A Semana Pedagógica Interfaces Digitais e Educacionais da Universidade Estadual do Centro-Oeste chega ao fim com relatos positivos de participantes, que destacaram a relevância das temáticas abordadas durante a programação para reflexão neste momento de pandemia que apresenta o ensino remoto emergencial com desafios a todos.

O evento organizado pela Reitoria em parceria com o Nead/UAB contou com três transmissões ao vivo, que tiveram participação expressiva do público no chat. Houve apoio, também do PIA (Programa de Inclusão e Acessibilidade). Juntos, os vídeos somam 15 mil visualizações, sendo que 3.300 pessoas se inscreveram no Licon, plataforma de Livre Conhecimento, entre alunos, professores e funcionários da Unicentro, além da comunidade externa, com pessoas também de outros Estados. Nesta sexta-feira, 21, estão previstas algumas atividades organizadas pelos setores de conhecimento.

Os inscritos podem baixar uma declaração de participação e, depois de pelo menos 30 dias, terão acesso ao certificado, diretamente na Central de Certificados da Unicentro.

A Comissão Organizadora agradece o engajamento dos inscritos e destaca que os objetivos propostos no planejamento foram alcançados. O material disponível no Licon ficará aberto para que o maior número de pessoas consiga acompanhar as discussões propostas nos próximos dias. Confira em licon.unicentro.br.

 

Com 3.260 inscritos, o evento Semana Pedagógica Interfaces Digitais e Educacionais reúne alunos de todos os cursos, das modalidades presencial e a distância, docentes, funcionários e também comunidade externa. Desde segunda-feira, as atividades são realizadas no Licon, plataforma de Livre Conhecimento do Nead/UAB Unicentro.

Nesta quinta-feira, 20, será transmitida a webconferência “Ecossistemas híbridos de aprendizagem: desafios e oportunidades”, com a professora Sara Dias-Trindade, da Universidade de Coimbra. A mediação será da coordenadora UAB/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.

Na quarta e sexta-feira, dias 19 e 21, a programação não ocorre no Licon, mas é organizada diretamente pelos setores de conhecimento e departamentos pedagógicos. Vale lembrar que os inscritos podem desenvolver, nesses dias, as atividades assíncronas, isto é, conferir o catálogo de ferramentas educacionais e também participar dos cursos sobre ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis no card Formação para docentes e estudantes.

A abertura da Semana Pedagógica Interfaces Digitais e Educacionais foi realizada na noite de segunda-feira, 17, com sucesso de público. O vídeo já tem 6.800 visualizações. Na manhã dessa terça-feira, 18, os dados apontam 3.200 inscritos no evento. Vale lembrar que as inscrições são gratuitas e continuam abertas, sendo que o material de ontem ainda pode ser conferido.

Na tarde dessa terça-feira é a vez do painel virtual “Mediação didática com auxílio de Tecnologias Educacionais”, com as professoras Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo, Tânia Cristina Meira Garcia e Túlia Fernanda Meira Garcia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A live terá início às 14h.

O evento é uma iniciativa da Reitoria em parceria com Núcleo de Educação a Distância e Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Unicentro.

Inscrições: https://licon.unicentro.br

No fim de julho, o projeto Ideias para uma Educação On-line completou três meses no ar. Uma conquista foi o fato de ter alcançado o Brasil inteiro: a análise das localidades dos inscritos mostra que há participantes de todos os Estados e também do Distrito Federal.

O catálogo continua sendo atualizado com cursos breves sobre ferramentas educacionais, metodologias e ambientes virtuais de aprendizagem. O objetivo é apresentar ideias principalmente para professores.

A iniciativa é uma parceria da UVPR (Universidade Virtual do Paraná) com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). Os cursos estão hospedados no Licon, o portal de Livre Conhecimento do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).

Cursos

Plataformas Virtuais           

Google Classroom
Moodle básico

Metodologias para uma Educação On-line          

Aprendizagem Ativa

Recursos Digitais

Construção de Jogos no Scratch
Criação de Vídeo Interativo para Plataforma Moodle
Construção Coletiva de Textos
Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Google Drive
Web e Live
Prezi
Webquest
Loom para gravar vídeos
Gravação de vídeos
Podcast
Canva: ferramenta colaborativa para mediações pedagógicas
Padlet
Googleforms: ferramenta para avaliação e mediação

Acesse: https://uvpr.pr.gov.br/ideias

 

A Semana Pedagógica Interfaces Digitais e Educacionais tem o seu início na noite desta segunda-feira, 17, por meio de transmissão no canal do Nead/UAB Unicentro no YouTube. A live começa às 19h e, além da abertura oficial, contará com duas webconferências. Até esta tarde, já são 2.500 participantes, sendo que as inscrições são gratuitas e continuam abertas.

