Vinte e nove Polos de Educação a Distância (EaD) da Universidade Aberta do Brasil (UAB) se inscreveram para o Prêmio Polo EaD em Ação, promovido pela Capes. Os três primeiros lugares ficaram com os polos de Santo Antônio da Patrulha (RS), Beberibe (CE) e Nova Friburgo (RJ).
Para reconhecer os polos UAB com maior interação com seu município, a pró-atividade dos seus coordenadores e as melhores iniciativas promovidas em cada espaço, o prêmio oferecerá uma certificação e uma placa comemorativa pelo mérito aos três primeiros colocados.
A coordenadora UAB de Santo Antônio da Patrulha, Dilce Eclai, diz que recebeu com surpresa o anúncio de primeiro lugar na premiação. Ela conta que desde o início das atividades, há 12 anos, o foco é a população: “O que fazemos é tornar o polo uma referência de utilização para a comunidade”.
Ao longo dos anos, os cursos e oficinas oferecidos em Santo Antônio da Patrulha evoluíram. O polo, que antes ministrava aulas de inclusão digital, se adequou à demanda da população e passou a ofertar cursos de inserção da tecnologia em sala de aula. “Cada projeto tem uma história e estamos ajudando a construir a história da UAB no Brasil”, ressalta a coordenadora UAB.
Foram usados nove critérios de avaliação com pontuação de 0,5 a 10. Os aspectos incluíram desde a participação do polo em atividades comunitárias, associações de bairros e escolares, até a promoção de eventos técnicos-científicos no polo, cursos preparatórios e de reforço escolar. Documentação e comprovantes encaminhados pelos coordenadores foram analisados pelos avaliadores.