A segunda edição impressa do Boletim Aproximação começa a circular em todos os campi da Unicentro. O material traz reportagens especiais sobre o Programa de formação Continuada para Professores, desenvolvido pelo Nead em parceria com a Prefeitura Municipal de Pinhão, saiba mais neste podcast.
Já pensando no ano de 2015, o setor de comunicação do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead) lançou nesta semana o Guia de Cursos para o próximo ano letivo. Neste guia, os alunos e interessados terão informações atualizadas sobre os cursos de graduação e pós- graduação que serão ofertados em 2015, conhecerão os novos pólos de atuação da UAB/Unicentro e aprenderão um pouco mais sobre a Educação a Distância, o Nead e o programa federal Universidade Aberta do Brasil.
Confira abaixo o Guia de Cursos 2015 do Nead da Unicentro:
UAB-Nead – Catálogo de Cursos (para web) (1)
Professora Maria Aparecida Crissi Knuppel faz palestra para professores da rede pública de ensino Pinhão
No último dia 30 a Escola Municipal Professora Eroni Santos Ferreira, em Pinhão, foi palco de mais um encontro presencial do curso de Formação Continuada e Integrada para Profissionais de Educação. O evento reuniu mais de 300 professores da rede pública de ensino que atuam no município de Pinhão e participam do curso promovido em parceria entre a Prefeitura Municipal e o Núcleo de Educação a Distância da Unicento (Nead).
O curso de formação acontece em duas frentes, uma no ambiente virtual de aprendizagem, e outra de forma presencial. Na parte a distância, os cursistas assistem aulas, realizam atividades e avaliações, além de participarem de debates. Já durante os encontros presenciais, os professores participam de oficinas pedagógicas e assistem palestras com temas relacionados à melhoria na qualidade de ensino em sala de aula.
Durante o último encontro, os profissionais puderam participar de oficinas de Letramento Literário, Alfabetização Matemática, Educação Inclusiva e Sala de Apoio, Educação Infantil e Gestão Educacional, todas ministradas por professores dos departamentos de Letras e Pedagogia da Unicentro.
Os cursistas acompanharam ainda uma palestra com a coordenadora do Nead da Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, que falou entre outros assuntos sobre a interação entre os alunos e as novas ferramentas de tecnologia.
Para a professora e diretora da Escola Rural Municipal Nova Divinéia, Judith Aparecida Dambroski Boryça, o momento presencial é importante para dialogar com outros professores, comentar, acrescentar e tirar dúvidas sobre os temas e atividades propostos no ambiente virtual. “Enquanto não temos esses encontros presenciais, nós podemos antecipar nossos conhecimentos, fazer nossas leituras e posteriormente, nos encontros presenciais, tirar dúvidas, comentar, acrescentar e aprender com nossos colegas”.
Já para a professora Leda Maria Ferrari, da Escola Professor Cipriano de Paula Santos, na localidade de Faxinal do Céu (a cerca de 30 km do Centro de Pinhão) a facilidade que o ensino a distância proporciona é fundamental para professores que tem dificuldade de participar de cursos presenciais, seja pela distância ou pela falta de tempo ou oportunidades. “Eu acho fantástico, com nosso pouco tempo de estar em cursos presencialmente, essas oportunidades que temos na EAD são muito boas, porque a gente tem como estar nos aperfeiçoando em casa”.
De acordo com a secretária de educação do município de Pinhão, Norian Coelho Basílio, os professores deverão ainda ter mais um encontro presencial em 2014, que marcará ocorrerá o encerramento das atividades no ano. A secretária comentou ainda sobre a continuidade da parceria com o Nead em 2015, quando ocorrerá a segunda etapa do curso de formação, dessa vez com um novo formato que objetivará a formatação das diretrizes municipais de educação.
Informamos que nesta quinta-feira (20/11), o setor de Tecnologia da Informação do Nead realizará manutenção no servidor do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle) e o serviço ficará indisponível. A janela prevista para manutenção é das 09:00 às 17:00.
Muito obrigado por acessar o nosso site. Em breve nosso novo site estará no ar, com informações mais completas e direcionadas para que você tenha maior facilidade de navegação. Para que isso aconteça precisamos deixar, temporariamente, algumas coisas fora do ar, por isso contamos com a sua compreensão.
A Coordenação Geral do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead) comunica a todos os interessados que diferentemente do que versa no item 1.2.4 do Edital nº 048/2014, o resultado da análise dos documentos não será publicado nesta segunda-feira (03), devido a falta de tempo hábil para o termino de processo de análise.
Sendo assim, o resultado final com a análise completa será divulgado neste site na próxima quarta-feira (05).