A abertura contará com o pronunciamento da Reitoria e também com as presenças do Superintendente-Geral da Seti-PR, professor Aldo Nelson Bona, e da psicóloga Janaína Blanski.

Para garantir a certificação, o participante deve participar do fórum específico da transmissão, diretamente na plataforma Licon, até sexta-feira, 21. É importante, também, acompanhar as atividades nos horários em que estão programadas.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE
Segunda-feira, 17 de agosto

19h: abertura com a Reitoria da Unicentro

19h30: webconferência “Desafios às Universidades Estaduais em decorrência da pandemia”, com o Superintendente-Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Nelson Bona

20h: webconferência “Gestão do Tempo: organizando a rotina para poder estudar”, com psicóloga Janaína Blanski

Dentro do evento, clique no card do dia 17/08 para acessar o link da transmissão!

Inscrições: licon.unicentro.br
Informações: nead@unicentro.br

 

Na noite desta sexta-feira, 14, os alunos matriculados em primeira chamada nas especializações da modalidade Educação a Distância em Gestão Pública Municipal (GPM) e Gestão em Saúde (GS) da Universidade Estadual do Centro-Oeste participarão de uma aula inaugural conjunta.

Importante destacar que o evento on-line é direcionado aos matriculados em primeira chamada. Os matriculados em segunda chamada terão acesso a todo conteúdo tão logo a documentação seja confirmada.

Os cursos de pós-graduação GPM e GS fazem parte do Pnap (Programa Nacional de Formação em Administração Pública) que, por sua vez, integra o sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Os cursos são realizados pela Unicentro em convênio com Ministério da Educação e Capes, e foram organizados para formar e qualificar pessoal de nível superior pensando no exercício de atividades gerenciais, possibilitando que esses gestores intervenham na realidade social, política e econômica, contribuindo para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, no âmbito federal, estadual e municipal.

Nesta edição, os polos UAB que sediam o curso GS são:  Apucarana, Cerro Azul, Ivaiporã, Guarapuava e Jacarezinho. Já o curso GPM é realizado nos polos UAB: Apucarana, Campo Largo, Céu Azul, Guarapuava e Tamarana.

Participarão da solenidade o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas; a Pró-Reitora de Administração e Finanças da Unicentro e coordenadora da especialização em Gestão em Saúde, professora Eliane Horbus, e o coordenador da especialização em Gestão Pública Municipal, professor Marcos de Castro.

Você está matriculado em primeira chamada e não recebeu o convite no e-mail usado no cadastro do processo seletivo? Envie uma solicitação para nead@unicentro.br informando nome completo e polo.

Nessa quinta-feira, 13, a Semana Pedagógica Interfaces Digitais e Educacionais da Unicentro já conta com mil inscritos. O evento para professores, alunos e funcionários começa na segunda-feira, 17, e as inscrições seguem abertas e são gratuitas.

A programação contempla oficinas, cursos on-line, webconferências e painel virtual. As oficinas abordam ferramentas educacionais e o conteúdo foi elaborado pela equipe pedagógica do Núcleo de Educação a Distância e Coordenação UAB da universidade.

Três cursos on-line sobre ambientes virtuais de aprendizagem também são indicados aos participantes: Moodle básico para docentes, Moodle básico para estudantes e Google Classroom.

Confira abaixo um tutorial de navegação na Semana Pedagógica Interfaces Digitais e Educacionais.

PROGRAMAÇÃO
17 a 21 de agosto*

Oficinas Interfaces Educacionais para o Ensino Remoto

Curso Moodle básico para docentes

Curso Moodle básico para estudantes

Curso Google Classroom

*Atividades assíncronas, que ficarão disponíveis durante a semana toda

 

Segunda-feira, 17 de agosto

19h: abertura com a Reitoria da Unicentro

19h30: webconferência “Desafios às Universidades Estaduais em decorrência da pandemia”, com o Superintendente-Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Nelson Bona

20h: webconferência “Gestão do Tempo: organizando a rotina para poder estudar”, com psicóloga Janaína Blanski

 

