Fórum Nacional de Coordenadores UAB lança carta aberta para fortalecimento do sistema

A carta aberta publicada pelo Fórum Nacional de Coordenadores UAB foi elaborada durante encontro que aconteceu em São Paulo nos dias 11 e 12 de novembro. O documento traz apontamentos para melhoria e aperfeiçoamento do sistema Universidade Aberta do Brasil, que oferta cursos em diversas áreas do conhecimento por todo o país, numa parceria entre governo federal, estadual e municipal.

Ao longo dos 16 anos de existência do Sistema UAB ele cresceu e se consolidou e assim está presente em todas as unidades da federação, mas para garantir a qualidade ainda é necessário sanar problemas e possibilitar a melhoria do sistema em alguns pontos, sendo:

1. a valorização dos profissionais da educação que atuam no sistema com o reconhecimento e valorização;
  2. revisão dos requisitos para contratação de todos que atuam no programa, incluindo professores, equipe multidisciplinar e profissionais técnicos;
  3. ampliação do campo de atuação e regularidade na oferta de cursos UAB.

A carta também traz apontamentos relacionados ao fomento do programa, como reajuste dos valores das bolsas, atualização da infraestrutura dos laboratórios e tecnologias usadas nos polos de apoio.

Por fim, segundo o documento, é preciso olhar com ainda mais atenção para a evasão estudantil. Para isso, são necessárias ações no combate à evasão, como a criação de um programa de apoio estudantil, mobilidade acadêmica virtual para que haja possibilidade do estudante cursar matérias em outras instituições participantes do programa e recursos que viabilizem o planejamento e a execução de cursos e projetos de extensão universitária.

Conforme o documento, é necessário olhar atencioso para o Sistema Universidade Aberta do Brasil e para a Educação a Distância pública brasileira, já que esse é mais um mecanismo importante que ajuda no combate à desigualdade social, visto que colabora para a qualificação de pessoas em âmbito nacional.

Imagem destacada: Adobe Stock