Em 2024, o Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unicentro celebra uma trajetória de quase duas décadas, reforçando seu papel como um agente de desenvolvimento educacional no Paraná e em diversas outras localidades. Por meio dos polos da UAB e da EaD, o Nead tem oferecido acesso à educação de qualidade a milhares de alunos, consolidando-se como uma referência na modalidade. A seguir, confira os principais acontecimentos do Nead Unicentro ao longo de 2024.
JANEIRO
Em janeiro, a Diretoria Acadêmica da Unicentro deu sequência ao processo seletivo com a 5ª chamada para vagas remanescentes em dois cursos: Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Tecnologia em Gestão Ambiental.
FEVEREIRO
O mês de fevereiro trouxe duas grandes novidades: o curso de Gestão de Polos UAB atingiu a marca de 1.786 alunos certificados desde o início da parceria com a CAPES, em 2018. Além disso, o Governo do Paraná iniciou reformas na infraestrutura do Nead, com foco na revitalização dos espaços do Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava.
MARÇO
Março foi um mês de conquistas importantes para a Unicentro. A universidade iniciou um curso inédito na modalidade EaD: Tecnologia em Gestão Ambiental, com uma aula inaugural transmitida pelo YouTube. O Laboratório de Livre Conhecimento do Nead também deu apoio ao projeto “Desconstruindo o capacitismo: Inteligência Artificial e mediação simbólica no ensino de História”, coordenado pelo professor Dr. Helvio Alexandre Mariano. No final do mês, o curso de Especialização em Educação Digital* abriu 68 vagas nos polos UAB de Guarapuava e Prudentópolis.
ABRIL
Em abril, o Nead lançou uma nova turma de Gestão Articulada de Polos UAB, com 99 alunos. O curso ocorre na plataforma de Livre Conhecimento da Unicentro. Ainda no mês, estudantes, tutores, professores e coordenadores de cursos participaram de uma autoavaliação institucional, recebendo horas complementares por suas respostas.
MAIO
O mês de maio foi marcado pelo 19º aniversário do Nead Unicentro. Para celebrar, foi divulgado um vídeo nas redes sociais e no canal do YouTube, destacando marcos importantes, como os mais de 3 mil alunos formados e 75 mil inscritos no canal. Além disso, a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), em parceria com o Nead, lançou o curso de Educação Digital para Tutores, com o objetivo de aprimorar as competências dos profissionais da EaD.
JUNHO
No início de junho, alunos da EaD da Unicentro participaram de um hackathon em Foz do Iguaçu, representando os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e MBA em Gestão Pública. O evento fez parte do projeto Decade of Action, promovido pelo YAH Curitiba. Em paralelo, o Nead abriu as inscrições para a Residência Técnica em Gestão em Turismo, com vagas para alunos de diversas regiões do Paraná. Durante o mês, também ocorreu o processo de recredenciamento da EaD, com avaliadores do Inep realizando uma visita virtual ao Câmpus Santa Cruz.
JULHO
Em julho, a Unicentro divulgou o resultado da seleção para a Residência Técnica em Gestão em Turismo, com matrículas disponíveis tanto presencialmente quanto via Sedex.
AGOSTO
Em agosto, o Nead fez a entrega de certificados aos alunos do curso de Especialização em Libras, iniciado em 2022, em cerimônias realizadas em vários polos da Unicentro. O mês também marcou a seleção de bolsistas técnicos para o projeto Inovação e Pesquisa no Ensino Superior, uma parceria entre a Unicentro e a UVPR.
SETEMBRO
Setembro foi dedicado à seleção de novos professores para os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e para os programas de Letras Português e MBA em Gestão Pública e Inovação na modalidade EaD.
OUTUBRO
Em outubro, aconteceu a aula inaugural do curso de Especialização em Gestão em Turismo, com foco na aplicação de conhecimentos acadêmicos em políticas públicas e no estímulo ao turismo no Paraná. O mês também marcou a abertura das inscrições para a seleção de coordenadores para os cursos de Especialização em Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde e Libras.
