Confira a programação completa do 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior

Evento será no Oceania Convention Center, em Florianópolis

O 2º SIIES (Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior) será realizado entre os dias 11 e 13 de setembro em Florianópolis (SC). A organização é da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e da Câmara de Educação a Distância da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) com o apoio de universidades, como a Unicentro, por meio da coordenação do Núcleo de Educação a Distância. As inscrições para ouvintes continuarão abertas até a data de início do evento.

A programação contempla a participação de experts renomados de diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Itália, México, além de pesquisadores renomados do Brasil, que falarão sobre temas pertinentes. A coordenadora do Nead Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, fará a mediação de uma das mesas redondas, sobre “E-learnig”, na manhã do dia 12. O evento ocorrerá no Oceania Park Hotel, Spa e Convention Center. Confira abaixo a programação completa.

2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior
11 a 13 de setembro de 2019
Oceania Park Hotel e Convention Center (R. do Marisco, 550, Ingleses, Florianópolis, SC)

14 às 18h – Credenciamento
18h30 às 19h30 – Abertura
19h30 – Palestra MagnaDesafios e oportunidades para aprendizagem no mundo digital“, com Ronaldo Mota. Mediação: Marcus Tomasi (Udesc)

20h30 – Coquetel e Apresentação Artística

8 às 10h – Comunicações orais
10 às 10h30 – Intervalo
10h30 às 12h30 – Mesas Redondas
“E-learning”
Mediação: Maria Aparecida Crissi Knuppel (Unicentro)
Palestrantes: Luciano Sathler (Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix) – “E-learning para a Economia Digital, uma proposta para centros regionais de desenvolvimento“.
Soreya Reyes González (Fundación EducaTech e Universitat Oberta de Catalunya no México) – “E-learning y innovación educativa“.

“Educação Híbrida”
Mediação: Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra (UEMA)
Palestrantes: Antonio Moreira (Universidade Aberta de Portugal) – “Sentidos do Hibridismo numa era de convergências na educação superior
Lilian Bacich (Instituto Singularidades) – “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação”.

12h30 às 14h – Intervalo

14 às 16h30 – Mesa Redonda
“Experiências Inovadoras em Pesquisa e Educação Superior”
Mediação: Klaus Schlünzen Junior (Unesp)
Palestrantes: Fábio Zabot Holthausen (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina) – “O Ecossistema de Inovação e Pesquisa do Ensino Superior na Visão da FAPESC”.
Nora Elena Gil Ramírez
(Universidad Cooperativa de Colombia) – “Un modelo educativo crítico com enfoque de competências: a experiência da Universidad Cooperativa de Colômbia”.

16h30 às 18h30 – Lançamento de Livros e Coffee Break

8 às 10h – Comunicações Orais
10 às 10h30 – Intervalo

10h30 às 12h30 – Mesas Redondas
“Metodologias Inovadoras”
Mediação: Carlos Willians Jaques Morais (UEPG)
Palestrantes: Padmanabhan Seshaiyer (George Mason University de Virginia/EUA) – “Transforming institucional practices through innovations in teaching and learning”.
Ricardo Fragelli
(Universidade de Brasília) – “Rei da Derivada, Summaê e Trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”.

“Tecnologias para o Ensino e Aprendizagem”
Mediação: Maria Luisa Furlan Costa (UEM)
Palestrantes: Sara Trindade (Universidade de Coimbra/Portugal) – “Disruptiva, Conectada e Engajada: expectativas para a educação superior no século 21”.
Nelson Pretto (Universidade Federal da Bahia) – “Educação e Ciência: conceitos em disputa e desafios para as universidades”.
Maria Ranieri (Universidade de Florença/Itália, via web) – “Faculty Professional Development: the didel case from the University of Florence”.

12h30 às 14h – Intervalo

14h às 16h30 – Mesas Redondas

“Avaliação”
Mediação: Nilse Maria (UNEMAT)
Palestrantes: Denise Abreu e Lima (Secretaria de Ensino Superior/MEC) – “Feedback como constitutivo da avaliação em EaD”.
Katia Morosov Alonso
(Universidade Federal de Mato Grosso) – “Avaliação, Aprendizagem e Qualidade da Educação: cenários e contextos”.
Denia Falcão Bittencourt
(Inova Práticas Educacionais) – “Avaliações da Aprendizagem na EaD”.

“Experiências inovadoras em Educação Superior no Brasil”
Palestrantes: Klaus Schlünzen Junior (Unesp) – “Mobilidade virtual em Educação Superior: a experiência da Unesp com a Universidade Aberta de Portugal”.
Vidal Martins (Pontífice Universidade Católica do Paraná) – “Experiências inovadoras de aprendizagem: a busca da PUC-PR”.
Carlos Lenuzza (Diretoria de EaD da Capes) e Carlos Alberto Schneider (Fundação Certi)

19h – Palestra de Encerramento “Projetos Internacionais e Inovação em Educação Superior” com Vilma Fuentes (Santa Fe College – Flórida/EUA)