Terça-feira, 18 de agosto

14h: painel virtual “Mediação didática com auxílio de Tecnologias Educacionais”, com as professoras Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo, Tânia Cristina Meira Garcia e Túlia Fernanda Meira Garcia (UFRN)

 

Quarta-feira, 19 de agosto

Encontros on-line dos NDEs com corpo docente para avaliação da primeira fase do ensino remoto emergencial

 

Quinta-feira, 20 de agosto

17h: webconferência “Ecossistemas híbridos de aprendizagem: desafios e oportunidades”, com a professora Sara Dias-Trindade (Universidade de Coimbra)

Sexta-feira, 21 de agosto

Encontros on-line dos setores com professores e acadêmicos para avaliação da primeira fase do ensino remoto emergencial

 

Certificação de 40h

 

 

A gestão da Universidade Estadual do Centro-Oeste e o Núcleo de Educação a Distância/UAB realizam a Semana Pedagógica Interfaces Digitais e Educacionais, entre 17 e 21 de agosto. As atividades são gratuitas e ocorrerão na plataforma Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro, com certificação de 40h.

As inscrições estarão abertas entre 7 e 17 de agosto (licon.unicentro.br) e são destinadas à comunidade acadêmica da Unicentro. A programação contempla webconferências, painel virtual e oficinas sobre ferramentas educacionais. Além disso, durante a semana pedagógica, serão realizados encontros on-line para avaliação da primeira fase do ensino remoto emergencial.

 

Programação

17 a 21 de agosto*

Oficinas Interfaces Educacionais para o Ensino Remoto

Curso Moodle básico para docentes

Curso Moodle básico para estudantes

Curso Google Classroom

*Atividades assíncronas, que ficarão disponíveis durante a semana toda

 

Segunda-feira, 17 de agosto

19h: abertura oficial com a Reitoria da Unicentro

 

19h30: webconferência “Desafios às Universidades Estaduais em decorrência da pandemia”, com o Superintendente-Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Nelson Bona

 

20h: webconferência “Gestão do Tempo: organizando a rotina para poder estudar”, com a psicóloga Janaína Blanski

 

Terça-feira, 18 de agosto

14h: painel virtual “Mediação didática com auxílio de Tecnologias Educacionais”, com as professoras Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo, Tânia Cristina Meira Garcia e Túlia Fernanda Meira Garcia (UFRN)

 

Quarta-feira, 19 de agosto

Encontros on-line dos NDEs com corpo docente para avaliação da primeira fase do ensino remoto emergencial

 

Quinta-feira, 20 de agosto

17h: webconferência “Ecossistemas híbridos de aprendizagem: desafios e oportunidades”, com a professora Sara Dias-Trindade (Universidade de Coimbra)

 

Sexta-feira, 21 de agosto

Encontros on-line dos setores com professores e acadêmicos para avaliação da primeira fase do ensino remoto emergencial

 

Serviço

Semana Pedagógica Interfaces Digitais e Educacionais      
Data: 17 a 21 de agosto de 2020, no Licon  
Público-alvo: professores, estudantes e funcionários da Unicentro
Inscrições: entre 7 e 17 de agosto de 2020, gratuitas, em licon.unicentro.br          
Certificação de 40h   
Informações: nead@unicentro.br

Entre os dias 9 e 13 de novembro de 2020, o ESUD terá uma programação inteiramente digital e dedicada ao tema “Docência Online: Cenários e Desafios da Educação em Rede”. Há webinários, lives, oficinas e apresentações de trabalhos dedicados ao tema do evento, que conta com diversas modalidades de inscrição.

O XVII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2020) e VI Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD 2020) são dois eventos reunidos em um dos maiores eventos sobre EaD da América Latina, o ESUD.

A edição de 2020 é promovida pela Associação Universidade em Rede (UniRede), com organização da UFG (Universidade Federal de Goiás) e apoio da Universidade Estadual de Goiás, Instituto Federal de Goiás e Instituto Federal Goiano.

O Esud 2020 vai receber submissões de trabalhos até 14 de agosto deste ano. Serão aceitos trabalhos em formato de artigo e também relatos de experiência. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento, publicados posteriormente em formato de e-book gratuito.

Informações aqui.

 

Está no ar a edição 04 da revista Aproximação, publicação científica editada pelo Núcleo de Educação a Distância e Coordenação Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

O número é um especial sobre Inovação em Saúde, dentro da perspectiva do evento Inovação em Saúde Paraná, organizado pela UVPR (Universidade Virtual do Paraná), Seti-PR (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná) com apoio da Sesa-PR (Secretaria da Saúde do Paraná).