NOVEMBRO
Este foi um mês marcado pela finalização de vários processos seletivos para seleção de professores, tutores, coordenadores e bolsistas técnicos para novos cursos e novas ofertas de cursos da Educação a Distância da Unicentro, como por exemplo a seleção de coordenadores para as novas ofertas dos cursos de Especialização em Gestão Pública Municipal e Especialização em Gestão em Saúde.
DEZEMBRO
O último mês trouxe novidades em relação aos cursos de especialização: foi publicado edital de seleção de alunos para a nova turma do curso de Especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (GAPI). Com 140 vagas o curso é uma iniciativa da Unicentro em parceria com o Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do paraná (Separtec) e as inscrições ficam abertas até dia 9 de janeiro de 2025.
Comemorando 20 anos de história em 2025, o Nead Unicentro segue firme em sua missão de promover educação de qualidade e acessível, oferecendo cursos inovadores e formando profissionais capacitados para os desafios do mundo contemporâneo.
É possível acessar outras notícias no âmbito da Educação a Distância nos seguintes locais:
Estão abertas as inscrições até 21 de novembro para o Curso de Extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso é ofertado na modalidade a distância pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e conta com a parceria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no Paraná.
O curso busca capacitar professores da Educação Básica a desenvolver práticas pedagógicas inclusivas que atendam as particularidades dos estudantes. Os participantes aprenderão sobre:
O curso será dividido em quatro módulos principais:
As inscrições podem ser feitas no site da Universidade Estadual de Ponta Grossa até o dia 21 de novembro. O resultado final após a análise dos documentos será publicado após o dia 28 de novembro, sendo possível apresentar recursos até 5 (cinco) dias corridos após a publicação do resultado final.
O edital nº 50 de seleção de bolsistas para atuação no Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, por meio da Universidade Virtual do Paraná teve alguns itens retificados. Agora as vagas são para graduado na área de administração e uma vaga para estudante de graduação na área de Tecnologia da Informação.
Além disso, houve acréscimo da documentação que precisa ser entregue pelo estudante de graduação, sendo:
Os editais completos desta seleção podem ser acessados aqui
Inscritos na seleção de professores para o curso de Administração Pública EaD podem conferir a classificação e nota após a entrevista e avaliação do currículo. A classificação é apresentada de acordo com as disciplinas a que os candidatos se inscreveram anteriormente.
Segundo o edital nº 09/2024 do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, é possível apresentar recursos até o dia 20 de maio, via protocolo digital, conforme orientações publicadas.
Os candidatos não classificados de acordo com o estabelecido no edital de abertura poderão saber da nota final ao fazer a solicitação via protocolo digital contendo o nome completo e o número de protocolo de inscrição.
Para acessar todos os editais deste processo seletivo, clique aqui
Entre os dias 8 e 15 de março acontece a Semana da Mulher 2024 – Mulheres Acadêmicas: as contribuições da EaD para o acesso e permanência no Ensino Superior. O evento acontece em rede, para todos os polos UAB do Paraná e totalmente on-line.
A programação terá momentos ao vivo, em que os participantes poderão acessar as transmissões posteriormente e também momentos de atividades assíncronas, tudo por meio da plataforma Google Classroom.
Para fazer a inscrição, que fica aberta até a próxima terça-feira, 12, é preciso acessar um formulário do Google, fazer login e completar os campos com informações pessoais. Podem participar acadêmicos, tutores, coordenadores e comunidade em geral.
A palestra de abertura e as entrevistas serão feitas por alunas e egressas dos cursos EaD ofertados por várias instituições de ensino superior, conforme a seguir:
Palestra de abertura
Entrevistas
12 de março, 19h30
13 de março, 19h30
14 de março, 19h30
A coordenação do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa publicou a homologação e indeferimento das inscrições para a seleção de tutores.
