O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, esteve na recepção dos presentes e se colocou à disposição para levar as demandas do grupo à Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público) e aos órgãos institucionais estaduais e federais. Segundo o professor Miguel, “o momento é de fortalecimento dos núcleos e de elaboração de saídas criativas para a promoção de uma EaD pública de qualidade”.
Para o diretor do Nutead/UEPG, professor Carlos Willians Jaques Morais, a reunião marca um novo momento de organização da EaD pública no Estado do Paraná. Segundo o professor, “o cenário de contingenciamento das receitas da EaD e as demandas de formação junto aos municípios atendidos requerem planejamento e a formulação de uma política prospectiva para a modalidade”.
Durante a reunião, foi feita uma avaliação conjunta dos cenários e perspectivas do Sistema Universidade Aberta do Brasil, além de possíveis mudanças administrativas e pedagógicas. Também foi realizado um relato sobre os processos de institucionalização da EaD nas universidades e a implementação de políticas de controle interno visando a transparência do sistema.
A reunião considerou importante retomar as tratativas sobre a Universidade Virtual do Paraná e a criação do Fórum EaD das universidades públicas paranaenses. Além do professor Carlos, estiveram presentes a profª Maria Aparecida Crissi Knuppel (Nead Unicentro), a profª Kelly Cristina Ducatti da Silva (Nutead/UEPG); profª Annie Rose dos Santos e profª Josimayre Novelli (Nead UEM); prof. Silvio Tadeu de Oliveira (Cead/UENP) e Vanessa Garret (Cipead UFPR).