Ao todo, são 12 relatos de experiências de universidades estaduais do Paraná sobre telessaúde, desafios, teleatendimento via aplicativo Telemedicina Paraná e outras reflexões acerca de educação e tecnologia em cursos da área da saúde.

Informações podem ser obtidas aqui.

Sumário

Artigos

POSSIBILIDADES E HABILIDADES PARA DESENVOLVER A CONSULTA DE ENFERMAGEM POR MEIO DO TELEMEDICINA PARANÁ

Emiliana Cristina Melo, Natália Maria Maciel Guerra Silva, Cristiano Massao Tashima, Priscila Alvim de Lima, Verônica Lopes Gervásio, Júlia Otêncio Porcinelli, Anna Karolina de Almeida Campos, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, Ricardo Castanho Moreira

PERCEPÇÃO SOBRE O APLICATIVO TELEMEDICINA PARANÁ COMO FERRAMENTA PARA O TELEATENDIMENTO

Marlon Massayoshi Oshida, Mônica Mendonça Brandão, Igor Tacada, Carolina Elias Rocha Araújo Piavezan, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, Amanda Gubert Alves dos Santos

ATUAÇÃO ACADÊMICA NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Marcieli Borba do Nascimento, Fernanda Eloy Schmeider, Alexandra Bitterncourt Madureira

TELESSAÚDE E TELEMEDICINA: UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA

Blenda Hyedra de Campos, Daniela Frizon Alfieri, Emily Bruna Toso Bueno, Giselena Kerbauy, Mara Solange Gomes Dellaroza, Natalia Marciano de Araujo Ferreira

NOVAS PERSPECTIVAS PARA AS PROFISSÕES DE ENFERMAGEM E FARMÁCIA NA TELESSAÚDE

Edimara Rafaelli Balzer, Pollyana Maria Kalempa Panazzolo, Fernanda Gabriele Tizoni Barbosa, Carla Luiza da Silva

CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO TELEMEDICINA PARANÁ NO INTERNATO DE ENFERMAGEM

Priscila Alvim de Lima, Verônica Lopes Gervásio, Júlia Otênio Porcinelli, Anna Karolina de Almeida Campos, Natália Maria Maciel Guerra Silva, Cristiano Massao Tashima, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, Ricardo Castanho Moreira, Emiliana Cristina Melo

ATUAÇÃO ACADÊMICA NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Isabely Maria Bernardino dos Santos, Jéssica Loubak Paes, João Felipe Hermann Costa Scheidt, Joel Mesquita Cruz Junior, Hellen Pollyana Mantelo Cecilio, Viviani Camboin Meireles

CENTRAL DE TELEATENDIMENTO EM COMBATE À PANDEMIA DE COVID-19: EXPERIÊNCIA DO NORTE DO PARANÁ

Wendell Henrique Cândido Bueno, Isabela Padoveze, Fernanda Prado Marinho, Karina Valeska Zubari de Pontes, Emiliana Cristina Melo, Cristiano Massao Tashima, Ricardo Castanho Moreira, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, Natália Maria Maciel Guerra Silva

TELEATENDIMENTO EM PLATAFORMA DIGITAL COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE

Beatriz Medeiros Gurgel, Cibelle Marques Lima, Iago Amado Peres Gualda, Luiz Felipe Moraes Schwerz Bonadiman Blanco, Andressa Martins Dias Ferreira, Quirino Alves de Lima Neto

VISÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM SOBRE DIFERENTES FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE AUXILIAM NO ENFRETAMENTO DA COVID-19 E FORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

Fernanda Prada Marinho, Karina Valeska Zubari de Pontes, Wendell Henrique Candido Bueno, Isabela Padoveze, Emiliana Cristina Melo, Cristiano Massao Tashima, Ricardo Castanho Moreira, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, Natália Maria Maciel Guerra Silva

COVID-19: RELATO PESSOAL SOBRE O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO ATRAVÉS DE TELESSAÚDE

Andrieli Meira da Costa, Raphaella Rosa Horst Massuqueto

TELESSAÚDE: NOVOS CAMINHOS NA ATENÇÃO À SAÚDE FRENTE À INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS

Ana Paula Garbuio Cavalheiro, Marcos José de Abreu Junior, Sandra Grygorczyk

Entrevista

QUESTÕES LEGAIS DA TELEMEDICINA ENTREVISTA COM ADVOGADA ELAINE RORATO

Márcio Fernandes

Na noite de quinta-feira, 30, o curso de especialização em Libras na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste terá a sua aula inaugural. O objetivo é dar as boas-vindas aos(às) alunos(as) e apresentar tanto o curso quanto as orientações de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.

