Durante a XXII Semana de Pedagogia (Seped), colaboradores do setor pedagógico do Nead realizaram o mini-curso “Google como ferramenta pedagógica” trazendo informações sobre novas tecnologias. Confira agora no Podcast Aproximação!

Conforme editais publicados no site http://sites.unicentro.br/nead/blog/editais/, a Coordenação do NEAD/Unicentro (Núcleo de Educação a Distância) esclarece que as matrículas dos cursos de especialização¹ serão efetivadas automaticamente para as matrículas consideradas “deferidas”, já as matrículas consideradas “condicionais” devem enviar os documentos para a Unicentro² até o dia 31 de outubro de 2014.

A confirmação da matrícula será feita mediante assinatura de formulário próprio no dia da aula inaugural de cada curso. O cronograma das aulas inaugurais será divulgado no site do Nead.

¹ Os cursos compreendidos são: Educação e Formação Empreendedora, Ensino de Matemática no Ensino Médio, Ensino de Sociologia no Ensino Médio, Gestão e Informação do Conhecimento, Atividade Física e Saúde, Ensino de Pesquisa na Ciência Geográfica, Ensino de Filosofia no Ensino Médio, Gestão Escolar, Intervenção Sociocultural para Contextos Escolares e não Escolares e Perspectivas de Ensino de História do Brasil.

² Endereço de postagem dos documentos: Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Campus Santa Cruz – Rua Salvatore Renna – Padre Salvador, 875 – Santa Cruz – Cx. Postal 730, CEP-85015-430 – Guarapuava – Paraná, à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP, da UNICENTRO.

Nesta edição do Boletim Aproximação Informa você poderá conhecer um pouco mais sobre o novo produto jornalistico desenvolvido pelo NEAD/Unicentro, e que já está circulando por todos os polos presenciais.

 

Mariana Estevam, Jeferson Uchak e Mariana Prado apresentam o mini-curso "Google como ferramenta pedagógica” no Seped

Mariana Estevam, Jeferson Uchak e Mariana Prado apresentam o mini-curso “Google como ferramenta pedagógica” no Seped

Termina nessa sexta-feira (10), a XXII Semana de Pedagogia (Seped) realizada simultaneamente no campus Santa Cruz e campi avançados de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul e Pitanga. Ao longo destes dias alunos, educadores e pesquisadores puderam trocar experiências e discutir sobre a qualidade social, acadêmica e profissional da Pedagogia. Durante o evento, colaboradores do setor pedagógico do Nead realizaram o mini-curso “Google como ferramenta pedagógica” trazendo informações sobre novas tecnologias para os participantes.

Mariana Estevam, Jeferson Uchak e Mariana Prado são tutores de referência no Nead e puderam compartilhar a experiência obtida na educação a distância com os participantes. “As pessoas que estão no meio da Ead tem uma aceitação bem melhor [das novas tecnologias]. Com aqueles que não vivem essa realidade na prática, apesar de ser um assunto tão atual, nós percebemos que acabam usando apenas o básico, o celular, a internet, as redes socias, o que todo mundo conhece, mas ainda não sabem as inumeras possibilidades que estão abertas nessa área”, disse Mariana Estevam.

Os tutores focaram a apresentação principalmente nas funcionalidades menos conhecidas do Google, como o Google Drive, Google Agenda e o Google Acadêmico. “Eu senti que os participantes gostaram bastante, estavam bem interessados em aprender sobre estes objetos educacionais e novas tecnologias para usar no processo de ensino e aprendizagem. Alguns até já haviam feito essa oficina em outra oportunidade e puderam praticar um pouco melhor desta vez”, comentou Jeferson Uchak.

Além das ferramentas do Google, os tutores puderam mostrar aos alunos o Prezi, ferramenta para produção de apresentações. “Parecido com o Power Point, que é mais comum, mas não segue de uma maneira linear. O Prezi traz mais possibilidades, na transferência de um slide para outro ele amplia, destaca, tanto imagens quanto palavras. É bem diversificado e a qualidade das apresentações melhora bastante”, falou Mariana Estevam.

Nessa edição do podcast Aproximação ouça a entrevista com Angelo André Marafon, chefe de divisão da Diretoria de Avaliação Institucional da Unicentro. A participação de alunos, professores e tutores é muito importante para a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos pelo Nead, portanto, não deixe de participar. A avaliação já está disponível no Moodle!

