Ensino de Matemática para Ensino Médio


Sobre o Curso

Público: Profissionais graduados em Matemática e áreas afins.

Objetivo Geral
O projeto da Especialização para Professores do Ensino Médio de Matemática objetiva promover a formação inicial e continuada de professores. A ideia é contribuir para a melhoria pontual da qualidade de ensino. Por isso, a proposta se pauta nas necessidades advindas do cotidiano dos docentes em sala de aula.
O convênio da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) é com o MEC (Ministério da Educação e Cultura), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Objetivos Específicos
– Formar profissionais, em nível de especialização, no ensino de diversas áreas de conhecimento, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem e a realização do projeto políticopedagógico da escola, a partir de um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania;
– Contribuir na qualificação do professor na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito de aprender com qualidade social;
– Contribuir para a efetiva mudança da dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a busca, socialização e (re)construção do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo;
– Implementar o diálogo permanente com a sala de aula, com os conhecimentos que os professores das nossas escolas públicas estarão adquirindo/apreendendo e construindo nas nossas universidades, conhecimentos tanto no que diz respeito à metodologia quanto aos conteúdos específicos de sua área;
– Garantir a articulação entre os conhecimentos, metodologias e conteúdos acadêmicos, e os conhecimentos e práticas detidos pelos professores de nossas escolas.

Número de vagas: 150 vagas, sendo 30 em cada um dos polos UAB: Apucarana, Campo Largo, Cruzeiro do Oeste, Engenheiro Beltrão e Telêmaco Borba.

 

Ementário das disciplinas

1. Introdução a EAD
Capacitar nas habilidades essenciais necessárias à aprendizagem a distância, incluindo a
aplicação dos recursos e práticas digitais envolvidos nessa modalidade de
aprendizagem, bem como, fundamentar sobre a modalidade de Educação a Distância, os
atores do processo de EaD no Brasil, bem como Gestão de e-learning, Ambientes
Virtuais de Aprendizagem – AVA’s e Tutoria.

 

2. Atividades Experimentais
Propor atividades experimentais (ex: Jogo dos Discos, Modelo de despoluição de um
lago e possibilidades de mosaicos planos com polígonos regulares) para aprendizagem
de matemática, vinculadas à realidade escolar e baseadas em orientações
didáticas/metodológicas inseridas nos eixos norteados, com objetivo de redimensionar a
prática docente em sala de aula.

3. Funções Elementares
Explorar o conceito de função a partir da concepção espontânea de relação;
representações de funções e mobilidade de uma representação para outra. Funções
polinomiais; propriedades e aplicações: máximos e mínimos, ajuste de curvas e
algoritmos para encontrar raízes. Funções exponenciais e logarítmicas: propriedades e
aplicações; a constante de Euler e o logaritmo natural. Funções trigonométricas:
exploração através de recursos computacionais.

4. Matemática Discreta
Abordar e explorar o conteúdo sobre Criptografia de substituição e permutações.
Construção de kits pedagógicos para envio de mensagens secretas. O código Braille,
combinações simples e o sistema de numeração decimal. Divulgação do sistema Braille.
A linguagem das máquinas. Aritmética Modular e criptografia RSA. Segurança e
funcionamento de sistemas de chave pública. Atividades e problemas envolvendo
combinatória e probabilidade.

5. Geometria Espacial
Abordar e explorar o conteúdo sobre Poliedros e a Fórmula de Euler. Introdução
histórica. Definições básicas: poliedros de Platão e poliedros semirregulares. Listagem
dos poliedros de Platão. Fórmula de Euler e aplicações. Poliedros semirregulares.
Classificação dos poliedros semirregulares (arquimedianos e não arquimedianos).
Volumes. Formulação do conceito de volume. Volume do paralelepípedo. O Princípio
de Cavalieri. Princípio de Cavalieri e aplicações. Volumes: prismas, cilindros,
pirâmides, cones, esferas, segmentos esféricos.

6. Conteúdo e Prática
A disciplina de conteúdo e prática deverá será desenvolvida de forma transversal com as
demais disciplinas teóricas para garantir seus objetivos. A articulação entre aspectos
teórico-conceituais e pedagógicos dos conteúdos tratados deverá tomar como referência
atividades de diversas naturezas, tais como: articulação entre diferentes formas de
representação; análise de erros e reflexões sobre obstáculos na aprendizagem;
construção de mapas conceituais; produção escrita; elaboração e avaliação de folhas de
atividades; discussão sobre critérios para seleção e uso de materiais e recursos de
ensino; construção de propostas pedagógicas. Durante as etapas da disciplina de
conteúdo e prática, deverão ser propostas diferentes formas de avaliação, tais como:
participação em fóruns de discussão sobre abordagens pedagógicas propostas; elaboração de planos de aula; relatórios sobre a aplicação de atividades em salas de
aula.

7. Metodologia de Pesquisa
Método científico e sua aplicabilidade na pesquisa social. Pesquisa pedagógica como
prática. Projeto e abordagens gerais de pesquisa. Elaboração do projeto, técnicas de
coleta e análise dos dados. Elaboração do artigo final. O planejamento desta unidade
didática deverá ser formatado nos moldes de uma aula do Portal do Professor do MEC,
visando sua publicação.

8. Pesquisa em Matemática na sala de aula
Orientar o trabalho de conclusão de curso, para que o cursista possa apresentar uma
síntese propositiva sobre sua prática como docente. Descrevendo o planejamento,
desenho metodológico e aplicação em sala de aula de uma unidade didática inovadora,
focada nos conteúdos e práticas apresentados durante o curso.

 

Matriz do Curso

DISCIPLINAS Carga Horária
Introdução a EaD 40 horas
Atividades Experimentais 80 horas
Funções Elementares 40 horas
Matemática Discreta 40 horas
Geometria Espacial 40 horas
Conteúdo e Prática 40 horas
Metodologia de Pesquisa 40 horas
Pesquisa em Matemática na sala de aula 40 horas
Total 360 horas

 

 



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