Trata-se da segunda oferta da pós-graduação. Desta vez, envolvendo os polos UAB de Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranaguá, Ponta Grossa e Nova Londrina. Os alunos matriculados em primeira chamada receberam o link da transmissão no e-mail informado no cadastro. Tão logo os estudantes da segunda chamada tenham as suas matrículas confirmadas, também receberão as informações relativas às atividades do curso.

A sede da pós-graduação fica localizada no campus Santa Cruz, em Guarapuava. No decorrer dos módulos, a especialização indicará aos alunos possíveis soluções para o desenvolvimento da comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais.

Desenvolvido pela Unicentro em convênio com o MEC/Capes, o curso integra o sistema Universidade Aberta do Brasil.

Você é aluno matriculado em primeira chamada e não recebeu o link de acesso? Solicite pelo e-mail nead@unicentro.br informando nome completo e polo.

 

Na noite de terça-feira, 7, o Núcleo de Educação a Distância/Coordenação da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Estadual do Centro-Oeste deu início ao seu curso de formação de tutores que, em virtude da pandemia de Covid-19, ganhou um novo formato, sendo on-line e hospedado no portal Licon (Livre Conhecimento).

Uma live de boas-vindas, apresentação do curso e orientações gerais aos novos tutores foi realizada pela coordenadora UAB/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, e pelas designers educacionais da equipe multidisciplinar, professoras Manuela Pires W. Eckstein e Roziane Keila Grando.

Os(as) tutores(as) que foram selecionados(as) nos últimos processos seletivos do Nead/UAB Unicentro vão realizar os módulos da formação nas próximas semanas, contando também com outros momentos ao-vivo. O curso é exclusivo para os bolsistas da universidade e foi pensado para proporcionar uma ampla ideia das funções, características, desafios e possibilidades da tutoria na Educação a Distância.

Cerca de cem novos coordenadores de polos UAB (Universidade Aberta do Brasil) de cidades espalhadas por todo o país farão parte de uma turma do curso de aperfeiçoamento Gestão Articulada de Polos UAB que será lançada este mês. As atividades terão início em 15 de julho, na plataforma Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro.

A formação foi elaborada pela equipe do Núcleo de Educação a Distância e Coordenação UAB da Universidade Estadual do Centro-Oeste, a partir de pesquisas das coordenadoras do curso, professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel e Manuela Pires Weissböck Eckstein.

O projeto de abrangência nacional se tornou possível por meio de uma parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e com o Fórum Nacional dos Coordenadores de Polo.

Os módulos foram exclusivamente pensados para o dia a dia do gestor de polo UAB, refletindo acerca de seus desafios de comunicação com os diferentes envolvidos no sistema. Considerando também os inscritos das três primeiras ofertas, a quarta turma leva a formação a atingir quase 2 mil alunos, entre coordenadores de polos e integrantes das secretarias. Alguns deles enviaram depoimento acerca da formação:

 

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá organiza o I Seminário Internacional de Cultura Digital e Educação. O evento on-line ocorrerá entre 27 e 31 de julho. Integrantes da equipe do Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Universidade Estadual do Centro-Oeste vão participar como convidadas da programação.

A coordenadora da UVPR (Universidade Virtual do Paraná) e da UAB/Unicentro, que também faz parte da Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, estará na mesa redonda “Educação híbrida como metodologia de ensino: possibilidades” (27/07).

Ela também vai compor a mesa redonda com coordenadores UAB do Paraná, intitulada “Como as práticas pedagógicas em EaD da sua instituição têm contribuído para as atividades de ensino/pesquisa/extensão de cursos presenciais?” (28/07).

A designer educacional da equipe do Nead/UAB, professora Manuela Pires Weissböck Eckstein, será responsável pelo minicurso “Padlet: criando experiências de aprendizagem”. A professora Silvia Ross, participante da equipe pedagógica Nead/UAB, ministrará o minicurso “Introdução ao Canva e suas potencialidades para mediações pedagógicas e aprendizagem colaborativa” (ambos serão em 28/07).