Os candidatos aptos estão convocados para a segunda fase da seleção que acontece no dia 6 de março, já os candidatos indeferidos podem apresentar recursos até o dia 4 de março pelo e-mail nead@unicentro.br, de acordo com os motivos listados ao lado de cada nome em edital.
Além disso, o cronograma da seleção foi retificado, conforme as novas datas a seguir:
Avaliação on-line: 6 de março
Entrevista on-line: 12 de março
Resultado final: 15 de março
Todos os editais dessa seleção: acesse aqui
A coordenação da Residência Técnica e Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre) divulgou o cronograma de bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade PFC (Protótipo, Patente ou Processo Final de Curso) da primeira oferta do curso.
Ao todo, 56 acadêmicos realizarão suas defesas orais entre os dias 4 e 21 de março de 2024, de maneira remota. A transmissão é aberta ao público interessado e o cronograma pode ser acessado aqui.
Os projetos desenvolvidos abordam propostas, estudos e ações realizadas em diferentes órgãos e secretarias do Governo do Paraná pelos servidores públicos e residentes técnicos participantes da primeira edição da Integre.
A Integre é uma iniciativa da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e faz parte do Programa de Residência Técnica do Governo do Estado do Paraná, que é gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Para a sua viabilização, estabelece parcerias com diversos órgãos públicos. A Integre está em sua segunda edição, que teve início no final de 2023. Conheça o curso de especialização aqui.
A Universidade Virtual do Paraná faz parte do desenvolvimento do Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE), que é promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) por meio do Fundo Paraná de Ciência, Tecnologia e Inovação junto às sete universidades estaduais. A UVPR é responsável pela plataforma e pelos cursos on-line que serão realizados pelos alunos participantes no decorrer do projeto.
O PFEE tem o objetivo de prestar apoio financeiro a acadêmicos, por meio de bolsa para a formação, priorizando a demanda social existente e reduzindo a evasão escolar. Assim, os estudantes selecionados pelas instituições de ensino são incentivados a participar de ações de ensino, pesquisa e extensão. Nas últimas semanas, as universidades estaduais estão realizando o lançamento oficial para marcar o início das atividades do PFEE.
Na Unicentro, o lançamento ocorreu no dia 4 de dezembro, com transmissão on-line e apoio técnico do Núcleo de Educação a Distância. “Trabalhamos com duas vertentes de formação: a primeira diz respeito aos cursos on-line na plataforma da UVPR e a segunda se refere aos eventos, programas e projetos de extensão. O objetivo é complementar a formação dos currículos, o que é muito importante nos dias de hoje”, comentou o coordenador do PFEE na Unicentro, professor Márcio Martins (Demat-G).
A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná acontece entre os dias 6 e 10 de novembro na Universidade Estadual de Londrina e faz parte da parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a UEL.
O objetivo é reunir estudantes e professores de todos os níveis de ensino para divulgar a ciência e outros avanços produzidos pelas entidades paranaenses. O Paraná Faz Ciência 2023 é uma imersão na ciência, tecnologia e inovação, além de visitas técnicas e oficinas.
Está é a primeira edição do evento que acontece presencialmente e será dividida em 6 eixos temáticos sendo: Ensino Superior do Futuro (eixo 1), Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação (eixo 2), Visitas Técnicas (eixo 3), oficinas (eixo 4), Cultura e Arte (eixo 5) e Eventos Acadêmicos (eixo 6).
A programação do evento pode ser acessada aqui
A Universidade Virtual do Paraná está com inscrições abertas para selecionar dois bolsistas técnicos graduados que irão cumprir a carga horária nas dependências da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). São duas vagas: uma para analista de tecnologia da informação e outra para designer instrucional, ambas com 40h semanais.
O processo de seleção é coordenado pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, de maneira on-line. As inscrições ficam abertas até o dia 8 de outubro e são gratuitas.
A seleção dos bolsistas técnicos visa promover o desenvolvimento educacional e tecnológico, no Núcleo de Educação a Distância da Unicentro e da Universidade Virtual do Paraná, ao dar suporte para a Educação a Distância e projetos.
