Ao celebrar um ano, Licon ultrapassa 10 mil inscritos

O portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB (Núcleo de Educação a Distância e Coordenação Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro ultrapassou a marca de 10 mil inscritos no último final de semana.

No mês de maio, a plataforma completa um ano. No Licon estão hospedados cursos abertos, projetos especiais, repositório de recursos educacionais e outras iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito da Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

O projeto mais recente é o Ideias para uma Educação On-line, lançado em 30 de abril e criado pela UVPR (Universidade Virtual do Paraná) com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). O objetivo é oportunizar a formação docente para o uso de TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em processos educativos.

Outra novidade no Licon também é o relançamento do conteúdo do primeiro Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas com webinars e lives que discutem a formação docente em novos tempos. O evento foi um sucesso no fim do ano passado e, agora, diante da pandemia de Covid-19, que demanda reflexões e busca por inspirações para práticas, passa a ser disponibilizado novamente aos interessados.

Durante o mês passado, o Licon também oportunizou o treinamento de estudantes e professores dos cursos presenciais da Unicentro para o uso do Moodle, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado na instituição de ensino. Foram dois cursos especialmente criados pela equipe multidisciplinar do Nead/UAB para o público da Unicentro. As formações seguem abertas.