RIUnicentro: uma ferramenta de socialização do conhecimento

licon

Desde 2014 o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead/Unicentro) conta com uma nova ferramenta de incentivo a socialização e disseminação de conteúdos educacionais. Trata-se do Repositório Institucional da Unicentro (RIUnicentro), um banco de objetos educacionais com artigos, livros, capítulos de livros, teses, trabalhos apresentados em eventos, dissertações, monografias, webconferências, vídeos, entre outros, todos em formato digital e produzidos pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição.

Atualmente, o sistema funciona com duas comunidades: o Life (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores) e o Licon (Comunidade do Livre Conhecimento) onde estão depositadas inúmeras obras produzidas pelos docentes e alunos da Educação a Distância da Unicentro. Segundo a técnica administrativa e responsável pelo repositório, Cintia Moleta, atualmente a comunidade Licon conta com mais de 250 objetos educacionais entre e-books, livros, webconfêrencias, vídeoaulas e outros objetos educacionais.

A comunidade é pública e todos podem ter acesso aos materiais postados, além disso, alguns objetos podem também ser compartilhados ou até mesmo remixados e modificados, dependendo da modalidade de licença de direitos autorais escolhida pelos professores. Para a coordenadora do Nead/Unicentro, Maria Aparecida Crissi Knuppel, os Recursos Educacionais Abertos (Reas) são importantes na disseminação do conhecimento, pois a partir de um conhecimento se amplia outros conhecimentos. “Esses recursos se caracterizam por uma perspectiva de compartilhamento e de ampliação daquilo que já está posto, ou seja, é uma obra aberta que pode ser utilizada por outras pessoas com fins educacionais: remixando vídeos, ampliando textos, modificando slides preparados por professores, ampliando conceitos de infográficos e animações que estão nesse repositório. A ideia é mesmo de compartilhamento, por isso ela é uma obra aberta e os direitos autorais podem ser preservados a partir de uma licença Creative Commons, mas os professores sabem que reguardados seus direitos autorais esses matérias podem ser utilizados por outras pessoas no sentido que a partir de um conhecimento se amplia outros conhecimentos”.

Outra característica importante do RIUnicentro é o fato dele estar inserido na plataforma D-Space, onde também estão os maiores repositórios de universidades e instituições nacionais e internacionais, permitindo assim com que as produções realizadas aqui sejam acessadas por profissionais de outras universidades e vice-versa. “Nosso repositório foi elaborado em uma linguagem que denominamos D-Space, uma linguagem que se comunica com os maiores repositórios que temos hoje no mundo, como o Dominio Público e o BIOE (Banco Internacional de Objetos Educacionais) e estamos em um processo de ‘linkagem’ com repositórios de outra universidades, ou seja, as nossa produções poderão ser acessadas por outros professores de outras universidades brasileiras, bem como nós podermos acessar o conteúdo deles” explicou a professora.

Para acessar o RIUnicentro, basta clicar aqui.