Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica

23 ago de 2016 - por:

Sobre o curso

Público: Profissionais graduados em Geografia e áreas afins.

Objetivo Geral
Proporcionar ao profissional da educação, subsídios teóricos e metodológicos para atuar na escola, na busca por uma educação de qualidade, tendo em vista que a competência profissional é o fundamento básico de um sistema escolar eficaz.

Objetivos específicos:
1. difundir desafios e oportunidades para educação digital e a inovação e contribuir para reflexões críticas a respeito do trabalho do professor de Geografia nas políticas educacionais vigentes no cenário atual;
2. proporcionar educação continuada à professores e bacharéis;
3. fornecer subsídios teóricos para a compreensão do meio educacional no qual as escolas estão inseridas, tendo em vista a ética e os princípios democráticos, norteados pela ciência geográfica;
4. possibilitar aos participantes do curso um espaço para a problematização, construção de novos conhecimentos e a troca de experiências sobre os novos desafios que se colocam para o ensino de geografia e para a educação em geral;
5. promover a reflexão e a discussão sobre o desenvolvimento do conhecimento geográfico em seus diferentes níveis;
6. garantir a reflexão e a discussão sobre a função social do sujeito as suas perspectivas para uma formação fundamentada na competência, na ética, na cidadania e na autonomia;
7. propiciar condições de aprofundamento e de atualização acerca do referencial teórico que embasa a prática dos profissionais de Geografia;
8. expor aos profissionais do ensino de Geografia, metodologias alternativas para as necessidades do cotidiano escolar;
9. oportunizar aos profissionais da educação o intercâmbio entre suas experiências didático pedagógicas e as suas possibilidades como pesquisadores e gestores;
10. desenvolver competências no uso do sistema de informações tecnológicas para utilização da tecnologia no ambiente escolar;
11. oportunizar conhecimento sobre o planejamento estratégico e sobre os projetos pedagógicos para eficácia no ambiente escolar;
12. ofertar o Curso de Especialização em Educação Digital para gestores e professores das escolas da rede básica de ensino do Paraná.

 

