Entre os dias 8 e 15 de março acontece a Semana da Mulher 2024  – Mulheres Acadêmicas: as contribuições da EaD para o acesso e permanência no Ensino Superior. O evento acontece em rede, para todos os polos UAB do Paraná e totalmente on-line.

A programação terá momentos ao vivo, em que os participantes poderão acessar as transmissões posteriormente e também momentos de atividades assíncronas, tudo por meio da plataforma Google Classroom.

Para fazer a inscrição, que fica aberta até a próxima terça-feira, 12, é preciso acessar um formulário do Google, fazer login e completar os campos com informações pessoais. Podem participar acadêmicos, tutores, coordenadores e comunidade em geral. 

A palestra de abertura e as entrevistas serão feitas por alunas e egressas dos cursos EaD ofertados por várias instituições de ensino superior, conforme a seguir:

 

Palestra de abertura

 

Entrevistas

12 de março, 19h30

13 de março, 19h30

14 de março, 19h30

A coordenação do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa publicou a homologação e indeferimento das inscrições para a seleção de tutores.

Os candidatos aptos estão convocados para a segunda fase da seleção que acontece no dia 6 de março, já os candidatos indeferidos podem apresentar recursos até o dia 4 de março pelo e-mail nead@unicentro.br, de acordo com os motivos listados ao lado de cada nome em edital.

Além disso, o cronograma da seleção foi retificado, conforme as novas datas a seguir:

Avaliação on-line: 6 de março

Entrevista on-line: 12 de março

Resultado final: 15 de março

Todos os editais dessa seleção: acesse aqui

A coordenação da Residência Técnica e Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre) divulgou o cronograma de bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade PFC (Protótipo, Patente ou Processo Final de Curso) da primeira oferta do curso.

Ao todo, 56 acadêmicos realizarão suas defesas orais entre os dias 4 e 21 de março de 2024, de maneira remota. A transmissão é aberta ao público interessado e o cronograma pode ser acessado aqui. 

Os projetos desenvolvidos abordam propostas, estudos e ações realizadas em diferentes órgãos e secretarias do Governo do Paraná pelos servidores públicos e residentes técnicos participantes da primeira edição da Integre.

 

Programa

A Integre é uma iniciativa da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e faz parte do Programa de Residência Técnica do Governo do Estado do Paraná, que é gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). 

Para a sua viabilização, estabelece parcerias com diversos órgãos públicos. A Integre está em sua segunda edição, que teve início no final de 2023. Conheça o curso de especialização aqui

A Universidade Virtual do Paraná faz parte do desenvolvimento do Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE), que é promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) por meio do Fundo Paraná de Ciência, Tecnologia e Inovação junto às sete universidades estaduais. A UVPR é responsável pela plataforma e pelos cursos on-line que serão realizados pelos alunos participantes no decorrer do projeto.

O PFEE tem o objetivo de prestar apoio financeiro a acadêmicos, por meio de bolsa para a formação, priorizando a demanda social existente e reduzindo a evasão escolar. Assim, os estudantes selecionados pelas instituições de ensino são incentivados a participar de ações de ensino, pesquisa e extensão. Nas últimas semanas, as universidades estaduais estão realizando o lançamento oficial para marcar o início das atividades do PFEE.

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná acontece entre os dias 6 e 10 de novembro na Universidade Estadual de Londrina e faz parte da parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a UEL.

O objetivo é reunir estudantes e professores de todos os níveis de ensino para divulgar a ciência e outros avanços produzidos pelas entidades paranaenses. O Paraná Faz Ciência 2023 é uma imersão na ciência, tecnologia e inovação, além de visitas técnicas e oficinas.

Está é a primeira edição do evento que acontece presencialmente e será dividida em 6 eixos temáticos sendo: Ensino Superior do Futuro (eixo 1), Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação (eixo 2), Visitas Técnicas (eixo 3), oficinas (eixo 4), Cultura e Arte (eixo 5) e Eventos Acadêmicos (eixo 6).

A programação do evento pode ser acessada aqui

A Universidade Virtual do Paraná está com inscrições abertas para selecionar dois bolsistas técnicos graduados que irão cumprir a carga horária nas dependências da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). São duas vagas: uma para analista de tecnologia da informação e outra para designer instrucional, ambas com 40h semanais.

O processo de seleção é coordenado pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, de maneira on-line. As inscrições ficam abertas até o dia 8 de outubro e são gratuitas.