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de cadastro de reserva para tutores a distância do Curso de Graduação em Ciências Biológicas oferecido na modalidade a Distância. O curso é desenvolvido pla Unicentro em convênio com o Ministério da Educação (MEC), com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível  Superior (CAPES) e com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Segundo o edital, os candidatos deverão ser formados nos cursos de Física ou Matemática, licenciatura ou bacharelado, e deverão possuir vínculo empregatício com o setor público em esfera Federal, Estadual ou Municipal, ou ainda estarem inscritos em programa de Pós-Graduação de uma universidade pública.
Os tutores selecionados serão chamados, paulatinamente, durante o curso conforme a necessidade e atuarão na cidade de Guarapuava, recebendo bolsa no valor de R$ 765,00 oferecida pela CAPES e pela UAB.
Durante o processo de seleção os candidatos passarão por uma avaliação de títulos, prova de conhecimentos específicos e entrevista. De acordo com o edital, a prova de conhecimentos específicos e a entrevista acontecerão no dia 05 de Novembro.
Para realizar sua inscrição e saber mais sobre o processo seletivo acesse o edital:

http://sites.unicentro.br/nead/blog/editais/edital-no-0332014-ciencias-biologicas-inscricoes-para-o-processo-seletivo-de-tutores-a-distancia-para-cadastro-de-reserva/

Cerca de 100 alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade a distância participaram na última semana do Seped (Semana de Pedagogia do Campus de Irati) onde apresentaram seus projetos e trabalhos de conclusão de curso. Nesta edição do Podcast Aproximação Informa você terá uma entrevista com a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, a professora Angela Corso, que irá comentar sobre a importância da participação dos alunos de EaD em eventos como o Seped.

Angelo Marafon, da Diretoria de Avaliação Institucional

Angelo Marafon, da Diretoria de Avaliação Institucional

Professores, tutores, alunos e coordenadores dos cursos oferecidos na modalidade a distância pela Unicentro já podem fazer a avaliação institucional em link específico acessado pelo Moodle. Até dezembro, todos os cursos em andamento serão avaliados, levando em consideração quesitos como qualidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), desempenho dos tutores, coordenação de curso, entre outros. “São perguntas objetivas, o questionário é simplificado e os alunos de EaD já estão ambientados com o sistema de avaliação on-line”, comentou Angelo André Marafon, chefe de divisão da Diretoria de Avaliação Institucional da Unicentro.

A participação de todos respondendo ao questionário é muito importante. Os resultados da avaliação institucional são utilizados na elaboração de projetos que objetivam a melhora da qualidade do ensino oferecido pela Unicentro. “Com essas informações, o Nead consegue planejar as suas ações futuras e entender as dificuldades e potencialidades de cada parte envolvida no processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância. Isso ajuda a melhorar a gerência do sistema”, explicou Marafon.

Todos os dados recolhidos durante o período de avaliação serão enviados para a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da Unicentro e auxiliarão no balanço das ações realizadas em 2014, bem como no direcionamento da instituição para os próximos anos letivos.

Aluna de Pedagogia a distância apresenta trabalho durante o Seped

Aluna de Pedagogia a distância apresenta trabalho durante o Seped

Alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da Unicentro estiveram nesta quinta feira (03), no Campus de Irati para participar da V Semana de Pedagogia (Seped), evento tradicional promovido pelo DEPED Irati (Departamento de Pedagogia do campus de Irati) e que nesta edição ocorreu conjuntamente com a I Semana Paranaense sobre Acessibilidade e Inclusão e com o V Ciclo de Palestras.

Segundo a organização do evento, cerca de 100 alunos desta modalidade participaram do Seped apresentando suas pesquisas e  trabalhos de conclusão de curso. De acordo com a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade a distância, Angela Corso, a participação maciça dos alunos de todos os polos (Pato Branco, Dois Vizinhos, Laranjeiras do Sul, Prudentópolis, Lapa e Apucarana)  auxiliou na ampliação e consolidação do evento. “Estamos bastante contentes com este movimento, com essa socialização das pesquisas e com a presença de nossos alunos do curso de Pedagogia a distância no nosso evento, o que trouxe um movimento bastante significativo e ampliou bastante o nosso evento também” comentou a coordenadora.

