O polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) Umuarama desenvolveu um plano de ação especial para o período de suspensão do atendimento presencial em virtude do novo coronavírus. De acordo com a coordenadora do polo, professora Simone Maria Martins, o objetivo é promover atividades online por meio de tecnologias educacionais para a comunidade acadêmica de todos os polos UAB do Estado, proporcionando horas complementares aos alunos. O Nead/UAB Unicentro é parceiro da iniciativa por meio do portal Licon (Livre Conhecimento).

Os tutores serão parceiros no desenvolvimento da ação, pois estarão em contato permanente com os estudantes incentivando que participem de cursos abertos livres em diferentes portais e do Ciclo de Palestras Polos UAB Paraná. Trata-se de uma iniciativa interessante, com debates sobre os temas “Ameaças à Saúde Coletiva para o Século XXI” e “Análise do Cenário Atual do Covid-19”.

O Núcleo de Educação a Distância/UAB hospedará o curso Educação em Saúde Coletiva para o Século XXI. Trata-se de uma aprofundamento dos temas que serão abordados nas palestras. Informações podem ser obtidas pelo e-mail uab@umuarama.pr.gov.br. As inscrições para os estudantes da modalidade EaD das IES públicas do Paraná são por meio deste link.

 

Programação

31/03, às 20h – Palestra on-line “Ameaças à Saúde Coletiva para o Século XXI”. Inscrição aqui

06/04, às 20h – Palestra on-line “Análise do Cenário Atual do Covid-19”. Inscrição aqui.

07/04 – Curso na plataforma Licon/Unicentro: “Educação em Saúde Coletiva para o Século XXI”. Inscrição em breve aqui.

Por Unicentro Paraná

Analista de TI do Nead mostra suporte para máscara |Foto: Chris Lima

O Ecossistema de Inovação de Guarapuava, que reúne o Celeiro de Inovação, o Cilla Tech Park, a Prefeitura, a Unicentro, a Acig, a Faculdade Campo Real, a Faculdade Guairacá, a Faculdade Guarapuava, o Fórum CT&I e a UTFPR, deu início na terça-feira, 24, ao Mutirão TEC do Bem. Inspirado em ações mundiais, os parceiros estão trabalhando na impressão 3D de máscaras de proteção para profissionais da saúde.

Inicialmente, conta o professor Ricardo Myahara, do Departamento de Física e diretor do campus Cedeteg, e que está a frente desse trabalho na Unicentro, o primeiro passo foi levantar quantas impressoras poderiam ser utilizadas, em Guarapuava, nesse trabalho de impressão das máscaras e, assim, chegar a capacidade de produção diária. “Nesse grupo, por exemplo, foi passado o arquivo para ser um único tipo de impressão para todos os participantes. Então, todos estão produzindo o mesmo material, com as mesmas especificações”.

No total, segundo o diretor do Celeiro de Inovação de Guarapuava, Andy Troc, são 30 as impressoras trabalhando na impressão das máscaras. Dessas, cinco pertencem a diferentes setores da universidade, que colocaram seus equipamentos a disposição do projeto, como o Núcleo de Educação a Distância, o Laboratório de Neurociência e Comportamento e o Departamento de Computação, além da impressora particular do professor Valdirlei Fernandes Freitas, do Departamento de Física. Em um dia, a Unicentro produziu 10 máscaras. Cada uma delas demora, em média, quatro horas para ser impressa. “Essas impressões são suportes para máscaras que são utilizadas nas ações do coronavírus. Esse suporte, então, é feito de polímero, que as impressoras utilizam como matéria-prima”, explica Ricardo.

As máscaras que estão sendo produzidas seguem um mesmo padrão e, de acordo com Andy Troc, são chamadas de faces shields ou, em português, escudo para face. “Ela é utilizada pelos profissionais de saúde e ela serve para ser utilizada em conjunto com a máscara M95. O que que ela faz? Como ela tem uma proteção de acetato, que é uma espécie de acrílico transparente que vai na frente, ela auxilia, ela faz a máscara ter uma durabilidade um pouco maior e ela protege ainda mais o profissional de saúde de possíveis gotículas que podem atingir ele no momento que ele está fazendo o atendimento”.

