O Curso de Especialização e Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov, oferecido na modalidade Educação a Distância pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, informa que a aula inaugural será realizada na noite desta terça-feira, 5, com transmissão pelo canal de YouTube da Universidade Virtual do Paraná, por meio deste link.

O evento terá início às 19h, com a presença de autoridades e do convidado especial, professor Dr. David Plank (Lemann Center/Stanford University), que terá a sua apresentação mediada pelos pesquisadores e professores Erica Castilho (Stanford University) e Rodrigo Barbosa e Silva (Columbia).

Todos os alunos da especialização devem participar do evento. A Restec é uma iniciativa viabilizada via Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com parceria de várias secretarias do Governo do Paraná.

Serviço
Aula inaugural Restec Integre
05/04, às 19h
Transmissão aqui.

Criado em 2012, o canal de YouTube do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste atingiu a marca de 60 mil inscritos no mês de março de 2022. Trata-se de um espaço que congrega a produção audiovisual dos cursos e projetos da modalidade Educação a Distância da universidade.

Fazendo parte da perspectiva de Livre Conhecimento adotada em projetos do Nead/UAB/UVPR, o canal disponibiliza em modo público vídeos de conteúdo em diferentes áreas. A mídia social é administrada pelo Setor de Vídeos.

A segunda turma do curso de Formação em Design Instrucional é constituída pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Participam profissionais que estão relacionados ao acompanhamento dos cursos promovidos em níveis de graduação, pós-graduação e projetos especiais realizados na modalidade Educação a Distância.

O objetivo do curso é discutir aspectos relacionados ao DI por meio de materiais e encontros síncronos, propondo momentos de reflexão para a equipe.

O curso é conduzido pelas professoras Manuela Pires Weissbock Eckstein, Jaqueline Almeida de Lima e Bianca Emanuelly Horbus Pinheiro.

Os estudantes matriculados em cursos de graduação na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste podem se inscrever no Acervo Digital e ter acesso a milhares de e-books de editoras de destaque.

A solução MinhaBiblioteca.com.br está sendo disponibilizada para as sete universidades estaduais por meio de uma parceria firmada no início do ano com a Seti-PR e a Fundação Araucária. O número de cadastros disponível é limitado e a inserção na plataforma será feita por ordem de resposta da ficha de inscrição, até o montante ser preenchido.

Os acadêmicos que tiverem interesse devem preencher este formulário e aguardar informações da Rede de Bibliotecas da Unicentro via e-mail/WhatsApp. Depois do registro, o acesso pode ser feito pela Alexandria, página que reúne uma série de iniciativas das IEES.

O Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da unidade universitária de Guarapuava da Unicentro divulga seleção de professor formador para atuar no repercurso do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa na modalidade Educação a Distância.

Há uma vaga disponível, sendo que as inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia 5 de abril. Os requisitos mínimos e atribuições da função estão descritos no edital 03/2022 – SEHLA/G/UNICENTRO. Clique aqui.

O Curso de Atendimento aos Maus-tratos Animais, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com a ONG World Animal Protection e com a Universidade Virtual do Paraná – por meio do Nead Unicentro – lançou no início de março a sua terceira oferta.

A formação on-line ocorre na plataforma Licon (Livre Conhecimento) e capacitará 340 profissionais de todo o Estado, promovendo informações relevantes a equipes das prefeituras e protetores independentes. O objetivo é atualizar os inscritos sobre conceitos e legislação, a fim de que o atendimento aos maus-tratos animais seja qualificado no Paraná. Trata-se de um curso on-line autoinstrucional.

A primeira e segunda ofertas foram realizadas entre 2020 e 2021, alcançando mais de 1.500 pessoas.

Informações: cursomaustratosanimais@gmail.com

Os acadêmicos matriculados nos cursos da modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste podem se inscrever no Programa Paraná Fala Idiomas. As inscrições para o Paraná Fala Inglês ficarão abertas até o dia 14 de março e podem ser feitas por este link.

