15 anos do Núcleo de Educação a Distância: uma história de desafios e conquistas

Nesta segunda-feira, 25 de maio, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste completa 15 anos. Em todo esse tempo, muitas pessoas construíram partes da história, seja atuando na equipe multidisciplinar, nos setores administrativos e técnicos, na área de docência, tutoria, coordenações ou como estudante da modalidade EaD da instituição de ensino. Graduações, especializações, cursos abertos, parceiras e outros projetos especiais marcam uma trajetória pautada por desafios e conquistas.

De acordo com o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, no decorrer dos últimos 15 anos, muitas pessoas participaram do desenvolvimento das atividades com comprometimento. “Nossos parabéns a todos que fazem parte da trajetória do Nead”, afirmou.

Trabalho coletivo e incansável

O coordenador do Nead/Unicentro, professor Leo Raifur, ressalta os desafios recentes enfrentados pelo núcleo no sentido de assessorar a universidade na formação de docentes e estudantes da modalidade presencial para a realização de atividades não presenciais, diante da pandemia de Covid-19. “Entramos de corpo e alma, trabalhando diuturnamente”, disse.

Ao destacar a trajetória, ele ressalta: “Juntamente com os parabéns e as felicitações pela data, cabe externar neste momento o nosso agradecimento a todos, gestores, professores, tutores e agentes administrativos que árdua e continuamente dedicaram-se para que esse avanço, esse estágio fosse alcançado.

Confira o depoimento do prof. Leo na íntegra:

Desafios e conquistas

De acordo com a coordenadora institucional da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e também da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, houve um avanço significativo no decorrer dos últimos anos, tornando a Universidade Estadual do Centro-Oeste uma referência também na EaD.

“Há 15 anos iniciamos um processo pensando cada vez mais em levar às pessoas um ensino de qualidade, um ensino para uma população que a ele não tivesse acesso. Nossa intenção era democratizar. Os desafios eram grandes. Não tínhamos, à época, tecnologias, ferramentas e plataformas que nos dessem esse suporte. De lá para cá, muita coisa mudou, e para melhor! Temos milhares de alunos formados. Somos referência em tecnologias, em materiais didáticos, em ações pedagógicas para Educação a Distância. Conquistamos parcerias. Avançamos muito, mas os desafios que nos colocam nesse cenário são ainda maiores”, afirmou.

Confira o depoimento da prof. Maria Aparecida na íntegra:

Contribuição social

Quem também deixa o seu depoimento em relação aos 15 anos do Nead foi a coordenadora adjunta da UAB/Unicentro, professora Christine Vargas Lima, que também é diretora do campus Santa Cruz da Unicentro. “Sou grata por fazer parte dessa equipe que contribui tanto para nossa universidade e comunidade. Vida longa ao Nead!”.

Confira o depoimento da prof. Christine na íntegra:

Conheça o Nead
Visite o Licon