Gestão Escolar

23 ago de 2016 - por:

Sobre o Curso

O curso de Educação Física da UNICENTRO propicia uma formação em nível superior que conduz ao grau acadêmico de licenciado, cuja orientação profissional está direcionada para a atuação com as diversas manifestações culturais do movimento humano, nas perspectivas da educação, da cultura, da saúde, do lazer, entre outras.
Os princípios norteadores deste projeto buscam garantir maior dinamismo e qualidade na formação inicial universitária de professores de Educação Física, bem como favorecer o desenvolvimento das competências cognitivas, instrumentais e comportamentais essenciais ao desempenho profissional futuro.
Considerando as características e peculiaridades regionais, o contexto institucional, o conteúdo cultural disponível, resultante de investigações científicas e experiências empíricas, apontou-se como princípios norteadores:
– Concepção de projeto político pedagógico entendido como objeto de construção coletiva e que incorpora os pressupostos da autonomia institucional;
– Compreensão holística de homem como um ser indivisível, em superação a visão fragmentada;
– Concepção de currículo que articule os conhecimentos da formação geral e específica e que seja pautado numa perspectiva interdisciplinar;
– Concepção de currículo como projeto educativo e construção humana, que articula saberes socialmente acumulados com a práxis devidamente orientada e instrumentalizada em atividades curriculares;
– Articulação teoria-prática que contempla o estabelecimento de rotina didática baseada na experimentação, confronto com a realidade e produção coletiva de conhecimentos;
– Compreensão da formação como processo que cultiva a atitude crítica e reflexiva, bem como a conduta ética pessoal e profissional;
– Implementação de processo participativo e cooperativo, através de relações professor- aluno dialógicas e comunicativas, na construção dos conhecimentos curriculares;
– Inclusão de práticas pedagógicas criativas, para estimular a aprendizagem significativa e o fortalecimento da competência pedagógica;
– Implementação de ações que promovam a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
– Concepção de formação inicial, orientada e sustentada em princípios e valores da educação continuada;
– Adoção da pesquisa, com foco no processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que ensinar requer, tanto dispor de conhecimentos e mobilizá-los para a ação, como compreender o processo de construção do conhecimento.
– Formação profissional em Educação Física fundamentada em princípios, conceitos e métodos integrantes das diversas disciplinas que podem contribuir para o estudo das Manifestações e Expressões Culturais do Movimento Humano;

 

Objetivos

Formar professores para intervenção acadêmico-profissional em Educação Física, área de conhecimento que tem como objeto de estudo e de aplicação as manifestações e expressões culturais do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança;

Formar professores de Educação Física dotados de visão generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética;

Formar professores de Educação Física qualificados para analisar criticamente a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões culturais do movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento do conhecimento dos sujeitos, nas perspectivas da cultura, da saúde, da educação, do lazer, entre outras.

Formar professores de Educação Física qualificados para a docência deste componente curricular na Educação Básica, preparados para considerar: o ensino visando à aprendizagem do aluno; o acolhimento e o trato da diversidade; o exercício de atividades de enriquecimento cultural; o aprimoramento em práticas investigativas; a elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares; o uso de tecnologias da informação e da comunicação, e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores; o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe.

 

Perfil do Aluno

O profissional formado deverá estar qualificado para atuar profissionalmente com as manifestações culturais do movimento humano nas perspectivas da educação, da formação cultural, da saúde, do lazer, entre outras, a partir de uma visão generalista, humanista e crítica que articule em sua atuação a reflexão filosófica, o rigor científico, e a conduta ética.
Os profissionais formados deverão estar qualificados para o ensino visando à aprendizagem do aluno considerando o conhecimento a partir dos seus significados em diferentes contextos e respeitando o princípio da diversidade. Deverá se caracterizar como um profissional que busque constantemente o seu enriquecimento cultural a partir do aprimoramento em práticas investigativas. Os profissionais deverão estar devidamente qualificados para a elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares e para trabalhar em colaboração e em equipe. Espera-se ainda, que o egresso esteja preparado para o uso de tecnologias da informação e da comunicação, e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores.

Grade Curricular

Matriz Curricular – Currículo Pleno

CLIQUE AQUI para ver a matriz curricular do curso.

 

Coordenação

Coordenador do curso: Prof. Gilmar de Carvalho Cruz
Coordenador de tutoria: Prof. Khaled Omar Mohamed El Tassa

 


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