Além de protegerem o rosto todo do profissional de saúde, as face shields tem outra vantagem, que é a possibilidade de serem esterelizadas com álcool 70%. O primeiro lote de máscaras vai ser entregue nas unidades de saúde nessa quinta-feira, 26. Depois, os repasses serão diários. “Todo dia, seguindo todos os padrões de segurança necessários, um carro da prefeitura ou da Unicentro passa fazendo o recolhimento dessas peças e leva até o fornecedor que aplica o acetato. Do fornecedor que aplica o acetato, vai ser feita a distribuição. Antes do profissional de saúde utilizar, ela chega no hospital e passa por mais uma esterelização até o uso final”, finaliza o diretor do Celeiro de Inovação.

A revista científica internacional Aproximação  lança call for papers para sua quarta edição, com circulação prevista para julho-agosto de 2020. Registrada sob o ISSN número 2675-228X, a Aproximação (de periodicidade trimestral) tem como foco central os debates em torno da Educação a Distância (EaD), contando com as seguintes editorias: Geral (artigos com temática livre); Dossiê (um tema a cada edição); e Entrevista. Serão aceitas submissões até 31/05/20, pelo sistema Open Journal System (OJS), com avaliação por pares às cegas. Para o número 04, o Dossiê acolherá artigos que tenham como escopo ‘O papel da EaD no futuro do Ensino Superior: aspectos administrativos, financeiros e políticos (programas de de Governo ou de Estado)’, relatando, por exemplo, experiências bem-sucedidas e/ou limitações nas ações, dentre outras possibilidades. A Aproximação conta com corpo editorial altamente qualificado, com participantes de sete países. Interessados(as) podem sanar dúvidas via e-mail aproximacao@unicentro.br. A publicação aceita artigos em Português, Inglês e Espanho

Diante da situação adversa em virtude do isolamento social para prevenir a disseminação do coronavírus, algumas instituições estão evidenciando as suas plataformas de educação. A Cresol, por meio de seu Instituto, é parceira da Unicentro há alguns anos e informa que possui uma plataforma livre e com certificação gratuita de cursos.

De acordo com o gerente do Cresol Instituto, José Carlos Vandresen, a cooperativa entende da importância da cooperação entre as pessoas. É ela que irá possibilitar superarmos essa pandemia e nos fortalecer enquanto sociedade, mais humana, solidária e cooperativa”, disse.

A Cresol é uma jovem instituição financeira cooperativa, que vem crescendo com seus cooperados, comunidade e regiões; sempre olhando para o conhecimento como uma força que a desafia permanentemente.

Além da plataforma, disponível aqui, o Instituto também mantém um ambiente aberto de trabalhos acadêmicos relacionados à Cresol, o PublicaCresol, que pode ser consultado aqui.

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) informa que a SEaD (Secretaria Geral de Educação a Distância) lançou no PoCA (Portal de Cursos Abertos) novos cursos abertos que fazem parte da Formação para Docência em EaD. As capacitações são sobre Desafios da Avaliação; Planejamento Pedagógico de Disciplinas e Introdução ao Moodle, sendo que o público-alvo é formado por professores interessados na temática.

O PoCA conta com 37 cursos de capacitação em diferentes áreas, todos gratuitos e com certificação. As cargas-horárias variam de duas a 30 horas. Os participantes podem fazer as atividades propostas em qualquer momento dentro do seu planejamento de tempo.

Acesse o PoCA/UFSCar aqui.

Conheça também o portal Licon do Nead Unicentro, a sua plataforma de Livre Conhecimento.

O IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) oferece cursos abertos à comunidade em geral em seu Moodle. Um deles é sobre criação de videoaulas, dando dicas objetivas aos docentes sobre como gravar, editar e disponibilizar vídeos de conteúdos a respeito das disciplinas.

O tema é interessante, ainda mais em um momento de suspensão de atividades presenciais nas instituições de ensino (em virtude da prevenção do COVID-19), já que incentiva a produção de materiais criativos por parte dos docentes.

O IFRS disponibiliza vários outros cursos, contemplando dez áreas. Os MOOCs (cursos massivos online) são autoinstrucionais, ou seja, sem tutoria. Entre as temáticas em destaque estão: Ambiente e Saúde, Ciências Exatas, Educação, Gestão e Negócios, Idiomas, Informática, Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Turismo/Hospitalidade.

Confira a lista de cursos abertos do IFRS aqui.

 

Na semana passada, a Câmara EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) realizou reunião de planejamento para 2020. Um dos tópicos da reunião foi a reflexão sobre educação online em tempos de coronavírus.

Um roteiro para campanha de divulgação foi elaborado pelos integrantes da Câmara: Marcus Tomasi (Udesc), Carmen Maria Cipriani Pandini (Udesc), Maria Aparecida Crissi Knuppel (Unicentro), Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra (UEMA), Marcus Vinícius Maltempi (Unesp) e Carlos Willians Jaques Morais (UEPG). Alguns materiais serão produzidos para refletir a temática.

