Professores com curso de licenciatura concluído e que comprovem estar em exercício docente na Educação Básica da rede pública de ensino podem concorrer às vagas remanescentes da seleção de alunos para o curso de Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 18 de março a 8 de abril, por meio do site da Unicentro.

Ao todo, são 68 vagas divididas entre dois polos UAB: Guarapuava (34 vagas) e Prudentópolis (34 vagas). Para fazer a inscrição, é necessário escolher o polo. Além disso, é preciso enviar a documentação exigida para análise no formato PDF e nas bandejas específicas conforme a seguir:

 

 

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a inscrição juntamente com o envio dos documentos e a segunda etapa, de caráter classificatório, que é a classificação dos candidatos de acordo com o tempo de serviço (em anos inteiros) na docência na educação básica.

 

SOBRE AS MATRÍCULAS

Após a classificação final dos candidatos é preciso efetivar a matrícula entre os dias 29 de abril e 8 de maio. A matrícula pode ser feita pessoalmente no Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro em Guarapuava ou via Sedex.

Para efetivar a matrícula é preciso entregar a seguinte documentação: 

 

O CURSO

O objetivo do curso é capacitar os professores dos anos iniciais da educação básica de ensino dentro do contexto digital, ao levar as atividades do mundo físico para o virtual. Os trabalhos de conclusão de curso serão propostas de melhorias no ambiente escolar em que tais professores estão inseridos. 

Para acessar a página do curso clique aqui.

Confira o cronograma com as principais datas desta seleção:

INSCRIÇÕES: 18 de março a 7 de abril

Resultado da análise documental: 12 de abril

Recursos: 15 e 16 de abril

Classificação final: 19 de abril

Recursos: 22 e 23 de abril

Classificação final e convocação para matrículas: 26 de abril

Efetivação das matrículas: 29 de abril a 8 de maio

A comissão de seleção de tutores do Nead e a coordenação do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Unicentro, modalidade EaD, divulgou o resultado da seleção de tutores para o curso. No edital nº 21/2024 – NEAD/UAB/MEC constam os aprovados e também os nomes dos candidatos em cadastro reserva.

Caso julguem necessário, os candidatos podem apresentar recursos entre os dias 16 e 18 de março de 2024, somente pelo e-mail nead@unicentro.br. O resultado da apresentação dos recursos será divulgado no dia 19 de março.

 

SERVIÇO

Apresentação de recursos: 16 a 18 de março, via e-mail

Resultado final: 19 de março

Acesse todos os editais desta seleção aqui

A equipe do Núcleo de Educação a Distância e da Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Universidade Estadual do Centro-Oeste, juntamente com a Coordenação do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental na modalidade Educação a Distância, lamentam profundamente o falecimento da acadêmica Simone do Rocio da Veiga, do polo UAB Curitiba, ocorrido no dia 11 de março de 2024.

Prestamos os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos enlutados.

O Programa de Residência Técnica e Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre) está com inscrições abertas para seleção de bolsistas estudantes de graduação para a área de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, que atuarão junto à coordenação do curso. São duas vagas:

 

 

 

 

 

 

 

As inscrições podem ser feitas até 25 de março pelo sistema de eventos da Unicentro, on-line e os bolsistas selecionados devem cumprir a carga horária presencialmente na Unicentro em Guarapuava.

No momento da inscrição é necessário enviar a seguinte documentação:

 

Além da inscrição, o processo seletivo ainda tem outras duas etapas: a entrevista, com valor máximo de 60 pontos e a análise curricular, com valor máximo de 40 pontos. O candidato que não obtiver no mínimo 60 pontos na média final será desclassificado.

Confira as principais datas do cronograma:

 

Inscrições: até 25 de março, on-line

Homologação das inscrições: 27 de março

Entrevistas: 2 de abril

Resultado final: 5 de abril

Acesse todos os editais desta seleção aqui

A Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), abriu inscrições para o primeiro curso online que tem como tema Inteligência Sustentável. O curso é promovido pelo Decade of Action (DOA), uma ação ligada ao Youth Action Hub (YAH), programa realizado pelas Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como proposta o incentivo aos jovens para a implementação do desenvolvimento sustentável no Brasil.

