A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) sediou, nesta terça-feira (7), no Câmpus Cedeteg, a 1ª Jornada de Professores, Pesquisadores, Mentores e Apoios Pedagógicos do PDE 2025. O encontro reuniu representantes de todas as universidades estaduais do Paraná, entre eles coordenadores institucionais, mentores e professores pesquisadores, que atuam na condução do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), iniciativa de formação continuada voltada a professores da rede estadual de ensino.
A programação se estendeu ao longo do dia, com painéis e mesas de diálogo voltados à troca de experiências e alinhamento entre as equipes participantes, abordando os papéis estratégicos dos mentores e os apoios pedagógicos no processo formativo dos educadores, especialmente no tema da gestão de ambientes de aprendizagem, conforme explicou a coordenadora-geral do PDE e da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, que também atua como coordenadora de Ensino Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).
“Buscamos compreender como integrar os diferentes espaços de aprendizagem (o ambiente escolar, o entorno social e o digital) em um ecossistema educacional mais sustentável, seguro e saudável, que responda às necessidades da sociedade e fortaleça a democratização de uma educação de qualidade socialmente referenciada”, destacou a coordenadora.
Educação como transformação social
Realizado em parceria entre a Seti, a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e as sete universidades estaduais, o PDE é reconhecido como uma das experiências mais bem-sucedidas de formação continuada docente. Atualmente em sua 11ª edição, o programa já formou mais de 17 mil professores da rede pública, com o propósito de aperfeiçoar metodologias e estratégias pedagógicas desenvolvidas no contexto escolar, fortalecendo o vínculo entre a educação básica e o ensino superior.
Integrante ativa dessa rede, a Unicentro desempenha papel essencial nesse processo, atendendo 262 professores da rede estadual sob a orientação de 15 mentores, distribuídos em diversas áreas do conhecimento.
A coordenadora institucional do PDE na Unicentro, professora Mariulce da Silva Lima Leineker, destacou que a atuação da universidade é estratégica para o fortalecimento de toda a cadeia educacional. “Quando esses docentes desenvolvem alunos com múltiplas competências, eles chegam à universidade mais preparados. Por isso, formar o professor da educação básica é investir na qualidade do ensino em todos os níveis. É um trabalho coletivo, construído em muitas mãos, que reflete a essência da educação: um processo contínuo, colaborativo e comprometido com a formação integral das pessoas”, apontou.
O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, também ressaltou a importância da parceria entre universidades e escolas. “O PDE é um orgulho pra gente. Queremos estar cada vez mais próximos da nossa comunidade, da educação básica e da formação de professores. O programa tem transformado muitos docentes, e eles têm feito a diferença, levando até suas escolas toda a experiência que adquiriram. Que o PDE continue e seja cada vez mais valorizado, porque a educação transforma”, afirmou o reitor.