Ementário

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Utilização e interação do Moodle UNICENTRO. Contextualização da EAD no Brasil, partindo da sua evolução, tratando de papel dos agentes, das TICs e por fim um panorama da pós-graduação lato sensu em geografia na modalidade a distância; uso de ferramentas.
METODOLOGIAS DE PESQUISA EM GEOGRAFIA
Métodos e metodologias. A construção da pesquisa: a questão conceitual para a investigação geográfica. Pesquisa quantitativa e qualitativa em Geografia. Estrutura e organização de trabalhos científicos. A disseminação dos trabalhos científicos.
SABERES EM GEOGRAFIA: LEITURAS DO ESPAÇO E ENSINO
Geografia, conceitos e temas; abordagens territoriais contemporâneas; Geografia Crítica e ensino; cultura, território e cidadania socioespacial; localizando problemas de pesquisa e confecção de roteiro de redação de trabalho de conclusão de curso.
GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO
Estrutura interna da Terra, Tempo Geológico, Rochas e Minerais, Vulcanismo e seus produtos, Recursos minerais, Águas subterrâneas, Formação dos solos e a erosão, Geologia e Geomorfologia Ambiental.
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO BÁSICO
O ensino de Geografia e a integração das tecnologias digitais. Cibercultura e Ciberespaços de aprendizagem geográfica. O professor e as tecnologias. As metodologias digitais no contexto escolar (aplicativos autônomos e Jogos digitais no ensino de Geografia). As práticas de ensino e de aprendizagem na era digital. A BNCC e os gêneros digitais no ensino de Geografia. A pesquisa no ensino de Geografia na era da informática. A era digital das Fake News: as FakeGeo.
PROCESSOS FÍSICOS NATURAIS E MUDANÇAS GLOBAIS
A dinâmica terrestre e a interrelação entre os processos físicos naturais. Mudanças climáticas e o
registro geológico/geomorfológico. Eventos climáticos extremos e o registro paleoambiental.Processos geomorfológicos e antropização da paisagem: a relação causa e efeito sob a ótica
temporo-geomorfológica.
ESPACIALIDADES E DINÂMICAS TERRITORIAIS
Bases teóricas e conceituais da Geografia da População, Geografia do Brasil e Geoeconomia. Mobilidade do trabalho e movimentos migratórios ao longo da história. Refugiados. Expansão do processo de ocupação e as desigualdades sócio regionais. Circuito espacial produtivo. Precarização do trabalho. Configurações geoeconômicas contemporâneas. Proletariado da era digital. Prática do pós-licenciando em espacialidades e dinâmicas territoriais.
IMPACTOS SOCIAIS E NATURAIS CONTEMPORÂNEOS
Geografia: Sociedade e Natureza. Transformações Espaciais na inter-relação do social com o natural. Espaço e Tempo no Século XXI. A paisagem enquanto categoria de ensino e aprendizagem. Recursos Naturais e sua Exploração Social. Paradigma da Geografia Contemporânea na dialética sociedade natureza. Conflitos Sociais, Espaço e Meio Ambiente.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADAS À GEOGRAFIA
Conceitos básicos de cartografia digital. Introdução ao Sistema de Informações Geográficas (SIG): conceitos e importância. Estrutura de dados vetoriais e matriciais. Princípios básicos de análise espacial. Técnicas de mapeamento aplicadas a análise ambiental. Geoprocessamento e aplicações ambientais. Proposta de Análise Socioambiental utilizando projeto de mapeamento.
ENSINO DE GEOGRAFIA E PROJETOS INTEGRADORES
Desenvolvimento de trabalho multidisciplinar ou interdisciplinar, representando uma sistematização dos conteúdos trabalhados em módulo/módulos de composição da matriz curricular do curso, vinculando às necessidades docentes, oportunizando a socialização acadêmica de seus resultados e os problemas identificados na realidade da prática educativa, por meio de uma proposta colaborativa.
ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE
Observação, aprendizagem e Ensino de Geografia; Produção de textos científicos; Avaliação e ensino de Geografia; Construção de estudos de caso; Orientações gerais para escolha e construção de recurso a ser utilizado na produção final; Elaboração de roteiro do relatório final do curso.

 

Coordenação

Prof. Lisandro Pezzi Schmidt

geoead.unicentro@gmail.com

 

Matriz do curso

Componente Curricular (Disciplina/Módulo) Carga Horária
   
Módulo 1 – Fundamentos e conceitos
 
Introdução a Educação a Distância 30
Metodologias de Pesquisa em Geografia 30
Total 60
Módulo 2 – Geografia e Práticas Pedagógicas
Saberes em Geografia: leituras do espaço e ensino 30
Geografia Física e Ensino 30
Tecnologias Digitais e Estratégias Didáticas no Ensino Básico 30
Total 90
Módulo 3 – Riscos e Vulnerabilidades
Processos Físicos Naturais e Mudanças Globais 30
Espacialidades e Dinâmicas Territoriais 30
Impactos Sociais e Naturais Contemporâneos 30
Total 90
Módulo 4 – Conexões e Abordagens
Sistemas de Informações Geográficas Aplicados À Geografia 45
Ensino de Geografia e Projetos Integradores 45
Ensino de Geografia na contemporaneidade 30
Total 120
Total 360
Relatório Técnico Final do Curso (TCC) 60
Total do curso 420

Confira aqui a aprovação do curso.

 

Polos UAB
Oferta 2022

Apucarana, Colombo, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Paranavaí e Telêmaco Borba.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES AQUI.

 


Compartilhe

Comentários sobre esta notícia



Entre em Contato

    Segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 17h
    (42) 3621-1368
    Envie-nos suas dúvidas:
    nead@unicentro.br
    Rua Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
    Cx. Postal 3010 - CEP: 85015-430 - Guarapuava (PR)