Foi publicado no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (28), a portaria que confere a Unicentro o direito de continuar ofertando cursos a distância por mais 8 anos. Assinada pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho, a portaria oficializa a avaliação feita em 2016 pela equipe técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP).

Durante o período de avaliações duas equipes técnicas do INEP estiveram presentes nos campi da Unicentro, em Guarapuava e Irati, onde foram avaliados diversos aspectos da instituição. “Na ocasião, os técnicos avaliaram a estrutura de equipamentos, de recursos tecnológicos, o corpo docente, as condições dos polos entre outros itens”, disse a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro.

O primeiro credenciamento na modalidade foi feito em 2006, desde então a universidade passou de um curso, a licenciatura em Ciências Biológicas, para 7 graduações e 17 especializações em pouco mais de 10 anos.  A presença da modalidade EaD no estatuto e no Plano de Desenvolvimento Institucional, entre outros sistemas legais dentro da universidade foram fundamentais para a avaliação positiva por parte dos peritos do INEP. “Fomos muito bem avaliados e isso nos deixa bastante satisfeitos porque sabemos que estamos em um caminho correto em relação a EaD” acrescentou Maria Aparecida.

Diário Oficial da União – Edição de 28 de março de 2017

O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unicentro doou, esta semana, 105 livros para a faculdade Guarapuava. Estes livros fazem parte do acervo de educação a distância da instituição e são relacionados aos cursos de bacharelado, licenciatura e especialização ofertados pela Unicentro na modalidade.
Além da faculdade Guarapuava, o Núcleo Regional de Educação e outras duas instituições de ensino superior da cidade, a Faculdade Campo Real e Faculdade Guiaracá, irão receber doações idênticas a esta.
A ideia, segundo a coordenadora de programas e projetos do Nead, Marta Anciutti, é disponibilizar o material para um público mais amplo, contribuindo com alunos de ensino técnico e superior além de aproximar outras instituições da modalidade. “Temos alguns livros excedentes dos cursos ofertados, para não deixarmos o material parado resolvemos disponibilizar para outras instituições” disse Marta.
Na faculdade Guarapuava, as doações foram recebidas pelo Diretor Geral  o professor Carlos Gomes que frisou a importância da cooperação entre as duas instituições, uma pública e outra privada, para o desenvolvimento da cidade. “Para nossa instituição essa doação é muito importante porque estamos no momento de credenciamento para ofertamos cursos EaD. Nesse sentido todo material que pudermos disponibilizar e acrescentar ao nosso acervo vem somar muito”, finalizou Carlos.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, essa semana, o resultado dos indicadores de qualidade para a educação superior brasileiros. Os índices são medidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e revelam, em uma escala de 1 a 5, qual é a avaliação dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior (IES) do país. No total, foram avaliadas 231 IES, 8.121 cursos e 447.056 participantes (os egressos) em todo o território nacional.
Nesse universo, a Unicentro conquistou reconhecimento pelo trabalho sério e dedicado que realiza ao longo dos anos. A Universidade Estadual do Centro-Oeste, segundo o IGC (Índice Geral de Cursos), é a 37. melhor instituição de ensino superior brasileira. Entre as universidades públicas do país, ocupa a 33. colocação e é a décima se forem contadas apenas as públicas dos três estados da região sul. O ranking também a coloca como a 8. melhor universidade estadual brasileira e a quarta melhor entre as estaduais do sul do Brasil.
“Essa divulgação dos resultados da avaliação feita pelo Ministério da Educação, novamente, comprova que a Unicentro é uma instituição bem colocada no cenário no que diz respeito à qualidade da sua graduação. É um resultado que comprova a qualidade do trabalho que se faz na Unicentro, o resultado do esforço de toda a comunidade acadêmica – professores, funcionários, alunos, e toda a gestão institucional – no que diz respeito a, mesmo em condições extremamente adversas, obter resultados que colocam a Universidade entre as melhores do país. Nos últimos anos temos vivido um conjunto de situações que tem dificultado muito a preservação da qualidade do trabalho desenvolvido na Universidade. São enormes restrições e isso tudo tem nos colocado cada vez mais dificuldades. E, ainda assim, a Unicentro está entre as melhores do país”, avaliou o reitor da instituição, professor Aldo Nelson Bona.