Ainda segundo Angela, a oportunidade dos acadêmicos do ensino a distância apresentarem suas pesquisas em eventos como este é uma experiência muito rica e importante na aprendizagem. “Nós temos alunos de todos os polos participando do evento e é um marco importante para o evento do curso de Pedagogia, mas, sobretudo é uma experiência acadêmica bastante significativa e rica de aprendizagem para nossos acadêmicos”.

Confira a galeria de fotos do evento:

Dezesseis pessoas ligadas ao Nead e atuantes nos cursos a distância participaram do quinto Concisa, congresso organizado pelo Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Unicentro. Nessa edição do podcast Aproximação conversamos com as tutoras Neirisléia Francisconi Del Mouro e Josiani Aparecida Karpinski sobre o trabalho realizado por elas na área da Administração e como este estudo pode ajudar na melhoria da qualidade do ensino em EaD.

Os Moocs, cursos online abertos e dirigidos a um público amplo (na sigla inglesa, Massive Online Open Course) chegaram a Unicentro. Conheça como os primeiros cursos estão sendo ofertado através de um projeto de extensão feito por tutores.

As tutoras Josiani Karpinski (esq.) e Neirisléia Del Mouro (dir.)

As tutoras Josiani Karpinski (esq.) e Neirisléia Del Mouro (dir.)

Terminou na úlitma sexta-feira, o quinto Concisa. O congresso, organizado pelo Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Unicentro, envolve alunos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo e Serviço Social, além de várias pós-graduações.

Durante o congresso, as tutoras Neirisléia Francisconi Del Mouro e Josiani Aparecida Karpinski, apresentaram o trabalho na área de administração chamado “Visão baseada em recursos: Uma revisão bibliográfica direcionada para o ensino a distância em uma IES (Instituição de Ensino Superior)”. Neirisléia é tutora no polo de Ivaiporã enquanto Josiani trabalha no polo de Palmital, ambas no curso de especialização em Gestão Pública Municipal.

Neirisléia contou que o objetivo do trabalho é chamar a atenção para vários recursos que não são explorados ou passam despercebidos através da teoria da “Visão Baseada em Recursos” (VBR) com o objetivo de identificar quais recursos e competências são importantes para uma instituição de ensino superior que trabalha com EaD.

“Nós observamos que há vários recursos, muitas vezes não explorados que podemos usar como vantagem competitiva. Se nós conseguirmos identificar qual o nosso ponto forte, analisando internamente a instituição, podemos trabalhar melhor nesse ambiente competitivo”, disse Neirisléia.

Josiani citou os fatores críticos que foram estudados durante a pesquisa. É interessante que uma organização busque melhorar esses recursos. A qualidade, gestão, infraesrutura, recursos humanos, recursos financeiros, modelos pedagógicos e a avaliação de aprendizagem”, listou.

Josiani disse ainda que pretende continuar estudando a área de EaD. “Esse é o tema da minha dissertação, pretendo explanar mais profundamente”, lembrou. “Nós vimos a oportunidade de realizar uma pesquisa com aquilo que trabalhamos e podemos ajudar o nosso curso”, completou Neirisléia.

A Coordenação do NEAD/Unicentro ( Núcleo de Educação a Distância) informa que as aulas dos cursos de especialização em Educação e Formação Empreendedora, Ensino de Matemática no Ensino Médio, Ensino de Sociologia no Ensino Médio, Gestão e Informação do Conhecimento, Atividade Física e Saúde, Ensino de Pesquisa na Ciência Geográfica, Ensino de Filosofia no Ensino Médio, Gestão Escolar, Intervenção Sociocultural para Contextos Escolares e não Escolares e Perspectivas de Ensino de História do Brasil terão inicio em 23 de fevereiro, conforme os cronogramas dos cursos que serão divulgados em breve.

No dia 10 de Outubro será divulgado o edital dos alunos selecionados na 1ª chamada dos referidos cursos. O edital para o preenchimento das vagas remanescentes será publicado no dia 20 de outubro.

Esclarecemos que as alterações no calendário de início do curso ocorreram devido ao impedimento legal para que o governo federal repassasse recursos a Unicentro, em decorrência do período eleitoral.

Mais informações pelo telefone (42) 3621- 1333 ou (42) 3621-1095

O Setor de Comunicação do Nead/Unicento (Núcleo de Educação a Distância) lançou mais um novo produto, um canal de informação e comunicação com os alunos, tutores e professores da modalidade de Educação a Distância (EaD). O Boletim Aproximação Informa, será impresso todo o mês e trará novidades e informações importantes a todos os participantes do sistema EaD.