As inscrições, gratuitas, vão até 19 de março. A iniciativa é voltada para estudantes das universidades estaduais. O curso será disponibilizado na plataforma da UVPR e haverá certificado de conclusão para aqueles que passarem por todas as avaliações.

programa YAH envolve representantes de 37 países e tem como proposta o apoio e incentivo aos jovens. A parceria entre o YAH e a Seti pretende auxiliar na conscientização sobre desenvolvimento sustentável para a implementação da Agenda 2030 no Paraná.

Nesta segunda edição o programa está dividido em três etapas. A primeira é o curso denominado Inteligência Sustentável, que acontecerá no período de 21 de março até 21 de abril e não há restrição sobre o número de vagas para os estudantes. Para a segunda etapa está previsto o curso Formas de Impacto, para o qual serão selecionados 90 alunos. As aulas serão entre 13 e 30 de maio. Na terceira, acontecerá o curso Desafio ODS para uma turma de 70 estudantes, que participarão de um desafio com duração de 24 horas.

A primeira atividade desenvolvida pela YAH no Brasil foi em 2019 e envolveu direta e indiretamente aproximadamente 15 mil pessoas em atividades realizadas nos cursos direcionados para a criação de soluções sustentáveis.

Serviço:

Programa Decade of Action – DOA!

1ª etapa: Inteligência Sustentável

Prazo de inscrições: até 19 de março

Mais informações e inscrições AQUI

Aulas entre 21/03 e 21/04

*As informações são da Agência Estadual de Notícias (AEN)

A comissão de seleção de tutores do Nead divulgou o resultado das avaliações online da seleção de tutores para o curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa. Os candidatos aptos estão convocados para a terceira fase da seleção, que consiste na entrevista on-line.

Os candidatos aptos podem conferir no edital, ao lado de cada nome, a nota obtida na avaliação on-line e também o horário da entrevista, que será no dia 14 de março.

Recursos em relação aos resultados da segunda fase podem ser apresentados no dia 8 de março pelo e-mail nead@unicentro.br.

Acesse todos os editais desta seleção aqui

Entre os dias 8 e 15 de março acontece a Semana da Mulher 2024  – Mulheres Acadêmicas: as contribuições da EaD para o acesso e permanência no Ensino Superior. O evento acontece em rede, para todos os polos UAB do Paraná e totalmente on-line.

A programação terá momentos ao vivo, em que os participantes poderão acessar as transmissões posteriormente e também momentos de atividades assíncronas, tudo por meio da plataforma Google Classroom.

Para fazer a inscrição, que fica aberta até a próxima terça-feira, 12, é preciso acessar um formulário do Google, fazer login e completar os campos com informações pessoais. Podem participar acadêmicos, tutores, coordenadores e comunidade em geral. 

A palestra de abertura e as entrevistas serão feitas por alunas e egressas dos cursos EaD ofertados por várias instituições de ensino superior, conforme a seguir:

 

Palestra de abertura

 

Entrevistas

12 de março, 19h30

13 de março, 19h30

14 de março, 19h30

Até o dia 19 de março os acadêmicos das sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná podem se inscrever no curso Inteligência Sustentável. As vagas são para alunos da graduação e pós-graduação, independente da modalidade (presencial, semipresencial ou EaD).

O curso Inteligência Sustentável é uma parceria entre o YAH (Youth Action Hubs) Curitiba com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

O objetivo é capacitar e conscientizar alunos das universidades estaduais para incorporar práticas sustentáveis em suas vidas, de acordo com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As aulas são gravadas e divididas em quatro módulos (Origem da Sustentabilidade, Agenda 2030 e os 17 ODS, Implementação da Agenda 2030 no Brasil e no Paraná e Aplicação da sustentabilidade no dia a dia). 

Para acessar a página do curso, clique aqui. Para fazer a inscrição gratuita até 19 de março, clique aqui.

O laboratório Licon (Livre Conhecimento) do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unicentro, no Câmpus Santa Cruz, é apoiador do projeto de extensão intitulado “Desconstruindo o capacitismo: Inteligência Artificial e mediação simbólica no ensino de História”, coordenado pelo prof. Dr. Helvio Alexandre Mariano (DEHIS/G). Assim, algumas atividades previstas no projeto são realizadas no Licon.