Até o final do prazo das inscrições os candidatos devem enviar a documentação em PDF, nas bandejas específicas e de acordo com as regras do edital de abertura. Além disso, a seleção terá outras duas etapas: a entrevista, com data a ser divulgada em edital posterior, e a análise do currículo.
Os selecionados darão suporte às plataformas virtuais de aprendizagem, desenvolvimento de designs em HTML e configuração do Moodle, assim como irão elaborar materiais didáticos para os cursos, além de estarem junto à coordenação para a execução do projeto pedagógico dos cursos. Todos os detalhes de cada modalidade estão descritos no anexo 2 do edital de abertura.
Serviço
Inscrições: até 8 de outubro, on-line
Entrevistas: 11 de outubro
Resultado final: 20 de outubro
Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui
No início de setembro gestores de polos UAB paranaenses estiveram em Brasília (DF) para participar de um encontro promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com os polos do Sistema da Universidade Aberta do Brasil.
Na ocasião, estiveram presentes a presidente do Fórum Estadual dos Polos UAB do Paraná (FecoUABPR), Sueli Gomes Reis Gonçalves (Apucarana), o representante da região sul no Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB, Edilson (Foz do Iguaçu), dentre outros coordenadores de polos do Estado.
Sueli aponta para a importância dos polos UAB onde “os polos têm papel fundamental para o crescimento da educação a distância, principalmente no interior do estado, uma vez que mantém contato direto com alunos (matriculados e novos), universidades que estão ofertando cursos e com os tutores.”
No encontro foram discutidos pontos sobre o papel dos polos UAB no fortalecimento do ensino superior na modalidade EaD, principalmente fora dos grandes centros. Durante o evento, a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, reforçou que “a Universidade Aberta do Brasil é um sistema inovador. A chegada de um polo UAB é transformadora e por isso cria raízes e ninguém tira de lá”. Além disso, ela afirmou que o sistema UAB terá o apoio da entidade no que for possível.
Os polos têm um papel muito importante em todo o processo, já que mantêm relações com os alunos matriculados e novos alunos; instituições que estão ofertando cursos, tutores e todos aqueles que fazem parte da educação a distância. Isso fica evidente quando Inácio Arruda, secretário para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), afirmou que “a oferta de educação de qualidade só é possível com essa colaboração ativa e permanente de um processo de luta constante para que a gente possa alcançar o estudante em um esforço exitoso”.
*com informações da Capes
Esta semana, representantes do comitê gestor da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e coordenadores UAB de universidades estaduais do Paraná participam de eventos sobre Educação a Distância pública em Brasília.
A agenda contempla a posse da nova diretoria do Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB), bem como de discussões sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil, em evento realizado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Marcam presença a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel (UVPR e UAB/Unicentro), professora Marta Rodrigues Anciutti (UVPR/Seti), professor Carlos Willians Jaques Morais (UAB/UEPG), professora Patrícia Lúcia Vosgrau de Freitas (UAB/UEPG), professora Beatriz Helena Dal Molin (UAB/Unioeste), professora Neiva Capponi (UAB/Unioeste) e professor José Ricardo Falco (UAB/UEM).
Durante a solenidade na Capes, na manhã do dia 24, o professor Carlos Jaques Morais (UEPG) assumiu a representação das universidades estaduais e a vice-direção do ForUAB.
A comitiva ainda participa do Seminário Nacional da Associação Universidade em Rede (UniRede) com o tema “Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital”. As discussões realizadas no evento focaram no âmbito da política pública, identificando desafios, problemas, estratégias e mensagens.
*Com informações da Universidade Virtual do Paraná
A equipe técnica da área de produção audiovisual do Núcleo de Educação a Distância (Nead) apoia a produção do videocast “Pontuando Questões”, que é parte das ações realizadas via edital universal do CNPQ dentro do projeto coordenado pela profª Drª Maria Cleci Venturini (DELET/G) intitulado “Discursivização e representação social, histórica e material do Holocausto em museus e memoriais”.
