[COVID-19] Câmara EaD da Abruem propõe discussões sobre educação online em tempos de coronavírus

17 mar de 2020 - por: shorst

Na semana passada, a Câmara EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) realizou reunião de planejamento para 2020. Um dos tópicos da reunião foi a reflexão sobre educação online em tempos de coronavírus.

Um roteiro para campanha de divulgação foi elaborado pelos integrantes da Câmara: Marcus Tomasi (Udesc), Carmen Maria Cipriani Pandini (Udesc), Maria Aparecida Crissi Knuppel (Unicentro), Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra (UEMA), Marcus Vinícius Maltempi (Unesp) e Carlos Willians Jaques Morais (UEPG). Alguns materiais serão produzidos para refletir a temática.

O Setor de Vídeos do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste produziu o vídeo abaixo:

“O coronavírus apresenta desafios também para a educação superior. No que se refere à educação online, a Câmara EaD da Abruem propõe algumas reflexões. Não há um único modo de utilizar as tecnologias educacionais. Flexibilização dos modelos, da legislação e dos processos avaliativos é fundamental. Existem muitas atividades disponíveis, com as quais os alunos podem trabalhar em rede. Há concepções, metodologias, tecnologias e modelos educativos que devem ser usados em um momento de desafio para as universidades. A educação online não se faz apenas com vídeos. Nesse modelo, o papel do professor está focado na mediação, proporcionando um ensino colaborativo e participativo. Os ambientes virtuais de aprendizagem e os materiais didáticos digitais são suportes essenciais para a educação online. Há muitos materiais atraentes, em diferentes formatos e disponíveis em diversos portais da web. Os acadêmicos têm interesse por aplicativos e jogos, os quais podem ser incorporados nas metodologias de maneira criativa. As mídias sociais são acessíveis e podem ser integradoras para a colaboração e participação. A Câmara EaD da Abruem pretende orientar sobre o oferecimento da educação online com qualidade num momento de impedimento de atividades presenciais. A oportunidade de experimentar novas metodologias pode ampliar a comunicação e alcançar sucesso em atividades no ambiente virtual”.


Compartilhe

Comentários sobre esta notícia



Entre em Contato

    Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h
    (42) 3621-1348
    Envie-nos suas dúvidas
    nead@unicentro.br
    Rua Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
    Cx. Postal 3010 - CEP: 85015-430 - Guarapuava (PR)