Dentre os principais objetivos deste projeto extensionista estão a inclusão de estudantes, o desenvolvimento de abordagens inovadoras para o ensino de História, com recursos da IA, além do combate ao capacitismo no Ensino Superior. De acordo com o coordenador, a iniciativa espera ainda desenvolver uma plataforma de aprendizado inclusiva, promover a formação docente, fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico e estabelecer parcerias. 

“Partindo dos debates sobre deficiência intelectual, suas relações com os debates atuais sobre o capacitismo e buscando a superação por meio do conceito de mediação simbólica, apresentamos o projeto de extensão como um espaço de reflexão, construção e superação dos desafios impostos”, destacou o professor.

 

O Licon do Nead Unicentro pode ser utilizado para a realização de oficinas, cursos e outras atividades educativas. Para entrar em contato, basta enviar um e-mail para licon@unicentro.br.

A comissão de seleção de tutores para o curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Unicentro, na modalidade EaD, divulgou o resultado da apresentação de recursos.

Os candidatos que tiveram os recursos deferidos ficam também convocados para a segunda fase da seleção, que acontece no dia 6 de março, on-line.

Para participar é necessário que o candidato realize cadastro na Plataforma de Livre Conhecimento (Licon Unicentro). A avaliação é composta por questões objetivas e os candidatos terão 40 minutos para realização da prova.

Somente avançam para a terceira etapa (entrevista) aqueles que obtiverem nota superior ou igual a 60 pontos na segunda fase.

 

SERVIÇO

Avaliação on-line: 6 de março

Resultado da avaliação on-line: 7 de março

Entrevistas on-line: 12 de março

Acesse todos os editais desta seleção aqui

O polo UAB Ivaiporã vai realizar, no dia 9 de março de 2024, a aula inaugural das suas turmas de graduação em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e de especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Os alunos serão recebidos na sede do polo UAB, localizado na Praça Milton Pirolo, 385, às 14h. Segundo o coordenador do polo, professor Alessandro Alves Machado, a ideia surgiu a partir do interesse de acolher os acadêmicos para que conheçam o local onde vão realizar as atividades presenciais dos seus cursos. 

“Essa prática acabou sendo deixada de lado durante a pandemia, mas precisa ser resgatada, já que o aluno faz parte do nosso polo UAB. Creio que realizar uma atividade de início de uma turma nova destaca que o polo tem vida e é uma ponta entre os acadêmicos e a Universidade Pública”, afirmou Alessandro.

A coordenadora do curso de Letras EaD da Unicentro, professora Claudia Maris Tullio, enalteceu a iniciativa da coordenação do polo, que promove uma maior interação entre os alunos desde o começo da graduação. “Entendemos ser de vital importância a proximidade dos acadêmicos com o polo, haja vista as atividades presenciais que ocorrerão a partir do mês de julho. Agradecemos a iniciativa do professor Alessandro”, ressaltou Claudia.

A aula inaugural da especialização em rede em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental será realizada no dia 7 de março de 2024, a partir das 19h30, com transmissão pelo canal da Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

A palestra de abertura das atividades do curso será ministrada pela prof. Dra. Ilka Serra, pesquisadora da Universidade Estadual do Maranhão, com o título “Formação docente: por um novo paradigma da educação digital”.

A pós-graduação é ofertada na modalidade Educação a Distância (EaD) para um alunado composto por 900 professores, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com articulação da UVPR junto aos núcleos de EaD, o curso ocorre com o mesmo projeto pedagógico em seis universidades estaduais: UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro e Uenp, abrangendo 55 polos UAB do Paraná em diferentes regiões do Estado.

Conheça o curso aqui.

No dia 20 de março, às 19h30, acontece a aula inaugural da primeira oferta do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental ofertado pela Unicentro na modalidade Educação a Distância, via sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O evento será transmitido no canal do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro no YouTube, a partir das 19h30.