O Setor de Vídeos do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste produziu o vídeo abaixo:

https://youtu.be/WETTDqovSqA

“O coronavírus apresenta desafios também para a educação superior. No que se refere à educação online, a Câmara EaD da Abruem propõe algumas reflexões. Não há um único modo de utilizar as tecnologias educacionais. Flexibilização dos modelos, da legislação e dos processos avaliativos é fundamental. Existem muitas atividades disponíveis, com as quais os alunos podem trabalhar em rede. Há concepções, metodologias, tecnologias e modelos educativos que devem ser usados em um momento de desafio para as universidades. A educação online não se faz apenas com vídeos. Nesse modelo, o papel do professor está focado na mediação, proporcionando um ensino colaborativo e participativo. Os ambientes virtuais de aprendizagem e os materiais didáticos digitais são suportes essenciais para a educação online. Há muitos materiais atraentes, em diferentes formatos e disponíveis em diversos portais da web. Os acadêmicos têm interesse por aplicativos e jogos, os quais podem ser incorporados nas metodologias de maneira criativa. As mídias sociais são acessíveis e podem ser integradoras para a colaboração e participação. A Câmara EaD da Abruem pretende orientar sobre o oferecimento da educação online com qualidade num momento de impedimento de atividades presenciais. A oportunidade de experimentar novas metodologias pode ampliar a comunicação e alcançar sucesso em atividades no ambiente virtual”.

Atividade no polo UAB Santo Antonio do Sudoeste

O curso de Educação Física na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste está realizando ações avaliativas da disciplina Atividades Aquáticas, ministrada pelo professor Claudio Shigueki Suzuki (DEDUF/I).

O docente já visitou o polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Santo Antonio do Sudoeste e deve ir aos polos de Laranjeiras do Sul (dia 14) e de Congonhinhas (21) nos próximos fins de semana. O objetivo é avaliar os estudantes com relação ao conteúdo discutido dentro da disciplina nos últimos meses.

A Câmara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais realiza reunião ordinária nos dias 12 e 13 de março para discussão de pauta relativa às ações de 2020. A coordenadora UAB Unicentro e coordenadora UVPR (Universidade Virtual do Paraná), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, integra o grupo e participa do encontro.

A pauta contempla discussão das atividades desenvolvidas no decorrer de 2019, encaminhamentos relacionados à mobilidade acadêmica, planejamento de ações para 2020 e levantamento de pontos que devem ser comunicados no Fórum de Reitores da Abruem, ainda no primeiro semestre. A Câmara é presidida pelo reitor da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), professor Marcus Tomasi.

A graduação em Pedagogia na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste obteve renovação do processo de reconhecimento, alcançando a nota 4,91 de um total de 5, registrando, assim, o conceito de curso “muito bom” pelos órgãos avaliadores.

Sediada em Irati, a licenciatura é coordenada pela professora Sandra Aparecida Machado Polon (DEPED/I) e conta com a participação de docentes comprometidos com a qualidade de ensino, um projeto pedagógico consolidado e infraestrutura adequada às atividades propostas. Essas são as três dimensões consideradas no processo, todas enaltecidas pela comissão avaliadora, que realizou a avaliação presencial em novembro de 2019.

Fazem parte do Nead em Irati a chefe de divisão de EaD no campus Irati, Andréia Seidl e a assessora Patricia Bonato, assim como as coordenações dos cursos de Pedagogia e Educação Física. Os outros setores estão sediados no campus Santa Cruz, em Guarapuava.

Atualmente, o curso de Pedagogia – desenvolvido no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil/Capes – está em seu último ano de atividades da turma atual e é realizado nos polos UAB de Apucarana, Lapa, Laranjeiras do Sul e Prudentópolis. Ainda em 2020, novo vestibular deve ser lançado para os polos UAB de Apucarana, Congonhinhas, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Iretama, Laranjeiras do Sul, Londrina e Prudentópolis.

De acordo com a coordenadora UAB da Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, o resultado é ótimo e mostra a dedicação tanto dos integrantes do corpo docente do curso e da equipe de apoio quanto do time multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância da universidade, que realizam inovações constantes e se superam no que se propõem a realizar. “Ficamos muito felizes pelo reconhecimento do nosso comprometido trabalho para formar professores com qualidade em diversas regiões do Paraná”, comentou.

