Unicentro e UNE, do Paraguai, firmam parceria para ações ligadas à Educação a Distância

IMG_1310Na última semana, uma comitiva do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead) esteve em Ciudad Del Este, no Paraguai, para visitar a Universidad Nacional Del Este (UNE) e dar início a um projeto de cooperação entre as universidades voltado para a educação a distância (EaD).A comitiva – formada pela coordenadora do Nead/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, pela assessora da coordenação do Nead, Marta Anciutti, e pela técnica administrativa, Cintia Moleta – apresentou aos representantes da universidade paraguaia a forma de trabalho, o sistema organizacional, os projetos desenvolvidos, os cursos em andamento e os materiais produzidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro.

De acordo com Marta, o modelo de webconferência adotado pelo Nead, com a transmissão e particiação simultânea dos polos e apresentação de um jornalista, foi o que mais chamou a atenção dos representantes da UNE. “Eles ficaram admiradíssimos com a Webconfêrencia, porque eles não têm isso por lá, eles nem conheciam. Eles não têm essa possibilidade de troca de vídeos (pelo canal RNP) o que a gente sabe que restringe bastante a questão do retorno de imagem e som” explicou. Ainda segundo a assessora, a universidade paraguaia já tem um programa de educação a distância, ainda em fase inicial. “A idéia é aprimorar o programa utilizando o know-how da Unicentro, uma das universidades modelos em EaD no Brasil”, completou.

As trativas para o estabelecimento da parceria entre a Unicentro e a UNE tiveram início logo depois da apresentação. De acordo com o convênio proposto, o projeto de cooperação se daria em três momentos. Primeiramente, profissionais de todos os setores do Nead/Unicentro ministrarão um seminário sobre EaD para os professores e funcionários da UNE. Depois, num segundo momento, as universidades implementarão um programa de intercâmbio para professores e alunos das instituições. Por fim, o projeto prevê a criação de um curso de Espanhol/Português a distância, ministrados por professores nativos. Com essas bases estabelecidas, agora, o processo seguirá para os departamentos jurídicos das universidades e a expectativa é que seja oficializado ainda em 2014.

Polo de apoio presencial de Foz do Iguaçu

Aproveitando a ida a tríplice fronteira, a comitiva visitou também o polo presencial de Foz do Iguaçu. Instalado dentro do Parque Tecnológico de Itaipu, o polo é referência para os demais devido a sua estrutura física, organizacional e de equipamentos. Em parceria com o Nead/Unicentro o polo oferece o curso de pós-graduação em Gestão Escolar e em breve deverá contar também com o curso de graduação em Arte e Educação. O coordenador do polo, Edilson Carlos Balzzan, colocou o polo a disposição da para ser um Centro de Apoio na parceria entre Unicentro e UNE.

Confira mais imagens das visitas a UNE e ao Polo de apoio presencial de Foz do Iguaçu: