O portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB (Núcleo de Educação a Distância e Coordenação Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro ultrapassou a marca de 10 mil inscritos no último final de semana. 

No mês de maio, a plataforma completa um ano. No Licon estão hospedados cursos abertos, projetos especiais, repositório de recursos educacionais e outras iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito da Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

O projeto mais recente é o Ideias para uma Educação On-line, lançado em 30 de abril e criado pela UVPR (Universidade Virtual do Paraná) com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). O objetivo é oportunizar a formação docente para o uso de TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em processos educativos.

Outra novidade no Licon também é o relançamento do conteúdo do primeiro Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas com webinars e lives que discutem a formação docente em novos tempos. O evento foi um sucesso no fim do ano passado e, agora, diante da pandemia de Covid-19, que demanda reflexões e busca por inspirações para práticas, passa a ser disponibilizado novamente aos interessados.

Durante o mês passado, o Licon também oportunizou o treinamento de estudantes e professores dos cursos presenciais da Unicentro para o uso do Moodle, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado na instituição de ensino. Foram dois cursos especialmente criados pela equipe multidisciplinar do Nead/UAB para o público da Unicentro. As formações seguem abertas.

Com informações da UVPR

Lançado no dia 30 de abril, o projeto Ideias para uma Educação On-line, da UVPR (Universidade Virtual do Paraná) em parceria com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) alcançou pessoas de 20 Estados brasileiros e também do Distrito Federal. 

No decorrer das duas últimas semanas, as inscrições não pararam de aumentar, conforme dados do portal Licon (Livre Conhecimento) da Universidade Estadual do Centro-Oeste, que hospeda os cursos. Considerando todas as opções disponíveis no catálogo, foram mais de mil inscrições.

O projeto Ideias foi criado dentro da proposta de microlearning, focando na formação de docentes (e demais interessados) para o uso de TICS (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em processos educativos. É importante salientar que o projeto vai sendo ampliado, sendo assim, é interessante voltar à página de vez em quando para conferir as novidades (uvpr.pr.gov.br/ideias).

De acordo com a coordenadora da UVPR e da UAB/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, a repercussão tem sido muito positiva e o resultado é esforço coletivo de todas as instituições parceiras envolvidas. 

Os cursos são gratuitos, breves, autoinstrucionais e com certificação. Os alunos podem escolher formações distribuídas em quatro áreas: Ferramentas e Recursos, Metodologias, Plataformas Virtuais e Lives e Webinars. 

Aliás, uma novidade dentro do projeto é o relançamento do conteúdo do I Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas (que teve o primeiro ciclo no fim de 2019 – uvpr.pr.gov.br/metodologiasativas) na seção de Lives e Webinars. Assim, os interessados podem refletir sobre a docência nos tempos atuais a partir da perspectivas de convidados especialistas renomados. 

Siga as redes sociais da UVPR para acompanhar as divulgações relativas ao projeto Ideias: 

Fanpage

Instagram

YouTube

Tutorial de acesso ao Ideias:

Com informações da CCS Capes

Os cursos UAB (Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) desenvolvidos na modalidade Educação a Distância em vários polos espalhados pelo Paraná não tiveram interrupção das atividades (veja nota oficial).

Videoaulas gravadas e editadas, produção de materiais didáticos, acompanhamento em ambiente virtual de aprendizagem e apoio integral aos alunos por meio de grupos de mensagens instantâneas, webconferências e fóruns. Por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, diferentes tecnologias têm sido utilizadas pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para que as atividades dos cursos de ensino a distância sejam mantidas.

Os estudantes continuam a participar das aulas nas instituições que integram o programa, com as devidas adequações por causa da Covid-19. Há também tecnologias próprias para as avaliações remotas. Os tutores e assistentes à docência, que são bolsistas da Capes, estão mobilizados para o atendimento aos estudantes.

Funcionando desde 8 de junho de 2006, a UAB se transformou no maior programa público de educação a distância. No momento, são 116.755 alunos matriculados em 143 cursos de licenciatura, bacharelado, especialização e de tecnólogo. Participam do sistema 118 instituições públicas de ensino, dentre elas, a Unicentro.

Interiorização do ensino superior
Além de fomentar e desenvolver a educação a distância, a UAB tem expandido e interiorizado a oferta de cursos de educação superior no País. Dos 848 polos que compõem o sistema, 70% se localizam em municípios com menos de 100 mil habitantes.

Para chegar a lugares distantes, a UAB estimula as instituições de ensino a criar e desenvolver seus programas, métodos e ferramentas de ensino a distância. Depois, incentiva a fazer parcerias com os governos (federal, estadual, municipal) para implementar esses projetos. Ainda em cooperação, implanta centros de formação que sejam permanentes – os polos – em localidades consideradas estratégicas, para que os estudantes possam frequentar as aulas presenciais e, no caso daqueles que não têm computadores e internet, acessar os conteúdos dos materiais didáticos utilizados.

As instituições participantes desenvolvem e oferecem os cursos, produzem os recursos educacionais, selecionam os alunos e conduzem as avaliações dos estudantes. Os municípios e estados ficam responsáveis pelos polos de educação presencial. Cada polo UAB conta com estrutura para atividades presenciais obrigatórias. Elas devem conter laboratório de informática, biblioteca física e salas multiuso. Um mesmo polo UAB pode oferecer cursos desenvolvidos por mais de uma universidade.

 

O projeto “Conexão Geográfica: Educação além da Covid-19” tem o objetivo de refletir e construir ações colaborativas sobre a educação geográfica e o uso das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) nos processos educativos no contexto da pandemia da Covid-19.  A proposta do projeto é de desenvolver ações que permitam aos professores de Geografia a possibilidade de ampliarem suas práticas educativas durante o período de isolamento social.

Além das pesquisas que os integrantes do grupo desenvolvem, as principais ações realizadas são as lives, com professores renomados e que tratarão de temas atuais (confira aqui todos os temas que serão debatidos), e os tutoriais que estão sendo desenvolvidos e estarão em breve à disposição em formato de cursos abertos, no portal Licon (Livre Conhecimento), do Nead/UAB Unicentro (acesse a aqui a área de cursos do Licon).

Nesta quarta, dia 13 de maio, a primeira webconferência debaterá o tema “Educação Geográfica no contexto da pandemia da Covid-19” (acesse aqui mais informações sobre o evento). A webconferência de hoje poderá ser acessada pelo link http://meet.google.com/fup-mdev-kow. As inscrições são gratuitas e haverá certificado de participação para cada evento, sendo que o link para inscrições será divulgado no chat, durante a webconferência.

A iniciativa é do grupo de pesquisa e extensão EducartGEO da Unicentro, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava e o Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil (Nead/UAB) da Unicentro. O projeto também conta com apoio do Departamento de Geografia (Degeo) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Unicentro.

Já está no ar o número 03 da revista científica Aproximação, produzida pelo Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB da Universidade Estadual do Centro-Oeste, com nove artigos e uma entrevista especial – com o cientista político Francisco Sánchez López, diretor do Instituto de Iberoamérica (II) da Universidad de Salamanca (USal, Espanha), uma das mais antigas do mundo (800 anos de funcionamento).

Com um Comitê Científico bastante internacionalizado, a Aproximação tem periodicidade trimestral (a edição atual se refere de abril a junho de 2020), com ISSN 2675-228X. O volume 03 (bem como os dois anteriores) estão disponíveis neste link.

Desta vez, o dossiê temático versa sobre Metodologias Ativas. Um dos papers, por exemplo, debate o protagonismo e o empreendedorismo no Ensino Médio, a partir das experiências das Oficinas de Aprendizagem do Sesi Paraná, escrito por Fabiane Franciscone e Giovana Chimentão Punhagui.

Em paralelo, o call for papers (CFP) para o número 04 da Aproximação pode ser acessado aqui. Além de artigos com temática livre, serão aceitas submissões para o dossiê ‘O papel da EaD no futuro do Ensino Superior: aspectos administrativos, financeiros e políticos (programas de Governo ou de Estado)’. O prazo, independentemente do tema, é 31 de maio próximo.

A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) lançou a iniciativa Marcha Virtual Pela Ciência, que congrega ações nacionais neste dia 7 de maio. O objetivo principal é ressaltar a importância da ciência e da tecnologia no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

As universidades e outras instituições estão se manifestando com conteúdos e postagens que enfocam as hashtags #paCTopelavida #fiqueemcasacomaciência e #MarchapelaCiência. Também é incentivada a manifestação virtual por meio do Manif.app.

A UVPR (Universidade Virtual do Paraná), da qual o Nead/UAB Unicentro faz parte, em parceria com a Coordenação de Ciência e Tecnologia da Seti-PR e com a UEM lançou uma página com conteúdos relacionados à Marcha Virtual pela Ciência. Clique aqui.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste também divulgou uma página para congregar notícias das ações da instituição de ensino no combate ao novo coronavírus, comentários da Reitoria e mensagens. Clique aqui

A programação nacional agrupada pela SBPC pode ser acompanhada aqui.

O Dia Nacional da Matemática foi comemorado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste na quarta-feira, 6 de maio. Em 2020, o curso de Matemática da universidade (campus Cedeteg) completa 50 anos. Os departamentos das unidades universitárias de Guarapuava e de Irati se reuniram para realizar um evento on-line alusivo às datas. O Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB da Unicentro, por meio de Setor de Vídeos e Comunicação, foi parceiro da iniciativa.

A live com o prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba (Unesp Rio Claro) abordou o tema Tecnologias Digitais na Formação de Professores: Vídeos Digitais em Sala de Aula, Covid-19 e Educação Matemática. Pessoas de todo o Brasil, e também do exterior, acompanharam a transmissão realizada no canal Nead/UAB no YouTube. O vídeo, que já conta com 1.500 visualizações, segue disponível para quem não conseguiu acompanhar ao vivo! Clique abaixo.

Na tarde do dia 4 de maio foi realizada uma live no curso sobre Moodle Básico para professores da Unicentro. A equipe do Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB da universidade tirou as principais dúvidas dos docentes. Quem não conseguiu acompanhar ao vivo, pode ver o vídeo aqui.

Vale ressaltar que o curso segue aberto aos docentes da instituição de ensino. Para se inscrever, basta acessar o endereço licon.unicentro.br O objetivo é tirar as principais dúvidas a respeito de postagem de conteúdos, ferramentas, recursos e acompanhamento dos estudantes no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). 

Dúvidas a respeito do curso devem ser enviadas para o e-mail moodleprof.unicentro@gmail.com. O primeiro acesso (autenticação no portal quando se clica no card do curso) é pelo CPF do(a) professor(a).

O curso está no portal Licon (Livre Conhecimento), que também contempla outros cursos autoinstrucionais gratuitos e breves de formação docente para o uso de TICS (Tecnologias da Informação e da Comunicação), por meio do projeto Ideias para uma Educação On-line (UVPR/Abruem – uvpr.pr.gov.br/ideias).

 

O canal do Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Universidade Estadual do Centro-Oeste atingiu a marca de 30 mil inscritos no YouTube. Desde 2012, quando foi lançado, o canal registra 3.890.079 visualizações nos vídeos públicos.

Dentro da perspectiva de livre conhecimento adotada pelos projetos desenvolvidos pela equipe multidisciplinar do Nead/UAB Unicentro, como o próprio portal Licon, o canal disponibiliza vídeos produzidos no âmbito de cursos da modalidade EaD da universidade, sobretudo no sistema UAB.

Somente no último mês, o canal obteve 120.744 visualizações. O número de inscritos mensais tem aumentado desde o início da pandemia de Covid-19, em virtude da busca de conteúdos educativos de qualidade na internet por muitas pessoas que estão estudando de casa.

O canal, que pode ser visitado aqui, possui uma série de playlists divididas por temáticas (as chamadas webséries) ou cursos.

 

 

 O objetivo do projeto Ideias para uma Educação On-line é formar professores em âmbito nacional para atuarem em processos que envolvam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em atividades não presenciais, ou em cursos na modalidade de Educação a Distância. As formações são desenvolvidas com parcerias no âmbito da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), em conjunto com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). 

O lançamento ocorre em 30 de abril de 2020, a partir das 13h, e os cursos estão hospedados no portal Licon (Livre Conhecimento) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná). As capacitações apresentadas são gratuitas, têm curta duração e foram pensadas para ofertar formação continuada aos docentes e ao público interessado nas temáticas de maneira objetiva e simplificada. A certificação varia conforme a carga-horária, a partir de 30h. 

O projeto especial quer incentivar o uso de metodologias, recursos, ferramentas e plataformas que possam favorecer abordagens e práticas tanto em cursos presenciais quanto da modalidade EaD. A proposta é colaborativa, pretendendo que os participantes se tornem ativos, divulgadores de suas práticas e construtores de suas trilhas de aprendizagem.

Como se constitui como um projeto de formação continuada, as atividades são criadas em conjunto, podendo ser modificadas ou ampliadas no decorrer do processo, se pautando na perspectiva da aprendizagem em microlearning. Trata-se de uma abordagem autoinstrucional (sem tutoria), que pode ser adaptada à disponibilidade de tempo do aluno.

De acordo com a coordenadora da UVPR e da UAB/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, o projeto estava em planejamento há algum tempo e foi impulsionado pela situação atual. Em virtude da pandemia de Covid-19, as instituições de ensino suspenderam atividades presenciais. Muitas estão buscando alternativas para proporcionar interação com os acadêmicos. 

“Os cursos são tanto para EaD quanto para melhorar práticas na educação presencial. Apresentaremos ferramentas, metodologias e possibilidades que vão dar novas ideias aos nossos professores, o que é algo muito importante em qualquer tempo e ainda mais agora”, afirmou.

Vale ressaltar que a UVPR reúne os núcleos de EaD das sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná. Já a Abruem tem universidades  estaduais e municipais, representando várias regiões brasileiras.

 

Catálogo do Lançamento
(ATENÇÃO! Novos cursos serão adicionados ao catálogo nas próximas semanas)

PLATAFORMAS VIRTUAIS
Moodle Básico
Google Classroom

 

METODOLOGIAS ATIVAS
Aprendizagem Ativa

 

FERRAMENTAS E RECURSOS
Prezi
Webquest UEM
Loom
Padlet
Gravação de vídeos
Canva: ferramenta colaborativa

 

Projeto Ideias para uma Educação On-line
Realização: UVPR, Câmara de EaD da Abruem e Licon Unicentro
Cursos gratuitos, autoinstrucionais e com certificação

O Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB (Universidade Aberta do Brasil) da Unicentro vai lançar um curso sobre o Moodle exclusivamente para docentes da universidade no portal Licon (Livre Conhecimento). A capacitação on-line estará disponível na plataforma a partir de segunda-feira, 27.

É importante ressaltar que o professor da universidade deve acessar este link, que leva diretamente ao curso, sendo que identificação de usuário e também a senha serão seu CPF.

O conteúdo aborda dicas e ferramentas relacionadas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. O curso é gratuito, com certificação e não tem data de fechamento, sendo assim, os inscritos podem realizar as atividades dentro de suas possibilidades de horários.

O treinamento espera tirar as principais dúvidas referentes à postagem de conteúdos, organização dos materiais e acompanhamento dos estudantes no AVA, principalmente durante o período de atividades não-presenciais da instituição de ensino, em virtude da pandemia de Covid-19.

 

Curso on-line Moodle para professores
Público-alvo: exclusivo para docentes da Unicentro
Acesso pelo CPF (login e senha)
Seção de Formação em EaD do site https://licon.unicentro.br
A partir de 27/04, segunda-feira
Dúvidas: moodleprof.unicentro@gmail.com

Os alunos dos cursos presenciais da Universidade Estadual do Centro-Oeste terão acesso a uma capacitação específica sobre a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem no portal Licon (Livre Conhecimento). A data de início é 22 de abril.

Organizada pela equipe do Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Unicentro, a ambientação apresenta as principais ferramentas de maneira objetiva. Os concluintes terão declaração de participação de 20 horas.

A disciplina online ficará aberta na plataforma, podendo ser acessada por qualquer pessoa interessada na temática. No entanto, o público-alvo principal é formado pelos acadêmicos dos cursos presenciais da Unicentro, diante da realização de atividades não-presenciais durante o período de isolamento social em virtude da pandemia de Covid-19. 

A plataforma Licon vai completar um ano em maio e concentra cursos abertos livres, projetos especiais e repositório de materiais didáticos produzidos no âmbito da EaD da universidade.

 

Ambientação à Plataforma Moodle

Onde? Portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro

Inscrições? Gratuitas em https://licon.unicentro.br, na seção de Cursos Abertos

Quando? A partir de 22/04

Certificação de 20h para concluintes

Dúvidas: licon@unicentro.br

 

O curso online aberto Educação em Saúde Coletiva para o Século XXI (40h) do portal Licon (Livre Conhecimento) do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste terá uma entrevista online com dois especialistas na temática na noite desta segunda-feira, 13 de abril, a partir das 20h. 

Para participar da discussão, é necessário se inscrever no curso e acessar o link da sala disponível na aba Webconferência. A entrevistadora será a professora responsável pelo curso, Dra. Simone Maria Martins, também coordenadora do polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Umuarama. As perguntas foram tanto elaboradas por ela quanto enviadas nos fóruns pelos participantes do curso e do Ciclo de Palestras Polos UAB Paraná.