Segundo a professora Sandra, o reconhecimento deixa toda a equipe satisfeita. “O resultado é fruto do trabalho em equipe dos professores do DEPED/I, equipe do Nead, tutores e coordenadores. Nossos acadêmicos, futuros professores, recebem um diploma com um peso maior. É uma conquista para todos nós que trabalhamos com a EaD”, afirmou.

Capa da edição 2 da Revista Aproximação sobre Educação, Tecnologia e Sociedade

A edição 2 da Revista Científica Aproximação sobre Educação, Sociedade e Tecnologia, editada pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, está no ar. O número traz em destaque o dossiê Inovação na Educação. O conteúdo completo pode ser acessado neste link.

Também está aberto o período de submissão para a próxima edição, que terá dossiê a respeito da temática Metodologias Ativas, além de seção geral e entrevista. Os artigos devem ser enviados por meio da plataforma, seguindo as normas da publicação.
Abaixo está o sumário da edição 2:

SUMÁRIO

GERAL
METODOLOGIAS ATIVAS: REPENSANDO A PRÁTICA DOCENTE  NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI 8

Flávio Rodrigues de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Adriano Hidalgo Fernandes

PROPOSTA DE (RE)DESIGN DO AMBIENTE EDUCATIVO FORMAL UNIVERSITÁRIO PARA ESTIMULAR UMA APRENDIZAGEM PROTAGONISTA, CRIATIVA E INOVADORA 21

Aline de Queiroz Passos Molinero, Eduardo Manuel de Freitas Jorge

AS TECNOLOGIAS FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 28

Edivaldo Lubavem Pereira, Eduardo Gonzaga Bett

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE ITAITUBA 38

Maria Danielle Lobato Paes, Caren Alessandra Kluska, Jane Herber Eniz Conceição Oliveira

DOSSIÊ
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS COLETIVAS E METODOLOGIAS ATIVAS NO  ENSINO SUPERIOR 45

Patrícia Lakchmi Leite Mertzig, Taissa Vieira Lozano Burci, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira Silvia, Eliane de Oliveira Basso

A PROPOSTA DO AGIR COMPETENTEMENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CRIANDO ESTRATÉGIAS PARA INOVAR A FORMAÇÃO DOCENTE   51
Ricardo Pereira Rios, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro

EXIBIR E PRODUZIR CINEMA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A  PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES  57

Bruna Donato Reche, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

METODOLOGIAS INOVADORAS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA  63
Thais Da Silva Franco  Fernanda de Fátima Cassimiro Alcântara  Eliane Santana Ribeiro Maria Susana Locks

DA VOZ DA EXPERIÊNCIA À VEZ DE EXPERIMENTAR: ESTRATÉGIA  FORMATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE   69
Simoni Timm Hermes, Celita Giovelli Manfio Simões, Fatima Squizani
FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ: JOGOS DE TABULEIRO COMO POSSIBILIDADE INOVADORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA  75
Maria Eduarda Tomaz, Luiz Samara Escobar Martins, Kaell Ferreira e Ferreira, Alcyane Marinho
ENTREVISTA
OS DOCENTES PRECISAM SE CONECTAR COM OS ESTUDANTES  COM VILMA FUENTES 83
Scheyla Joanne Horst, Manuela Pires Weissböck, Maria Aparecida Crissi Knuppel

A Plataforma Licon (Livre Conhecimento) do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro vai completar um ano no mês de maio de 2020. O portal oferece cursos abertos autoinstrucionais, concentra notícias e recursos educacionais livres, hospeda eventos online, bem como outros projetos desenvolvidos pela equipe multidisciplinar do Nead. Em março, são 4.330 inscritos.

Somente os cursos abertos já emitiram 1.540 certificados no sistema da universidade, distribuídos entre as opções disponíveis na plataforma. Outro destaque do Licon foi o Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas, que teve 1.370 participantes em sua etapa virtual, realizada no fim do ano passado. Um marco de inovação e interatividade, com discussões importantes a respeito da formação docente.

Administrado pela equipe da Coordenação de Programas e Projetos do Nead Unicentro, o Licon conta com suporte técnico da equipe de Tecnologia da Informação e tem planejado novidades e ampliação do catálogo de cursos para os próximos meses.

 

MOOCs

Os MOOCs (massive open online courses) são interessantes por possibilitarem o acesso a temas pertinentes de maneira autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, gerando autonomia e despertando o interesse dos alunos para temas que complementam a formação. Também fazem o trabalho desenvolvido pela Unicentro atravessar fronteiras de estados ou países. 

