A experiência com os Moocs foi um divisor de águas na proposta de formação continuada, diz coordenadora Elaine dos Santos

sacascasfweg

Arquivo: Profª Elaine Santos durante oficina do PACC

A segunda oferta de Mooc’s produzidos pelos tutores concluintes  do Programa de Formação Continuada (PACC) chega ao fim esta semana. Ao todo, foram 11 cursos ministrados que atenderam cerca de 300 alunos em 14 municípios do estado. Próximo ao encerramento desses cursos, a coordenadora do PACC, professora  Elaine Maria dos Santos, avaliou a experiência e falou um mais sobre as atividade relacionadas aos cursos abertos para 2016:

Nead: Como você avalia esta experiência com os Mooc’s?

Elaine Maria dos Santos: A experiência dos Mooc’s foi um divisor de águas na nossa proposta enquanto formação continuada, principalmente por valorizar os talentos que nós temos dentro do Nead/UAB. Uma vez que temos pessoas extremamente gabaritadas, seja tutor, seja professor, que estão atuando aqui dentro. E a aceitação foi fantástica, nós tivemos até lista de espera.

Nead: como estes Mooc’s ajudam na formação continuada dos tutores, que são também os ministrantes destes cursos?

Elaine: A nossa ideia é que nós damos o suporte mas são os tutores [concluíntes do curso de formação] que fazem tudo. Eles fizeram algumas alterções na proposta inicial, nos recursos utilizados e na forma de abordagem. Outro ponto foi que eles montaram os cursos na plataforma antiga do Moodle e tiveram que migrar tudo para a plataforma nova durante este período, o que proporcionou mais um aprendizado.

Nead: Como o público recebeu esses Mooc’s?

Elaine: Em relação aos que estão finalizando, nós pedimos que os tutores fizessem uma avaliação com o público que está participando para sabermos qual é o efeito desses cursos. Na experiência passada, no primeiro semestre, foi unânime, todo mundo adorou, valorizaram tanto a parte de organização do curso quanto a didática, essa mão dupla entre o professor ministrante e o seu aluno. O resultado em termos de participação e resposta foram muito boas e agora vamos esperar, nós acreditamos que irá na mesma linha porque já temos alguns feedbacks bem positivos.

Nead: Haverá outros Mooc’s em 2016?

Elaine: A nossa ideia, para o ano que vem, claro que preciso conversar ainda com a coordenadora do Nead, profª Maria Aparecida, para alinharmos isso, mas  pretendemos ampliar essa oferta para o público interno da Unicentro e ofertar para mais pessoas da comunidade.

mais informações sobre os Mooc’s leia: Moocs da Unicentro: tutores ministram cursos de temas variados