Os convidados da noite são: 

Rafael Dellova, advogado e palestrante. Militante dos Direitos Humanos e criador do Grupo Direito, Política & Sociedade.

Luis Eugênio Portela Fernandes de Souza, doutor em Saúde Pública Professor do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA e Conselheiro da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). 

Eles estarão ao vivo respondendo outras possíveis dúvidas dos cursistas. Não perca a oportunidade!

Inscreva-se no curso aqui.

O curso Educação em Saúde Coletiva para o Século XXI, do portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro, registrou 202 inscritos em seu primeiro dia. A formação teve início na quarta-feira, 8, é totalmente online, gratuita e com certificação de 40h para os inscritos que finalizarem o conteúdo proposto na plataforma.

Ainda dá tempo de participar! A inscrição feita por este link. As atividades foram divididas em quatro aulas completas e a avaliação para certificação estará disponível aos participantes a partir do dia 30 de abril. O objetivo é que os alunos tenham tempo para refletir a respeito dos tópicos, ler os materiais sugeridos e ver os vídeos de apoio.

O curso livre integra um plano de ação dos polos UAB (Universidade Aberta do Brasil) no Paraná com a finalidade de propor um evento online com horas suplementares aos alunos durante o período de suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia da Covid-19. O Núcleo de Educação a Distância/UAB da Universidade Estadual do Centro-Oeste é parceiro da iniciativa desde o início do Ciclo de Palestras Polos UAB Paraná, há duas semanas.

A autoria do curso é da professora doutora Simone Maria Martins, coordenadora do polo UAB Umuarama. De acordo com ela, o MOOC é voltado para a comunidade acadêmica da educação a distância e do ensino presencial, aos profissionais de saúde, professores e tutores. “O curso é destinado para aquelas pessoas que desejam estudar sobre educação em saúde coletiva, em especial, as características históricas, sociais, econômicas e epidemiológicas da sociedade, com ênfase no enfrentamento das endemias, epidemias e pandemias”, comenta.

Inscreva-se aqui.

O Ciclo de Palestras Polos UAB do Paraná realiza a sua segunda palestra nesta segunda-feira, 6, com o tema “Análise do Cenário Atual da Pandemia Covid-19”. O evento está marcado para as 20h via transmissão online. Informações aqui.

Nesta quarta-feira, 8, terá início o curso que integra as discussões. Com o título “Educação para a Saúde Coletiva no Século XXI” (40h), e ministrado pela professora Simone Maria Martins, coordenadora do polo UAB Umuarama, a capacitação ocorrerá no portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro.

As inscrições para o curso aberto serão abertas a partir da 0h do dia 8. E a primeira semana de atividades refletirá a respeito dos conceitos básicos de saúde coletiva, outros assuntos serão debatidos nas próximas três semanas. O evento tem apoio do Núcleo de Educação a Distância e Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Universidade Estadual do Centro-Oeste e reúne 42 polos UAB do Estado. Cerca de 500 pessoas se inscreveram para a primeira palestra, na semana passada. Um fórum concentra os comentários dos participantes, que são tanto estudantes do sistema UAB, quanto equipes de polos ou profissionais das áreas de educação e saúde.

Curso livre Educação para a Saúde Coletiva no Século XXI – Inscrições a partir de 0h de 08/04

Reprodução do Portal MEC, autoria de Tatiana Sócrates

Sem sair de casa, estudantes de licenciatura poderão se inscrever e participar de cursos com conhecimentos voltados a Português, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação. A oportunidade é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Goiás. São, ao todo, 50 mil vagas.

As inscrições podem ser realizadas até 20 de abril pela AVAMEC, plataforma online do MEC. Basta se cadastrar na ferramenta e informar dados pessoais, como e-mail, telefone e endereço. Em seguida, escolher o curso desejado e apertar o botão “Inscrever”.

De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, apesar de poder ser realizado por qualquer interessado, os cursos têm por objetivo auxiliar a formação continuada de professores e estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Português e de Pedagogia.

“Com os constantes avanços tecnológicos, a educação a distância é favorecida e se torna cada dia mais abrangente e ao alcance das pessoas nas diferentes regiões do país. Em função da pandemia de coronavírus e do isolamento social, a medida se torna ainda mais importante”, afirmou Macedo.

