Ensino de Matemática para Ensino Médio


Confira a Aula Inaugural

Sobre o Curso

Público: Profissionais graduados em Matemática e áreas afins.

Objetivo Geral
O projeto da Especialização para Professores do Ensino Médio de Matemática objetiva promover a formação inicial e continuada de professores. A ideia é contribuir para a melhoria pontual da qualidade de ensino. Por isso, a proposta se pauta nas necessidades advindas do cotidiano dos docentes em sala de aula.
O convênio da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) é com o MEC (Ministério da Educação e Cultura), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Objetivos Específicos
– Formar profissionais, em nível de especialização, no ensino de diversas áreas de conhecimento, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem e a realização do projeto políticopedagógico da escola, a partir de um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania;
– Contribuir na qualificação do professor na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito de aprender com qualidade social;
– Contribuir para a efetiva mudança da dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a busca, socialização e (re)construção do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo;
– Implementar o diálogo permanente com a sala de aula, com os conhecimentos que os professores das nossas escolas públicas estarão adquirindo/apreendendo e construindo nas nossas universidades, conhecimentos tanto no que diz respeito à metodologia quanto aos conteúdos específicos de sua área;
– Garantir a articulação entre os conhecimentos, metodologias e conteúdos acadêmicos, e os conhecimentos e práticas detidos pelos professores de nossas escolas.

Número de vagas: 150 vagas, sendo 30 em cada um dos polos UAB: Apucarana, Campo Largo, Cruzeiro do Oeste, Engenheiro Beltrão e Telêmaco Borba.

 

Ementário das disciplinas

1. Introdução a EAD
Capacitar nas habilidades essenciais necessárias à aprendizagem a distância, incluindo a
aplicação dos recursos e práticas digitais envolvidos nessa modalidade de
aprendizagem, bem como, fundamentar sobre a modalidade de Educação a Distância, os
atores do processo de EaD no Brasil, bem como Gestão de e-learning, Ambientes
Virtuais de Aprendizagem – AVA’s e Tutoria.2. Atividades Experimentais
Propor atividades experimentais (ex: Jogo dos Discos, Modelo de despoluição de um
lago e possibilidades de mosaicos planos com polígonos regulares) para aprendizagem
de matemática, vinculadas à realidade escolar e baseadas em orientações
didáticas/metodológicas inseridas nos eixos norteados, com objetivo de redimensionar a
prática docente em sala de aula.3. Funções Elementares
Explorar o conceito de função a partir da concepção espontânea de relação;
representações de funções e mobilidade de uma representação para outra. Funções
polinomiais; propriedades e aplicações: máximos e mínimos, ajuste de curvas e
algoritmos para encontrar raízes. Funções exponenciais e logarítmicas: propriedades e
aplicações; a constante de Euler e o logaritmo natural. Funções trigonométricas:
exploração através de recursos computacionais.4. Matemática Discreta
Abordar e explorar o conteúdo sobre Criptografia de substituição e permutações.
Construção de kits pedagógicos para envio de mensagens secretas. O código Braille,
combinações simples e o sistema de numeração decimal. Divulgação do sistema Braille.
A linguagem das máquinas. Aritmética Modular e criptografia RSA. Segurança e
funcionamento de sistemas de chave pública. Atividades e problemas envolvendo
combinatória e probabilidade.5. Geometria Espacial
Abordar e explorar o conteúdo sobre Poliedros e a Fórmula de Euler. Introdução
histórica. Definições básicas: poliedros de Platão e poliedros semirregulares. Listagem
dos poliedros de Platão. Fórmula de Euler e aplicações. Poliedros semirregulares.
Classificação dos poliedros semirregulares (arquimedianos e não arquimedianos).
Volumes. Formulação do conceito de volume. Volume do paralelepípedo. O Princípio
de Cavalieri. Princípio de Cavalieri e aplicações. Volumes: prismas, cilindros,
pirâmides, cones, esferas, segmentos esféricos.6. Conteúdo e Prática
A disciplina de conteúdo e prática deverá será desenvolvida de forma transversal com as
demais disciplinas teóricas para garantir seus objetivos. A articulação entre aspectos
teórico-conceituais e pedagógicos dos conteúdos tratados deverá tomar como referência
atividades de diversas naturezas, tais como: articulação entre diferentes formas de
representação; análise de erros e reflexões sobre obstáculos na aprendizagem;
construção de mapas conceituais; produção escrita; elaboração e avaliação de folhas de
atividades; discussão sobre critérios para seleção e uso de materiais e recursos de
ensino; construção de propostas pedagógicas. Durante as etapas da disciplina de
conteúdo e prática, deverão ser propostas diferentes formas de avaliação, tais como:
participação em fóruns de discussão sobre abordagens pedagógicas propostas; elaboração de planos de aula; relatórios sobre a aplicação de atividades em salas de
aula.7. Metodologia de Pesquisa
Método científico e sua aplicabilidade na pesquisa social. Pesquisa pedagógica como
prática. Projeto e abordagens gerais de pesquisa. Elaboração do projeto, técnicas de
coleta e análise dos dados. Elaboração do artigo final. O planejamento desta unidade
didática deverá ser formatado nos moldes de uma aula do Portal do Professor do MEC,
visando sua publicação.8. Pesquisa em Matemática na sala de aula
Orientar o trabalho de conclusão de curso, para que o cursista possa apresentar uma
síntese propositiva sobre sua prática como docente. Descrevendo o planejamento,
desenho metodológico e aplicação em sala de aula de uma unidade didática inovadora,
focada nos conteúdos e práticas apresentados durante o curso.

 

 

 

Matriz do Curso

DISCIPLINAS Carga Horária
Introdução a EaD 40 horas
Atividades Experimentais 80 horas
Funções Elementares 40 horas
Matemática Discreta 40 horas
Geometria Espacial 40 horas
Conteúdo e Prática 40 horas
Metodologia de Pesquisa 40 horas
Pesquisa em Matemática na sala de aula 40 horas
Total 360 horas

 

Endereços dos Polos

Polo UAB Apucarana
Praça Rui Barbosa, 12, CentroPolo UAB Campo Largo
Rua Oswaldo Cruz, 1.260, Centro

Polo UAB Cruzeiro do Oeste
Avenida Palmas, 220, Centro

Polo UAB Engenheiro Beltrão
Rua Clotário Portugal, 115, Centro

Polo UAB Telêmaco Borba
Rua Guarani, 555, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 

 



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