O Boletim Aproximação Informa é um derivativo da revista semestral Aproximação e mais um produto do setor de Comunicação, que conta também com podcast (pequeno programa radiofônico) e um espaço de notícias dentro do site do Nead/Unicentro.

Na primeira edição do Boletim Aproximação, o leitor terá a oportunidade de saber mais sobre os novos licenciados em História em cinco pólos da UAB (Universidade Aberta do Brasil), conhecer o novo guia para o professor de Ead e ter acesso a uma entrevista exclusiva feita com a professora espanhola Ana Maria Martín Cuadrado, renomada pesquisadoras da UNED (Universidad Nacional de Educación a Distáncia) de Madri.

Nesse podcast o Aproximação traz para você uma entrevista com a professora Ruth Rietch Leonhardt, presidente da Comissão de Autenticidade do Nead, falando sobre plágio e direitos autorais.

Acesse aqui

Concisa

Começa hoje (22), o quinto Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (Concisa) na Unicentro. O evento envolve os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo e Serviço Social, além de várias pós-graduações.

Quatorze professores ligados ao Nead, atuantes nos cursos a distância, e dois tutores também participarão do congresso apresentando trabalhos no formato de artigos e resumos expandidos na quarta-feira (24).

Nesta edição o congresso traz discussões a redor do tema “Sustentabilidade e Inovação: Gestão, Políticas Públicas e Inclusão Social”. Confira a lista de trabalhos de autoria e co-autoria de professores e tutores do Nead:

Estudo do perfil do consumidor de um supermercado de vizinhança em Guarapuava – Profa. Eliane Horbus

A terceirização de serviços nas organizações – Eliane Horbus

Inovação tecnológica de produto em embalagens eco sustentáveis de fécula de mandioca – Patricia Maria Bonato e Marcos Roberto Kuhl

Os diferentes perfis trabalhistas de quatro mulheres guarapuavanas nascidas entre as décadas de 60 e 80: um estudo multicaso

A logística de restaurantes: gestão de estoque no restaurante Sabor Guairacá – Elaine Maria dos Santos

Pesquisa de mercado: Perfil dos consumidores de café na cidade de guarapuava – Eliane Horbus, Marcos de Castro e Roseli Machado

A importância da Planejamento Estratégico para as empresas – Eliane Horbus, Marcos de Castro e Roseli Machado

Logística do transporte agrícola no Paraná: avaliando as vantagens e desvantagens – Elaine Maria dos Santos

Competências Organizacionais e individuais uma abordagem prática na empresa “x” de Guarapuava – Eliane Horbus

Logística Reversa: aproveitamento de pneus – Elaine Maria dos Santos

Pesquisa de Mercado: um estudo sobre o setor alimentício de molhos e conservas de Guarapuava – Eliane Horbus e Roseli Machado

Sistema de informção informatizados – Eliane Horbus

O processo de descarte sustentável das embalagens vazias de agrotóxicos no Brasil e a logística reversa – Elaine Maria dos Santos

Segurança no trabalho – Eliane Horbus

Análise das vantagens e desvantagens do franchising sobre empreendimento próprio – Eliane Horbus

Análise sobre plano de negócios – Zoraide da Fonseca Costa

Economia ambiental e desenvolvimento sustentável: atividades práticas de educação ambiental inseridas nas escvolas municipais de Guarapuava – Altamir Thimóteo

O processo empreendedor de empresas consituídas por egressos do curso de graduação em administração da Unicentro- Julie Cristini Dias

O cooperativismo como ferramenta para o desenvolvimento da comunidade – Cleverson Fernando Salache e Paulo Roberto Sékula

Perfil do empreendedor da incubadora INTEG – Neirisléia Francisconi Del Mouro e Sebastião Sergio Prestes de lima

Estudo de Evasão em um curso de Aministrção de uma universidade pública do Paraná – Elaine Maria dos Santos, Neirisléia Francisconi Del Mouro e Sebastião Sergio Prestes de lima

Gestão democrática e autonomia: Análise dos critérios que auxialiam nas discussões sobre matriz curricular – Ivonaldo Brandani Gusmão

Inserção dos princípios de sustentabilidade na formação do profissional da Ciência Contábil – Marcos Roberto Kuhl