A seleção dos bolsistas técnicos visa promover o desenvolvimento educacional e tecnológico, no Núcleo de Educação a Distância da Unicentro e da Universidade Virtual do Paraná, ao dar suporte para a Educação a Distância e projetos.

Até o final do prazo das inscrições os candidatos devem enviar a documentação em PDF, nas bandejas específicas e de acordo com as regras do edital de abertura. Além disso, a seleção terá outras duas etapas: a entrevista, com data a ser divulgada em edital posterior, e a análise do currículo.

Os selecionados darão suporte às plataformas virtuais de aprendizagem, desenvolvimento de designs em HTML e configuração do Moodle, assim como irão elaborar materiais didáticos para os cursos, além de estarem junto à coordenação para a execução do projeto pedagógico dos cursos. Todos os detalhes de cada modalidade estão descritos no anexo 2 do edital de abertura.

 

Serviço

Inscrições: até 8 de outubro, on-line

Entrevistas: 11 de outubro

Resultado final: 20 de outubro

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

Coordenadores de polos UAB do Paraná na CAPES Foto: Sueli Gonçalves/ Polo UAB Apucarana

No início de setembro gestores de polos UAB paranaenses estiveram em Brasília (DF) para participar de um encontro promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com os polos do Sistema da Universidade Aberta do Brasil. 

Na ocasião, estiveram presentes a presidente do Fórum Estadual dos Polos UAB do Paraná (FecoUABPR), Sueli Gomes Reis Gonçalves (Apucarana), o representante da região sul no Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB, Edilson (Foz do Iguaçu), dentre outros coordenadores de polos do Estado.

Sueli aponta para a importância dos polos UAB onde “os polos têm papel fundamental para o crescimento da educação a distância, principalmente no interior do estado, uma vez que mantém contato direto com alunos (matriculados e novos), universidades que estão ofertando cursos e com os tutores.”

No encontro foram discutidos pontos sobre o papel dos polos UAB no fortalecimento do ensino superior na modalidade EaD, principalmente fora dos grandes centros. Durante o evento, a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, reforçou que “a Universidade Aberta do Brasil é um sistema inovador. A chegada de um polo UAB é transformadora e por isso cria raízes e ninguém tira de lá”. Além disso, ela afirmou que o sistema UAB terá o apoio da entidade no que for possível.

Os polos têm um papel muito importante em todo o processo, já que mantêm relações com os alunos matriculados e novos alunos; instituições que estão ofertando cursos, tutores e todos aqueles que fazem parte da educação a distância. Isso fica evidente quando Inácio Arruda, secretário para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), afirmou que “a oferta de educação de qualidade só é possível com essa colaboração ativa e permanente de um processo de luta constante para que a gente possa alcançar o estudante em um esforço exitoso”.

*com informações da Capes

 

Foto: divulgação

Esta semana, representantes do comitê gestor da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e coordenadores UAB de universidades estaduais do Paraná participam de eventos sobre Educação a Distância pública em Brasília.

A agenda contempla a posse da nova diretoria do Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB), bem como de discussões sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil, em evento realizado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Marcam presença a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel (UVPR e UAB/Unicentro), professora Marta Rodrigues Anciutti (UVPR/Seti), professor Carlos Willians Jaques Morais (UAB/UEPG), professora Patrícia Lúcia Vosgrau de Freitas (UAB/UEPG), professora Beatriz Helena Dal Molin (UAB/Unioeste), professora Neiva Capponi (UAB/Unioeste) e professor José Ricardo Falco (UAB/UEM).

Durante a solenidade na Capes, na manhã do dia 24, o professor Carlos Jaques Morais (UEPG) assumiu a representação das universidades estaduais e a vice-direção do ForUAB.

A comitiva ainda participa do Seminário Nacional da Associação Universidade em Rede (UniRede) com o tema “Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital”. As discussões realizadas no evento focaram no âmbito da política pública, identificando desafios, problemas, estratégias e mensagens.

*Com informações da Universidade Virtual do Paraná

A equipe técnica da área de produção audiovisual do Núcleo de Educação a Distância (Nead) apoia a produção do videocast “Pontuando Questões”, que é parte das ações realizadas via edital universal do CNPQ dentro do projeto coordenado pela profª Drª Maria Cleci Venturini (DELET/G) intitulado “Discursivização e representação social, histórica e material do Holocausto em museus e memoriais”.

