Sobre o Curso

pedagogiaO Curso de Pedagogia compõe uma política pública educacional que proporciona acesso ao ensino superior público, no sentido de ampliar e de qualificar a prática docente.
O princípio norteador do curso pressupõe a formação docente sustentada nas práticas de ensino vinculadas à Educação Infantil, Educação para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental e docência das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, na modalidade normal, bem como a docência em cursos de Educação Profissional. Incorpora-se, a essa proposta, a formação no sentido de preparar o profissional de Pedagogia para atuar como articulador do processo pedagógico na instituição escolar e outras instituições, com vistas à gestão de ações no âmbito educacional como um todo, envolvendo planejamento, coordenação, administração, orientação e supervisão.
Os docentes do curso são formados por professores do Departamento de Pedagogia e outros departamentos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes; e, ainda, do Setor de Ciências da Saúde, composto por doutores, mestres e especialistas na área de educação e áreas afins.

 

OBJETIVOS

Formar profissionais da educação para atuar na docência da Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional e da Gestão Educacional, bem como na produção e difusão do conhecimento em educação.

Desenvolver habilidade de ação-reflexão-ação sobre os espaços organizacionais da escola, garantindo um nível de formação pedagógica e interdisciplinar capaz de superar a fragmentação do trabalho determinado historicamente.

Fortalecer a formação teórico-prática, articulando as atividades de ensino com a pesquisa e a extensão.

Favorecer condições para a compreensão da totalidade do trabalho pedagógico.

Possibilitar a iniciação dos processos de pesquisas educacionais.

Propiciar o domínio dos fundamentos científicos, culturais e crítico-reflexivos, capazes de embasar uma sólida formação do educador.

 

PERFIL DO ALUNO

Na área de Ciências Humanas está o curso de Pedagogia. O pedagogo é o profissional que reflete criticamente sobre o fenômeno da formação humana em seus aspectos científicos, filosóficos, políticos e técnicos. Os pedagogos administram, gerenciam e orientam a aplicação de métodos com maior eficácia no ensino-aprendizagem. O curso está voltado para a formação de educadores para atuação em escolas de Educação Infantil, Educação Básica, Educação Superior e Gestão Escolar.
Além das escolas, os pedagogos também são requisitados em empresas públicas e privadas, clínicas psicopedagógicas, pesquisa educacional, escritórios de assessoria pedagógica e educacional, na indústria de artefatos e brinquedos educativos e em programas de rádio e televisão educativos.