Para se candidatar, é necessário realizar um teste de nivelamento e apresentar comprovante de vínculo vigente com a universidade. As vagas para os cursos são limitadas e há opções presenciais e remotas. O investimento consiste em uma parcela única no valor de R$ 85.

Outro programa vigente e disponível aos acadêmicos é o Paraná Fala Francês, que apresenta informações aqui. O prazo para inscrições é 4 de março.

Foto ilustrativa: Freepik.

 

O Programa de Formação para Educação Digital divulga que as inscrições para o primeiro curso foram estendidas até o dia 13 de março. Agora, além dos professores das instituições estaduais de ensino superior, podem se inscrever também docentes de universidades federais e estudantes de pós-graduação do Paraná.

Desenvolvido pela Unespar, o primeiro curso tem como tema “Princípios e pressupostos da Educação Digital” em formato on-line e com carga-horária de 90h. O objetivo do programa é possibilitar discussões com professores a respeito do letramento digital, focando em tópicos como: educação híbrida, tecnologias digitais de informação e comunicação, design educacional, competências digitais e outros assuntos que fazem parte das discussões a respeito da transformação digital em curso no país e no mundo.

O programa é uma iniciativa da UVPR da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a sete universidades estaduais. Conta com o apoio da Fundação Araucária.

Inscrições gratuitas aqui.

O Programa de Residência Técnica e Especialização em Gestão em Turismo está com edital aberto para seleção de residentes técnicos que atuarão no Paraná Turismo. Os selecionados receberão uma bolsa auxílio mensal de R$ 1.900 para 30h semanais de trabalho. Além disso, cursarão gratuitamente a especialização na modalidade Educação a Distância, que será desenvolvida pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Trata-se de uma parceria entre Unicentro, Paraná Turismo, Universidade Virtual do Paraná e Programa de Residência Técnica da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma: Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava e Umuarama contam cada cidade com uma vaga para recém graduado da área de Turismo. Já Curitiba possui uma vaga para Ciências Contábeis e uma vaga para Engenharia Civil.

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia 20 de março. A prova da seleção será on-line. A outra etapa consiste em análise curricular conforme os critérios dispostos no edital.

Edital 036/2022 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO

 

 

No mês de março, a Universidade Estadual do Centro-Oeste realizará duas novas colações de grau para 139 acadêmicos de repercurso dos cursos da modalidade Educação a Distância das licenciaturas em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Educação Física e Pedagogia. A confirmação se deu por meio da Resolução nº 53-GR/UNICENTRO, publicada no dia 15 de fevereiro de 2022.

Conforme o documento, a cerimônia presidida pelo Conselho Universitário será via webconferência, sendo no dia 4 de março unificada para as graduações em Letras/Campus Santa Cruz (polos UAB Céu Azul, Goioerê, Iretama, Ivaiporã, Pato Branco e Reserva) e em Educação Física/Campus Irati (polos UAB Congonhinhas, Laranjeiras do Sul e Santo Antônio do Sudoeste).

Já para Pedagogia/Campus Irati, a colação ocorrerá no dia 16 de março, também on-line, às 19h, para concluintes dos polos UAB de Apucarana, Laranjeiras do Sul, Lapa e Prudentópolis.

Destaca-se que todos os acadêmicos deverão acessar o link de Google Meet disponibilizado pela organização às 17h para validação documental e repasse de orientações gerais. Somente serão aceitos na sala virtual os formandos que constam nas listas oficiais disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Ensino (clique aqui).

A Especialização e Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre) abriu edital de processo de seleção para vagas remanescentes. Os interessados deverão se inscrever gratuitamente no período de 21 de fevereiro a 4 de março, seguindo as orientações descritas no edital 26/2022 – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO.

Ao todo, são 82 vagas para 16 áreas de atuação espalhadas por nove cidades paranaenses. As maiores quantidades de vagas estão nas áreas da Tecnologia da Informação e da Administração.

Os residentes técnicos selecionados cursarão gratuitamente o curso de especialização, na modalidade Educação a Distância, enquanto receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 1.900 por dois anos para aplicar seus conhecimentos em uma carga horária presencial de 30 horas semanais em um dos órgãos públicos parceiros.