Após a abertura oficial do evento, os acadêmicos acompanharão palestra do professor Doutor Oséias da Silva Martinucci, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Nesta primeira oferta, o curso selecionou acadêmicos nos polos UAB de Céu Azul, Cianorte, Curitiba, Faxinal, Paranaguá, Rio Branco do Sul, São João do Ivaí e Tibagi. Um dos objetivos do curso é capacitar profissionais para atuar na formulação, planejamento, execução e avaliação de políticas públicas ambientais.

Com duração de dois anos, os acadêmicos graduados pela Unicentro finalizam o curso com diploma de ensino superior, melhor colocados no mercado de trabalho, competentes e comprometidos com a implantação de boas práticas ambientais.

 

SERVIÇO

Data: 20 de março, às 19h30

Link do canal do Nead no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=MywzauPc5NE

Página do curso: https://ead.unicentro.br/cursos/tga/

Via AEN

Automação de sistemas governamentais e desenvolvimento de aplicativos para gestão administrativa, de recursos hídricos e mobilidade urbana. Esses são alguns dos temas de projetos propostos por 56 concluintes da primeira turma do programa de Residência Técnica (Restec) em Inovação, Transformação Digital e E-Gov. O curso é ofertado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e as bancas públicas de avaliação dos trabalhos de conclusão serão transmitidas pela internet, a partir de segunda-feira (4) até 21 de março.

Coordenados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), os programas de Restec são considerados política pública de estado, com amparo na Lei nº 20.086/2019. A iniciativa tem como objetivo contribuir para formação continuada de profissionais recém-formados, com foco no setor público.

O conteúdo acadêmico é aplicado na modalidade de pós-graduação lato sensu (especialização), semelhante às residências da área da saúde. Parte das vagas ofertadas nos cursos de especialização é reservada para servidores públicos.

Na Restec de Inovação e Transformação Digital, os profissionais participaram ao longo de dois anos de disciplinas nas áreas de ambientação aos processos de transformação digital, análise e aplicação de dados e interação entre a sociedade com as inovações tecnológicas. Nesse período, os residentes também passaram por qualificação profissional ao desenvolver atividades práticas em diferentes órgãos da administração direta e autárquica.

De acordo com o cronograma, nove dos trabalhos de conclusão estão ligados diretamente à área de inovação e 13 à transformação digital. O restante dos projetos contempla temáticas variadas, como gestão de processos internos, gestão de pessoas, energia limpa, inclusão social e meio ambiente, além de projetos de arquitetura, comunicação, contabilidade, direito e literatura.

Alguns projetos são manuais que propõem atualização ou melhoria dos processos organizacionais das instituições em que os residentes realizaram as atividades práticas. São propostas pensadas para facilitar, automatizar e digitalizar informações e auxiliar na gestão de recursos públicos.

No campo da saúde, por exemplo, há sugestões para melhoria do sistema integrado de saúde pública. Na área de comunicação, os residentes refletem sobre novas ferramentas e novos recursos que podem ser utilizados pelo governo.

 

Soluções inovadoras

Wagner Luis G. Cordeiro atuou como residente na Biblioteca Pública do Paraná

Com formação em análise e desenvolvimento de sistemas, o residente Ricardo Antônio Carneiro, lotado no Instituto Água e Terra (IAT), desenvolveu um aplicativo para leituras de dados em estações fluviométricas e pluviométricas. A previsão é que a tecnologia auxilie em estações de leitura manual, localizadas em 248 municípios. O objetivo é otimizar a coleta e utilização desses dados no monitoramento de recursos hídricos realizado pelo órgão, que atua na proteção, preservação, conservação e recuperação do patrimônio ambiental.

“A residência foi muito gratificante profissionalmente e abriu um novo leque de conhecimentos sobre gestão, preservação, cuidados com o meio ambiente e recursos hídricos”, afirma o residente, que desenvolveu as atividades práticas no Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação do IAT. “Além disso, a equipe do núcleo sempre me ajudou muito na construção desses conhecimentos”.

