Curso de Letras EaD promove colóquio entre 5 e 7 de outubro

O curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste realiza o I Colóquio em Letras EaD – Letras e Resistência, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2021.

De acordo com o comitê organizador, o objetivo é promover momentos de integração, interação, reflexão e discussão envolvendo os acadêmicos das modalidades a distância e presencial. O evento presta homenagem ao professor, crítico e historiador da Literatura Brasileira, Alfredo Bosi, falecido em abril de 2021, em decorrência de Covid-19.

De tal forma, a proposta pretende incentivar encontro e diálogo em torno da temática “Letras e resistência”, na literatura, na linguística, na pesquisa, no ensino e na extensão. A coordenação do evento ficou a cargo do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras modalidade a distância e terá entre suas atividades: conferências, sessões de comunicação e mesas-redondas, articuladas pelo tema “resistência” na escrita feminina negra, na linguagem, na educação, no ensino, no discurso, na literatura, com vistas ao debate e ao “combate aos antivalores”, como diria Bosi, resistindo aos despotismos, regimes autoritários, políticas violentas, silenciamentos, negacionismos, preconceitos e todas as tentativas de desvalorizar a ciência, a pesquisa, o ensino e as formas de divulgar o conhecimento.

“A expectativa com relação ao evento é grande, pois tivemos muitos trabalhos inscritos para as sessões de comunicação e painel, trazemos duas conferências e duas mesas-redondas com temáticas extremamente pertinentes ao momento que vivenciamos, com presença de professores da Unicentro e de instituições parceiras. O NDE do curso de Letras, modalidade a distância, trabalhou muito para propiciar um evento de qualidade aos acadêmicos de Letras EaD, do presencial, aos alunos do PPGL e toda comunidade externa. Certamente, este será apenas o primeiro dos outros que se seguirão cada vez com a participação de todos os envolvidos. Só temos uma palavra para definir o que sentimos: gratidão!”, afirmou a coordenadora do curso Letras EaD, Claudia Maris Tullio.

Confira aqui a página do evento.

05/10/2021

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Mulheres negras: escrita como resistência – Prof. Dra. Raquel Terezinha Rodrigues (UNICENTRO)
O trabalho da/com a escrita como resistência – Prof. Dra. Gesualda dos Santos Rasia (UFPR)
Mediador: Prof. Dr. Gabriel Victor Pinezi (UNICENTRO)

06/10/2021

14h-17h

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO

Sessão 1: Língua Portuguesa e Ensino
Coordenadora: Profa. Dra. Monica Cristina Metz (UNICENTRO/UAB)

Sessão 2: Ensino de Línguas e Formação de Professores
Coordenadora: Profa. Dra.  Roziane Keila Grando (UNICENTRO/UAB)

Sessão 3: Estudos Literários
Coordenadora: Profa. Dra. Priscila Finger do Prado (UNICENTRO/UAB)

Sessão 4: Língua/Discurso, Literatura e Resistência
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Claudia Teixeira (UNICENTRO/UAB)

Sessão 5: Gêneros textuais e discurso jurídico
Coordenadora: Profa. Dra. Claudia Maris Tullio (UNICENTRO/UAB)

Sessão 6: Variação linguística e ensino de língua
Coordenadora: Proa. Me. Sandra Mara da Silva Marques Mendes (UNICENTRO/UAB)

Sessão 7: Novos olhares para o ensino de língua(s) na escola: reflexões e relatos
Coordenadora: Cindy Mery Gavioli-Prestes (UNICENTRO)

19h-22h

MESA REDONDA I
Literatura: por uma perspectiva de resistência na educação
Prof. Dr. Rodrigo Augusto Kovalski (UNICENTRO)
Prof. Dr. Ricardo Luiz Pedrosa Alves (UEPG)
Mediador: Prof. Dr. Dejair Dionísio (UNICENTRO/UAB)

07/10/2021

14h-17h

MESA REDONDA II
Sentidos de Resistência em (Dis)curso
Dra. Marilda Lachovski (LABELL/UNICENTRO)
Ma. Scarlaty Horrara Ferreira (LABELL/UNICENTRO)
Dra. Aline Venturini (UNICENTRO/UAB)
Mediadora: Prof. Dra. Maria Cleci Venturini (UNICENTRO)

19h-22h

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
Literatura e (re)educação antirracista: o que pode o professor pela palavra?
Prof. Dra. Stela de Castro Bichuette (UNICENTRO/UAB)
Prof. Dra. Rosiney Aparecida Lopes do Vale (UENP)
Mediadora: Profa. Dra. Maria Claudia Teixeira (UNICENTRO/UAB)