Curso de formação extensionista tem 500 vagas para docentes, técnicos e estudantes do Paraná

O Curso de Formação para Ações Articuladoras do Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades Paranaenses, está com as inscrições abertas até o dia 24 de abril de 2023. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (SETI), Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e NUTEAD-UEPG, em conjunto com as Pró-reitorias de Extensão e Cultura das Instituições de Ensino Superior Paranaenses (IEES), e sob coordenação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A proposta é refletir e aperfeiçoar o conhecimento sobre a Extensão Universitária.

As vagas ofertadas são voltadas para as IEES paranaenses, Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, Fundação Araucária, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Institutos Federais do Paraná, e Instituições de Ensino Superior Privadas. Há também espaço para professores da rede pública do Ensino Fundamental através da Secretaria de Educação do Paraná (SEED). As inscrições podem ser feitas a partir da 00h00 do dia 12 de abril, até 23h59 do dia 24 de abril de 2023, através do site da UEPG, pelo link https://inscricoes.apps.uepg.br/

A Extensão nas universidades é uma ferramenta primordial para a interação entre a Instituição de Ensino Superior com a sociedade. A participação no Curso Formação para as Ações Articuladoras do Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades Paranaenses são no formato de ensino à distância, com atividades remotas e assíncronas e síncronas, que através de sete módulos totalizam 180 horas. Ao final, será emitido um certificado para aqueles que tiverem 75% de participação no curso.

O curso é coordenado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com apoio das Pró-reitorias de Extensão e Cultura da UEPG, UEL, UEM, UNICENTRO, UNESPAR, UNIOESTE E UENP.

Confira a divisão das vagas e conteúdos dos módulos

Conteúdo programático

Módulo 1 – Extensão Universitária Origens e Histórico
Módulo 2 – A Extensão como Ferramenta Pedagógica e Científica de Transformação Social
Módulo 3 – Extensão Universitária, Ciência e Concepções Metodológicas
Módulo 4 – Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação de Práticas Extensionistas
Módulo 5 – Gestão de Políticas para a Extensão Universitária
Módulo 6 – Extensão e Inserção Curricular
Módulo 7 -Desafios Atuais da Extensão

Em casos de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail tripeextensao@ead.uepg.br.

Imagem destacada: Adobe Stock