Outro projeto consiste em uma pesquisa relacionada à literatura e inclusão social da pessoa idosa. A proposta é do bibliotecário Wagner Luis Gonçalves Cordeiro, que atuou como residente na Biblioteca Pública do Paraná (BPP). O estudo aborda tecnologias digitais no âmbito da biblioterapia, uma metodologia subsidiária da psicoterapia, que utiliza a leitura como estratégia terapêutica para melhorar a saúde mental. A partir de entrevistas com pessoas acima de 60 anos de idade que frequentam a BPP, o estudo aponta que a maioria desse público é favorável às atividades.

Ele também destaca a possibilidade de aprimoramento profissional. “Por meio da residência técnica aperfeiçoei os conhecimentos na minha área e identifiquei setores que necessitam de investimento para atrair novos usuários e leitores, além de interagir com funcionários e profissionais de atendimento ao público”, afirma o residente, que também tem formação em História.

 

Novas turmas

A segunda turma do Programa de Restec em Inovação, Transformação Digital e E-Gov iniciou as atividades em setembro de 2023 com previsão de encerramento para agosto de 2025. São 240 alunos matriculados no curso de especialização, sendo 218 residentes técnicos e 22 servidores públicos. O programa concede bolsa-auxílio no valor de R$ 2.375,00 mais R$ 264,00 de auxílio-transporte para os residentes técnicos.

A coordenação do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa publicou a homologação e indeferimento das inscrições para a seleção de tutores.

Os candidatos aptos estão convocados para a segunda fase da seleção que acontece no dia 6 de março, já os candidatos indeferidos podem apresentar recursos até o dia 4 de março pelo e-mail nead@unicentro.br, de acordo com os motivos listados ao lado de cada nome em edital.

Além disso, o cronograma da seleção foi retificado, conforme as novas datas a seguir:

Avaliação on-line: 6 de março

Entrevista on-line: 12 de março

Resultado final: 15 de março

Todos os editais dessa seleção: acesse aqui

O Núcleo de Pós-Graduação da Unicentro publicou o edital com as matrículas homologadas e indeferidas na Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Destaca-se que os candidatos com matrículas não homologadas podem apresentar recursos até amanhã, 1º de março, de acordo com o motivo indicado no edital.

A apresentação de recursos deve ser feita somente pelo protocolo digital da Unicentro direcionado ao Núcleo de Pós-Graduação (NUPG) da universidade. Dúvidas sobre o recurso devem ser encaminhadas para o e-mail nupg@unicentro.br.

Para acessar todos os editais deste processo seletivo clique aqui

A partir de hoje, 27 de fevereiro, até 1º de março, acontece a 14ª Semana de Estudos de  Pedagogia da Unicentro, dos Câmpus de Irati e Prudentópolis. A cerimônia de abertura acontece nesta terça-feira, 27, às 19h, no auditório Denise Stoklos, no Câmpus de Irati, com o tema “Alfabetização e Letramento: o legado de Magda Soares”, com a Dra. Vera Lucia Martiniak (UEPG)

O objetivo principal do evento é proporcionar um espaço de reflexão, discussão e aprendizado sobre a alfabetização e o letramento, abordando as interseções entre políticas educacionais, teorias e práticas pedagógicas e a influência do legado da pesquisadora Magda Soares

Nos dias 28 e 29 de fevereiro acontecem oficinas, minicursos, sessões de apresentação de trabalhos e resumos expandidos. Para conferir a programação completa clique aqui.

O evento também terá alguns momentos on-line voltados também aos acadêmicos do curso de Pedagogia da modalidade EaD, em que o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro estará presente para auxílio na transmissão, como a abertura o minicurso “Alfabetização e letramento digital”, ministrado pela prof. Dra. Manuela Pires W. Eckstein

A equipe do Núcleo de Educação a Distância e da Coordenação Universidade Aberta do Brasil na Unicentro lamentam profundamente o falecimento da ex-coordenadora do Polo UAB de Londrina, Joice Siqueira da Silva Baldassarre, ocorrido no dia 25 de fevereiro de 2024.

Destacamos a sua atuação admirável junto ao sistema Universidade Aberta do Brasil no período em que esteve na coordenação do polo, entre 2020 e 2023, sempre trabalhando em prol da educação pública e de qualidade.

Prestamos os mais sinceros sentimentos aos familiares, colegas e amigos enlutados.