Esta semana, o Nead realizou algumas gravações tendo em vista a realização do V Colóquio Internacional Museus, Memoriais, Arquivos: discursividades e história em diferentes materialidades, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Departamento de Letras da universidade, que trouxe pesquisadores de diferentes instituições ao Campus Santa Cruz.

No dia 21 de agosto terá início a nova oferta do curso “Princípios e Pressupostos da Educação Digital”, dentro do Programa de Formação para Educação Digital (Proed). A formação inicial é oferecida pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

No dia 2 de outubro começará a segunda oferta do curso “Didática na Educação Digital”, realizado pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Para este curso, as inscrições seguem abertas até o dia 22 de setembro, gratuitamente.

Já o dia 7 de novembro marcará o início da primeira oferta do curso “Design Educacional para Docentes”, conduzido pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Para esta opção, as inscrições vão até 20 de outubro.

O Proed tem o objetivo de possibilitar discussões com os professores das universidades a respeito de temas relacionados ao letramento digital, tais como: educação híbrida, tecnologias digitais de informação e comunicação, design educacional, competências digitais, entre outros assuntos que fazem parte das discussões mais atualizadas a respeito da transformação digital em curso no país e no mundo.

Trata-se de uma iniciativa da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), junto à rede das universidades estaduais, como programa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com apoio da Fundação Araucária.

Confira a página do Programa clicando AQUI

 

Cronograma Proed

21/08 a 06/10: Curso #1 Princípios e Pressupostos da Educação Digital

02/10 a 05/11: Curso #2 Didática na Educação Digital

07/11 a 15/12: Curso #3 Design Educacional para Docentes

 

*com informações da Universidade Virtual do Paraná (UVPR)

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (24), durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Denominado Paraná Faz Ciência 2023, o evento faz parte da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), e será realizado no período de 7 a 10 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a UEL. O objetivo é fortalecer a cultura científica e tecnológica, por meio de ações integradas de disseminação do conhecimento, e promover o acesso da população às atividades acadêmico-científicas, fortalecendo a atuação institucional do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

O Paraná Faz Ciência pretende reunir centenas de estudantes e professores dos diferentes níveis de ensino, desde a Educação Básica até a Educação Superior, e representantes de organizações da sociedade civil.

Na programação, além de visitas técnicas, oficinas de ciência, tecnologia, cultura e arte, estão previstos eventos como o Encontro do Ensino Superior do Futuro, a Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Encontro Paranaense de Comitês de Suporte para Pesquisa Científica e Tecnológica, o Encontro Paranaense de Editores Científicos.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a retomada do encontro anual em torno da produção científica e tecnológica. “O Estado irá reunir as expertises em termos de ciência e tecnologia em um diálogo permanente para promover debates que orientem o fomento da ciência no Paraná e, ao mesmo tempo, celebrar o que vem sendo realizado com foco no desenvolvimento regional sustentável”, afirmou.

Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa, o Estado cumpre um papel de cada vez mais desenvolver a ciência, tecnologia e inovação. “A ideia é que a semana estadual de ciência seja um instrumento de desenvolvimento de áreas estratégicas para o Paraná, como agronegócio, biotecnologia, saúde, energias sustentáveis e renováveis, cidades inteligentes, sociedade, educação e economia”, elencou o gestor, ressaltando que “a transformação digital é área transversal para o desenvolvimento sustentável”.

PARCERIA – O Paraná Faz Ciência 2023 conta com a parceria das secretarias estaduais da Educação e da Inovação, Modernização e Transformação Digital; do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar); e da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), programa estratégico da Seti, que reúne os centros de educação a distância das instituições estaduais de ensino superior.

A reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro, enfatiza que a área de ciência e tecnologia aproxima a academia da sociedade e mostra o que a UEL produz. “Esta é a oportunidade de mostrar o que está sendo produzido de conhecimento e de novas tecnologias nas universidades, reforçando um dos princípios básicos da universidade, que é o serviço à sociedade. O melhor serviço que podemos prestar é a produção de conhecimento”, pontua.

As cinco instituições federais de ensino superior paranaenses fecham o grupo de parceiros do evento: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

*As informações são da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Agência Estadual de Notícias (AEN).

O Núcleo de Educação a Distância da Unicentro prorrogou, até dia 26 de julho, as inscrições para seleção de bolsista graduado em Análise de Sistemas e áreas afins. O bolsista irá cumprir com suas funções no curso de MBA em Gestão Pública e Inovação, ofertado pela Unicentro na modalidade Educação a Distância.

