No dia 21 de junho aconteceram as bancas de defesa de TCC em Ji-Paraná no Estado de Rondônia. Durante as defesas, os alunos do Curso de Especialização em Cooperativismo Solidário e Crédito Rural da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste)  defenderam seus trabalhos de conclusão de curso.

O Curso é uma parceria entre a Unicentro, a Central Cresol Baser e o Infocos. Os alunos ainda participaram do Seminário Integrador o qual buscou levantar as percepções dos alunos sobre os reflexos do curso em sua carreira profissional.

Para o Aluno Haurelio Heber o curso possibilita criar um diferencial na carreira profissional, uma vez em Rôndonia grande parte dos Municípios tem sua economia baseada no agronegócio e carece de oportunidades de estudo neste segmento. O aluno, ainda considera, que a oportunidade de estudos oferecida pelo curso, principalmente quanto a sua linha de abrangência encontraria grande demanda na comunidade local caso aberta ao público externo.

Ainda na percepção dos alunos apesar do desafio de estudar a distância, que exige disciplina de horários para cumprimento dos prazos a acadêmica Danielly Gonçalves Pavani considera que a metodologia da universidade permitiu reduzir as distâncias entre os professores e os alunos permitindo assim que o conhecimento fosse assimilado por todos.

A preocupação da equipe da Unicentro é sempre verificar o feedback dos acadêmicos quanto ao curso, em virtude disso, de acordo com o Coordenador Adjunto Prof. Simão Ternoski foi criado o Seminário Integrador, que permite uma avaliação das percepções dos acadêmicos quanto aos reflexos do conteúdo na vida profissional. “ Não se pode formatar um curso apenas com aplicabilidade teórica, é preciso pensar o conteúdo refletindo na prática profissional dos acadêmicos, e o Seminário Integrador é a ferramenta que permite verificar se estamos no caminho certo”.

As defesas dos trabalhos se encerram no dia 22 de junho em Belo Horizonte/MG, sendo que o curso teve alunos de 11 Estados brasileiros distribuídos em 97 municípios.

Foi realizado na manhã de segunda-feira, 18, o encerramento da segunda turma do Programa de Formação Continuada da Cresol (PROSOL), Curso de Especialização em Cooperativismo Solidário e Crédito Rural, realizado pela Cresol, Instituto Infocos e pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

O ato de encerramento aconteceu na sede da Central Cresol Baser, em Francisco Beltrão (PR), e contou com a presença do vice-presidente da Cresol Confederação, Adriano Michelon, do Presidente da Cresol Baser, Alzimiro Thomé, da Diretora de Gestão de Pessoas da Cresol Sicoper, Iose Rosane Seibel Frizzo, da representante da Unicentro e do Núcleo de Educação a Distância, a professora doutora Maria Aparecida Crissi Knuppel, do coordenador adjunto de pós-graduação da Unicentro, Simão Ternoski, e do Presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger.

De acordo com o Presidente da Cresol Baser e do Instituto Infocos, Alzimiro Thomé, o curso foi construído e executado com o objetivo de oferecer oportunidade de estudo em nível de especialização para todos os colaboradores da Cresol Confederação, por meio da modalidade à distância. “Nos orgulha muito ver os números expressivos de participantes na segunda turma da especialização. Espero que todos tenham aproveitado ao máximo o curso que com certeza vai contribuir para a rotina de trabalho de vocês”, ressaltou Thomé.

Para a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, a Unicentro tem se desafiado para trabalhar a educação a distância. “Para nós é um grande estímulo ver os resultados desses trabalhos que não encerram hoje, pois vão servir como ancoragem para novos estudos. Também destaco essa parceria que temos com a Cresol que nos fez crescer muito, não apenas em termos de curso de especialização, mas também em referência ao papel que a Cresol tem nos dado nas atividades de extensão, como no Gercoop”, destacou a professora.

Para o vice-presidente da Cresol Confederação, Adriano Michelon, a busca por capacitação é essencial para superar os desafios. “Só vamos conseguir enfrentar os desafios com mais naturalidade a medida que buscamos formação e capacitação. Quem ganha com o movimento que estão fazendo são vocês e a Cresol que ganha com uma equipe mais capacitada. Quero parabenizá-los por terem chegado até aqui, pelo esforço e dedicação e desejar sucesso a todos”, sublinhou Adriano.

Para finalizar as atividades da manhã, foi realizado o painel sobre “A importância da qualificação profissional nos desafios contemporâneos do cooperativismo”, apresentado por Guilherme Souza Costa que é Analista de Desenvolvimento de Gestão e Pesquisa, da Gerência de Desenvolvimento Social de Cooperativas, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Nacional.

Defesa de trabalhos
Foram 131 colaboradores que concluíram o curso, sendo que 101 acadêmicos defenderam os trabalhos nesta segunda-feira, 18, em Francisco Beltrão (PR). Do Sistema Cresol Sicoper, seis colaboradores das Cooperativas Singulares filiadas participaram do projeto e defenderam seus trabalhos, sendo: André Estevão Carlesso, da Cresol Posto de Atendimento de Frei Rogério; Cristiane Beatriz Slodkowski, da Cresol Guarani das Missões; Danieli Chupel, da Cresol Irineópolis; Leila Ficanha, da Cresol Marcelino Ramos; e Jaqueline Sardo e Luciana Correia Siewedt, da Cresol Pouso Redondo. Ainda, nesta semana, 30 alunos defendem os trabalhos no estado de Minas Gerais.

fonte: assessoria Cresol