A coordenadora do programa Entredocentes da Unicentro, professora Wanda Terezinha Pacheco dos Santos (DEGEO/I), junto com docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançaram o podcast “De Mestre para Mestre” como uma homenagem ao Dia dos Professores (15 de outubro) e que, a partir de agora, passará a abordar temas relacionados à formação de docentes, em especial docentes universitários.

Atualmente, os programas de formação de professores existentes na Unicentro, UEPG e UEL, a saber: Entredocentes, DES e GEPE, atuam em parceria. Assim, promovem ações como  palestras, cursos e encontros para dar continuidade à formação do corpo docente das universidades.

Quanto ao podcast, a ideia é lançar um episódio por mês abordando temas de interesse à prática docente e destacar a importância da formação docente para todas as outras quatro universidades estaduais do Paraná.

Segundo a professora Wanda, a parceria entre Unicentro, UEL e UEPG já existe há alguns anos, porém ela intensificou-se durante a pandemia, visto que foi necessário a união para se adaptar ao cenário daquele período.

Confira aqui o episódio do podcast “De Mestre para Mestre”.

O Setor de Vídeos e Comunicação do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro preparou um clipe com diversos tipos e formatos de videoaulas produzidos no âmbito dos cursos EaD da universidade. Trata-se de uma produção curta com a intenção de apresentar as diferentes possibilidades aos docentes. A ideia é sempre explorar o conteúdo da melhor maneira possível, proporcionando materiais audiovisuais interessantes e perenes. Confira abaixo!

 

O Setor de Vídeos e Comunicação do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro está organizando o 1º EPPA (Encontro Paranaense de Produção Audiovisual para EaD) e o 1º EMPA (Encontro do Mercosul de Produção Audiovisual para EaD). Os eventos conjuntos estão previstos para o dia 26 de abril, em Foz do Iguaçu, a partir de uma parceria com o campus da Unioeste.

O público-alvo é composto pelas equipes de produção audiovisual dos Núcleos de Educação a Distância das instituições de ensino superior do Paraná, do Paraguai  e da Argentina. O convite se estende a profissionais vinculados às instituições privadas e coordenações de Polo de EaD do Paraná. O objetivo é compartilhar experiências, expor produtos e aperfeiçoar o trabalho dos envolvidos na área.

Os interessados precisam se inscrever gratuitamente pelo e-mail uab.videos@gmail.com até o dia 17 de abril. É necessário enviar nomes dos participantes, e-mails, documentos e propostas de apresentações. Não há taxa para inscrição, todavia, o participante deve arcar com todas as suas despesas.

A programação começa às 8h30 e se encerra no fim do dia. A proposta é que cada equipe apresente um paper e exponha produtos audiovisuais. “Queremos conhecer e socializar os projetos que estão dando certo”, disse o professor Marcio Fernandes, integrante da Comissão Organizadora.

 

PROGRAMAÇÃO
8h30 – Credenciamento
9 às 10h – Exposição de materiais de audiovisual para EaD no hall de entrada do Campus
10 às 12h – Workshop “Produção de Animação para EaD”, com Marcelo Dematei, cineasta de filmes de animação e professor de Audiovisual (Universidad Nacional de Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur/Argentina)
12 às 13h30 – Intervalo para almoço
14h – Sessão com exibição de audiovisuais para EaD e Plenária do 1º EPPA 1º EMPA
14h – Reunião do Fórum Estadual de Coordenadores UAB/IES
16h30
– Revelação dos vencedores e premiação do Concurso Fotográfico Sentimento Paraná
18h – Encerramento

 

SERVIÇO
Quando? 26 de abril de 2019
Onde? Campus Foz do Iguaçu da Unioeste
(Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1.300)
Informações? uab.videos@gmail.com

 

Gravado no Museu de Arte Contemporânea de Curitiba (MAC), a série de vídeos, apresentada pelo professor Ernesto Giusti traz diversos temas atuais relacionados à apreciação e produção de obras de arte.

Dividido em quatro vídeos, o assunto abrange a variedade de formas artísticas, as principais definições de obra de arte, além de considerações sobre gosto e moralidade.

A série foi produzida com a intenção de fornecer uma base inicial para estudos do assunto. Os vídeos possuem uma linguagem simples e direta, voltada não somente para estudantes da área, mas para o público em geral. Confira:

Gosto e arte – https://www.youtube.com/watch?v=IG_H4Km1M0E

Variedade das Formas – https://www.youtube.com/watch?v=jXs_UipGLlM

Definições de arte – https://www.youtube.com/watch?v=Qerrdt983dY

Arte e moralidade – https://www.youtube.com/watch?v=8bI9dqfcqi4

Parte do hall de entrada do Campus Santa Cruz foi transformado, por uns dias, numa sala de estar. TVs reproduziam os materiais audiovisuais produzidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead) para os cursos ofertados na modalidade de ensino Ead e poltronas foram instaladas para que a comunidade pudesse acompanhar confortavelmente o conteúdo.