Esta semana, o Nead realizou algumas gravações tendo em vista a realização do V Colóquio Internacional Museus, Memoriais, Arquivos: discursividades e história em diferentes materialidades, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Departamento de Letras da universidade, que trouxe pesquisadores de diferentes instituições ao Campus Santa Cruz.
No dia 21 de agosto terá início a nova oferta do curso “Princípios e Pressupostos da Educação Digital”, dentro do Programa de Formação para Educação Digital (Proed). A formação inicial é oferecida pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
No dia 2 de outubro começará a segunda oferta do curso “Didática na Educação Digital”, realizado pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Para este curso, as inscrições seguem abertas até o dia 22 de setembro, gratuitamente.
Já o dia 7 de novembro marcará o início da primeira oferta do curso “Design Educacional para Docentes”, conduzido pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Para esta opção, as inscrições vão até 20 de outubro.
O Proed tem o objetivo de possibilitar discussões com os professores das universidades a respeito de temas relacionados ao letramento digital, tais como: educação híbrida, tecnologias digitais de informação e comunicação, design educacional, competências digitais, entre outros assuntos que fazem parte das discussões mais atualizadas a respeito da transformação digital em curso no país e no mundo.
Trata-se de uma iniciativa da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), junto à rede das universidades estaduais, como programa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com apoio da Fundação Araucária.
Confira a página do Programa clicando AQUI
Cronograma Proed
21/08 a 06/10: Curso #1 Princípios e Pressupostos da Educação Digital
02/10 a 05/11: Curso #2 Didática na Educação Digital
07/11 a 15/12: Curso #3 Design Educacional para Docentes
*com informações da Universidade Virtual do Paraná (UVPR)
O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (24), durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Denominado Paraná Faz Ciência 2023, o evento faz parte da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), e será realizado no período de 7 a 10 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a UEL. O objetivo é fortalecer a cultura científica e tecnológica, por meio de ações integradas de disseminação do conhecimento, e promover o acesso da população às atividades acadêmico-científicas, fortalecendo a atuação institucional do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.
O Paraná Faz Ciência pretende reunir centenas de estudantes e professores dos diferentes níveis de ensino, desde a Educação Básica até a Educação Superior, e representantes de organizações da sociedade civil.
Na programação, além de visitas técnicas, oficinas de ciência, tecnologia, cultura e arte, estão previstos eventos como o Encontro do Ensino Superior do Futuro, a Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Encontro Paranaense de Comitês de Suporte para Pesquisa Científica e Tecnológica, o Encontro Paranaense de Editores Científicos.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a retomada do encontro anual em torno da produção científica e tecnológica. “O Estado irá reunir as expertises em termos de ciência e tecnologia em um diálogo permanente para promover debates que orientem o fomento da ciência no Paraná e, ao mesmo tempo, celebrar o que vem sendo realizado com foco no desenvolvimento regional sustentável”, afirmou.
Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa, o Estado cumpre um papel de cada vez mais desenvolver a ciência, tecnologia e inovação. “A ideia é que a semana estadual de ciência seja um instrumento de desenvolvimento de áreas estratégicas para o Paraná, como agronegócio, biotecnologia, saúde, energias sustentáveis e renováveis, cidades inteligentes, sociedade, educação e economia”, elencou o gestor, ressaltando que “a transformação digital é área transversal para o desenvolvimento sustentável”.
PARCERIA – O Paraná Faz Ciência 2023 conta com a parceria das secretarias estaduais da Educação e da Inovação, Modernização e Transformação Digital; do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar); e da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), programa estratégico da Seti, que reúne os centros de educação a distância das instituições estaduais de ensino superior.
A reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro, enfatiza que a área de ciência e tecnologia aproxima a academia da sociedade e mostra o que a UEL produz. “Esta é a oportunidade de mostrar o que está sendo produzido de conhecimento e de novas tecnologias nas universidades, reforçando um dos princípios básicos da universidade, que é o serviço à sociedade. O melhor serviço que podemos prestar é a produção de conhecimento”, pontua.