Os cursos abertos do Licon que chamaram mais a atenção dos alunos foram: Gestão Educacional (248 concluintes), Alfabetização na perspectiva do letramento (226), Princípios teóricos e metodológicos da didática (208) e Educação especial e inclusão escolar (201).

 

Repositório

Os materiais didáticos produzidos no âmbito dos cursos da modalidade Educação a Distância são disponibilizados no Repositório Institucional do Nead Unicentro. Assim, servem de apoio para estudos e fonte de pesquisa para qualquer pessoa, retornando ao cidadão o investimento feito na educação pública.

 

Visite o Licon.

 

Registro da atividade presencial no polo UAB Pinhão

Os estudantes de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste estão defendendo os seus trabalhos de conclusão de curso. 

As atividades presenciais tiveram início no último fim de semana e devem seguir até o final de março, com um cronograma concentrado para contemplar os 28 polos espalhados pelo Paraná.

Os estudantes são avaliados por bancas e recebem o feedback a respeito dos trabalhos desenvolvidos. As formaturas estão previstas para começar em abril, sendo que serão 12 eventos aglutinados por regiões. 

 

ATENÇÃO:

Para informações sobre o Vestibular 2020, acesse este link. (Informação atualizada em 26 de setembro de 2020).

 

 

 

 

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COMUNICADO SOBRE CRONOGRAMA

Em atualização à notícia abaixo (publicada no site do Nead/UAB no começo de março/20) sobre o vestibular Unicentro 2020 da modalidade Educação a Distância, a Coordenação da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Estadual do Centro-Oeste informa que:

  • Não há previsão de data para realização do processo seletivo, tendo em vista a pandemia de Covid-19. 
  • Os interessados devem seguir acompanhando as publicações dos meios oficiais de divulgação, onde terão informações em primeira mão: site ou redes sociais (fanpage e Instagram).

 

A forma de ingresso como aluno na EaD da Universidade Estadual do Centro-Oeste é por meio de vestibular (graduação) ou processo seletivo (especialização), sendo que os cursos são ofertados por verificação de demanda e após liberação de recursos específicos, não tendo regularidade para lançamento de editais.

Diante disso, o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro informa que está prevista a realização de vestibular de dois cursos da modalidade EaD para 2020. As opções serão Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa.

As graduações serão ofertadas por meio do programa UAB (Universidade Aberta do Brasil)/Capes, de maneira gratuita, em 14 polos espalhados pelo Paraná. Os detalhes sobre o processo seletivo, como número de vagas e sistema de inscrição, serão amplamente divulgados quando for realizado o lançamento da campanha. 

Letras

Os polos UAB que devem receber o curso de Letras, conforme edital divulgado pela Capes (nº 5/2018), são:

 

Pedagogia

Os polos UAB que devem receber o curso de Pedagogia, conforme edital divulgado pela Capes (nº 5/2018), são:

A coordenação UAB/Unicentro informa que os interessados devem seguir as publicações tanto do site quanto da fanpage para que possam receber notícias em primeira mão.

A primeira turma do curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste chega ao seu último ano em 2020. São 171 alunos estudando em seis polos UAB (Universidade Aberta do Brasil): Céu Azul, Goioerê, Iretama, Ivaiporã, Pato Branco e Reserva. Ou seja, várias regiões paranaenses recebem a educação de qualidade da Unicentro.

Os acadêmicos iniciaram as atividades da graduação em 2016, tendo um completo acompanhamento de tutores, professores das disciplinas, coordenadores dos polos e secretaria do curso, que está localizada no campus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava.

A expectativa da equipe do curso de Letras EaD para 2020 é grande, tanto pela finalização das disciplinas e trabalhos de conclusão quanto pelo processo de reconhecimento do curso, que avaliará a proposta e estrutura.

A história da graduação está sendo escrita por vários docentes que abraçaram o desafio de inovar em uma nova metodologia, muitos deles efetivos e colaboradores do Departamento de Letras da Unicentro e outros selecionados para disciplinas específicas. E também pela parceria constante da equipe multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância.

Para a coordenadora do curso, professora Claudia Maris Tullio, é uma alegria chegar ao ano de encerramento das atividades letivas da primeira turma, olhar para trás e ver todos os desafios enfrentados e vencidos.