O SICDE foi idealizado pela direção do Nead UEM junto com os professores que fazem parte da equipe multidisciplinar e a coordenação UAB/UEM com o objetivo de conectar pessoas de todo o Brasil, a fim de trazer discussões dos principais pesquisadores do país e até do exterior sobre Educação a Distância, Ensino Híbrido, Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, Cultura Digital, Metodologias Ativas, abordando todas as esferas da aprendizagem, ou seja, desde a educação básica até o ensino superior.

As inscrições são isentas para alunos de graduação da UEM e custam R$ 30 para as demais categorias, ficando abertas até 24 de julho. Para obter certificado, é necessário participar de 75% da programação, que pode ser conferida na íntegra aqui.

 

Serviço
I Seminário Internacional de Cultura Digital e Educação
Organização: Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá
Inscrições aqui.

O projeto Ideias para uma Educação On-line completa dois meses com lançamento de novos conteúdos. O curso Construção de Jogos no Scratch integra a partir de hoje o catálogo. Outra novidade é uma seleção de webinars que marcaram o Virtuel – evento realizado na Universidade Estadual de Londrina para reflexão a respeito do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19.

O projeto foi lançado no âmbito da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), que congrega os setores de EaD (Educação a Distância) das sete universidades estaduais do Paraná. Também é parceira a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). O portal Licon (Livre Conhecimento) no Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Unicentro hospeda as formações.

O catálogo do Ideias se baseia na perspectiva de microlearning e conta com cursos breves e com certificação sobre recursos e ferramentas, metodologias e ambientes de aprendizagem. Uma seleção de lives e webinars a respeito de tais temáticas também compõe o projeto.

 

Projeto Ideias para uma Educação On-line
https://uvpr.pr.gov.br/ideias

 

O Setor de Ciências da Saúde da unidade universitária de Irati prorrogou (edital 29/2020) as inscrições do processo seletivo de professores formadores para o curso de Educação Física da modalidade Educação a Distância até esta segunda-feira, 29. Conforme o cronograma, o edital de homologação deve ser divulgado na terça-feira, 30.

Segundo o edital de abertura (28/2020), que contempla todos os detalhes a respeito do processo seletivo simplificado, são duas disciplinas com vagas abertas: Socorros Urgentes (68h) e Treinamento Esportivo (68h).

Edital de Prorrogação

Edital de Abertura

Fonte: CCS Capes

Oportunidade para quem quer fazer cursos de Português, Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação em casa. A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) oferece, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), 25 mil vagas para a capacitação on-line.

Os cursos, com 60 horas de duração, são gratuitos e direcionados para estudantes de graduação, concluintes do Ensino Médio e matriculados na UAB (Universidade Aberta do Brasil). As inscrições estão abertas e vão até 26 de junho pela plataforma AVAMEC.

Ao concluírem o curso, os estudantes receberão um certificado emitido pela CAPES com a carga horária cumprida. O conteúdo, metodologia e objetivos estão disponíveis para consulta na plataforma.

Via UVPR

Os núcleos de Educação a Distância das universidades públicas estaduais e federais do Paraná participaram de uma mesa redonda na manhã dessa quinta-feira, 18, na programação do Virtuel.

O tema da discussão foi “O que podemos usar da experiência em EaD nas atividades não presenciais”, com mediação do coordenador do CCE/LABTED/NEAD da Universidade Estadual de Londrina, professor Pedro Paulo da Silva Ayrosa.

Todos os núcleos das instituições estaduais de ensino superior, que integram a UVPR (Universidade Virtual do Paraná), tiveram a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas no âmbito de suas universidades durante a pandemia de Covid-19, considerando também a contribuição dos núcleos de EaD nos processos.

A coordenadora da UVPR e da UAB Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, destacou a criação do projeto de formação docente Ideias para uma Educação On-line, lançado pela Universidade Virtual do Paraná em parceria com Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) e Licon/Nead Unicentro (plataforma de Livre Conhecimento do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste).

Participaram da mesa redonda, além do professor Pedro Paulo (UEL), os docentes das estaduais: Maria Aparecida Crissi Knuppel (UVPR/Unicentro), Beatriz Helena Dal Molin (Unioeste), Carlos Willians Jaques Morais (UEPG), Josimayre Novelli (UEM), Maria Ivete Basniak (Unespar), Silvio Tadeu de Oliveira (UENP). E das instituições federais: Maria Josele Bucco Coelho (UFPR), Paulo Antônio Cypriano Pereira (IFPR), Alexandre Romolo Moreira Feitosa (UTFPR).

Confira neste link.