Dentre as funções do profissional selecionado estão o suporte ao ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional, HTML e configuração de Moodle. Além disso, não é permitido o acúmulo de outro tipo de bolsa e o bolsista deve ter disponibilidade para cumprir carga horária presencial em Guarapuava.

Os critérios de seleção continuam os mesmos do edital de abertura. Desta maneira o novo cronograma, de acordo com o edital de prorrogação nº 82/2023 – NEAD/UVPR/UNICENTRO é o seguinte:

 

Inscrições: até 26 de julho, no site da Unicentro

Entrevistas: 3 e 4 de agosto

Resultado final: 9 de agosto

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

No período de 23 a 27 de outubro de 2023, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul irá sediar o XX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2023) e IX Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD 2023), dois eventos de realização anual da Associação Universidade em Rede (UniRede).

Nesse ano, o evento de abrangência internacional terá como temática “Educação a Distância: políticas públicas, gestão, governança e qualidade”. Com mais de uma década de realização, o ESUD | CIESUD (2023) consolidou-se como um evento renomado e relevante no contexto da Educação a Distância em âmbito nacional e internacional, propondo temáticas inovadoras nas áreas de Educação a Distância (EaD), Tecnologias Digitais e Educação em geral.

O evento será realizado de forma presencial na Cidade Universitária da UFMS juntamente com o Integra UFMS, no município de Campo Grande (MS). A programação será composta por conferências, painéis temáticos, palestras, minicursos online, oficinas presenciais, apresentações de trabalhos e muito mais.

Para submissão de trabalhos, os interessados devem analisar as trilhas temáticas

e seguir as orientações da página de trabalhos, que são: Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização, Gestão e governança, Modelos pedagógicos e metodologias, Tecnologias digitais e Materiais didáticos.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo endereço esud2023.ufms.br. Os valores variam de acordo com a categoria e com os lotes de inscrição. Os participantes vinculados às instituições associadas à UniRede ganham 10% de desconto em qualquer categoria. E os participantes que são associados colaboradores da UniRede ganham 30% de desconto em qualquer categoria.  Até o dia 30 de julho a comissão organizadora vai aceitar propostas de oficinas.

Informações aqui.

 

 

SERVIÇO

 20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância

9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância

23 a 27 de outubro

UFMS – Campo Grande (MS)

Tema: EaD, políticas públicas, gestão, governança e qualidade

esud2023.ufms.br

 

 

A aula inaugural do curso superior Tecnologia em Gestão Pública, ofertado na modalidade Educação a Distância, já tem data marcada: 10 de julho, às 19h com transmissão no canal da Universidade Virtual do Paraná no YouTube.

A oferta deste curso é da Universidade Aberta do Brasil (UAB) juntamente com a Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (Capes), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Programa Universidade Virtual do Paraná (UVPR), representando as seis universidades estaduais do Paraná participantes do Programa UAB.

O objetivo deste curso é fazer com que o acadêmico seja capaz de planejar, elaborar e gerenciar projetos e atividades públicas e otimizar serviços destinados à sociedade. Além disso, o curso permite capacitar servidores para atuarem na administração de sistemas públicos, dar a formação adequada para intervirem na realidade social e contribuir para que os servidores desenvolvam estratégias a partir de estudos da realidade administrativa.

 

Serviço

Data: 10 de julho

Horário: 19h

Local: transmissão pelo canal da UVPR no YouTube

Com o objetivo de desenvolver estudos sobre a inovação nos Sistemas de Educação Básica Pública Brasileira pós-pandemia, de forma a contribuir com as políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento da educação no Paraná e no País, foi lançado nesta sexta-feira (30) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Educação do Futuro.

A iniciativa terá um investimento do Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), de R$ 7.290.477,60 para o período de quatro anos.

Ao apresentar o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Educação do Futuro, a articuladora do Napi e coordenadora da Universidade Virtual do Paraná professora Maria Aparecida Crissi Knuppel explicou que ele está relacionado com as principais áreas prioritárias para o os investimentos em ciência e tecnologia no Estado do Paraná, que foram baseadas nas condicionantes chaves transversais Transformação Digital e Desenvolvimento Sustentável.

