Sobre o curso |
Público: Profissionais graduados em Geografia e áreas afins.
Objetivo Geral Objetivos específicos: |
Ementário |
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Utilização e interação do Moodle UNICENTRO. Contextualização da EAD no Brasil, partindo da sua evolução, tratando de papel dos agentes, das TICs e por fim um panorama da pós-graduação lato sensu em geografia na modalidade a distância; uso de ferramentas. METODOLOGIAS DE PESQUISA EM GEOGRAFIA Métodos e metodologias. A construção da pesquisa: a questão conceitual para a investigação geográfica. Pesquisa quantitativa e qualitativa em Geografia. Estrutura e organização de trabalhos científicos. A disseminação dos trabalhos científicos. SABERES EM GEOGRAFIA: LEITURAS DO ESPAÇO E ENSINO Geografia, conceitos e temas; abordagens territoriais contemporâneas; Geografia Crítica e ensino; cultura, território e cidadania socioespacial; localizando problemas de pesquisa e confecção de roteiro de redação de trabalho de conclusão de curso. GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO Estrutura interna da Terra, Tempo Geológico, Rochas e Minerais, Vulcanismo e seus produtos, Recursos minerais, Águas subterrâneas, Formação dos solos e a erosão, Geologia e Geomorfologia Ambiental. TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO BÁSICO O ensino de Geografia e a integração das tecnologias digitais. Cibercultura e Ciberespaços de aprendizagem geográfica. O professor e as tecnologias. As metodologias digitais no contexto escolar (aplicativos autônomos e Jogos digitais no ensino de Geografia). As práticas de ensino e de aprendizagem na era digital. A BNCC e os gêneros digitais no ensino de Geografia. A pesquisa no ensino de Geografia na era da informática. A era digital das Fake News: as FakeGeo. PROCESSOS FÍSICOS NATURAIS E MUDANÇAS GLOBAIS A dinâmica terrestre e a interrelação entre os processos físicos naturais. Mudanças climáticas e o registro geológico/geomorfológico. Eventos climáticos extremos e o registro paleoambiental.Processos geomorfológicos e antropização da paisagem: a relação causa e efeito sob a ótica temporo-geomorfológica. ESPACIALIDADES E DINÂMICAS TERRITORIAIS Bases teóricas e conceituais da Geografia da População, Geografia do Brasil e Geoeconomia. Mobilidade do trabalho e movimentos migratórios ao longo da história. Refugiados. Expansão do processo de ocupação e as desigualdades sócio regionais. Circuito espacial produtivo. Precarização do trabalho. Configurações geoeconômicas contemporâneas. Proletariado da era digital. Prática do pós-licenciando em espacialidades e dinâmicas territoriais. IMPACTOS SOCIAIS E NATURAIS CONTEMPORÂNEOS Geografia: Sociedade e Natureza. Transformações Espaciais na inter-relação do social com o natural. Espaço e Tempo no Século XXI. A paisagem enquanto categoria de ensino e aprendizagem. Recursos Naturais e sua Exploração Social. Paradigma da Geografia Contemporânea na dialética sociedade natureza. Conflitos Sociais, Espaço e Meio Ambiente. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADAS À GEOGRAFIA Conceitos básicos de cartografia digital. Introdução ao Sistema de Informações Geográficas (SIG): conceitos e importância. Estrutura de dados vetoriais e matriciais. Princípios básicos de análise espacial. Técnicas de mapeamento aplicadas a análise ambiental. Geoprocessamento e aplicações ambientais. Proposta de Análise Socioambiental utilizando projeto de mapeamento. ENSINO DE GEOGRAFIA E PROJETOS INTEGRADORES Desenvolvimento de trabalho multidisciplinar ou interdisciplinar, representando uma sistematização dos conteúdos trabalhados em módulo/módulos de composição da matriz curricular do curso, vinculando às necessidades docentes, oportunizando a socialização acadêmica de seus resultados e os problemas identificados na realidade da prática educativa, por meio de uma proposta colaborativa. ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE Observação, aprendizagem e Ensino de Geografia; Produção de textos científicos; Avaliação e ensino de Geografia; Construção de estudos de caso; Orientações gerais para escolha e construção de recurso a ser utilizado na produção final; Elaboração de roteiro do relatório final do curso. |
CoordenaçãoProf. Lisandro Pezzi Schmidt |
Matriz do curso |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Confira aqui a aprovação do curso. |
Polos UAB
|
|
Apucarana, Colombo, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Paranavaí e Telêmaco Borba.
|