Regulamento do Concurso Fotográfico Nead/Unicentro 2018 Sentimento Paraná

18 set de 2018 - por: shorst

AVISO do dia 31/10/18:

O concurso fotográfico Nead/Unicentro Sentimento Paraná, que inicialmente receberia inscrições até 31 de outubro, prorrogou o prazo para envio das fotos até 23 de novembro. A competição é destinada a estudantes EaD da Unicentro, equipes e tutores de polos UAB e professores dos cursos a distância.

O adiamento ocorreu em virtude de três fatores:

  • Pedidos de interessados em virtude do tempo chuvoso do último mês, que dificultou a produção de fotos;
  • Evento com coordenadores de polos na Unicentro nos dias 8 e 9 de novembro, quando a divulgação será intensificada;
  • Solicitações da criação de uma categoria especial para alunos EaD de outras instituições de ensino superior públicas do Paraná.

    Confira abaixo o regulamento.

Regulamento do Concurso Fotográfico Nead/Unicentro 2018

Sentimento Paraná

Tema

Sentimento de ser paranaense.

 

Público-Alvo

Comunidade EaD da Unicentro: alunos, tutores, professores e equipes de todos os polos UAB/Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

 

Objetivo

A ideia é oportunizar o registro de cenas marcantes dos municípios onde vivem as pessoas que possuem vínculos com os polos do Núcleo de Educação a Distância, revelando aspectos da cultura paranaense e promovendo intercâmbio cultural. As fotografias podem ser captadas por qualquer tipo de câmera – compacta, avançada, DSLR, ou de celular/smartphone, democratizando a participação. O foco desse concurso está no olhar fotográfico, e não na técnica. A ideia é registrar a diversidade do Estado, desvendando o sentimento de ser paranaense, temática desta edição.

 

Categorias

As categorias do concurso “Sentimento Paraná 2018” são:

  • Arquitetura Urbana.
  • Arquitetura Rural.
  • Gastronomia.
  • Etnia.
  • Cotidiano.

Cada candidato pode submeter até três imagens para cada categoria no momento da inscrição. A fotografia não precisa ser inédita.

Observação: após verificação de demanda e interesse, foi estabelecida uma categoria especial para alunos EaD de outras instituições públicas de ensino superior que oferecem cursos em polos UAB do Estado. Todas as imagens enviadas por estudantes de outras universidades serão avaliadas em conjunto nessa categoria especial.

Critérios de Avaliação

A Comissão Julgadora composta por cinco especialistas de outros Estados do país para cada categoria levará os seguintes aspectos em consideração no momento da avaliação, atribuindo notas de 0 a 10 para cada item:

  • Adequação à temática e à categoria: as imagens precisam estar dentro da temática geral do concurso e também da categoria escolhida.
  • Composição: a organização dos elementos na fotografia será levada em consideração na avaliação.
  • Sentimento: como o título do concurso é “Sentimento Paraná”, as fotos devem transmitir sentimento, contar uma história e expressar aspectos da cultura paranaense.
  • Criatividade: olhares não convencionais são esperados, ressaltando outros ângulos possíveis da realidade.

 

Disposições Gerais

O Concurso Nead/Unicentro de Fotografia 2018 “Sentimento Paraná” é promovido pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, em parceria com o Gabinete da Reitoria da universidade. A competição é aberta aos integrantes da comunidade EaD da instituição de ensino, contemplando todos os polos alcançados.

Na primeira etapa/nível regional, a Comissão Organizadora selecionará três fotografias de cada polo em cada uma das cinco categorias (primeiros, segundos e terceiros lugares). Esses escolhidos receberão certificados de finalistas do concurso. Somente os primeiros lugares em cada categoria serão premiados com kits de brindes.