“Estas proposições estão alinhadas com duas das condicionantes chaves verticais que são Cidades Inteligentes/Cidade da Próxima Geração e Sociedade, Educação e Economia. Também estão em consonância com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ODS Educação de Qualidade. Como nosso foco é a educação, ele está também nas secretarias de educação do nosso Estado e as municipais que são fundamentais para que possamos implementar as nossas ações”, afirmou a articuladora.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, ressaltou a relevância dos Napis para o sistema de CT&I do Paraná. “Os Napis têm uma natureza de pesquisa aplicada ligada muito à inovação. O que nós queremos é um maior retorno sobre o investimento feito em ciência e tecnologia pelo Estado. Sabermos que o recurso vai chegar onde ele vai ser mais transformador e de forma mais adequada à sociedade”, comentou.

Além da importância do Napi Educação do Futuro o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig também destacou os investimentos que serão feitos. “Nós temos que construir juntos uma educação do Futuro, com os pesquisadores e todo o sistema educacional. E este novo arranjo é um dos mais importantes que temos e um dos com maior investimento”, ressaltou.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, a estratégia de fomento dos Napis otimiza o uso do recurso público em benefício da sociedade. “Nós temos uma rede interinstitucional e um conjunto enorme de pesquisadores que vão trabalhar de maneira colaborativa em diferentes regiões do estado cooperando entre si para uma mesma finalidade. Isso otimiza a aplicação dos recursos, para que seja melhor aproveitado e aqui vemos a importante iniciativa de trazer inovação para a educação”, enfatizou.

O conceito do novo arranjo foi elogiado pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa Miguel Sanches Neto. “Para a UEPG esta é uma possibilidade de integrar conhecimento que visa esta ideia de uma transformação na educação”, disse.

Eixos de trabalho – Entre os principais eixos de trabalho está a criação de um Observatório da Educação Básica Pública. Segundo o professor e pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Nestor Saavedra, será desenvolvido um portal da informação educacional.

“Nele estarão disponíveis dados relativos à educação básica no Paraná, adequado ao contexto do estado. Será constituído o repositório institucional sobre as produções e disponibilização dos diagnósticos, dos resultados da pesquisa científica e ações de extensão e formação realizada no âmbito do Napi”, enfatizou.

Outro eixo importante do Napi trata das Competências Digitais dos professores da Educação Básica e Ensino Superior Públicos, apresentado pelo professor e pesquisador da parceira no novo arranjo Universidade Aberta de Portugal, José António Moreira.

“Vamos fazer avaliação da proficiência digital dos professores trabalhando com 45 mil professores da Educação Básica pública e 5 mil do ensino superior público. Com a avaliação dos efeitos das ações de formação sobre o desenvolvimento das competências digitais, além da implementação de ações de capacitação para os professores”, disse.

O terceiro eixo de trabalho Educação Básica Pública e Desenvolvimento Regional Endógeno Sustentável, foi apresentado pela pesquisadora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paola Scortegagna. “Precisamos fazer um mapeamento das políticas públicas não apenas as que nos afetam no Paraná, estaduais ou nacionais. Inclusive faremos uma articulação em relação a cidades inteligentes que vai nos ajudar a entender a relação da educação básica pública e o desenvolvimento regional. E vamos fazer esta análise das políticas públicas com os indicadores coletados nos eixos anteriores, vamos também para as escolas para identificar quais ações estão impactando no desenvolvimento regional”, observou.

*A imagem e o texto são de autoria da Fundação Araucária

O Fórum dos Coordenadores de Polos UAB do Paraná (FeCoUAB) abriu consulta pública para saber quais cursos as pessoas têm interesse em cursar na modalidade de Educação a Distância no Estado

Para ajudar nesta consulta, qualquer cidadão pode responder ao formulário disponível neste link. É necessário fazer login com o seu e-mail para responder às questões sobre nível de escolaridade, município (polo UAB) em que pretende estudar e curso em que deseja ingressar (cursos de curta duração, tecnólogo, graduação e pós-graduação).

Segundo a coordenadora do FeCoUAB, Sueli Gomes (polo UAB Apucarana), esta pesquisa é importante porque “em um futuro próximo há a possibilidade de articulação para oferta de novos cursos e, ao saber o interesse da população em cursos EaD, a articulação pode ser mais assertiva”.

Atualmente, existem 64 polos UAB ativos que abrangem todas as regiões do Estado, nos quais universidades públicas estaduais e federais podem ofertar cursos em diversas áreas do conhecimento.