“O fato de proporcionarmos aos acadêmicos de lugares mais distantes da Unicentro a oportunidade de estudar, participar da pesquisa, extensão e poderem, muitos, serem os primeiros a terem uma graduação na família é o eixo motivador de nosso trabalho. Sabemos que o curso a distância exige uma disciplina muito grande do aluno, mas chegamos ao final da etapa com a certeza de que nossos acadêmicos amadureceram muito neste decorrer, em especial ano passado com o estágio supervisionado. Desejamos que este ano letivo seja profícuo, culminando com o Enade (que os alunos participarão) e com a colação de grau”.

Durante seis meses, a professora Claudia foi adjunta da professora Sonia Merith Claras, que também se dedicou para a consolidação da graduação. A professora Claudia assumiu em agosto de 2019 a coordenação e, atualmente, a técnica administrativa que atua na secretaria é Josemara Stefaniczen. Na sede, são cinco tutores. E cada polo também conta com um tutor que auxilia nas atividades presenciais e acompanha de perto os estudantes.

Na opinião da coordenadora UAB Unicentro e da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), Maria Aparecida Crissi Knuppel, que também é docente da área de Letras, o curso da modalidade EaD é a realização de um sonho. “O departamento do campus Santa Cruz abraçou a proposta e cumpriu a meta com grande maestria. É o mesmo projeto do curso presencial, com um grupo de tutores muito bem formado, o que possibilitou que o acompanhamento fosse realizado com grande destaque. O curso tem sido um grande sucesso e só temos a agradecer a todos os envolvidos”.

Um novo vestibular deve ser realizado em 2020, ainda sem data e polos definidos, indicando a consolidação do curso.

Reunião no Núcleo de Educação a Distância da Unicentro

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas na modalidade EaD da Unicentro, professora Maria Eliza Miyoko Tomotake, e a coordenadora de tutoria do curso, professora Cynthia Beatriz Furstenberger, se reuniram com a coordenadora UAB Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, na tarde de quinta-feira, 13. A pauta foi a primeira colação de grau da licenciatura, que está prevista para o mês de abril.

A cerimônia será transmitida via webconferência, simultaneamente nos polos de Laranjeiras do Sul, Pinhão, Ibaiti, Prudentópolis e Itambé. Em breve serão divulgados detalhes relativos ao evento.

O STF (Supremo Tribunal Federal) – em parceria com o CNJ – e o Senado Federal oferecem programas de treinamentos na modalidade EaD que proporcionam à população cursos abertos no formato autoinstrucional. Alguns MOOCs estão com inscrições abertas.

Saberes
O Senado possui a plataforma Saberes, que oferece cursos online com certificação sobre áreas diversas por meio do ILB (Instituto Legislativo Brasileiro). São 60 dias para concluir cada curso. 

A 1ª oferta de 2020 contempla uma lista com 26 opções, dentre elas: Introdução ao Orçamento Público, Desenvolvimento de Equipes, Dialogando sobre a Lei Maria da Penha, O Poder Legislativo e Lei de Acesso à Informação. 

Clique aqui.

STF Educa
O STF Educa é uma parceria entre Conselho Nacional de Justiça e Supremo Tribunal Federal para disponibilizar à sociedade cursos gratuitos e de qualidade. Até o dia 28 de fevereiro os seguintes cursos seguem com inscrições abertas: Atualização Gramatical, Introdução ao Direito Constitucional e ao Controle de Constitucionalidade e Quando nasce um pai: orientações básicas sobre paternidade responsável.

Clique aqui.

 

 

 

Com Unesco

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Trata-se de um projeto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em parceria com várias instituições. É possível realizar buscas por períodos históricos, zonas geográficas, tipos de documentos ou instituições.

Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são: promover a compreensão internacional e intercultural; expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral e desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

O Grupo de Trabalho de Seleção de Conteúdos da Biblioteca Digital Mundial desenvolveu, inicialmente, diretrizes gerais para a seleção. Além disso, os parceiros da Biblioteca Digital Mundial trabalharam para incluir conteúdos importantes e culturalmente significativos sobre cada país-membro da Unesco. 

O conteúdo está em uma variedade de formatos e idiomas, de diferentes lugares e períodos. A Biblioteca Digital Mundial concentra-se em materiais básicos importantes que incluem manuscritos, mapas, livros raros, gravações, filmes, gravuras, fotografias, desenhos arquitetônicos e outros tipos de fontes básicas. Um dos objetivos do conteúdo da Biblioteca Digital Mundial será trabalhar em estreita colaboração com o programa Memória do Mundo, da Unesco, visando tornar as versões digitais destes acervos acessíveis ao público.

Acesse aqui a Biblioteca Digital Mundial.