2020 é o último ano da 1ª turma de Letras EaD

A primeira turma do curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste chega ao seu último ano em 2020. São 171 alunos estudando em seis polos UAB (Universidade Aberta do Brasil): Céu Azul, Goioerê, Iretama, Ivaiporã, Pato Branco e Reserva. Ou seja, várias regiões paranaenses recebem a educação de qualidade da Unicentro.

Os acadêmicos iniciaram as atividades da graduação em 2016, tendo um completo acompanhamento de tutores, professores das disciplinas, coordenadores dos polos e secretaria do curso, que está localizada no campus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava.

A expectativa da equipe do curso de Letras EaD para 2020 é grande, tanto pela finalização das disciplinas e trabalhos de conclusão quanto pelo processo de reconhecimento do curso, que avaliará a proposta e estrutura.

A história da graduação está sendo escrita por vários docentes que abraçaram o desafio de inovar em uma nova metodologia, muitos deles efetivos e colaboradores do Departamento de Letras da Unicentro e outros selecionados para disciplinas específicas. E também pela parceria constante da equipe multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância.

Para a coordenadora do curso, professora Claudia Maris Tullio, é uma alegria chegar ao ano de encerramento das atividades letivas da primeira turma, olhar para trás e ver todos os desafios enfrentados e vencidos.

“O fato de proporcionarmos aos acadêmicos de lugares mais distantes da Unicentro a oportunidade de estudar, participar da pesquisa, extensão e poderem, muitos, serem os primeiros a terem uma graduação na família é o eixo motivador de nosso trabalho. Sabemos que o curso a distância exige uma disciplina muito grande do aluno, mas chegamos ao final da etapa com a certeza de que nossos acadêmicos amadureceram muito neste decorrer, em especial ano passado com o estágio supervisionado. Desejamos que este ano letivo seja profícuo, culminando com o Enade (que os alunos participarão) e com a colação de grau”.

Durante seis meses, a professora Claudia foi adjunta da professora Sonia Merith Claras, que também se dedicou para a consolidação da graduação. A professora Claudia assumiu em agosto de 2019 a coordenação e, atualmente, a técnica administrativa que atua na secretaria é Josemara Stefaniczen. Na sede, são cinco tutores. E cada polo também conta com um tutor que auxilia nas atividades presenciais e acompanha de perto os estudantes.

Na opinião da coordenadora UAB Unicentro e da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), Maria Aparecida Crissi Knuppel, que também é docente da área de Letras, o curso da modalidade EaD é a realização de um sonho. “O departamento do campus Santa Cruz abraçou a proposta e cumpriu a meta com grande maestria. É o mesmo projeto do curso presencial, com um grupo de tutores muito bem formado, o que possibilitou que o acompanhamento fosse realizado com grande destaque. O curso tem sido um grande sucesso e só temos a agradecer a todos os envolvidos”.

Um novo vestibular deve ser realizado em 2020, ainda sem data e polos definidos, indicando a consolidação do curso.