Ainda de acordo com Sueli, haverá também a criação e divulgação local de formulários específicos que levam em consideração a realidade da região de abrangência de cada polo UAB.

Nos dias 29 e 30 de junho de 2023 será realizado o evento “O presente do futuro e o futuro da educação”, no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com organização da rede Universidade Virtual do Paraná. A programação contempla palestras, painéis temáticos, mesas redondas e outras discussões que enfatizam assuntos como curricularização da extensão na EaD, Educação Híbrida, docência no Ensino Superior, formação docente e outras questões referentes à Educação a Distância e Educação Digital.

Um dos destaques da programação é o lançamento do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Educação do Futuro, que reúne pesquisadores de diferentes instituições e pretende contribuir com políticas públicas, estudos e resultados que contribuam para o desenvolvimento da Educação no Paraná e no país.

O evento presencial tem como público-alvo coordenadores UAB das IEES e de polos UAB do Estado, coordenadores de cursos da modalidade EaD, gestores das Universidades Estaduais do Paraná e pesquisadores da área. Quem se interessar pelos assuntos em pauta pode acompanhar as transmissões no canal de YouTube da UVPR.

A iniciativa é uma promoção da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), juntamente com a Fundação Araucária, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), Fórum Estadual dos Coordenadores de Polos UAB (FecoUAB) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

 

UVPR

A UVPR realiza projetos de Educação Digital em rede a partir da articulação dos núcleos de EaD das sete Universidades Estaduais: UEPG, Unicentro, UEM, UEL, Unioeste, UENP e Unespar.

 

PROGRAMAÇÃO

O presente do futuro e o futuro da educação

 

29/06/2023

Manhã 

Sala 1: Auditório PDE  

8h30: Credenciamento e acolhida

9h: Abertura e Palestra “Competências e Formação Docente para o Novo Paradigma de Educação Digital”, com o Prof. Dr. José António Moreira (UAb-PT) 

10h: Coffee Break

10h30: Palestra “Inteligência Artificial na Educação a Distância: potenciais e desafios”, com o Prof. Dr. Pedro Paulo Ayrosa (UEL)

11h20: Lançamento da 2ª oferta do Proed (Programa de Formação para Educação Digital)

 

Tarde 

14h: Painel 1 “EaD, Educação Híbrida e Curricularização da Extensão”. Com Prof. Dr. Etevaldo Almeida (UFRN), Prof. Dr. Carlos Willians Jaques Morais (UEPG) e Prof. Dr. José Ricardo Falco (UEM)

15h: Coffee Break

15h30:  Painel 2 “Realidade da curricularização da extensão sobre a nova legislação no âmbito da EaD”. Com Prof. Dr. Luiz Alberto Rocha Lira (Capes/UAB) e Profª Drª Maria Aparecida Crissi Knuppel (UVPR/Unicentro)

16h30: Discussão

 

30/06/2023

 

Manhã

Sala 1: Auditório PDE 

9h: Palestra “Ensino Superior em tempos fluidos”, com profª Drª Ilka Serra (UEMA)

10h: Coffee Break

10h30: GT com Coordenadores de Cursos EaD

 

Sala 2: Sala 10 do Prédio PDE

10h30: Mesa redonda ForUAB (PR e BR) e Capes

 

Tarde 

Sala 1: Auditório PDE

14h: Lançamento do Napi (Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação) Educação do Futuro

16h: Palestra “O papel da Ageuni na formação inicial e continuada de pessoas”, com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Dr. Aldo Nelson Bona

16h30: Encerramento e Coffee Break

 

O Núcleo de Educação a Distância da Unicentro divulgou edital com a relação de bolsistas convocados para a etapa de entrevistas (nº 23/2023/ NEAD/UVPR/UNICENTRO). Este processo seletivo visa a seleção de estudante de graduação em Ciências Sociais Aplicadas, Humanas ou Exatas (uma vaga) e graduado em Análise de Sistemas ou áreas afins (uma vaga).

Os candidatos com inscrições homologadas devem acessar o link na data e horário definidos no edital de homologação e convocação no dia 18 de abril, a partir das 14h. É possível apresentar recursos quanto às inscrições indeferidas até o dia 12 de abril pelo e-mail nead@unicentro.br.

 

Serviço

Entrevistas: dia 18 de abril, on-line

Todos os editais deste processo seletivo: acesse aqui

 

Imagem destacada: Adobe Stock