A pós-graduação será oferecida pela Unicentro, no período de abril de 2022 a março de 2024. A seleção dos residentes se dará por meio de uma avaliação on-line com questões sobre temas indicados no edital.

A Restec é realizada pelo Programa de Residência Técnica da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com a Universidade Virtual do Paraná, as sete universidades estaduais e secretarias e órgãos públicos, tais como: Seap, Sedest, Sefa, Sesp, Seed, Seil, Casa Civil, SECC,  BPPR, Ipardes e Detran-PR.

VAGAS

Sobre as áreas de atuação dos recém graduados, para Curitiba há 21 vagas para Administração; 2 para Análise de Sistemas; 1 para Arquitetura e Urbanismo; cinco para Contabilidade; quatro para Design Gráfico; cinco para Direito; duas para Economia; duas para Educação Física, quatro para Enfermagem; três para Engenharia Civil; duas para Engenharia da Computação; uma para Engenharia Florestal; cinco para Estatística; uma para Gestão de Projetos; seis para Secretariado e dez para Tecnologia da Informação.

Em Apucarana, Cascavel, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá e Ponta Grossa há uma vaga em cada um desses municípios para Tecnologia da Informação. Já em Paranaguá há uma vaga para Engenharia Civil. As formações exigidas para cada área estão descritas no edital.

Acesse aqui o edital.

O Setor de Ciências Sociais Aplicadas da unidade universitária de Guarapuava abriu processo seletivo para professores formadores que atuarão no curso de Especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação, na modalidade Educação a Distância, da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

As inscrições seguem abertas até o dia 10 de março, conforme detalhes descritos no edital 001/SESA-G/UNICENTRO, que também especifica os requisitos exigidos. Ao todo, são 11 disciplinas.

Acesse aqui o edital.

O Programa de Formação para Educação Digital, Proed, foi criado pela Universidade Virtual do Paraná, que reúne os centros de tecnologia educacional das sete universidades estaduais, e faz parte da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A iniciativa conta com o apoio fundamental da Fundação Araucária e é lançada em fevereiro de 2022.

O objetivo é possibilitar discussões com os professores das universidades a respeito de temas relacionados ao letramento digital, tais como: educação híbrida, tecnologias digitais de informação e comunicação, design educacional, competências digitais, entre outros assuntos que fazem parte das discussões mais atualizadas a respeito da transformação digital em curso no país e no mundo.
Para tal, o programa contará com uma série de módulos on-line e cada etapa terá o conteúdo desenvolvido por uma universidade, por meio dos núcleos integrantes da UVPR. Em cada curso, serão 700 vagas gratuitas, sendo 100 para cada IES.

 

Primeiro curso

O curso inicial tem o tema “Princípios e pressupostos da Educação Digital” e será ofertado no primeiro semestre de 2022 pela Unespar, em ambiente virtual de aprendizagem. As inscrições são gratuitas ficarão abertas até o dia 25 de fevereiro de 2022 por meio do link uvpr.pr.gov.br/proed e a formação ocorrerá entre os meses de março e abril, com carga horária total de 90h e certificação.
Em destaque neste módulo inicial estarão reflexões a respeito dos pressupostos da Educação Digital em Rede, apresentando conceitos, características, desafios e potencialidades, assim como potencialidades metodológicas.

 

Lançamento

O lançamento oficial dos cursos de formação do Proed ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 9 de fevereiro, em reunião on-line proposta pela CES/Seti-PR e pela UVPR com pró-reitores de Graduação, Ensino e Extensão das sete universidades estaduais.

Na ocasião, a coordenadora de Ensino Superior da Seti-PR, Gisele Onuki, apresentou a importância da formação docente continuada. Já a coordenadora da Universidade Virtual do Paraná, Maria Aparecida Crissi Knuppel, falou sobre a estruturação das ações do programa no decorrer de 2021 e a coordenadora do curso, Maria Ivete Basniak, professora da Unespar, mostrou detalhadamente o conteúdo do primeiro módulo.