A exposição teve como objetivo divulgar os materiais, métodos e ferramentas desenvolvidos e utilizados pelo Setor de Audiovisual da Universidade como objetos educacionais para os cursos de graduação e pós-graduação ofertados à distância pela Unicentro em mais de 30 polos. “Nós estamos com vários projetos no Nead, principalmente no nosso Setor, o de Audiovisual. Então, a gente quis mostrar para a comunidade acadêmica, mesmo para o pessoal que não participa dos cursos à distancia. Ou seja, fazer conhecer alguns projetos que a gente tem, como produções musicais, programas de entrevistas com os autores de livro publicados pela Editora da Unicentro”, conta Júlio César Stanczyk, diretor do setor de audiovisual do Nead.

A mostra é uma antecipação de um dos projetos do Núcleo de Educação à Distância, o Neadflix. Um portal inspirado na provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, que disponibilizará os vídeos produzidos pelo Nead para pessoas que estão fora da Universidade, ou mesmo para os alunos dos cursos presenciais.

matéria por: Any Ossak

Está no ar o segundo episódio da websérie Som na Casa. O projeto, de caráter cultural, é uma criação da equipe do Nead da Unicentro e conta com a participação de músicos convidados.

Neste episódio, o vídeo contou com a participação de Gilvan Gomes, Victor Teo, Matheus Scharam, Laurine Albilhôa e João Wunsch que interpretam Space Bound(Eminem) e E.T. (Katy Perry) de uma maneira bem diferente.
A direção do episódio é de João Gustavo Cararo, e contou com a participação de Saeko Yanagawa. A produção musical e a edição ficou por conta de Daniel Souza.

Músicos que estiverem interessados em participar do projeto, devem entrar em contato pela página do Facebook do Nead https://www.facebook.com/neadunicentro ou pelo e-mail: somnacasatv@gmail.com

A equipe do Nead está trabalhando em um novo projeto: levar conteúdo educativo para além do público matriculado nos cursos a distância. Neste cenário surge o Nead Tv, um projeto que juntas esforços para alcançar outros públicos, como estudantes do ensino médio, pessoas que irão prestar concursos públicos, além de graduandos e pós-graduandos.

O Nead Tv entrará no ar a partir do segundo semestre com programação inédita. Inicialmente, será disponibilizado uma grade de programação ao vivo durante alguns dias da semana. A vinheta e o logotipo do Nead Tv já estão aparecendo nas webconferências que serão a base para a futura programação que será transmitida também em outras plataformas.

Atualmente, os professores que gravam videoaulas para os cursos de EaD são orientados para produzirem conteúdos atemporais e que possam ser aproveitados por outros públicos. O objetivo do Nead Tv é ampliar essa proposta com nova programação ao vivo e conteúdos originais.

Entre as diversas videoaulas do Nead algumas se destacam bastante no número de visualizações no Youtube. O vídeo mais visto “Políticas de Saúde: Princípios e Diretrizes do SUS” com a professora Renata Oppitz, chegou a impressionante marca de 210 mil visualizações, quase três anos após ser colocado no canal.  Em outro vídeo, continuação do tema,  com a mesma professora, outras 50 mil visualizações foram registradas.

Outro tema que também chamou a atenção do público foi a videoaula do professor Adnilson José da Silva sobre a Função Social da Escola. O vídeo, montado para a primeira oferta de graduação em Pedagogia a distância da Unicentro, foi visto quase 30 mil vezes.

Em quarto lugar está a videoaula de Anatomia e Fisiologia Humana, gravada para o curso de Arte pela professora Letícia Gramázio. O tema, mais comumente relacionado à área de saúde, chamou a atenção do público que assistiu ao vídeo quase 16 mil vezes.

Fechando o “top five” está a videoaula de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, também gravado para o curso de Pedagogia. A conversa entre as professoras Silvia Semkiv e Miriam Godoy rendeu 14 mil visualizações.

O canal do Nead Unicentro no Youtube existe desde abril de 2012 e, ao todo, conta com mais de 5 mil inscritos e 850 mil visualizações.

Aqui você pode conferir os vídeos mais vistos:
Políticas de Saúde: Princípios e Diretrizes do SUS
Princípios e Diretrizes dos SUS II

Função Social da Escola
Anatomia e Fisiologia Humana

Estágio Supervisionado em Educação Infantil

A pedido do grupo de pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil”, o professor Dr. Carlos Willians Jaques Morais, da UEPG, esteve na Unicentro, para ministrar o seminário “Habermas e a Educação”. Após a apresentação pudemos entrevistar o professor no estúdio do Nead e abordar outros tópicos relacionados ao tema.

Nessa edição do programa Entre Vistas o professor Claudio Andrade conversa com a autora do livro “Nas Fronteiras do Poder”, Márcia Maria Menendes Motta.

O Entre Vistas é um conteúdo produzido através da parceria entre o Nead e a Editora da Unicentro (Eduni).

 

<iframe src=”https://www.youtube.com/embed/0o3-h4vSu7k?feature=oembed&amp;wmode=opaque” width=”720″ height=”405″ frameborder=”0″ allowfullscreen=”allowfullscreen”></iframe>