Sobre o curso |
Matem@tica na Pr@tica
Público: Profissionais graduados em Matemática e áreas afins. Objetivo Geral Objetivos Específicos |
Ementário das disciplinas |
1. Introdução a EAD Capacitar nas habilidades essenciais necessárias à aprendizagem a distância, incluindo a aplicação dos recursos e práticas digitais envolvidos nessa modalidade de aprendizagem, bem como, fundamentar sobre a modalidade de Educação a Distância, os atores do processo de EaD no Brasil, bem como Gestão de e-learning, Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA’s e Tutoria.2. Atividades Experimentais Propor atividades experimentais (ex: Jogo dos Discos, Modelo de despoluição de um lago e possibilidades de mosaicos planos com polígonos regulares) para aprendizagem de matemática, vinculadas à realidade escolar e baseadas em orientações didáticas/metodológicas inseridas nos eixos norteados, com objetivo de redimensionar a prática docente em sala de aula.3. Funções Elementares Explorar o conceito de função a partir da concepção espontânea de relação; representações de funções e mobilidade de uma representação para outra. Funções polinomiais; propriedades e aplicações: máximos e mínimos, ajuste de curvas e algoritmos para encontrar raízes. Funções exponenciais e logarítmicas: propriedades e aplicações; a constante de Euler e o logaritmo natural. Funções trigonométricas: exploração através de recursos computacionais.4. Matemática Discreta Abordar e explorar o conteúdo sobre Criptografia de substituição e permutações. Construção de kits pedagógicos para envio de mensagens secretas. O código Braille, combinações simples e o sistema de numeração decimal. Divulgação do sistema Braille. A linguagem das máquinas. Aritmética Modular e criptografia RSA. Segurança e funcionamento de sistemas de chave pública. Atividades e problemas envolvendo combinatória e probabilidade.5. Geometria Espacial Abordar e explorar o conteúdo sobre Poliedros e a Fórmula de Euler. Introdução histórica. Definições básicas: poliedros de Platão e poliedros semirregulares. Listagem dos poliedros de Platão. Fórmula de Euler e aplicações. Poliedros semirregulares. Classificação dos poliedros semirregulares (arquimedianos e não arquimedianos). Volumes. Formulação do conceito de volume. Volume do paralelepípedo. O Princípio de Cavalieri. Princípio de Cavalieri e aplicações. Volumes: prismas, cilindros, pirâmides, cones, esferas, segmentos esféricos.6. Conteúdo e Prática A disciplina de conteúdo e prática deverá será desenvolvida de forma transversal com as demais disciplinas teóricas para garantir seus objetivos. A articulação entre aspectos teórico-conceituais e pedagógicos dos conteúdos tratados deverá tomar como referência atividades de diversas naturezas, tais como: articulação entre diferentes formas de representação; análise de erros e reflexões sobre obstáculos na aprendizagem; construção de mapas conceituais; produção escrita; elaboração e avaliação de folhas de atividades; discussão sobre critérios para seleção e uso de materiais e recursos de ensino; construção de propostas pedagógicas. Durante as etapas da disciplina de conteúdo e prática, deverão ser propostas diferentes formas de avaliação, tais como: participação em fóruns de discussão sobre abordagens pedagógicas propostas; elaboração de planos de aula; relatórios sobre a aplicação de atividades em salas de aula. 7. Metodologia de Pesquisa Método científico e sua aplicabilidade na pesquisa social. Pesquisa pedagógica como prática. Projeto e abordagens gerais de pesquisa. Elaboração do projeto, técnicas de coleta e análise dos dados. Elaboração do artigo final. O planejamento desta unidade didática deverá ser formatado nos moldes de uma aula do Portal do Professor do MEC, visando sua publicação. 8. Pesquisa em Matemática na sala de aula Orientar o trabalho de conclusão de curso, para que o cursista possa apresentar uma síntese propositiva sobre sua prática como docente. Descrevendo o planejamento, desenho metodológico e aplicação em sala de aula de uma unidade didática inovadora, focada nos conteúdos e práticas apresentados durante o curso. |
CoordenaçãoProf. Maria Regina Carvalho Macieira Lopes espmatmedio2022@gmail.com |
Matriz do curso |
||||||||||||||||||||
Confira aqui a aprovação do curso. |
Polos UAB
|
|
Campo Largo, Ipiranga, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa e Ubiratã.
|