Câmara aprova criação de polo da UAB em Guarapuava

Escola Total Xarquinho

A criação de um polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Guarapuava foi aprovada pelos vereadores da cidade. O Projeto de Lei, encaminhado à Câmara pelo prefeito César Silvestri Filho,foi votado na última quarta-feira (17) em sessão extraordinária. A matéria deveria ter sido votada ainda na segunda-feira (15), durante a realização da última sessão agendada para 2014, contudo, devido ao excesso de projetos a serem discutidos, uma sessão extraordinária foi convocada.

Segundo a justificativa do Projeto de Lei, a Educação a Distância “propõe novas perspectivas de ensino e de aprendizagem, constituindo-se em uma solução necessária para o momento atual, pela flexibilidade, atemporalidade, extraterritoriedade, interatividade e facilidade de escalonamento que apresenta.” Ainda de acordo com o documento, a criação de um polo em Guarapuava é fundamental para desenvolver a modalidade e expandir a oferta de cursos de graduação e pós-graduação em EaD, no âmbito municipal.

O polo de apoio presencial é uma importante peça dentro do mecanismo da Educação a Distância, já que nele o aluno tem contato com tutores presenciais, realiza avaliações e atividades e, ainda, tem acesso à laboratórios de computação, biblioteca e a outros materiais. Em Guarapuava, o polo de apoio presencial funcionará na Escola Total do Bairro Xarquinho e ofertará cursos de graduação e pós-graduação promovidos pela Unicentro e por outras universidades públicas em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil, do Governo Federal.