As cinco instituições federais de ensino superior paranaenses fecham o grupo de parceiros do evento: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).
*As informações são da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Agência Estadual de Notícias (AEN).
O Núcleo de Educação a Distância da Unicentro prorrogou, até dia 26 de julho, as inscrições para seleção de bolsista graduado em Análise de Sistemas e áreas afins. O bolsista irá cumprir com suas funções no curso de MBA em Gestão Pública e Inovação, ofertado pela Unicentro na modalidade Educação a Distância.
Dentre as funções do profissional selecionado estão o suporte ao ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional, HTML e configuração de Moodle. Além disso, não é permitido o acúmulo de outro tipo de bolsa e o bolsista deve ter disponibilidade para cumprir carga horária presencial em Guarapuava.
Os critérios de seleção continuam os mesmos do edital de abertura. Desta maneira o novo cronograma, de acordo com o edital de prorrogação nº 82/2023 – NEAD/UVPR/UNICENTRO é o seguinte:
Inscrições: até 26 de julho, no site da Unicentro
Entrevistas: 3 e 4 de agosto
Resultado final: 9 de agosto
Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui
No período de 23 a 27 de outubro de 2023, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul irá sediar o XX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2023) e IX Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD 2023), dois eventos de realização anual da Associação Universidade em Rede (UniRede).
Nesse ano, o evento de abrangência internacional terá como temática “Educação a Distância: políticas públicas, gestão, governança e qualidade”. Com mais de uma década de realização, o ESUD | CIESUD (2023) consolidou-se como um evento renomado e relevante no contexto da Educação a Distância em âmbito nacional e internacional, propondo temáticas inovadoras nas áreas de Educação a Distância (EaD), Tecnologias Digitais e Educação em geral.
O evento será realizado de forma presencial na Cidade Universitária da UFMS juntamente com o Integra UFMS, no município de Campo Grande (MS). A programação será composta por conferências, painéis temáticos, palestras, minicursos online, oficinas presenciais, apresentações de trabalhos e muito mais.
Para submissão de trabalhos, os interessados devem analisar as trilhas temáticas
e seguir as orientações da página de trabalhos, que são: Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização, Gestão e governança, Modelos pedagógicos e metodologias, Tecnologias digitais e Materiais didáticos.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo endereço esud2023.ufms.br. Os valores variam de acordo com a categoria e com os lotes de inscrição. Os participantes vinculados às instituições associadas à UniRede ganham 10% de desconto em qualquer categoria. E os participantes que são associados colaboradores da UniRede ganham 30% de desconto em qualquer categoria. Até o dia 30 de julho a comissão organizadora vai aceitar propostas de oficinas.
Informações aqui.
SERVIÇO
20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância
9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância
23 a 27 de outubro
UFMS – Campo Grande (MS)
Tema: EaD, políticas públicas, gestão, governança e qualidade
A aula inaugural do curso superior Tecnologia em Gestão Pública, ofertado na modalidade Educação a Distância, já tem data marcada: 10 de julho, às 19h com transmissão no canal da Universidade Virtual do Paraná no YouTube.
A oferta deste curso é da Universidade Aberta do Brasil (UAB) juntamente com a Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (Capes), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Programa Universidade Virtual do Paraná (UVPR), representando as seis universidades estaduais do Paraná participantes do Programa UAB.
O objetivo deste curso é fazer com que o acadêmico seja capaz de planejar, elaborar e gerenciar projetos e atividades públicas e otimizar serviços destinados à sociedade. Além disso, o curso permite capacitar servidores para atuarem na administração de sistemas públicos, dar a formação adequada para intervirem na realidade social e contribuir para que os servidores desenvolvam estratégias a partir de estudos da realidade administrativa.
Serviço
Data: 10 de julho
Horário: 19h
Local: transmissão pelo canal da UVPR no YouTube