Continue lendo

A especialização passou por mudanças na carga horária e nos conteúdos

Mesa de honra composta por representantes da Unicentro e da Cresol

Nesta terça-feira (7), foi realizado na sala de eventos do campus Santa Cruz, a aula inaugural do curso de especialização em Cooperativismo Solidário e Crédito Rural. Esta é a segunda vez que a Unicentro e a Cresol trabalham juntas para levar formação aos colaboradores da cooperativa.

Estiveram presentes no evento várias autoridades da comunidade universitária e da cooperativa que assinaram o termo definitivo de parceria entre as instituições. Após a assinatura, o diretor-presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, trouxe para a aula magna uma análise do panorama econômico brasileiro na atualidade.“Fala-se muito em crise e embora eu não goste muito deste conceito é preciso reconhecer que vivemos uma instabilidade econômica e política, meu objetivo é produzir uma reflexão sobre o papel do cooperativismo nessa conjuntura”, disse Cledir.

Os alunos dessa oferta são oriundos de três centrais de cooperativa: uma com sede no Paraná, outra no Rio Grande do Sul e outra na Bahia. Estas centrais compõem a chamada Confederação Cresol que possui 560 agências e cerca de 460 mil associados em 15 estados brasileiros.

Assim como na primeira turma, o curso será ofertado novamente na modalidade a distância (EaD). “A demanda da Cresol sempre foi de oferecer algo que pudesse abranger vários estados, por isso a escolha pela modalidade”, afirmou a professora Zoraide da Fonseca Costa, coordenadora do curso. No entanto, nesta edição houveram algumas mudanças para adequar melhor o conteúdo à necessidade dos alunos. O curso passa a ter duração de 18 meses, incluindo o período para produção do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Cledir Magri, diretor-presidente da Cresol Confederação

A especialização é resultado do esforço conjunto de três agentes principais: o Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos), o departamento de Ciências Econômicas e o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead). “A necessidade de formação dos colaboradores foi levantada pela própria cooperativa Cresol e a partir disso levamos esta demanda até o departamento de economia que assumiu a oferta. Já o Nead tem a função de gestão do processo, voltado principalmente para o desenvolvimento de ferramentas e da gestão acadêmica e administrativa”, explicou a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora do Nead.

Vários alunos da edição anterior estiveram presentes no auditório, entre eles Rosilda Chicora, gerente da agência Cresol de Candói. “O curso foi bastante proveitoso, nos fez repensar vários elementos do nosso cotidiano”, afirmou. Sobre a linha de estudos que seguiu em seu trabalho de conclusão, Rosilda comentou: “Fiz com foco em sustentabilidade no cooperativismo, pois vemos muitos se dispersando e indo apenas para o lado financeiro, tentando competir com os bancos. Por isso trabalhei a questão da solidariedade e sustentabilidade que é o foco do cooperativismo”.

Para José Vandresen, coordenador do Infocos, o resultado obtido com os trabalhos de conclusão foi essencial para que a segunda oferta pudesse ser realizada. “Fechamos a primeira turma com 168 alunos que entregaram seus trabalhos de conclusão, ou seja, são 168 estudos de caso sobre o sistema Cresol, com impacto direto nas cooperativas”, afirmou.

Estão abertas, até o dia 30 de março, as inscrições para a especialização em Comunicação, Cultura e Inovação.  O curso, que tem como foco pessoas formadas nas diversas áreas da comunicação social – como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas – será ministrado por professores brasileiros e argentinos.

Esta especialização é realizada através de uma parceria entre a Unicentro e as universidades argentinas Umasa, UCES e Unju, o que marca mais um passo importante no processo de internacionalização da Unicentro.

Ministrada totalmente a distância, a pós-graduação tem duração de 18 meses e o custo de mensalidade de R$ 170,00.

São 250 vagas e os interessados devem fazer sua pré-inscrição pela internet, pagar o boleto (R$ 50,00) e proceder o envio de documentos para análise.

As aulas iniciam em maio, outras informações podem ser obtidas no site da especialização: http://evento.unicentro.br/site/cci/2017/1