Pedimos desculpas pelo incômodo e agradecemos a coompreensão
Atenciosamente:
Equipe Nead/UAB/Unicentro
A útima edição da Revista Cresol, além das diversas matérias envolvendo a agricultura familiar e o cooperativismo de crédito, traz uma reportagem sobre a parceria entre a Cooperativa Central de Créditos Rural (Cesol Baser), o Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos) e a Unicentro, através do seu Núcleo de Educação a Distância (Nead).
A parceria entre as instituições possibilitou a criação e a oferta do curso de pós-graduação em Cooperativismo Solidário e Crédito Rural. O curso, que está em andamento, tem carga horária total de 680 horas, duração de 24 meses e é direcionado para diregentes, colaboradores e agricultores familiares associados às cooperativas do sistema Cresol.
A revista, além da versão impressa com tiragem de 10 mil exemplares e circulação nas regiões atendidas pela cooperativa, tem versão eletrônica e pode ser conferida no link http://www.cresol.com.br/site/upload/downloads/198.pdf.
Nesta edição do Podcast Aproximação Informa você vai saber um pouco mais sobre a oficina de como construir um curso online, realizada no último sábado (25) e que contou com a presença de vários tutores, de todos os polos da UAB/Unicentrro
No último sábado (25) 64 tutores de todos os polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil) vinculados com a Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), estiveram em Guarapuava para participar uma oficina presencial sobre as atividades e ferramentas do Moodle na visão do professores.
A atividade faz parte do PACC (Programa Anual de Capacitação Continuada) e foi comandada pela professora e coordenadora do programa, Elaine Santos, que falou, entre outros temas, sobre o melhor uso das ferramentas do ambiente virtual do Moodle e como elas podem ser usadas na construção de disciplinas e cursos online.
De acordo com Elaine, o contato com tais ferramentas é fundamental para que os alunos consigam construir seus próprios cursos dentro do ambiente de aprendizagem, cumprindo assim o objetivo da matéria de Projeto Integrador, disciplina do PACC que incentiva tutores a criarem novos cursos online, que poderão ser ofertados para a comunidade.
Ainda segundo Elaine, passado esta primeira fase de construção dos cursos, os tutores interessados poderão ofertar seus cursos à comunidade na forma de Moocs, sigla inglesa para Massive Open Online Courses, que em uma tradução livre pode ser entendido como “Cursos Online Abertos e Dirigidos a um Público Amplo”.
Outro ponto importante citado por Elaine foi a aproximação entre tutores e a coordenação geral do Nead/UAB Unicentro, através de oficinas como esta. “Todos gostaram tanto do conteúdo, quanto de conhecer a equipe, pois eles têm essa necessidade de conhecer como que é por aqui” explicou a coordenadora do PACC.
Inovação e novas tecnologias não são características exclusivas do ensino a distância. A sala de aula presencial também precisa manter-se atualizada para continuar atendendo as necessidade dos alunos, é o que pensa o professor Sandro Roberto Mazurechen, fundador do projeto Entender.
Formado em Letras pela Unicentro, Sandro atualmente dá aulas no Centro de Estudos Big Bang em Guarapuava que adota um modelo de sala de aula diferente. “Nós trabalhamos com palataformas de ensino híbrido e adaptativo”, disse Sandro.
O professor explicou que a plataforma é chamada dessa maneira porque usa o computador e as plataformas da internet como se fossem o livro didático. “As plataformas possibilitam ao professor acompanhar a participação dos alunos durante a aula, verificar se todos estão fazendo os exercícios, quantas vezes cada um acessou aquela atividade, em quais teve dificuldades. Tudo isso ajuda o professor a saber qual ponto do conteúdo precisa ser explicado novamente”, afirmou Sandro.
O projeto começou em 2012 a partir de um curso que Sandro participou pelo Instituto do Vale do Silício que trabalha com o sistema de “blended learning” (forma de aprendizado que une o estudo on-line e offline). No ano seguinte o projeto participou de um concurso, o Samsung Launching People ficando em segundo lugar na disputa nacional.
Atualmente, o Centro de Estudos atende principalmente alunos do ensino médio, mas também estudantes que pretendem se preparar para concursos. “É o aluno que sente dificuldade no modelo tradicional. Nessa metodologia ele é levado a pensar na tecnologia como um auxílio, de modo que não sobra tempo para que a tecnologia seja um distração na sala de aula”, explicou.
