MBA em Estratégias Cooperativas diploma 183 especialistas de 11 Estados

29 dez de 2020 - por: shorst

O MBA em Estratégias Cooperativas, uma parceria de sucesso entre a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e o Cresol Instituto, diplomou 183 especialistas no dia 22 de dezembro de 2020. A pós-graduação foi desenvolvida na modalidade Educação a Distância, por meio do Núcleo de Educação a Distância. Ao todo, o curso atingiu 112 municípios brasileiros, tendo alunos representando 11 Estados.

José Carlos (Cresol) e Simão (Unicentro) durante a entrega dos diplomas

José Carlos (Cresol) e Simão (Unicentro) durante a entrega dos diplomas

O MBA contou com a coordenação geral da professora Dra. Zoraide da Fonseca Costa, a coordenação adjunta do professor Me. Simão Ternoski e a coordenação pedagógica da professora Dra. Maria Aparecida Crissi Knuppel. Também desempenhou um importante papel nas tratativas o diretor executivo do Cresol Instituto, José Carlos Vandresen.  Para atender as necessidades, a especialização foi organizada com um núcleo comum e duas ênfases: Gestão de Pessoas e Negócios e Finanças, contemplando carga-horária total de 400 horas.

Desde o início, foi pensada uma metodologia inovadora. Assim, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) consistiu em um plano de negócios que apontou soluções, serviços ou produtos para a Cooperativa Cresol, tendo em vista que os alunos são colaboradores ou conselheiros que atuam com cooperativismo. Os melhores trabalhos serão publicados em livro durante 2021.

Na opinião do coordenador adjunto, professor Simão Ternoski, a parceria – que já data de 2013, com duas ofertas anteriores de outro curso – tem extrema relevância tanto para a Unicentro quanto para a Cooperativa Cresol.

“De um lado, nós projetamos o nome da universidade em um contexto nacional, chegando em municípios que não conseguiríamos alcançar sem a modalidade EaD. Também desenvolvemos inovações em nossas ferramentas e metodologias de ensino. Por outro lado, a cooperativa consegue capacitar seus colaboradores com qualidade, resultando em importantes contribuições. Sendo assim, todos ganham. Por causa desse êxito, temos boas perspectivas de parcerias futuras”, ressaltou.

Depoimentos dos alunos

Os estudantes também aprovaram o curso que teve um direcionamento bastante propício às atividades cotidianas. A acadêmica Suzane Borghezan, por exemplo, reside em Francisco Beltrão (PR) e optou pela ênfase Negócios e Finanças, tendo em vista a sua atuação há cinco anos no Cresol Instituto, integrando a equipe de Supervisão, Administração e Gestão de Indicadores. “Foi minha primeira especialização e busquei justamente por ter uma ênfase voltada para minha área de atuação, e com foco no cooperativismo de crédito”, contou.

Luiz foi um dos alunos do curso de especialização

O aluno Luiz Carlos Bandeira Kos Lassance, de Florianópolis (SC), atua como analista de sistemas na Cresol Confederação e comentou que os materiais didáticos contribuíram bastante em sua experiência com a EaD. “Eu gostei do curso. Aprendi a história do cooperativismo e do financiamento agrícola no Brasil, e também o que mais utilizo no dia a dia, que é a parte de matemática financeira. Na semana passada, mesmo, peguei uma planilha que fiz para uma aula e usei para resolver um problema do trabalho! Foi uma boa experiência e indico para quem quer seguir carreira no cooperativismo”, comentou.

De acordo com a coordenação do curso, os alunos já podem fazer a retirada de seus diplomas junto ao Cresol Instituto.


Compartilhe

Comentários sobre esta notícia



Entre em Contato

    Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h
    (42) 3621-1348
    Envie-nos suas dúvidas
    nead@unicentro.br
    Rua Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
    Cx. Postal 3010 - CEP: 85015-430 - Guarapuava (PR)