Via CCS/Capes

O governo federal anunciou na sexta-feira, 4 de fevereiro, o novo edital para seleção de cursos para a Universidade Aberta do Brasil. A abertura da chamada está prevista para hoje, 7. A iniciativa integrou a cerimônia “Valorização dos professores da educação básica”, no Palácio do Planalto.

O processo será composto por duas fases, com públicos-alvo diferentes. Instituições públicas de ensino superior integrantes do Sistema UAB devem apresentar suas propostas de até 25 de fevereiro, para a primeira etapa, e de 14 a 25 de março para a segunda. O envio deverá ser feito pelo sistema de inscrições da Fundação. Serão abertas 156.120 vagas durante três anos.

A primeira fase é tradicional da UAB, voltada para a formação de professores e demais profissionais da educação básica. Serão 136.120 vagas: 91 mil para graduação, em cursos de licenciatura, 39 mil para especialização de professores em exercício, e 6.120 para parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). A divulgação do resultado final está prevista para 25 de março e do calendário de início das ofertas de 2022, 29 de março.

A segunda etapa, por sua vez, é uma novidade nos editais UAB. Agora, além da formação de professores e demais profissionais da educação, atendem outras duas demandas: a de agentes públicos municipais, estaduais e federais e o desenvolvimento local ou regional. Serão 20 mil vagas. O resultado tem divulgação estimada para 2 de maio, mesma data prevista para a publicação do calendário de início das ofertas para 2022.

No mês de janeiro de 2022, a Revista Aproximação sobre Educação, Tecnologia e Sociedade (ISSN: 2675-258X), editada no âmbito do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, publicou o número 7. Trata-se do dossiê Transformação Digital e Pedagogias Plurais, que conta com alguns trabalhos advindos do III Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior.

Chegando ao seu terceiro ano, a publicação reúne artigos científicos e relatos de experiências, além de uma entrevista especial com a professora Dra. Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, coordenadora do Entredocentes da Unicentro. Ao todo, participam da edição atual 35 autores em 11 textos, representando instituições de diferentes regiões brasileiras. Em foco, assuntos como educação digital, formação docente, educação empreendedora, utilização de vídeos e lives, governança pública e educação, etc.

Acesse aqui.

 

Sumário

Artigos

Hércules Santos Andrade, Tânia Moura Benevides, Isaac Douglas Moreira, Lídia Boaventura Pimenta, Lilian da Encarnação Conceição
Dilma Heloisa Santos, Rodrigo Otávio Santos
Bruna Gonçalves de Souza, Rennan Otavio Kanashiro, Eduardo Costa Estambasse, Lafayette Correa de Oliveira Júnior
Luana Aparecida Trzaskos, Keli Cristina Costa e Silva, Amanda Karoline Majinski de Moraes, Renata Kramek Kubaski
Taissa Vieira Lozano Burci, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Silvia Eliane de Oliveira Basso, Camila Tecla Mortean Mendonça, Maria Luisa Furlan Costa
Marisa Schneckenberg, Sandra Aparecida Machado Polon, Patrícia Maria Bonato
Khaled Omar Mohamad El Tassa, Rittha Ygnez Canedo Petersen da Costa, Gilmar de Carvalho Cruz
Carlos Vinicius Maluly
Maria Otávia Sanchez da Cunha, Thales Araújo de Oliveira, Martha E L Alexandrino Graça, Rogério Carballo Afonso
Thiago Antonio Beuron, Rafael Henrique Mainardes Ferreira, Marcel Luciano Klozovski
Osvaldo Paes de Brito

Entrevistas

Scheyla Joanne Horst, Wanda Terezinha Pacheco dos Santos

Via CCS/CAPES. Foto: Alexandre Lage – CCS/CAPES

No interior do Maranhão, a 186 quilômetros da capital São Luís, se localiza o município de Nina Rodrigues. Na cidade, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é responsável pela formação, atualmente, de 400 alunos. A maioria está matriculada em cursos de licenciatura e já trabalha em escolas de 11 municípios da região.