Na segunda etapa/ nível estadual, em avaliação on-line, a Comissão Julgadora vai definir as fotografias vencedoras estaduais entre as fotos destaques no nível regional. Serão premiados com kits de itens de informática os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria, resultando em 15 vencedores estaduais. As imagens ganhadoras vão compor uma exposição fotográfica itinerante, que circulará os polos durante o ano de 2019.

 

Premiação

Os prêmios para a fase regional são: kits com brindes para os primeiros lugares em cada categoria e certificados.

Os prêmios para a fase estadual são: kits com itens de informática para os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria e certificados.

Observação: o polo que registrar a maior quantidade de inscrições proporcionalmente ao número de estudantes inscritos em cursos EaD ganhará um prêmio especial ao fim do concurso.

A premiação em nível estadual será realizada em dezembro, em Curitiba, contando com a presença dos candidatos ganhadores na fase estadual, entrega dos prêmios e também com a primeira mostra das imagens. A Comissão Organizadora proporcionará as despesas básicas (transporte e estadia). Outras despesas ficarão por conta dos vencedores.

 

Participação

As fotografias deverão ser enviadas para o e-mail sentimentoparana@unicentro.br. A mensagem deve conter no Assunto: “Inscrição ao Concurso Nead/Unicentro de Fotografia”. No corpo do e-mail: nome completo do autor da fotografia, curso ou função exercida, polo e, como anexo, as imagens JPG em alta resolução (arquivos em tamanho original, não reduzidos para redes sociais). O candidato deve enviar apenas um e-mail de inscrição com no máximo 15 anexos – três fotos para cada categoria.

As fotografias submetidas à avaliação não poderão apresentar tratamentos que distorçam a imagem, como por exemplo filtros de tonalidade, molduras ou montagens. Os ajustes aceitos são: correções de brilho, contraste e saturação. Se a imagem tiver pessoas em destaque (retratos), deverá ser enviada também a digitalização de autorização de uso de imagem (Anexo 1 deste regulamento).

  • Além dos alunos matriculados, podem participar concluintes de cursos que foram finalizados durante o ano de 2018.

 

Cronograma

Divulgação do concurso: 2ª quinzena de setembro e 1ª quinzena de outubro/2018.

Inscrições: 2ª quinzena de novembro/2018.

Divulgação dos vencedores em nível regional: 1ª quinzena de dezembro/2018.

Divulgação dos vencedores em nível estadual: 1ª quinzena de dezembro/2018.

Premiação: dezembro/2018.

 

Disposições finais

  • Ao enviar imagens ao concurso o candidato aceita a divulgação dessas fotos sem custo em materiais/redes do Nead/Unicentro e também na exposição itinerante, caso escolhidas.
  • Dúvidas sobre o regulamento devem ser solucionadas pelo e-mail sentimentoparana@unicentro.br ou pelo telefone (42) 3621.1364.
  • Casos omissos serão definidos pela Comissão Organizadora e/ou pela Comissão Julgadora, se necessário.

 


Anexo 1

Autorização do Uso de Imagem

 

Eu, ________________________________________________, portador(a) do RG: __________________________ e do CPF:__________________________, declaro que autorizo o uso de minha imagem no Concurso Nead/Unicentro de Fotografia 2018 – Sentimento Paraná. Desta mesma forma, declaro que a Unicentro tem direito de utilizar minha imagem para fins de divulgação, distribuição e exibição desta obra.

E-mail: ________________________________________________________

End:___________________________________________________________

Bairro:_________________________________________________________

CEP: __________________________________________________________

Cidade:_________________________________________________________

Estado: _________________________________________________________

Telefones:_______________________________________________________

 

______________________

Assinatura

 

Data:_______/_______/________.


Compartilhe

Comentários sobre esta notícia



Entre em Contato

Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h.
42 3621-1095 I 42 3621-1348
Envie-nos suas dúvidas ou sugestões
nead.unicentro@gmail.com
Rua Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
Cx. Postal 3010 - CEP 85015-430 - Guarapuava - PR