Tecnologia em sala de aula
Nessa segunda-feira (27), a câmara de vereadores de Guarapuava aprecia em redação final do Projeto de Lei nº 29/2014, de autoria do vereador Elcio Melhem (PP), que propõe a proibição do uso de celulares, tablets, notebooks e aparelhos similares nas salas de aula dos colégios municipais – públicos e particulares – de Guarapuava, com exceção para a utilização sob fins pedagógicos.
O projeto já foi aprovado em sessões anteriores por unanimidade. Como foram propostas emendas o texto final ainda precisa ser aprovado na sessão de hoje.
Conheça um pouco mais do Projeto Entender:
As eleições do segundo turno se aproximam e o embate de propostas dos candidatos para a presidência do país permeia as discussões nos mais diversos setores da sociedade. Dentro do ambiente de Educação a Distância a história não é diferente e alunos, professores, tutores e todos os envolvidos no processo de EaD, e na educação de uma forma geral, discutem as propostas educacionais de Dilma (PT) e Aécio (PSDB).
Mas quais as propostas de ambos os candidatos a respeito da Educação a Distância no país? Nós procuramos nos plano de governo de cada candidato e nas propostas para a educação o que Dilma e Aécio tem a dizer sobre esta modalidade de ensino:
Dilma- Em seu plano de governo a candidata do PT afirma que continuará com os investimentos e programas que objetivam a democratização do ensino, dentre os quais a UAB (Universidade Aberta do Brasil) , e trabalhará também na qualificação do ensino.
A candidata também reafirma os investimentos em educação previstos no PNE -2014( Plano Nacional de Educação) e também oriundos de 75% dos royalties do pré –sal.
Relacionado às TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) a candidata propõe investimentos que garantam a universalização da internet. O que irá permitir que mais pessoas tenham acesso a internet com velocidade entre 25 e 40 Megabytes, promovendo também a educação por ambientes virtuais.
Em entrevistas recentes, a candidata comentou também sobre o ensino a distância auxiliando na educação no campo.
Aécio– O candidato do PSDB tem como pilares de suas propostas educacionais a melhoria nos salários dos professores; a integração entre cultura e educação; a melhoria das estruturas físicas das escolas e a reformulação dos currículos do Ensino Médio, com disciplinas básicas e especificas.
Aécio prevê também o uso de 7% do PIB para a educação até 2019 e um programa de incentivo a conclusão do ensino superior, com ações de incentivo a moradia e alimentação para estudante.
O ex governador de Minas defende também o uso de TICS na educação e inclusão de pessoas com deficiências. Em seu plano de governo consta também o estimulo ao uso pedagógico das TICS e o apoio aos cursos a distância relacionados com a formação de professores.
Aécio ainda comenta sobre o uso de cursos a distância na formação de policiais militares.
No mês de julho, a Unicentro foi convidada para realizar um curso de capacitação para coordenadores de polo no estado do Maranhão. Começando nesta segunda quinzena deste mês, o curso atenderá 50 profissionais daquele estado.
Neste podcast confira uma entrevista com a coordenadora do Nead, a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, falando sobre este curso de capacitação e a importância deste intercâmbio entre a Unicentro e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Durante a XXII Semana de Pedagogia (Seped), colaboradores do setor pedagógico do Nead realizaram o mini-curso “Google como ferramenta pedagógica” trazendo informações sobre novas tecnologias. Confira agora no Podcast Aproximação!
Conforme editais publicados no site http://sites.unicentro.br/nead/blog/editais/, a Coordenação do NEAD/Unicentro (Núcleo de Educação a Distância) esclarece que as matrículas dos cursos de especialização¹ serão efetivadas automaticamente para as matrículas consideradas “deferidas”, já as matrículas consideradas “condicionais” devem enviar os documentos para a Unicentro² até o dia 31 de outubro de 2014.
A confirmação da matrícula será feita mediante assinatura de formulário próprio no dia da aula inaugural de cada curso. O cronograma das aulas inaugurais será divulgado no site do Nead.
¹ Os cursos compreendidos são: Educação e Formação Empreendedora, Ensino de Matemática no Ensino Médio, Ensino de Sociologia no Ensino Médio, Gestão e Informação do Conhecimento, Atividade Física e Saúde, Ensino de Pesquisa na Ciência Geográfica, Ensino de Filosofia no Ensino Médio, Gestão Escolar, Intervenção Sociocultural para Contextos Escolares e não Escolares e Perspectivas de Ensino de História do Brasil.
² Endereço de postagem dos documentos: Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Campus Santa Cruz – Rua Salvatore Renna – Padre Salvador, 875 – Santa Cruz – Cx. Postal 730, CEP-85015-430 – Guarapuava – Paraná, à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP, da UNICENTRO.