimento. Através da EaD também existem projetos de alguns intercâmbios, possibilitando que os alunos da Unicentro e os alunos estrangeiros possam cursar disciplinas à distância entre as duas instituições.

Com a Argentina, a Unicentro mantém outra cooperação permanente em Ciências da Comunicação: desde 2010, há ações regulares junto à Universidad Nacional de Jujuy (Unju), algumas das quais com financiamento da Fundação Araucária.

Confira as fotos da visita no Banco de Imagens da Unicentro