Desempenho sustentável em organizações inovadoras e colaborativas – Marcos Roberto Kuhl

A produção científica brasileira sobre cooperação: um levantamento dos estudos publicados entre 2009 e 2013 – Marcos de Castro

Visão baseada em recursos: um revisão bibliográfica direcionada para o ensino a distãncia em uma IES – Josiane Aparecida Karpinski e Neirisléia Francisconi Del Mouro

Pioneiros do empreendedorismo no Brasil – Marcia Aparecida Zampier

Consistência e aderência das taxas de crescimento nos laudos de avaliação de empresas da CVM – Leo Raifur

A última quinta feira (18) foi marcada pelas eleições para chefia de setores e departamentos da Unicentro. Alunos, professores e funcionários compareceram aos locais de votação para eleger os representantes, enquanto os alunos a distância também puderam votar por um link através do Moodle.

Os cursos de graduação e especialização ofertados na modalidade a distância a partir de 2015 estarão vinculados aos novos diretores de setores e chefes de departamento eleitos. Para a chefia do SEHLA (Setor de Ciências Humanas Letras e Artes) do Campus Santa Cruz, os professores Carlos Eduardo Schipanski e Adnilson José da Silva foram eleitos. Em Irati, Regina Chicoski e Cibele Krause Lemke foram escolhidas para comandar o Setor.

Dentro do SEHLA, Ademir Nunes Gonçalves e Marcos Gehrke foram eleitos para a chefia do Departamento de Pedagogia e Daiane Solange Stoeberl da Cunha e Desirée Paschoal de Melo comandarão o Departamento de Artes.

Em Irati, o Departamento de Pedagogia terá como chefes Nelsi Antonia Pabis e Ana Flávia Hansel.

Já o Setor de Sociais Aplicadas (SESA) de Guarapuava será comandado pelos professores João Francisco Morozini e Márcio Alexandre Facini. As chefias de departamento de Administração e Economia  ficam respectivamente a cargo dos professores Eliane Horbus e Marcos de Castro e Zoraide da Fonseca Costa e Sandra Mara Matuisk Mattos

Ruth Rietch Leonhardt: “Estamos verificando o procedimento do aluno na produção do seu trabalho. Esta comissão não avalia o trabalho, analisa se tem ou não plágio".

Ruth Rietch Leonhardt: “Estamos verificando o procedimento do aluno na produção do seu trabalho. Esta comissão não avalia o trabalho, analisa se tem ou não plágio”.

A questão do plágio, bem como do uso de imagens ou citações desrespeitando os direitos autorais têm sido um grande problema para o universo acadêmico nos últimos anos. O fenômeno que teve início no ensino presencial chegou também ao ensino a distância, e desde então soluções para esta problemática tem sido estudadas pelas instituições.

Visando coibir o plágio e  dar uma melhor orientação aos alunos, professores e tutores sobre a melhor maneira de realizar citações nos textos, o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead) passou a contar com uma Comissão de Autenticidade, que verificará  os Trabalhos de Conclusão de Curso das graduações e especializações  vinculadas a UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Segundo a professora Ruth Rietch Leonhardt, presidente da Comissão de Autenticidade, a idéia de realizar as verificações surgiu após alguns encontros promovidos pelo Nead com uma advogada especialista em direitos autorais de Curitiba. “Por duas ocasiões a UAB trouxe uma advogada de Curitiba para conversar com todas as pessoas envolvidas sobre Direito Autoral. A partir deste contato e com informações de que em outras universidades existem comissões para verificação de plágio, decidiu-se criar aqui na Unicentro esta comissão” explicou Ruth.

A comissão já está em funcionamento e atualmente avalia os trabalhos de sua primeira turma. De acordo com Ruth, todo o processo é eletrônico, através de um programa especifico criado pela COORTI (Coordenadoria de Tecnologia de Informação) e não há o contato direto entre o aluno e comissão.

Ruth explicou ainda que a intenção da Comissão é verificar se há ou não plágio nos textos e não o conteúdo da obra, não tendo a Comissão também poder de reprovar ou aprovar ninguém. “Estamos verificando o procedimento do aluno na produção do seu trabalho. Esta comissão não avalia o trabalho, analisa se tem ou não plágio. Esta comissão não dá nota ao aluno ou reprova ou aprova o aluno.”