No segundo semestre de 2013, a UAB/Unicentro trará o Programa de Formação Continuada a Distância (Proficad). A iniciativa é do NEAD, Núcleo de Educação a Distância, e visa disponibilizar a capacitação continuada de profissionais vinculados a órgãos públicos. Devido à necessidade de instituições, como as prefeituras municipais, de aperfeiçoar e treinar seus funcionários, o Proficad fará parcerias com órgãos que tiverem interesse em contratar os serviços da Unicentro para o desenvolvimento de cursos específicos em áreas que vão desde a administração até a saúde e educação. “O Proficad atenderá a uma relação de mais de 100 cursos com temas bem específicos, como por exemplo o de Legislação Tributária. O programa também abrirá espaço para solicitações de cursos das prefeituras, sendo que quando houver recursos e profissionais para o tema requerido, esses cursos também poderão ser elaborados e disponibilizados”, conta a Profª Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora do NEAD/UAB. Segundo o administrador financeiro do Proficad, Cleverson Salache, os cursos são de curta duração (no máximo 40 horas) e estarão disponíveis online na plataforma Moodle e por meio de web conferências. “Os cursos são todos custeados pela instituição que solicitá-los. O órgão deverá encaminhar seus funcionários para inscrevê-los no programa”, informa Cleverson. Nesta primeira fase, os participantes do programa serão as prefeituras e na sequencia haverá a abertura para o publico em geral. A data de início do programa e maiores informações serão divulgadas no site da UAB/Unicentro.
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai disponibilizar sete novos cursos de especialização na modalidade de educação a distância para a Unicentro. Os cursos foram aprovados no início do mês de junho pelo Ministério da Educação (MEC).
A coordenação do núcleo de educação a distância e os coordenadores de cada curso estarão avaliando os pólos da UAB no próximo semestre para que sejam selecionados os que possuem demanda e que estão aptos a desenvolverem essa oferta. O próximo passo é inserir os cursos no ATUAB, o Ambiente de Trabalho dos Coordenadores da UAB.
Depois disso serão feitos os processos seletivos dos alunos para as especializações. Os cursos devem iniciar no mês de março de 2014 e a maioria deles terá uma carga horária de 540 horas distribuídas em dois anos. No Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes haverá os cursos de especialização em “Libras”, “Intervenção Sociocultural para Contextos Escolares e Não Escolares” e “Perspectivas de Ensino de História do Brasil”.
O Setor Ciências Sociais Aplicadas terá os cursos de especialização em “Gestão da Informação e do Conhecimento” e “Educação e Formação Empreendedora”.
Para a área de Ciências da Saúde hávera o curso de especialização em “Atividade Física e Saúde” e no Setor de Ciências Agrárias e Ambientais, há especialização em “Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica”.
O curso de especialização em Libras será o primeiro na modalidade a distância no Brasil. Nesse caso, as ferramentas para o desenvolvimento das aulas serão totalmente adaptadas, incluindo a interpretação de libras simultânea para os alunos.
O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UAB/Unicentro está trabalhando na construção de uma nova ferramenta de suporte para os alunos dessa modalidade de ensino: o Banco de Objetos Didáticos.
O desenvolvimento do banco está sendo formulado por um programa do Laboratório para Formação de Educadores com o Uso de Tecnologia (LIFE). Por enquanto a fase é de cadastro de materiais e aquisição das suas licenciaturas.
Livros, artigos, vídeos, web conferências, slides e documentários são alguns dos arquivos que farão parte do banco de objetos. Dentro dele haverá a biblioteca virtual para uso dos alunos de educação a distância.
“Enquanto o Banco de Objetos Didáticos está sendo finalizado, os professores e tutores da UAB/ Unicentro indicam outras bibliotecas virtuais de livre acesso que os alunos podem consultar”, comenta a coordenadora do NEAD/UAB, Maria Aparecida Knuppel. A previsão é que no ano que vem o banco já esteja disponível.