Curso de Formação de Tutores em formato inovador destaca as trilhas formativas

Coordenado pelas professoras Manuela Pires Weissböck Eckstein, Roziane Keila Grando e Maria Aparecida Crissi Knuppel, o curso On-line de Formação de Tutores oferecido pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Universidade Estadual do Centro-Oeste tem formato inovador, destacando as trilhas formativas.

Realizada no portal Licon (Livre Conhecimento), a formação recebeu duas turmas, que agora estão desenvolvendo atividades em sincronia. De acordo com a coordenadora UAB/Unicentro e UVPR, professora Maria Aparecida, o curso já estava em planejamento há mais de um ano, sendo que a pandemia de Covid-19, que impossibilitou os encontros presenciais, incentivou o lançamento neste momento. A repercussão tem sido um sucesso.

O curso foi organizado em duas fases, contemplando módulos obrigatórios e também optativos. Na primeira fase, os módulos obrigatórios são: Introdução a Educação a Distância e Sociedade em Rede, A tutoria na Educação a Distância, Ferramentas para tutoria em EaD. E os optativos: Moodle básico para perfil de professor ou Moodle básico para perfil de aluno. Além disso, é realizada uma oficina sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Na segunda fase, os módulos obrigatórios são: Acompanhamento de Alunos na EaD, Acessibilidade em EaD e Pladet como Experiência de Aprendizagem, Google Forms e Google Drive. Já os optativos são: Canva, Podcast, Gravação de Vídeos, Loom, Webquest, Prezi, Web e Live ou Construção Coletiva de Textos.

“Acreditamos que até o início de novembro, as duas turmas terão finalizado a formação. Nosso planejamento é sempre estar acompanhando o trabalho dos tutores e formar os novos integrantes da equipe dentro dessa perspectiva”, afirmou a professora Manuela.

Para a tutora Merylisa Furlan, atuante na equipe da especialização EaD em Gestão Pública Municipal, a experiência tem sido enriquecedora. “Para melhor atendermos nossos tutorados, precisamos, como professores tutores, nos aperfeiçoar constantemente, buscar formas inovadoras de interação e integração, em que tenhamos o melhor desenvolvimento dos alunos, e a formação de tutores nos propicia ricos conhecimentos, que estão sendo imprescindíveis nestes novos tempos que estamos vivenciando”, comentou.