No primeiro dia em que ficaram disponíveis, os cursos tiveram 2 mil acessos e 6,8 mil estudantes inscritos. As inscrições foram abertas na segunda-feira, 30 de março.

Segundo o professor Gilson Oliveira Barreto, coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME) da UFG, os participantes podem iniciar as aulas na hora da inscrição.

Cada curso tem 60 horas de duração. Na plataforma do MEC, é possível conhecer todos os detalhes da formação. Estão disponíveis dados da ementa, os objetivos, a metodologia e o conteúdo dos cursos.

No caso do material para estudantes de Português, são abordados desde os conceitos básicos de texto, passando pelos processos e desafios da leitura e da escrita, até chegar a níveis mais avançados de interpretação e de escrita no meio acadêmico. Já o curso de Matemática, apresenta e discute conteúdos fundamentais para a área, como conjuntos numéricos e as operações fundamentais, potenciação e radiciação, equações e funções.

O curso de Tecnologias da Informação e Comunicação tem o objetivo de oferecer suporte técnico e também desencadear uma série de reflexões que servirão de base e fundamentação para leitura e estudo de pessoas interessadas nessa área. Os conteúdos apresentam o cenário atual dos recursos tecnológicos e as possibilidades propiciadas por esses recursos para fazer uso dos potenciais de suas ferramentas tanto para realizar leituras e estudos quanto para desenvolver produções intelectuais.

Ao final do curso, se a pessoa cumprir todos os requisitos, tem direito a um documento declaratório de que cumpriu aquela carga horária. O certificado poderá ser utilizado na rede de ensino para a progressão profissional e ajudar o estudante na carreira ou na universidade para comprovar que efetivamente realizou curso e atingiu as horas exigidas.

A plataforma
O AVAMEC é um sistema on-line que permite a concepção e a administração de cursos a distância. Desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC em parceria com o LabTIME, a ferramenta faz parte do programa Educação Conectada, que tem como um dos objetivos fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Em março, a plataforma registrou recorde dos últimos 12 meses: quase 600 mil acessos. O AVAMEC oferece mais de 80 cursos de 20 instituições. Ao todo, quase 200 mil usuários ativos utilizam a plataforma para aperfeiçoar conhecimentos.

Inscrições aqui.

O portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro chegou aos 5 mil inscritos esta semana. Lançada em maio de 2019, a plataforma contempla cursos abertos e repositório de materiais didáticos produzidos no âmbito da Universidade Aberta do Brasil/Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Atualmente, são 11 cursos livres autoinstrucionais disponíveis:

 

Conheça o Licon!

 

A partir do dia 8 de abril, próxima quarta-feira, a comunidade acadêmica do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) no Paraná poderá participar do curso Educação para a Saúde Coletiva no Século XXI, dentro do portal Licon (Livre Conhecimento) do Nead/UAB Unicentro. 

O curso aberto foi desenvolvido pela professora Simone Maria Martins, coordenadora do polo UAB Umuarama, que também idealizou, em conjunto com os outros polos do Estado, o Ciclo de Palestras dos Polos UAB Paraná, que envolve, além do MOOC, duas palestras pertinentes a respeito da pandemia do Covid-19.

A ação foi pensada para proporcionar aprendizados sobre o tema do momento aos estudantes da modalidade EaD durante o período de suspensão das atividades presenciais. O Licon participa da ação hospedando o curso.

O curso terá certificação de 40h e pode ser feito por qualquer pessoa interessada na temática. Os inscritos deverão participar dos fóruns e realizar avaliação a respeito dos temas abordados. O programa contempla o seguinte conteúdo:

Aula 1 – Conceitos básicos de saúde coletiva
Período: 08/04 – 14/04
Carga horária: 10h

Aula 2 – As ameaças à saúde coletiva e as relações sociais – Dados Históricos
Período: 14/04 – 21/04
Carga horária: 10h

Aula 3 – As ameaças à saúde coletiva para o Século XXI – Dados Epidemiológicos
Período: 21/04 – 28/04
Carga horária: 10h

Aula 4 – O cenário atual da Pandemia COVID-19 no Paraná, no Brasil e no mundo: análise da crise social, econômica e epidemiológica
Período: 28/04 – 05/05
Carga horária: 10h

Dúvidas sobre o portal podem ser enviadas para o email licon@unicentro.br. Questões a respeito do conteúdo programático podem ser direcionadas ao e-mail uab@umuarama.pr.gov.br.