Nascido há 15 anos, o polo UAB de Nina Rodrigues contribui para corrigir um problema que afeta a educação brasileira, principalmente no interior do País: professores não formados nas matérias que ensinam em sala de aula. É o caso de John Herbert de Souza, que lecionava Geografia no ensino médio, mas que até pouco tempo era formado apenas em Pedagogia. “Ao fazer o curso, que antes não era oferecido na região, além de ter a formação para atuar na disciplina, adquiri mais conhecimento para poder ensinar melhor meus os alunos”, argumenta o professor.

Para Herbert, a modalidade a distância, com aulas presenciais em alguns períodos, ofertada pela UAB, facilita os estudos, principalmente para quem trabalha. Ana Paula Rocha, que o diga. Aluna da UAB, ela ensina Língua Portuguesa, mas ainda não tem a formação em Letras: “Na minha cidade, São Mateus, não tive a possibilidade de estudar, mas o ensino a distância no polo de Nina Rodrigues facilitou. O curso vai possibilitar ter mais conhecimento e transmitir para os alunos”, destaca.

lém de aperfeiçoar a formação de professores, a UAB trouxe desenvolvimento para a região, na avaliação de Maria José Quaresma, coordenadora do polo de Nina Rodrigues. “Há 15 anos somente 20% da região tinha graduação, com o surgimento da UAB, observamos que melhorou a vida das pessoas, tanto do ponto de vista educacional quanto do socioeconômico”, ressalta. “De uma turma de Matemática com 29 professores da EaD deste polo, todos estão empregados e concursados”, exemplifica.

Em parceria com 137 instituições de ensino superior, a Universidade Aberta do Brasil, mantida com recursos da CAPES, tem 967 polos em 850 municípios do País. Das 121 mil matrículas na UAB, 87% são ocupadas por alunos em cursos de formação de professores da educação básica. Sâmara Corrêa de Sá, secretária de Educação de Nina Rodrigues, integrou a primeira turma da UAB no município. “O polo é de extrema importância para a formação de professores em nossa cidade, principalmente em áreas específicas. Quando eles estão atuando nessas áreas, conseguem otimizar o processo ensino/aprendizagem”.

A aula inaugural do ano letivo do curso de Letras Português na modalidade Educação a Distância da Unicentro será realizada na noite do dia 9 de fevereiro, com transmissão via canal do YouTube do Núcleo de Educação a Distância a partir das 19h30, por meio deste link.

O tema em debate será “Cultura de paz e educação para a paz: perspectivas na escola brasileira”, com a presença do professor Dr. Nei Alberto Salles Filho, da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

Para a coordenadora do curso de Letras EaD, professora Claudia Maris Tullio, trata-se de um momento especial para marcar a retomada das atividades, realizar um evento conjunto entre os polos e para discutir um tema tão importante para o dia a dia dos professores.

A Formação em Design Instrucional desenvolvida pelo Nead/Unicentro/UVPR e ministrada para a equipe da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) e para equipe do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre/Unicentro), teve o seu encerramento teve o seu encerramento na sexta-feira, 28. O último tema abordado foi Curadoria de Conteúdo e de Recursos Educacionais.

O curso começou no dia 17 de dezembro de 2021, a fim de compartilhar conhecimentos e experiências com os profissionais que atuarão na Residência Técnica e Especialização em Gestão Cultural, da Unespar e Integre. Após uma série de encontros síncronos conduzidos pelas professoras responsáveis pelo curso (Manuela Pires Weissbock Eckstein, Jaqueline Almeida de Lima e Bianca Emanuelly Horbus Pinheiro), os alunos foram instruídos a desenvolverem atividades práticas, as quais foram discutidas em grupo.

Na sexta-feira também foi lançada a segunda etapa, que consiste na Formação em Moodle e Tecnologias Web, que será direcionada a profissionais da Tecnologia da Informação da Unespar, sob a condução dos analistas de sistemas do Nead/UAB/Unicentro, Giovane Galvão e Peterson Andrade Sprenger.