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Dossiê #10 da Revista Aproximação aborda Design Educacional

Até o dia 4 de junho de 2023 a Revista Aproximação (2675-228X) sobre Educação, Tecnologia e Sociedade, editada no âmbito do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, receberá artigos e relatos de experiência que se relacionem com o tema Design Educacional. Os interessados devem ler atentamente as normas do periódico e realizar as submissões na plataforma.

Confira na íntegra a chamada de trabalhos:

Tema: #10 – Design Educacional

Organizadora: Profª Drª Manuela Pires Weissbock Eckstein (Unicentro)

Prazo para submissão: 04/06/2023

Hoje, um dos maiores desafios da formação dos sujeitos está centrada em discutir diferentes formas de tratar intencional e sistematicamente um certo assunto. Neste ensejo, tratar sobre Design Educacional tem sido a pauta de inúmeras pesquisas que discutem planejamento, métodos e metodologias, situações didáticas, objetos de aprendizagem, recursos e interfaces digitais. Isso nos leva a discutir inúmeras experiências criadas para que a formação tenha sentido e significado.

Pensar na tarefa do professor, colaborando na criação de um design educacional para um curso, uma disciplina ou uma palestra, por exemplo, ressignifica o conceito de autoria e de docência. No caso das práticas de design educacional, ao mesmo tempo em que se reflete a noção de autoria, assumem-se questões de seus efeitos porque, mesmo preservando a autoria e também no caso da autonomia na produção de um processo de design em que se há a colaboração entre professores, técnicos e designers instrucionais e gráficos, equipes multidisciplinares e estudantes, há uma função conectiva e se criam modos de polissemia e de polifonia, contemplando a produção de saberes, nos quais as singularidades advêm da multiplicidade e os atores sociais são efetivamente partícipes da proposição de um percurso ou de uma trilha formativa (KNUPPEL e ECKSTEIN, 2022).

Diante disso, o propósito deste dossiê é discutir o desenvolvimento de ações de design educacional para as atividades pedagógicas que considerem o presencial e o virtual, em que professores e equipes multidisciplinares sejam produtores de trilhas formativas e trilhas de aprendizagem colaborativamente, com materiais educacionais que auxiliem, com mais eficiência, no ensino, num trabalho que envolva “diferentes áreas do conhecimento, distintas competências e está direcionado a estratégias mais adequadas aos diferentes tipos de aprendizagem” (SILVA; SPANHOL, 2014, p. 66).